@Steven Yu I Pixabay
Restauração e cinemas registam crescimento nos centros comerciais
O setor da restauração registou um aumento global de cerca de 7% nas vendas. Já os cinemas aumentou a procura no período noturno. É o que indicam os dados dos operadores, citados pela APCC.
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O setor da restauração registou, de janeiro a setembro, um aumento global de cerca de 7% nas vendas nos Centros Comerciais, em comparação com o período homólogo, referem dados dos operadores citados pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC).
Também os cinemas, um dos setores mais afetados pela pandemia, tem vindo a assistir a uma recuperação sustentada das vendas. “Segundo a NOS, um dos operadores no setor do entretenimento, o período noturno assume particular relevância, correspondendo a 36% da faturação. Os domingos, igualmente importantes, representam 19%”, cita a APCC.
A associação revela ainda que, globalmente, mantém-se a tendência de crescimento de vendas nos centros comerciais, com os dados de todos os operadores a apontarem para uma subida de 6,6% nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. O horário pós-laboral representa 37% do total de compras efetuadas e os domingos, igualmente relevantes, representam 17% da totalidade de vendas.
Carla Pinto, diretora executiva da APCC, afirma que “os números dos operadores indicam, de forma clara e objetiva, a importância que os centros comerciais representam no dia-a-dia de quem nos visita para fazer compras e também de quem opta por ali fazer uma refeição ou ter momentos de lazer”.
A responsável defende ainda que uma alteração de horários e de dias de funcionamento “seria, com certeza, penalizadora para os clientes e totalmente desastrosa, com consequências muito negativas, em particular, para a restauração e para os setores da cultura e do entretenimento, que seriam os mais afetados, já que as vendas nestes setores não transitam para outros horários ou dias da semana”. “Mais, uma alteração dessas seria lesiva para toda a economia e representaria uma perda de 20% de postos de trabalho diretos, só nos centros comerciais. A disponibilidade horária é uma das nossas principais valências e queremos que assim continue a ser”, acrescenta.
A APCC conta com mais de 170 associados, com 104 conjuntos comerciais, que integram mais de 8.500 lojas. O setor cria cerca de trezentos mil postos de trabalho e recebe mais de 550 milhões de visitas por ano.