Edição digital
PUB

@Steven Yu I Pixabay

Retalho

Restauração e cinemas registam crescimento nos centros comerciais

O setor da restauração registou um aumento global de cerca de 7% nas vendas. Já os cinemas aumentou a procura no período noturno. É o que indicam os dados dos operadores, citados pela APCC.

Hipersuper

@Steven Yu I Pixabay

Retalho

Restauração e cinemas registam crescimento nos centros comerciais

O setor da restauração registou um aumento global de cerca de 7% nas vendas. Já os cinemas aumentou a procura no período noturno. É o que indicam os dados dos operadores, citados pela APCC.

Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Cinco queijos do Continente premiados a nível mundial
Retalho
Lourenço Charters reforça equipa de enologia da Casa Ferreirinha
Bebidas
Restauração e cinemas registam crescimento nos centros comerciais
Retalho
Lidl abre nova loja em Mafra
Retalho
Invicta recebe evento que vai dar a conhecer mais de 150 vinhos
Bebidas
Super Bock Group investe 10 milhões de euros até 2030 no negócio de águas lisas
Bebidas
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Não Alimentar
Melhor queijo do mundo é português
Alimentar
Bacalhau Riberalves distinguido com “Prémio Mar Para Sempre | Marca Líder em Pesca Sustentável” pela MSC
Alimentar
Prémios Mar Para Sempre distinguem compromisso com a pesca sustentável
Alimentar
PUB

O setor da restauração registou, de janeiro a setembro, um aumento global de cerca de 7% nas vendas nos Centros Comerciais, em comparação com o período homólogo, referem dados dos operadores  citados pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC).

Também os cinemas, um dos setores mais afetados pela pandemia, tem vindo a assistir a uma recuperação sustentada das vendas. “Segundo a NOS, um dos operadores no setor do entretenimento, o período noturno assume particular relevância, correspondendo a 36% da faturação. Os domingos, igualmente importantes, representam 19%”, cita a APCC.

PUB

A associação revela ainda que, globalmente, mantém-se a tendência de crescimento de vendas nos centros comerciais, com os  dados de todos os operadores a apontarem para uma subida de 6,6% nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. O horário pós-laboral representa 37% do total de compras efetuadas e os domingos, igualmente relevantes, representam 17% da totalidade de vendas.

centro comercial Factory Outlet integrante do Grupo NévoaCarla Pinto, diretora executiva da APCC, afirma que “os números dos operadores indicam, de forma clara e objetiva, a importância que os centros comerciais representam no dia-a-dia de quem nos visita para fazer compras e também de quem opta por ali fazer uma refeição ou ter momentos de lazer”.

A responsável defende ainda que uma alteração de horários e de dias de funcionamento “seria, com certeza, penalizadora para os clientes e totalmente desastrosa, com consequências muito negativas, em particular, para a restauração e para os setores da cultura e do entretenimento, que seriam os mais afetados, já que as vendas nestes setores não transitam para outros horários ou dias da semana”. “Mais, uma alteração dessas seria lesiva para toda a economia e representaria uma perda de 20% de postos de trabalho diretos, só nos centros comerciais. A disponibilidade horária é uma das nossas principais valências e queremos que assim continue a ser”, acrescenta.

A APCC conta com mais de 170 associados, com 104 conjuntos comerciais, que integram mais de 8.500 lojas. O setor cria cerca de trezentos mil postos de trabalho e recebe mais de 550 milhões de visitas por ano.

Artigos relacionados
Cinco queijos do Continente premiados a nível mundial
Retalho
Lourenço Charters reforça equipa de enologia da Casa Ferreirinha
Bebidas
Restauração e cinemas registam crescimento nos centros comerciais
Retalho
Lidl abre nova loja em Mafra
Retalho
Invicta recebe evento que vai dar a conhecer mais de 150 vinhos
Bebidas
Super Bock Group investe 10 milhões de euros até 2030 no negócio de águas lisas
Bebidas
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Não Alimentar
Melhor queijo do mundo é português
Alimentar
Bacalhau Riberalves distinguido com “Prémio Mar Para Sempre | Marca Líder em Pesca Sustentável” pela MSC
Alimentar
Prémios Mar Para Sempre distinguem compromisso com a pesca sustentável
Alimentar
Retalho

Cinco queijos do Continente premiados a nível mundial

Os queijos de marca própria Continente foram reconhecidos a nível mundial no World Cheese Awards, um dos mais prestigiados concursos mundiais de queijo, realizado este ano em Portugal.

