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Nestas lojas cabem a história e o valor das conservas portuguesas

Da Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa, uma das poucas em Portugal a manter métodos de produção artesanais, saem conservas que brilham nas 20 lojas O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em Portugal e na loja inaugurada em 2023 na Times Square, Nova Iorque. Esta última foi em 2024, a única marca portuguesa entre os finalistas dos Creative Retail Awards.

Ana Grácio Pinto
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Nestas lojas cabem a história e o valor das conservas portuguesas

Da Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa, uma das poucas em Portugal a manter métodos de produção artesanais, saem conservas que brilham nas 20 lojas O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em Portugal e na loja inaugurada em 2023 na Times Square, Nova Iorque. Esta última foi em 2024, a única marca portuguesa entre os finalistas dos Creative Retail Awards.

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Ana Grácio Pinto
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Pode dizer-se que a sardinha é o produto icónico desta rede de lojas, mas o portefólio reúne cerca de 30 variedades. A marca, que nasceu da vontade de celebrar as conservas de peixe como património da cultura portuguesa, comercializa as que são produzidas de forma artesanal na Comur, conserveira fundada em 1942 na Murtosa e adquirida em 2015 pelo Grupo O Valor do Tempo.

“Quando a Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa se juntou ao Grupo O Valor do Tempo criámos O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, a marca visível por detrás da fábrica e onde cabe toda a história e magia. Queríamos criar algo mais do que apenas uma marca de conservas. Ambicionávamos ser um defensor ativo da gestão dos oceanos, um promotor da pesca responsável, um apoiante dos pescadores e das pessoas que trabalham, há gerações, na indústria conserveira portuguesa”, destaca Sónia Felgueiras, diretora de Marketing do grupo O Valor do Tempo.

Desde a abertura da primeira loja, em 2016, no Rossio, Lisboa, o projeto cresceu e levou as icónicas lojas um pouco por todo o Portugal Continental, Açores e Madeira. Em 2023 chegou aos EUA, com a abertura da loja na Times Square, Nova Iorque, e há a hipótese de, até ao final do ano, haver novidades sobre a abertura de um novo espaço da marca. As 21 lojas representam um volume de faturação anual de 20 milhões de euros.

Sónia Felgueiras afirma que a grande ambição do O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa é dar a conhecer Portugal ao mundo através de um dos seus maiores ícones, “de uma forma original e com elevação, alinhando a marca com o projeto de economia social, que é a grande missão do Grupo O Valor do Tempo”.

“Hoje, com 20 lojas em Portugal e uma em Times Square, Nova Iorque, estamos seguros de que a nossa visão e estratégia não podiam ser mais diferenciadoras e bem-sucedidas”, assegura.

O legado da Murtosa
Iguaria que já ultrapassou as fronteiras nacionais, as conservas portuguesas são consideradas das melhores do mundo. Da fábrica da Comur saem anualmente 2,5 milhões de latas de conservas. Quando iniciou a sua atividade em 1942 esta era predominantemente dedicada às enguias, dada a abundância na Ria de Aveiro. A fábrica diversificou a produção, mas mantém até hoje os métodos de produção artesanais comuns à indústria conserveira da altura. “É à mão que todo o peixe é preparado delicadamente por quem herdou um legado de conhecimento de gerações”, explica Sónia Felgueiras, assegurando que esse legado é a chave do sucesso da empresa e permitiu diversificar a oferta.

Para além da sardinha nas suas muitas receitas populares – assada com pimentos, em tomate, alimadas ou simplesmente sem pele e sem espinhas, as lojas O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa também comercializam conservas de bacalhau, polvo, salmão, corvina, dourada, robalo, búzios, cavala, mexilhão, e também opções vegetarianas. “Temos cerca de 30 diferentes variedades de conservas e continuamos na senda da inovação. Todos os anos lançamos novos produtos, de que destacamos os mais recentes, que têm tido grande recetividade, lagosta, caranguejo real, sardinha com mostarda e cavala com mostarda, por exemplo”, revela a responsável.

