Aveleda distinguida com o Referencial Nacional de Sustentabilidade
A mais importante certificação de sustentabilidade nacional do setor vitivinícola vem somar-se à B Corp, conquistada pela Aveleda em julho

Hipersuper
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
A Aveleda foi distinguida com o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, a mais importante certificação nacional neste setor, que valida práticas ambientais, sociais e de gestão responsáveis. Este reconhecimento ocorre no mesmo ano em que a empresa obteve a certificação internacional B Corp, reforçando 2024 como um marco na trajetória de compromisso com a sustentabilidade.
Promovido pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e pela ViniPortugal, o Referencial Nacional de Sustentabilidade resulta de uma auditoria independente que assegura o cumprimento de elevados padrões legais e a implementação de políticas inovadoras voltadas para a proteção do meio ambiente e para o bem-estar das comunidades.
“Com esta certificação, a Aveleda reforça o impacto positivo das suas operações em cada etapa do processo produtivo, da vinha até ao consumidor final, e este é, sem dúvida, o ‘ano da sustentabilidade’ com a obtenção de reconhecimentos que são um reflexo da nossa visão que alia a tradição, a inovação e a responsabilidade social em tudo o que fazemos”, afirma Martim Guedes, co-CEO da Aveleda.
O compromisso da empresa em reduzir a pegada de carbono e promover práticas éticas e inclusivas traduziu-se em iniciativas como a produção de energia renovável, o uso de garrafas mais leves, a plantação anual de centenas de árvores e a disponibilização de habitações para colaboradores e antigos colaboradores.
Fundada em 1870, a Aveleda desenvolve a sua atividade na Região dos Vinhos Verdes, Douro, Bairrada e Algarve, contando com uma extensão de vinha de cerca de 600 hectares e 175 colaboradores. Está presente em mais de 70 países, tendo como principais mercados os EUA, Brasil, Canadá, Alemanha e França.
O Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola é uma ferramenta de trabalho com a qual passa a ser possível a certificação das organizações, podendo ser evidenciada a nível dos mercados nacional e internacional, também através do produto comercializado. Tem um conjunto de 86 indicadores, distribuídos por 17 capítulos e quatro domínios de intervenção – Gestão e Melhoria Contínua, Ambiental, Social e Económico.