Entre os mais de 4.500 queijos de mais de 40 países a concurso, cinco queijos marca própria Continente foram premiados nas categorias Super Gold, Silver e Bronze.

Entre os produtos distinguidos, o Requeijão Serra da Estrela DOP Continente Seleção foi galardoado com o grau super gold. Já o Queijo Serra da Estrela DOP Continente Seleção e o Queijo Serpa DOP Continente Seleção, do Alentejo, conquistaram o prémio silver. O Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP Continente Seleção e o Queijo de Ovelha Amanteigado A Nossa Queijaria, marca exclusiva do Continente, conquistaram a medalha bronze.

Cada queijo foi avaliado por um painel internacional composto por 250 jurados de 40 nacionalidades, que testaram mais de 4.500 queijos de mais de 40 países. O World Cheese Awards, que decorreu de 15 a 17 de novembro em Viseu, é um marco para a indústria, aproximando produtores, retalhistas e amantes de queijo de todo o mundo, promovendo um ambiente de partilha e inovação.

“Este reconhecimento internacional é um motivo de grande orgulho para o Continente e uma prova da qualidade dos produtos que oferecemos aos nossos clientes. Estes prémios resultam do trabalho conjunto entre o Continente e os produtores nacionais, que se empenham em criar queijos autênticos, com sabores e características únicas. Continuaremos a investir em parcerias que valorizem a tradição portuguesa e que nos permitam oferecer aos clientes uma experiência de sabor única e de qualidade superior”, afirma Ricardo Creado, diretor comercial de Queijos e Charcutaria do Continente.

Durante o evento aberto ao público, o Continente promoveu degustações de queijo e provas de vinhos com escanção aos visitantes.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Lourenço Charters reforça equipa de enologia da Casa Ferreirinha

O enólogo Lourenço Charters regressa à Sogrape para reforçar a equipa de enologia dos vinhos do Douro, liderada por Luís de Sottomayor.

A Casa Ferreirinha anunciou o regresso do enólogo Lourenço Charters, para reforçar a equipa liderada por Luís de Sottomayor.

Desde a sua fundação, há mais de 70 anos, apenas três enólogos assumiram a liderança da equipa de enologia da Casa Ferreirinha: Fernando Nicolau de Almeida, o visionário por trás do Barca-Velha; José Maria Soares Franco; e, desde 2007, Luís de Sottomayor. 

Lourenço Charters junta-se agora ao leque de enólogos ao integrar a equipa de Luís de Sottomayor. Com experiência em França, na África do Sul e Austrália, o enólogo havia já passado pela Sogrape entre 2020 e 2021 e regressa agora à empresa para se dedicar em exclusivo ao Douro “e contribuir para a afirmação de Casa Ferreirinha como referência incontornável no panorama dos vinhos portugueses”, destaca a empresa.

Propriedade da Sogrape desde 1987, a Casa Ferreirinha é a marca especializada na produção de vinhos DOC Douro de grande qualidade. O nome presta homenagem a Dona Antónia Adelaide Ferreira, uma figura lendária no desenvolvimento da região do Douro. A história da marca começa em 1952, com o lançamento do icónico Barca-Velha, que é produzido apenas em anos de colheitas excecionais.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Lidl abre nova loja em Mafra

O Lidl Portugal abriu uma nova loja Mafra, após construção de raiz no local da anterior , que representou um investimento de oito milhões de euros.

Com cerca de 1500 m2 e uma área de vendas aumentada por 500 m2 em relação à anterior, a nova loja de Mafra estende-se por dois pisos com estacionamento em piso autónomo e a loja no piso superior.

Na zona da padaria, onde diariamente são disponibilizadas dezenas de variedades de pão e pastelaria, a loja conta com uma máquina de corte de pão, uma zona de corte de bacalhau, e agora também uma nova zona de frango assado. Além da oferta alimentar, a insígnia conta também com uma panóplia de decorações festivas e uma gama de presentes, que inclui os brinquedos de madeira..