Lojas com história
O que diferencia as lojas da marca de outras lojas de conservas? Sónia Felgueiras assegura que O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa criou um conceito único que aposta na experiência do cliente em loja, “proporcionando-lhe sensações novas e impactantes” através dos ambientes criados em cada um dos espaços. Que além do efeito visual, contam uma história. “Ora apostada num conceito de inspiração circense – o circo, tal como a sardinha, é nobre e popular – ora apostada na identidade de cada localização onde estão as nossas lojas, cada uma delas é única”, sublinha.

Se a loja de Óbidos é uma verdadeira biblioteca conserveira, a lembrar a génese literária da vila (onde se realiza um renomado festival literário internacional), em Coimbra o espaço foi buscar a inspiração na biblioteca Joanina da universidade – e recebeu em 2022, o prémio ‘Judge’s Choice’, tendo sido a primeira vez que um dos Creative Retail Awards veio para Portugal. Nos Açores, a loja ocupa o espaço de uma antiga retrosaria e em Évora houve o cuidado de vitrificar parte do chão da loja para tornar visíveis as ruínas romanas ali existentes. Já em Faro, o espaço faz lembrar um antigo armazém conserveiro da região.

Em agosto do ano passado, o Grupo O Valor do Tempo fez chegar um pouco da cultura gastronómica portuguesa à avenida mais famosa de Nova Iorque, com a abertura da 21ª loja O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, na Times Square. A loja marcou um novo capítulo no projeto de expansão da marca, abrindo caminho à sua internacionalização, e a escolha dos Estados Unidos da América veio de encontro a uma longa relação das conservas nacionais com aquele mercado.

“Nos Estados Unidos, as sardinhas portuguesas em conserva beneficiam de um prestígio histórico desde o início do século XX quando o consumo estava limitado às grandes cidades, especialmente Nova Iorque, que se destacava pelo preferência de conservas de maior valor acrescentado como a sardinha sem pele e sem espinha” revela Sónia Felgueiras, acrescentando que as conservas de peixe são “uma pedra angular da cultura americana moderna”, por se apresentarem como um produto pronto a comer, “saudável, saboroso, versátil, com larga durabilidade, com um portfolio alargado de peixes e fácil de transportar e viajar”.

Uma tendência de consumo que tem crescido exponencialmente no mercado norte-americano pelas particularidades já enumeradas e pela conveniência que as conservas de peixe trazem ao consumidor.

A Nova Iorque, a marca levou uma decoração dominada pelo verde e pelo dourado, num espaço que se apresenta como “uma requintada biblioteca conserveira para realçar a rica história das conservas de peixe em Portugal”, explica a responsável. Outro elemento em destaque é a roda gigante que decora a montra, com latas de conservas em movimento. O neón vermelho da montra exterior exibe “orgulhosamente” o nome ‘Portuguese Sardine’ e no interior um filme animado “transporta os visitantes para uma dimensão alucinante”, detalha ainda a diretora de Marketing do Grupo. Nesta biblioteca, onde as cores das latas de conservas ilustradas preenchem as prateleiras, não faltam também os livros. “Um souvenir que carrega a História de Portugal embrulhada em originalidade: é isso que a loja oferece”, sublinha.

Quem entra na loja é recebido pela música ‘Stars and Stripes Forever’, criada em 1896 pelo luso-americano John Philip Sousa (e outras do mesmo autor), e que se tornou na marcha nacional dos Estados Unidos da América. “Descendente de portugueses, John Philip Sousa representa bem a origem diversificada da nação americana, composta por múltiplas comunidades de imigrantes que concretizaram o sonho americano”, detalha Sónia Felgueiras.

Outro elemento em grande destaque são os seis bonecos músicos da loja, vestidos formalmente como antigamente, que representam uma banda filarmónica e foram inspirados nas festas populares portuguesas.

Questionada sobre o que poderá seguir-se a Nova Iorque, no que concerne à expansão de ‘O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa’ fora de Portugal, Sónia Felgueiras é perentória: “O que se seguirá? O que os nossos sonhos ditarem”.
Para além de O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa e da Comur, o Grupo O Valor do Tempo detém o Museu do Pão, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, o Museu da Cerveja, A Brasileira do Chiado, a Mensagem de Lisboa, a Confeitaria Peixinho, a Joalharia do Carmo, o Figurado de Barcelos, a Casa Pereira da Conceição, o boutique hotel Hästens Sleep Spa e a Silva & Feijó. H

Uma marca portuguesa finalista dos Creative Retail Awards

As particularidades da loja O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em Times Square, colocou-a este ano, entre os finalistas dos Creative Retail Awards, uma distinção anual que reconhece o melhor que se faz no mundo em design e experiência no retalho. Foi a única marca nacional a estar na etapa final dos galardões, na categoria ‘Experiência no Retalho’, ao lado de marcas como a Nike, Disney e Fortnum&Mason.

