Nestas lojas cabem a história e o valor das conservas portuguesas
Da Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa, uma das poucas em Portugal a manter métodos de produção artesanais, saem conservas que brilham nas 20 lojas O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em Portugal e na loja inaugurada em 2023 na Times Square, Nova Iorque. Esta última foi em 2024, a única marca portuguesa entre os finalistas dos Creative Retail Awards.
Ana Grácio Pinto
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Pode dizer-se que a sardinha é o produto icónico desta rede de lojas, mas o portefólio reúne cerca de 30 variedades. A marca, que nasceu da vontade de celebrar as conservas de peixe como património da cultura portuguesa, comercializa as que são produzidas de forma artesanal na Comur, conserveira fundada em 1942 na Murtosa e adquirida em 2015 pelo Grupo O Valor do Tempo.
“Quando a Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa se juntou ao Grupo O Valor do Tempo criámos O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, a marca visível por detrás da fábrica e onde cabe toda a história e magia. Queríamos criar algo mais do que apenas uma marca de conservas. Ambicionávamos ser um defensor ativo da gestão dos oceanos, um promotor da pesca responsável, um apoiante dos pescadores e das pessoas que trabalham, há gerações, na indústria conserveira portuguesa”, destaca Sónia Felgueiras, diretora de Marketing do grupo O Valor do Tempo.
Desde a abertura da primeira loja, em 2016, no Rossio, Lisboa, o projeto cresceu e levou as icónicas lojas um pouco por todo o Portugal Continental, Açores e Madeira. Em 2023 chegou aos EUA, com a abertura da loja na Times Square, Nova Iorque, e há a hipótese de, até ao final do ano, haver novidades sobre a abertura de um novo espaço da marca. As 21 lojas representam um volume de faturação anual de 20 milhões de euros.
Sónia Felgueiras afirma que a grande ambição do O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa é dar a conhecer Portugal ao mundo através de um dos seus maiores ícones, “de uma forma original e com elevação, alinhando a marca com o projeto de economia social, que é a grande missão do Grupo O Valor do Tempo”.
“Hoje, com 20 lojas em Portugal e uma em Times Square, Nova Iorque, estamos seguros de que a nossa visão e estratégia não podiam ser mais diferenciadoras e bem-sucedidas”, assegura.
O legado da Murtosa
Iguaria que já ultrapassou as fronteiras nacionais, as conservas portuguesas são consideradas das melhores do mundo. Da fábrica da Comur saem anualmente 2,5 milhões de latas de conservas. Quando iniciou a sua atividade em 1942 esta era predominantemente dedicada às enguias, dada a abundância na Ria de Aveiro. A fábrica diversificou a produção, mas mantém até hoje os métodos de produção artesanais comuns à indústria conserveira da altura. “É à mão que todo o peixe é preparado delicadamente por quem herdou um legado de conhecimento de gerações”, explica Sónia Felgueiras, assegurando que esse legado é a chave do sucesso da empresa e permitiu diversificar a oferta.
Para além da sardinha nas suas muitas receitas populares – assada com pimentos, em tomate, alimadas ou simplesmente sem pele e sem espinhas, as lojas O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa também comercializam conservas de bacalhau, polvo, salmão, corvina, dourada, robalo, búzios, cavala, mexilhão, e também opções vegetarianas. “Temos cerca de 30 diferentes variedades de conservas e continuamos na senda da inovação. Todos os anos lançamos novos produtos, de que destacamos os mais recentes, que têm tido grande recetividade, lagosta, caranguejo real, sardinha com mostarda e cavala com mostarda, por exemplo”, revela a responsável.
Lojas com história
O que diferencia as lojas da marca de outras lojas de conservas? Sónia Felgueiras assegura que O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa criou um conceito único que aposta na experiência do cliente em loja, “proporcionando-lhe sensações novas e impactantes” através dos ambientes criados em cada um dos espaços. Que além do efeito visual, contam uma história. “Ora apostada num conceito de inspiração circense – o circo, tal como a sardinha, é nobre e popular – ora apostada na identidade de cada localização onde estão as nossas lojas, cada uma delas é única”, sublinha.
Se a loja de Óbidos é uma verdadeira biblioteca conserveira, a lembrar a génese literária da vila (onde se realiza um renomado festival literário internacional), em Coimbra o espaço foi buscar a inspiração na biblioteca Joanina da universidade – e recebeu em 2022, o prémio ‘Judge’s Choice’, tendo sido a primeira vez que um dos Creative Retail Awards veio para Portugal. Nos Açores, a loja ocupa o espaço de uma antiga retrosaria e em Évora houve o cuidado de vitrificar parte do chão da loja para tornar visíveis as ruínas romanas ali existentes. Já em Faro, o espaço faz lembrar um antigo armazém conserveiro da região.
Em agosto do ano passado, o Grupo O Valor do Tempo fez chegar um pouco da cultura gastronómica portuguesa à avenida mais famosa de Nova Iorque, com a abertura da 21ª loja O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, na Times Square. A loja marcou um novo capítulo no projeto de expansão da marca, abrindo caminho à sua internacionalização, e a escolha dos Estados Unidos da América veio de encontro a uma longa relação das conservas nacionais com aquele mercado.