Existem ainda, além das caixas convencionais, seis caixas com sistema self-checkout de pagamento rápido, das quais três permitem uma utilização com carrinho de compras. Reforçando o compromisso do Lidl com a sustentabilidade ambiental, a loja privilegia o uso de iluminação LED, está equipada com painéis solares e integra um espaço que permite a gestão de vasilhame. No parque de estacionamento há dois postos de carregamento para carros elétricos, que possibilitam uma recarga de 80% da bateria em 30 minutos.

No âmbito da parceria ao abrigo do seu programa Realimenta, a nova loja de Mafra irá beneficiar a Associação para Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra, de quem o Lidl é parceiro desde 2020. No âmbito deste programa, em 2023, o retalhista conseguiu no concelho de Mafra, entregar um total de 33 toneladas de bens para cerca de 400 beneficiários.

Há 29 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 9000 colaboradores, distribuídos por mais de 280 lojas, de Norte a Sul do país e, para além da sede, conta com quatro direções regionais e entrepostos. O Grupo Lidl pertence ao Grupo Schwarz e é um dos maiores retalhistas de produtos alimentares na Europa. O Grupo Lidl conta com cerca de 12.350 lojas, mais de 220 centros de distribuição e entrepostos em 31 países e com cerca de 375.000 colaboradores, apostando na disponibilização de produtos de máxima qualidade ao melhor preço e pautando-se pela simplicidade e proximidade com os seus clientes.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Invicta recebe evento que vai dar a conhecer mais de 150 vinhos

São 26 produtores da região transmontana a marcar presença no Trás-os-Montes em Prova.

A cidade do Porto vai receber, a 07 de dezembro, a terceira edição do Trás-os-Montes em Prova, que vai ar a conhecer e provar mais de 150 referências de vinho. O evento, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), conta com cerca de três dezenas de participantes e vai decorrer das 15h às 20h, no Hotel Crowne Plaza.

“Nesta terceira edição do evento no Porto, os produtores da região transmontada vão dar a conhecer as suas mais recentes novidades, assim como a sua história e tradições seculares. Enófilos, profissionais do setor e público em geral vão reunir-se, num ambiente informal, para provar mais de uma centena e meia de vinhos produzidos exclusivamente em Trás-os-Montes”, informa a organização.
O principal objetivo da iniciativa é elevar o patamar dos vinhos desta região vitivinícola, dando a conhecer o que de melhor se faz no setor nas terras transmontanas.
“Em Trás-os-Montes cada vinho é um vinho, com perfil, personalidade e caráter distintos, mas há sempre um denominador comum: a qualidade e a vontade de atrair, os portuenses, os portugueses e o mundo, para o enorme potencial que a nossa região tem para oferecer.”, afirma Ana Alves, presidente da CVRTM.

Esta edição conta com os vinhos Bago de Ouro, Alto do Joa & Feito de Joa, Casa José Pedro, Casal Faria, Cinética, De Sousa, Encostas de Sonim, Encostas de Vassal, Erbon & Dom Botelho, Flandório, Mabitxo, Maria Gins, Marimbelo, Mont’alegre Vinhos, Ninho da Pita, Palmeirim D’Inglaterra, Persistente, Quinta das Corriças e Quinta do Salvante. A estes juntam-se ainda os vinhos Quinta Serra d’Oura & Head Rock, Romano Cunha, Terra Montana & Vinum Flaviae, Terras de Mogadouro, Villela Seca, Vinhas Velhas Mogadouro e Vinho dos Mortos, para todos juntos revelarem o caráter e personalidade dos vinhos de Trás-os-Montes.

Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos antecipadamente online na Ticketline ou no local do evento. O acesso permite provar todas as referências disponíveis, dos diferentes produtores.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Super Bock Group investe 10 milhões de euros até 2030 no negócio de águas lisas

O investimento insere-se no Plano 2020-2030 para Centro de Produção e Enchimento de Vitalis, que prevê a instalação em Castelo de Vide, da primeira das seis Comunidades de Energia do Super Bock Group.

O Super Bock Group anunciou um investimento de 10 milhões de euros até 2030 para aumentar a eficiência operacional e a sustentabilidade ambiental dos Centros de Captação e Enchimento de Vitalis, água mineral 100% natural, que nasce no Parque Natural da Serra de São Mamede.

O anúncio foi feito pelo CEO, Rui Lopes Ferreira, durante a comemoração dos 100 anos da Fundação da Empresa das Águas Alcalinas Medicinais de Castelo de Vide, adquirida pelo Grupo em 1971, dando origem ao atual Centro de Captação e Enchimento de Vitalis, em Castelo de Vide. 