Organizada pela Shop & Display Equipment Association (SDEA) e pela revista Retail Focus, os Creative Retail Awards são o palco dos melhores exemplos mundiais em matéria de experiência no retalho, design de loja, iluminação, visual merchandising e tecnologia, entre 21 categorias. Houve centenas de espaços candidatos de todo o mundo, mas apenas cinco chegaram a finalistas em cada categoria.

Sónia Felgueiras assume o “imenso orgulho e sentido de responsabilidade” com que a marca e o Grupo O Valor do Tempo receberam a notícia, especialmente por serem a única marca portuguesa entre os finalistas, “entre marcas gigantes”. “Esta distinção anual internacional reconhece o melhor que se faz no mundo em design e experiência no retalho, que representa uma prova de que estamos no bom caminho, apesar que gostarmos sempre de sentir que o melhor ainda está para vir”, refere.

Pouco mais de um ano passado da sua abertura na Times Square, a loja O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em solo americano é uma aposta ganha e consolidada. Sónia Felgueiras assegura que, para além do aspeto financeiro, aquele espaço funciona “como uma embaixada emocional de Portugal, contribuindo para reforçar o prestígio das conservas portuguesas no mundo”.

E dá como exemplo o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, comemorado este ano, e pela primeira vez, em Times Square, justamente na loja da marca, “num evento marcado pela emoção e pela presença de notáveis figuras da política portuguesa e americana”. Em paralelo, durante um jantar de angariação de fundos, o presidente norte-americano Joe Biden, brindou com um Vinho da Madeira oferecido pelo Grupo O Valor do Tempo. “O mesmo que foi usado para brindar à independência dos Estados Unidos da América em 1776, tendo Portugal sido o primeiro país a reconhecer a independência”, revela.

“Ao trazer para este evento o Vinho da Madeira, reafirmamos a nossa missão em solo americano desde que ali colocámos uma bandeira portuguesa em agosto do ano passado, com a loja The Fantastic World of the Portuguese Sardine: reforçar o passado histórico e cultural entre os dois países, antecipando as grandes comemorações dos 250 anos da Declaração da Independência, convidando todos os americanos para um brinde à liberdade, celebrando a mais importante efeméride nacional, agora ainda mais vincada pela sua ligação a Portugal”, enfatiza Sónia Felgueiras.

Artigo foi publicado na edição 427

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Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”

“25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”, foi assim que começou o emotivo discurso de Luís Vieira, perante família, clientes, fornecedores, amigos e colaboradores na gala comemorativa que assinalou um quarto de século do grupo Parras Wines.

Na semana passada, a Quinta do Gradil foi palco da gala comemorativa de um quarto de século de carreira de Luís Vieira e do grupo Parras Wines, e foi num ambiente de festa que o proprietário do Grupo Parras Wines agradeceu a todos os presentes e recordou as dificuldades dos primeiros anos e como as foi superando com o apoio de colaboradores dedicados que o acompanham desde o início e dos primeiros clientes que acreditaram no seu projeto.

“A diferença entre a audácia e a loucura vê-se pelo resultado. Ainda hoje não sei qual o adjetivo a empregar no meu percurso. Mas também ainda estamos a meio”, afirmou.

Com uma herança familiar ligada ao comércio de vinho desde 1945, Luís Vieira aprendeu com o avô António Gomes Vieira, conhecido por Ganita, todos os segredos do negócio. Foi através dele que herdou a paixão pelo vinho que ainda o move até aos dias de hoje e que está presente no seu dia-a-dia enquanto líder da Parras Wines, um dos maiores grupos vinícolas de Portugal, e detentor de marcas como Quinta do Gradil, Herdade da Candeeira, Casa das Gaeiras e, na moderna distribuição, Mula Velha, Pêra Doce, Cavalo Bravo, entre outras.

Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola de Lisboa, parabenizou Luís Vieira pelos seus 25 anos de carreira e também toda a sua equipa, reforçando a importância da Quinta do Gradil para a região. “Para nós, a Quinta do Gradil é uma bandeira, é verdade, mas é muito mais do que isso. É muito estratégica para a Região de Vinhos de Lisboa, por vários motivos”, afiançou Francisco Toscano Rico, acrescentando que “desde a comunicação até toda a parte comercial, tem ajudado a região a crescer cá dentro, mas também muito mais lá fora”, rematando ser “o primeiro fã de tudo o que sai da Quinta do Gradil”.

Luís de Castro, presidente da Comissão Vitivinícola da Região do Tejo, também presente na Gala, defendeu que o proprietário do Grupo Parras Wines “tem sido um elemento muito útil na direção da CVR Tejo”, e parabenizou Luís Vieira, família e colaboradores “por tudo o que conseguiram até aqui”.

Homenagem à avó Emília

Um dos pontos altos da noite foi a homenagem de Luís Vieira à sua Avó Emília, esposa do Avô Ganita, com um novo produto da Quinta do Gradil: Aguardente Vínica Velhíssima. Recorde-se que o empresário já havia homenageado também o seu avô, em 2019, aquando das comemorações do seu centenário, com o vinho ícone Ganita.

Esta aguardente, que chega brevemente ao mercado, é um tesouro bem guardado há mais de 50 anos e que serve de homenagem à Avó Emília, matriarca da família Vieira, carinhosamente conhecida por Dona Emília. A família teve o privilégio de celebrar o seu centenário e de partilhar bons momentos com esta Aguardente especial, uma das preferidas da Avó.

A vinificação desta Aguardente iniciou em 1970, com a destilação de várias castas autóctones da região de Lisboa em alambiques “charentais”, caracterizados pelo seu lento processo de destilação, típico de nobres destilados de elevadíssima qualidade. Após a destilação cuidada, estagiou esquecida e tranquila nas caves do Avô Ganita e da Avó Emília, em tóneis de carvalho português e francês, desenvolvendo uma complexidade e suavidade únicas.

O prolongado estágio conferiu-lhe uma cor âmbar dourada, com notas de frutos secos e especiarias, harmonizadas com a perfeição que só o tempo consegue proporcionar, aliadas a uma textura aveludada e elegante.

 

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Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais

A clean-label Simple Foods, marca que integra o portefólio da Farmodiética, lança a gama de cereais funcionais Simple Bite.

Composta por seis variedades de granolas e mueslis, é uma linha desenvolvida para tornar os pequenos-almoços e lanches mais nutritivos e funcionais, proporcionando benefícios específicos para o bem-estar diário.

A gama Simple Bite inclui: Granola Energy, Granola Sport, Muesli Focus, Muesli Immunity, Muesli Rela e Muesli Beauty, e já está disponível no Continente, Pingo Doce, Intermarché, El Corte Inglés/SuperCor, dietéticas selecionadas e na loja online da marca.

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Bebidas

Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa

Porto Ferreira apresenta uma edição especial que celebra a cultura portuguesa e realça o seu compromisso com a sustentabilidade.

Os rótulos dos vinhos Tawny, Branco e Ruby vestem-se de bordados tradicionais portugueses, em homenagem à riqueza cultural do nosso país. Para substituir ainda as habituais caixas individuais, Porto Ferreira opta por um laço reutilizável, pensado especialmente para quem deseja oferecer um presente nesta época festiva. Com esta opção, a marca pretende destacar a importância de adotar comportamentos mais sustentáveis e de procurar materiais com ciclos de vida mais duradouros, alinhando-se com os princípios da economia circular.

A Porto Ferreira sublinha em comunicado que esta decisão vem também na sequência da alteração que havia já sido feita às garrafas da sua gama de vinhos clássicos, que passaram a ser mais leves, de 485 gramas para 420 gramas, o que permitiu uma redução de 13% nas emissões de carbono por garrafa, em comparação com as anteriores.

