Torres Vedras recebe conferência sobre o Pacto Ecológico Europeu
A conferência internacional ‘Ação Local para o Pacto Ecológico Europeu’, vai juntar naquela cidade, autarquias e especialistas de entidades públicas e privadas europeias.

Hipersuper
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
A 18 e 19 de novembro, Torres Vedras vai centrar a discussão internacional sobre a aplicação do Pacto Ecológico Europeu ao nível local. A conferência internacional ‘Ação local para o Pacto Ecológico Europeu’ realiza-se no âmbito do projeto europeu GoGreen, cofinanciado pelo programa Erasmus+. O evento, de inscrição gratuita, é organizado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras.
Segundo a organização, já estão confirmados cerca de 150 participantes de municípios e de entidades publicas e privadas, para além de especialistas em diversas áreas ambientais, provenientes de Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Chipre, Polónia e Portugal.
No primeiro dia da conferência, o Teatro-Cine de Torres Vedras recebe a apresentação e discussão dos resultados do projeto GoGreen, com foco na aplicabilidade a nível local, havendo uma apresentação dos três anos de colaboração entre os parceiros do projeto, que desenvolveram ferramentas para facilitar a implementação local do Pacto Ecológico Europeu.
Ainda na parte da manhã, o painel ‘Municípios na Vanguarda da Sustentabilidade Europeia’ contará com a participação de Hanna Zdanowska (Câmara de Łódź), Javier Benayas (Rede Espanhola de Desenvolvimento Sustentável), João Ferrão (ODSlocal) e Laura Jesus Rodrigues (Câmara de Torres Vedras), numa conversa moderada pela socióloga Luísa Schmidt.
No período da tarde, o evento traz um estudo de caso interativo sobre pobreza energética, abordando como o Pacto Ecológico Europeu pode enfrentar este desafio, promovendo a eficiência energética e a inclusão de grupos vulneráveis. O painel ‘Um Olhar para o Futuro do Pacto Ecológico Europeu’ irá culminar na elaboração de um manifesto com propostas políticas para superar obstáculos na aplicação do Pacto a nível local.
Durante a conferência, serão anunciados os vencedores do Concurso de Boas Práticas, que destaca iniciativas que aplicam o Pacto Ecológico Europeu ao nível local. Os finalistas, Quinta Pedagógica de Braga, Cicloficina dos Anjos e Guarda-Rios de Guimarães, disputarão o prêmio com base nos votos do júri (50%) e da votação pública (50%), que decorrerá durante o primeiro dia.
No segundo dia, os participantes poderão visitar iniciativas locais no Geoparque Oeste, recentemente reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO – Guarda Rios no Rio Grande e seus afluentes, na Lourinhã; A Biodiversidade do Geoparque do Oeste, na Lagoa de Óbidos e Paúl da Tornada; Rota do Litoral de Torres Vedras, na Praia da Assenta, Praia da Foz do Sizandro e Santa Cruz; Preservar para conhecer, em Peniche.