Aproximadamente dois milhões de euros foram já aplicados no Centro de Captação e Enchimento de Castelo de Vide para modernização dos equipamentos industriais, melhorias nas instalações e na criação de uma nova estação de tratamento de água industrial, “que tem vindo a contribuir significativamente para a redução do consumo de água”, informa uma nota divulgada pelo Super Bock Group, onde se acrescenta que desde 2010, os consumos específicos de água foram reduzidos em 66%, os de energia elétrica em 27% e as emissões de GEE em 55%.

Fruto desta estratégia, Castelo de Vide vê também nascer a primeira das seis Comunidades de Energia que o Super Bock Group está a implementar nas suas unidades, em parceria com a Greenvolt, com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica em 2030. Os 1.465 painéis fotovoltaicos instalados nesta unidade vão permitir uma produção de 1180 MWh/ano. 60% desta energia será canalizada para autoconsumo da fábrica e 40% disponibilizada à comunidade local, famílias e empresas, numa área circundante de quatro quilómetros.

Nos próximos cinco anos, o investimento do Super Bock Group continuará a ter como foco projetos de modernização dos Centros de Produção e Enchimento de Vitalis para aumentar a eficiência das linhas de enchimento com foco especial de embalagens retornáveis de vidro, o que reflete a aposta do Grupo na circularidade das suas embalagens rumo à descarbonização. Em Castelo de Vide, 99,7% das embalagens de vidro que saem desta unidade já são de tara retornável.

“O plano de investimento que temos em curso reflete a importância do negócio das águas lisas para o Super Bock Group e integra-se na nossa estratégia de sustentabilidade, na qual a redução do impacto hídrico da nossa atividade é um dos principais compromissos”, afirma o CEO do Super Bock Group.

Já o presidente do Conselho de Administração do Super Bock Grupo, Manuel Violas, sublinhou que “faz parte da visão integrada que o Grupo tem para o país, a dinamização económica das regiões onde estamos integrados”. “Na última década falamos de um investimento superior a 600 M€ em ativos nacionais e portugueses dos quais muito nos orgulhamos”, destacou.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Não Alimentar

Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa

A terceira edição edição da ‘Corações ao Volante’, iniciativa lançada pela Ford Trucks Portugal, vai apoiar a Corações Com Coroa, que atua em situações de vulnerabilidade social ou pessoal.

Este ano, a Ford Trucks Portugal aliou-se novamente à Corações Com Coroa e vai desafiar mulheres motoristas de pesados a participar numa ação em que, com as suas viagens, contribuem para atingir uma doação de dez mil euros para a associação. “Podermos contar com o apoio da Ford Trucks e das mulheres motoristas de pesados que diariamente viajam e enfrentam desafios é um privilégio e contribui muito para fazer crescer a nossa missão”, reforça Ana Magalhães, da direção da associação.

A Corações Com Coroa atua em situações de vulnerabilidade social ou pessoal, e trabalha pela inclusão e dignidade de todas as pessoas, pela igualdade de género e o empoderamento de mulheres e raparigas. 

A adesão registada no primeiro ano de lançamento permitiu que o objetivo traçado, e que compreendia um donativo de cinco mil euros, fosse atingido em apenas três semanas, fazendo a doação em nome de todas as mulheres que se juntaram à causa. O sucesso ditou o aumento do valor do donativo para 2023, “sendo que a forte adesão de mulheres motoristas de pesados tem permitido manter esta aliança em prol de uma causa que continua ativa, com a certeza que as mulheres motoristas continuarão a participar nesta iniciativa”, destaca a Ford Trucks Portugal.

Daniela Oliveira, motorista da JMF com larga experiência nesta atividade, é a embaixadora da Corações ao Volante e realça a importância desta ação. “Já lá vão três anos de muito sucesso e de objetivos cumpridos. Associo-me como mulher motorista que sou e pelas mulheres. Obrigada a todas as que no passado se juntaram a nós. É para mim um orgulho enorme poder fazer parte deste projeto, poder sentir que ano após ano a adesão de mulheres motoristas é maior. Por isso apelo a que todas as minhas colegas se juntem a mim, por um futuro melhor para todas as mulheres que necessitam do nosso apoio e ajuda. Juntas somos mais fortes”, afirmou.