“Esta edição especial reforça a ligação de Porto Ferreira à cultura tradicional portuguesa e ao compromisso com práticas mais sustentáveis. Este ano, seguindo este objetivo, Porto Ferreira apresenta uma solução que elimina a embalagem que acompanha a garrafa, mantendo uma apresentação elegante e tornando-a uma excelente opção de presente para esta época festiva. A oferta de visitas às Caves Ferreira alinha-se ainda com a essência de Porto Ferreira, que assenta na criação de relações e momentos de proximidade entre família e amigos.” afirma Filipe Gonçalves, chief marketing officer da Sogrape, em comunicado.

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Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji

Com esta nova gama, criada em parceria com a Sanaberry, a Quinas Beverage Industries torna-se o primeiro produtor português a explorar o potencial das bagas Goji na indústria de refrigerantes.

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A Quinas Beverage Industries apresenta uma nova gama de refrigerantes de bagas Goji, criada em parceria com a Sanaberry.

“Com o desenvolvimento deste tipo de produtos, voltamos a destacar-nos pela capacidade de resposta personalizada às necessidades dos nossos parceiros, oferecendo serviços de produção que resultam em produtos verdadeiramente originais e que oferecem ao mercado alternativas mais saudáveis.”, sublinha Luís Costa, diretor de marketing do grupo Quinas Beverage Industries, em comunicado.

Com esta nova gama, a Quinas Beverage Industries torna-se o primeiro produtor português a explorar o potencial das bagas Goji na indústria de refrigerantes. Originárias do noroeste da China e utilizadas há milénios na medicina tradicional, as bagas Goji distinguem-se pelo seu perfil nutricional único e pela sua elevada concentração de antioxidantes, amplamente reconhecidos pelos benefícios para a saúde.

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Rita Mendes Coelho é a nova Country Manager da Visa Portugal

Com o objetivo de continuar a impulsionar a estratégia e a presença da Visa no mercado nacional, Rita Mendes Coelho reportará diretamente a Bea Larregle, diretora-geral regional da Visa para o Sul da Europa. Gonçalo Santos Lopes, country manager para Portugal durante os últimos anos, foi promovido a senior director para o negócio de Visa Value Added Services no Sul da Europa.

Rita Mendes Coelho é a nova nova country manager da Visa para Portugal. Com o objetivo de continuar a impulsionar a estratégia e a presença da Visa no mercado nacional, Rita Mendes Coelho reportará diretamente a Bea Larregle, diretora-geral regional da Visa para o Sul da Europa.

Com vários anos de experiência nas áreas da Banca de Investimento, desempenhou funções de responsabilidade crescente na PwC, BNP Paribas e Millennium bcp. Juntou-se à Visa em 2021, e liderava a equipa de Client Engagement.

Gonçalo Santos Lopes, country manager para Portugal durante os últimos anos, foi promovido a senior director para o negócio de Visa Value Added Services no Sul da Europa e fica com a responsabilidade de garantir aos clientes e parceiros da Visa em Portugal, Espanha, Itália, Turquia, Grécia, Israel, Malta e Chipre soluções inovadoras, flexíveis e centradas nas suas necessidades.

“Tenho plena confiança de que a Rita trará um contributo valioso para os nossos clientes e parceiros em Portugal, que vai promover novas oportunidades e impulsionar a inovação”, afirmou Bea Larregle, Diretora-Geral Regional para o Sul da Europa da Visa. “As nomeações de Rita Mendes Coelho e Gonçalo Santos Lopes são um testemunho do compromisso da Visa em continuar a apoiar os nossos clientes e consumidores em Portugal”, acrescentou

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Retalho

Restaurante Cozinha Continente abre no Seixal

O quinto restaurante Cozinha Continente abriu na loja Continente do RioSul Shopping, no Seixal, e ocupa uma área superior a 450 metros quadrados.

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O novo espaço, no Continente do Seixal, ocupa uma área superior a 450 metros quadrados e reflete o compromisso da marca em proporcionar refeições, feitas ao momento, de qualidade, e acessíveis a toda a população. O hipermercado conta ainda com um espaço de take-away Cozinha Continente, junto ao restaurante, na entrada da loja, e que vem reforçar também a aposta na oferta de comida pronta. Para além de comer no local, é possível levar para casa através de take away, ou encomendar nas diversas apps de delivery.