“Nos Estados Unidos, as sardinhas portuguesas em conserva beneficiam de um prestígio histórico desde o início do século XX quando o consumo estava limitado às grandes cidades, especialmente Nova Iorque, que se destacava pelo preferência de conservas de maior valor acrescentado como a sardinha sem pele e sem espinha” revela Sónia Felgueiras, acrescentando que as conservas de peixe são “uma pedra angular da cultura americana moderna”, por se apresentarem como um produto pronto a comer, “saudável, saboroso, versátil, com larga durabilidade, com um portfolio alargado de peixes e fácil de transportar e viajar”.
Uma tendência de consumo que tem crescido exponencialmente no mercado norte-americano pelas particularidades já enumeradas e pela conveniência que as conservas de peixe trazem ao consumidor.
A Nova Iorque, a marca levou uma decoração dominada pelo verde e pelo dourado, num espaço que se apresenta como “uma requintada biblioteca conserveira para realçar a rica história das conservas de peixe em Portugal”, explica a responsável. Outro elemento em destaque é a roda gigante que decora a montra, com latas de conservas em movimento. O neón vermelho da montra exterior exibe “orgulhosamente” o nome ‘Portuguese Sardine’ e no interior um filme animado “transporta os visitantes para uma dimensão alucinante”, detalha ainda a diretora de Marketing do Grupo. Nesta biblioteca, onde as cores das latas de conservas ilustradas preenchem as prateleiras, não faltam também os livros. “Um souvenir que carrega a História de Portugal embrulhada em originalidade: é isso que a loja oferece”, sublinha.
Quem entra na loja é recebido pela música ‘Stars and Stripes Forever’, criada em 1896 pelo luso-americano John Philip Sousa (e outras do mesmo autor), e que se tornou na marcha nacional dos Estados Unidos da América. “Descendente de portugueses, John Philip Sousa representa bem a origem diversificada da nação americana, composta por múltiplas comunidades de imigrantes que concretizaram o sonho americano”, detalha Sónia Felgueiras.
Outro elemento em grande destaque são os seis bonecos músicos da loja, vestidos formalmente como antigamente, que representam uma banda filarmónica e foram inspirados nas festas populares portuguesas.
Questionada sobre o que poderá seguir-se a Nova Iorque, no que concerne à expansão de ‘O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa’ fora de Portugal, Sónia Felgueiras é perentória: “O que se seguirá? O que os nossos sonhos ditarem”.
Para além de O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa e da Comur, o Grupo O Valor do Tempo detém o Museu do Pão, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, o Museu da Cerveja, A Brasileira do Chiado, a Mensagem de Lisboa, a Confeitaria Peixinho, a Joalharia do Carmo, o Figurado de Barcelos, a Casa Pereira da Conceição, o boutique hotel Hästens Sleep Spa e a Silva & Feijó. H
Uma marca portuguesa finalista dos Creative Retail Awards
As particularidades da loja O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em Times Square, colocou-a este ano, entre os finalistas dos Creative Retail Awards, uma distinção anual que reconhece o melhor que se faz no mundo em design e experiência no retalho. Foi a única marca nacional a estar na etapa final dos galardões, na categoria ‘Experiência no Retalho’, ao lado de marcas como a Nike, Disney e Fortnum&Mason.
Organizada pela Shop & Display Equipment Association (SDEA) e pela revista Retail Focus, os Creative Retail Awards são o palco dos melhores exemplos mundiais em matéria de experiência no retalho, design de loja, iluminação, visual merchandising e tecnologia, entre 21 categorias. Houve centenas de espaços candidatos de todo o mundo, mas apenas cinco chegaram a finalistas em cada categoria.
Sónia Felgueiras assume o “imenso orgulho e sentido de responsabilidade” com que a marca e o Grupo O Valor do Tempo receberam a notícia, especialmente por serem a única marca portuguesa entre os finalistas, “entre marcas gigantes”. “Esta distinção anual internacional reconhece o melhor que se faz no mundo em design e experiência no retalho, que representa uma prova de que estamos no bom caminho, apesar que gostarmos sempre de sentir que o melhor ainda está para vir”, refere.
Pouco mais de um ano passado da sua abertura na Times Square, a loja O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em solo americano é uma aposta ganha e consolidada. Sónia Felgueiras assegura que, para além do aspeto financeiro, aquele espaço funciona “como uma embaixada emocional de Portugal, contribuindo para reforçar o prestígio das conservas portuguesas no mundo”.
E dá como exemplo o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, comemorado este ano, e pela primeira vez, em Times Square, justamente na loja da marca, “num evento marcado pela emoção e pela presença de notáveis figuras da política portuguesa e americana”. Em paralelo, durante um jantar de angariação de fundos, o presidente norte-americano Joe Biden, brindou com um Vinho da Madeira oferecido pelo Grupo O Valor do Tempo. “O mesmo que foi usado para brindar à independência dos Estados Unidos da América em 1776, tendo Portugal sido o primeiro país a reconhecer a independência”, revela.
“Ao trazer para este evento o Vinho da Madeira, reafirmamos a nossa missão em solo americano desde que ali colocámos uma bandeira portuguesa em agosto do ano passado, com a loja The Fantastic World of the Portuguese Sardine: reforçar o passado histórico e cultural entre os dois países, antecipando as grandes comemorações dos 250 anos da Declaração da Independência, convidando todos os americanos para um brinde à liberdade, celebrando a mais importante efeméride nacional, agora ainda mais vincada pela sua ligação a Portugal”, enfatiza Sónia Felgueiras.
Artigo foi publicado na edição 427