A participação está aberta a motoristas de todas as marcas. Basta aceder a www.fordtrucks.pt e preencher o formulário que é disponibilizado, inserir o trajeto de cada viagem, e os quilómetros percorridos e por fim partilhar as fotos e a iniciativa nas redes sociais, com #coraçõesaovolante e #fordtrucksportugal.

“Em 2022, envolvemo-nos na ajuda à Corações Com Coroa, mas as expectativas eram mais contidas, era tudo novo. No final, só posso dizer que foi uma aposta memorável”, sublinhou Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal, que apela a que mais mulheres motoristas que se unam a este projeto. “Precisamos do vosso apoio na luta por uma causa tão nobre. É muito gratificante poder fazer mais por quem mais precisa”, convida.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Melhor queijo do mundo é português

Amanteigado de ovelha da serra da Gardunha foi eleito “O Melhor Queijo do Mundo”. Esta é a primeira vez que um queijo português vence o mais elevado galardão atribuído pelos Óscares do Queijo.

O Queijo de Ovelha Amanteigado, produzido pela Quinta do Pomar, sagrou-se o grande vencedor da edição de 2024 dos World Cheese Awards, que, pela primeira vez, se realizaram em Portugal.

Produzido na Soalheira, Serra da Gardunha, município do Fundão, o queijo português destacou-se entre os 4.786 queijos que estiveram à prova no Pavilhão Multiusos  de Viseu, onde um júri composto por mais de 250 especialistas elegeu 104  queijos Super Gold.

Após uma segunda ronda de avaliação que reduziu esta lista a apenas 14 finalistas, o Super Júri pontuou cada um dos queijos, coroando o Amanteigado de Ovelha da Quinta do Pomar com a pontuação mais elevada e o título de “Melhor Queijo do Mundo, superando a forte concorrência de países como Espanha, Itália, Suíça, Estados Unidos, Noruega ou Brasil.

Esta é a primeira vez que um queijo português vence o mais elevado galardão atribuído pelos Óscares do Queijo, sucedendo ao Nidelven Bla, queijo produzido na Noruega e vencedor da edição de 2023, terminando assim da melhor forma a participação portuguesa nos World Cheese Awards, que reuniu em Viseu a maior e mais premiada delegação nacional de sempre, com 182 queijos em competição e 87 galardões conquistados.

Além do vencedor do título de “Melhor Queijo do Mundo”, houve mais três Super Gold portugueses e, aos quatro queijos com o galardão mais elevado, somam-se ainda 11 queijos nacionais eleitos gold, 34 com selo silver e 38 bronze, totalizando 87  premiados.

Lista dos 14 queijos finalistas

  1. Queijo de Ovelha Amanteigado | 86 pontos | Quinta do Pomar | Portugal
  2. Tea Fondada | 84 | Chascharia Val Müstair | Switzerland
  3. Alpenhorn Mifroma | 84 | Elsa Group (Mifroma) | Switzerland
  4. La Cava Barus García-Baquero | 84 Lacteas Garcia Baquero | S.A Spain
  5. Bayley Hazen Blue | 83 | Cellars at Jasper Hil | l USA
  6. Pecorino Bislacco al Rum e Tabacco | 82 | F.lli Petrucci | Italy
  7. Blugins | 82 | La Casearia Carpenedo | Italy
  8. Affineur Walo Creamy Lion Cheese from Thurgau | 82 | Walo von Mühlenen | Switzerland
  9. Passionata | 81 | Biopark | Brazil
  10. Snertingdal ysteri Godbiten | 79 | Snertingdal ysteri drift AS | Norway
  11. Alte Hexe 9 Monate gereift | 78 | Bodensee Käse | Switzerland
  12. Valleclaro | 77 | Quesos y Besos | Spain
  13. Baldauf 1862 Meisterstück Alpkäse | 75 | Baldauf Käse Germany
  14. Tatie | 72 | Latteria Moro di Moro Sergio | Italy
Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Marilina Louro, marketing manager da Riberalves, e Alberto Garazo, senior commercial manager Spain & Portugal do MSC

Alimentar

Bacalhau Riberalves distinguido com “Prémio Mar Para Sempre | Marca Líder em Pesca Sustentável” pela MSC

“Este prémio vem reconhecer o compromisso da Riberalves com as melhores práticas de sustentabilidade na pesca e no processo do bacalhau de cura portuguesa.”, destaca Ricardo Alves, administrador da Riberalves.