“Com uma ementa diversificada e sazonal, no restaurante destaca-se o novo menu de inverno, com pratos reconfortantes e emblemáticos, como Bacalhau à Zé do Pipo, Cozido à Portuguesa, Feijoada à Transmontana ou Francesinha à Moda do Porto. Para os adeptos dos clássicos, o Arroz de Pato à Antiga e o Bacalhau Espiritual são opções obrigatórias, enquanto as escolhas vegetarianas incluem Brás de Legumes ou Pataniscas de Legumes com Arroz de Tomate”, apresenta a insígnia do Grupo Sonae. Nesta época, os restaurantes da Cozinha Continente também têm disponíveis especialidades natalícias que fazem parte do Catálogo de Encomendas de Natal.

“A abertura do restaurante Cozinha Continente no Seixal resulta do compromisso da marca em oferecer soluções práticas e saborosas para o dia a dia de todos os nossos clientes, tendo sempre por base a tradição da cozinha portuguesa e os hábitos alimentares equilibrados, tão importantes para a nossa marca. Além da assinatura do Chef André Matos, todas as nossas receitas são o resultado de um trabalho entre chefs e nutricionistas, e comprovam a nossa aposta em entregar refeições de qualidade a todos e em qualquer lugar”, assegura Ana Alves, head of Food Solutions da MC.
O conceito Cozinha Continente, que nasceu em Vila Real em 2022, conta com cinco restaurantes – Vila Real, Viseu, Telheiras, Amadora e, agora, Seixal.

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Retalho

Natal do Freeport Lisboa Fashion Outlet abriu portas ao Mercado de Natal

Disponível todos os dias até 24 de dezembro,  vai disponibilizar gratuitamente workshops para aprender a arte do origami, criar embrulhos criativos ou fazer bolachas.

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Já abriu ao público o mercado de Natal do Freeport Lisboa Fashion Outlet, composto por um conjunto de casinhas festivas que convidam a desfrutar de iguarias típicas como o vinho quente, mas que também apresentam sugestões de prendas, dos licores aos livros e jogos.

Inspirado pelo ambiente festivo e natalício dos típicos mercados de norte de Europa, está disponível diariamente até dia 24 de dezembro. As típicas casinhas de madeira oferecem uma experiência completa para comer, beber e comprar presentes em falta. Entre a oferta gastronómica há waffles e crepes, mas também as especialidades francesas de raclette (espécie de fondue) e aligot (puré de batata e queijo), ou o alemão schnitzel. Outras casinhas de Natal apresentam propostas de levar para casa.

Há ainda workshops e outras atividades para desfrutar em família, nomeadamente workshops de origami ou para aprender a decorar a árvore de natal, a fazer embrulhos criativos ou, até, experimentar receitas de bolachas. Todos os domingos, nos dias 08, 15 e 22 de dezembro, há também a hora do conto para os mais pequenos.

O mercado de Natal do Freeport Lisboa Fashion Outlet está aberto todos os dias até 24 de dezembro: 2a a 5a das 12h às 22h; 6a a domingo, das 10h às 22h.

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Alimentar

Museu do Pão apresenta uma programação especial de Natal

Com atividades para toda a família, o museu aposta em experiências que juntam a tradição do pão à magia do Natal.

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As luzes de Natal já invadiram o Museu do Pão e o espírito natalício promete invadir os corações dos visitantes. Mesmo com o frio que se faz sentir na Serra da Estrela, no Museu do Pão o ambiente é agora ainda mais aconchegante e o cenário perfeito para criar memórias especiais com a família e amigos, enquanto explora a história e tradição do pão através das visitas e das atividades no atelier.
As salas do ciclo do Pão, com as mós em movimento e as alfaias agrícolas, e a sala dos Hérmios onde bonecos em movimento explicam o ciclo de pão de forma pedagógica e cativante, continuam a ser as mais procuradas. Mas neste Natal há ainda mais motivos para visitar o Museu do Pão:
Da programação de Natal deste ano, o Museu do Pão destaca:
– Iluminação: O espaço museológico está transformado num espetáculo visual que celebra o Natal, criando um cenário apropriado a fotos e momentos inesquecíveis.
– Carrossel tradicional: Uma atração de acesso gratuito para todas as idades, o carrossel evoca a nostalgia das feiras antigas.
– Máquina de neve artificial: transforma o exterior do museu num verdadeiro cenário invernal e cria uma experiência sensorial única.
– Lareira Acesa: A grande lareira exterior do museu estará acesa durante toda a época natalícia, oferecendo um ambiente acolhedor e convidativo.
As atividades dinamizadas no Museu do Pão incluem visitas, que permitem explorar a rica história e cultura do pão e a ‘mão na massa’, num atelier a onde os visitantes podem criar uma peça natalícia como um presépio ou um ornamento para a Árvore de Natal que poderão levar consigo.