Hipersuper

O Bacalhau Riberalves foi distinguido pelo MSC – Marine Stewardship Council com o Prémio Mar Para Sempre Marca Líder em Pesca Sustentável. Esta distinção reconhece o Bacalhau Riberalves como a marca de produtos de pesca com “maior número de referências e volume de produtos com o Selo Azul MSC comercializados em Portugal”.

“Este prémio vem reconhecer o compromisso da Riberalves com as melhores práticas de sustentabilidade na pesca e no processo do bacalhau de cura portuguesa. Ao submetermos toda a gama de produtos Bacalhau Riberalves às normas de certificação do MSC – Marine Stewardship Council, não apenas estamos a contribuir para o futuro de uma espécie fundamental, em particular, para a identidade gastronómica portuguesa, como também estamos a apelar a uma responsabilidade comum, de defesa do Planeta e dos ecossistemas”, destaca Ricardo Alves, administrador da Riberalves.

Esta distinção foi conhecida esta quinta-feira, dia 14 de novembro, na 1ª edição Prémios Mar Para Sempre 2024, que teve lugar em Lisboa, no Palácio Rocha do Conde D’Óbidos. O evento integra-se nas comemorações da IV edição da Semana #MarParaSempre, que decorre até 17 de novembro, sob o lema ‘As Tuas Escolhas, o Nosso Futuro’; coincide ainda com o Dia Nacional do Mar (16 de novembro) e antecede o Dia Mundial da Pesca (21 de novembro),

“Para esta empresa, a questão da sustentabilidade é um dos pilares que norteia toda a sua atividade. O seu produto tem origem em peixe 100% selvagem e a importância e valor desta proteína, crucial para milhões de consumidores nos mais diversos mercados, só podem ser assegurados através da uma pesca sustentável, capaz de defender a manutenção e futuro da espécie. Atualmente, é umas das empresas que mais processa bacalhau no mundo e para o programa do MSC é uma marca e fornecedor líder mundial de bacalhau certificado MSC”, sublinha Alberto Garazo, senior commercial manager Spain & Portugal do MSC.

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Prémios Mar Para Sempre distinguem compromisso com a pesca sustentável

Divididos em sete categorias, os Prémios Mar Para Sempre, organizados pelo Marine Stewardship Council (MSC), abrangem diversos setores, desde supermercados a instituições científicas, premiando o compromisso com a sustentabilidade em toda a cadeia de valor.

Hipersuper

O Marine Stewardship Council (MSC) distinguiu, na 1.ª edição dos Prémios Mar Para Sempre, empresas e indivíduos que se destacaram pela excelência e liderança na promoção da pesca sustentável em Portugal. A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no Palácio da Rocha do Conde D’Óbidos, em Lisboa, e contou com a presença da secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar.

“A pesca é um recurso essencial para a economia nacional e, simultaneamente, um bem público que exige uma gestão rigorosa e partilhada. Portugal quer posicionar-se como um dos principais defensores da sustentabilidade dos oceanos, não apenas no contexto europeu, mas também à escala global. A proteção dos ecossistemas marinhos, a preservação da biodiversidade e a promoção de práticas de pesca seletivas e de baixo impacto são, e continuarão a ser, bandeiras prioritárias para o nosso país.”, realçou Cláudia Monteiro de Aguiar.

Divididos em sete categorias, os Prémios Mar Para Sempre abrangem diversos setores, desde supermercados a instituições científicas, premiando o compromisso com a sustentabilidade em toda a cadeia de valor. Entre abril 2023 e março 2024, o mercado português de produtos da pesca avançou na sustentabilidade, com aumento no consumo de espécies certificadas MSC. Foram comercializados 445 produtos com Selo Azul MSC por 56 marcas. 72 empresas nacionais têm certificação da Cadeia de Custódia MSC. Bacalhau, pescada, paloco, atum e salmão lideram as espécies certificadas. O reconhecimento do Selo Azul MSC pelos portugueses subiu para 46%.

O Lidl Portugal conquistou o Prémio Mar Para Sempre na categoria Supermercado Líder em Pesca Sustentável. “O Lidl destaca-se não só pelos mais de 120 produtos da pesca certificados à venda, mas também pelo volume, apoiados numa sólida política de pesca sustentável presente em Portugal e no grupo a nível internacional”, afirmou Rodrigo Sengo, responsável do MSC em Portugal.

“Temos a consciência da nossa dimensão e do nosso impacto e assumimos esta responsabilidade enquanto um dos maiores retalhistas de produtos alimentares. Este prémio é um reflexo do trabalho contínuo do Lidl Portugal em garantir que os seus produtos do mar sejam provenientes de fontes sustentáveis, ajudando a proteger os ecossistemas marinhos, a evitar a sobrepesca e a proteger as comunidades dependentes desta atividade”, sublinhou Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) foi distinguido na categoria de Impulso à Pesca Sustentável por desempenhar um papel fundamental para o sucesso de qualquer pescaria nacional no seu objetivo de ser mais sustentável e respeitosa com o meio marinho.

Na categoria Peixarias Certificadas MSC, a Sonae MC foi distinguida por ser pioneira na certificação com 41 balcões e 3 entrepostos, e pela formação de mais de 1 000 peixeiros.

A Aldi Portugal, pelo seu percurso e política de compras com metas claras para a integração do Selo Azul MSC, que incentiva os consumidores a fazerem escolhas mais conscientes, foi destacada na categoria Compromisso com a Pesca Sustentável Certificada.

Nas categorias dirigidas às marcas fabricantes, a Riberalves, pela sua dedicação em apresentar o Selo Azul MSC nos seus produtos de bacalhau, foi a premiada na categoria Marca Líder em Pesca Sustentável.

Por fim, a Iglo Portugal foi distinguida em duas categorias: Gama Produtos de Pesca Sustentável e Comunicação em prol da pesca sustentável. A empresa foi reconhecida pelo facto de, desde 2021, todo o seu peixe (natural ou preparado) estar certificado com o Selo Azul, do MSC, bem como por ter feito história ao tornar-se a primeira marca da Península Ibérica a obter a certificação total do seu portfólio. Além disso, o seu trabalho contínuo no desenvolvimento de ações de comunicação e educação ambiental direcionada aos mais novos valeu-lhe o reconhecimento do Marine Stewardship Council pela sua contribuição estratégica para a sensibilização sobre a pesca sustentável.

O MSC atribuiu ainda duas Menções Honrosas pelas contribuições individuais e empresariais de exceção para a causa da pesca sustentável: Ricardo Luz, primeiro Embaixador Azul do MSC, foi distinguido pelo seu contínuo apoio e dedicação ao programa, enquanto a Gelpeixe recebeu a Menção Honrosa pelo seu compromisso com a sustentabilidade na sua atividade empresarial.

“Os Prémios Mar Para Sempre celebram não apenas os premiados, mas todo o ecossistema da pesca sustentável em Portugal, demonstrando que a inovação e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas. O empenho conjunto é fundamental para garantir oceanos saudáveis e abundantes. É isto que nos inspira a trabalhar por um futuro onde a pesca sustentável é a norma”, explicou Alberto Martín Aristín, diretor do Marine Stewardship Council em Portugal e Espanha.

Os Prémios Mar Para Sempre integram-se nas comemorações da IV edição da Semana #MarParaSempre, que está a decorrer entre 11 e 17 de novembro sob o lema As Tuas Escolhas, o Nosso Futuro. Coincidindo com o Dia Nacional do Mar (16 de novembro) e antecedendo o Dia Mundial da Pesca (21 de novembro), esta iniciativa reforça a missão do MSC, em Portugal, país que se destaca pelo elevado consumo de pescado, com uma média de mais de 55 kg por pessoa por ano, segundo dados do EUMOFA, 2023, ou seja, mais do dobro do consumo médio da União Europeia, o que torna a pesca sustentável particularmente importante para a preservação dos recursos marinhos.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Note! tem uma nova loja na Avenida de Roma

Com uma área de cerca de 140m², a nova loja criou seis novos postos de trabalho.

Hipersuper
tagsnote!

A note! acaba de inaugurar a sua nova loja na Avenida de Roma, em Lisboa, a 12ª na capital portuguesa, o que reforça a importância e o investimento da marca nesta área.

Com uma área de cerca de 140m², a loja estará aberta de segunda a sábado, das 8h30 às 20h00, e aos domingos e feriados, das 9h00 às 19h00.

A nova loja criou seis novos postos de trabalho e reforça a presença da marca em Portugal, elevando para 87 o número de lojas note!,  para além da loja online.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.