Localizado em Seia, na Serra da Estrela, o Museu do Pão oferece uma experiência multissensorial através da visita às quatro salas temáticas do museu, um bar-biblioteca, uma mercearia tradicional e um restaurante. Recolhe continuamente, preserva e exibe objetos e património do pão português nas suas vertentes etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. É uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado ao tema em todo o mundo.

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Bebidas

Beira Douro Cafés celebra o Natal com edição limitada

A Beira Douro Cafés apresenta uma edição limitada de Natal que promete transportar os consumidores para os tempos áureos do ritual do café, celebrando a sua essência e tradição.

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É uma edição limitada de Natal que combina produtos premium com um toque artesanal.

A novidade surge sob a forma de Gift Bags, produzidas a partir de sacos reutilizados de café verde, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade. Cada conjunto inclui café de especialidade – disponível em grão ou moído – acompanhado por chocolates artesanais gourmet. Entre as opções, destaca-se um kit que inclui uma cafeteira French Press.

Para personalizar ainda mais esta oferta, a marca permite a inclusão de uma mensagem escrita num postal, tornando os Gift Bags uma sugestão perfeita para presentes de Natal. A Beira Douro Cafés descreve esta iniciativa como uma ideia “com tempo e preparada com muito amor”, convidando os consumidores a oferecer momentos de tranquilidade e partilha neste período festivo.

 

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Bebidas

Continente lança coleção limitada de Contemporal para o Natal

Os vinhos resultam da colaboração com enólogos reconhecidos, como Manuel Lobo de Vasconcellos, Antonina Barbosa, Domingos Soares Franco, Paulo Nunes e Joana Roque do Vale. 

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A Garrafeira Continente lançou cinco edições limitadas da sua marca exclusiva ‘Contemporal’, pensadas para a quadra natalíci. A coleção reúne vinhos do Alentejo, Tejo, Península de Setúbal e Dão. Com produções limitadas, até três mil garrafas, estes vinhos estão disponíveis nas lojas Continente e no Continente Online.

Os vinhos são compostos por lotes únicos e com garrafas numeradas, resultam da colaboração com enólogos reconhecidos, como Manuel Lobo de Vasconcellos, Antonina Barbosa, Domingos Soares Franco, Paulo Nunes e Joana Roque do Vale.

“Esta nova coleção Contemporal, com edições limitadas de alguns dos melhores enólogos do país, reflete o nosso compromisso com a qualidade e representa mais um passo na valorização da nossa oferta, acessível e abrangente, para todos os gostos e para toda a gente. Graças a parcerias fortes e a um foco contínuo na excelência, os vinhos Contemporal têm sido distinguidos com alguns dos mais prestigiados prémios nacionais e internacionais”, Paula Ferro, diretora da Unidade de Negócio de Vinhos e Espirituosas do Continente.

A qualidade da oferta da Garrafeira é assegurada pela equipa de enólogos do Continente, que avalia, através de provas cegas, centenas de vinhos todos os anos. A escolha em loja é apoiada por uma equipa de especialistas de vinhos, que disponibiliza aconselhamento personalizado aos clientes.

A coleção é composta pelos Contemporal Edição Limitada Manuel Lobo de Vasconcellos Regional Alentejano, Contemporal Edição Limitada Antonina Barbosa Regional Tejo, Contemporal Edição Limitada Castelão Domingos Soares Franco Regional Península De Setúbal, Contemporal Edição Limitada Paulo Nunes DOC Dão (estes quatro, tintos) e Contemporal Edição Limitada Joana Roque do Vale DOC Alentejo (branco).

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