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Nestas lojas cabem a história e o valor das conservas portuguesas

Da Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa, uma das poucas em Portugal a manter métodos de produção artesanais, saem conservas que brilham nas 20 lojas O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em Portugal e na loja inaugurada em 2023 na Times Square, Nova Iorque. Esta última foi em 2024, a única marca portuguesa entre os finalistas dos Creative Retail Awards.

Ana Grácio Pinto
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Nestas lojas cabem a história e o valor das conservas portuguesas

Da Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa, uma das poucas em Portugal a manter métodos de produção artesanais, saem conservas que brilham nas 20 lojas O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em Portugal e na loja inaugurada em 2023 na Times Square, Nova Iorque. Esta última foi em 2024, a única marca portuguesa entre os finalistas dos Creative Retail Awards.

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Pode dizer-se que a sardinha é o produto icónico desta rede de lojas, mas o portefólio reúne cerca de 30 variedades. A marca, que nasceu da vontade de celebrar as conservas de peixe como património da cultura portuguesa, comercializa as que são produzidas de forma artesanal na Comur, conserveira fundada em 1942 na Murtosa e adquirida em 2015 pelo Grupo O Valor do Tempo.

“Quando a Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa se juntou ao Grupo O Valor do Tempo criámos O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, a marca visível por detrás da fábrica e onde cabe toda a história e magia. Queríamos criar algo mais do que apenas uma marca de conservas. Ambicionávamos ser um defensor ativo da gestão dos oceanos, um promotor da pesca responsável, um apoiante dos pescadores e das pessoas que trabalham, há gerações, na indústria conserveira portuguesa”, destaca Sónia Felgueiras, diretora de Marketing do grupo O Valor do Tempo.

Desde a abertura da primeira loja, em 2016, no Rossio, Lisboa, o projeto cresceu e levou as icónicas lojas um pouco por todo o Portugal Continental, Açores e Madeira. Em 2023 chegou aos EUA, com a abertura da loja na Times Square, Nova Iorque, e há a hipótese de, até ao final do ano, haver novidades sobre a abertura de um novo espaço da marca. As 21 lojas representam um volume de faturação anual de 20 milhões de euros.

Sónia Felgueiras afirma que a grande ambição do O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa é dar a conhecer Portugal ao mundo através de um dos seus maiores ícones, “de uma forma original e com elevação, alinhando a marca com o projeto de economia social, que é a grande missão do Grupo O Valor do Tempo”.

“Hoje, com 20 lojas em Portugal e uma em Times Square, Nova Iorque, estamos seguros de que a nossa visão e estratégia não podiam ser mais diferenciadoras e bem-sucedidas”, assegura.

O legado da Murtosa
Iguaria que já ultrapassou as fronteiras nacionais, as conservas portuguesas são consideradas das melhores do mundo. Da fábrica da Comur saem anualmente 2,5 milhões de latas de conservas. Quando iniciou a sua atividade em 1942 esta era predominantemente dedicada às enguias, dada a abundância na Ria de Aveiro. A fábrica diversificou a produção, mas mantém até hoje os métodos de produção artesanais comuns à indústria conserveira da altura. “É à mão que todo o peixe é preparado delicadamente por quem herdou um legado de conhecimento de gerações”, explica Sónia Felgueiras, assegurando que esse legado é a chave do sucesso da empresa e permitiu diversificar a oferta.

Para além da sardinha nas suas muitas receitas populares – assada com pimentos, em tomate, alimadas ou simplesmente sem pele e sem espinhas, as lojas O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa também comercializam conservas de bacalhau, polvo, salmão, corvina, dourada, robalo, búzios, cavala, mexilhão, e também opções vegetarianas. “Temos cerca de 30 diferentes variedades de conservas e continuamos na senda da inovação. Todos os anos lançamos novos produtos, de que destacamos os mais recentes, que têm tido grande recetividade, lagosta, caranguejo real, sardinha com mostarda e cavala com mostarda, por exemplo”, revela a responsável.

Lojas com história
O que diferencia as lojas da marca de outras lojas de conservas? Sónia Felgueiras assegura que O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa criou um conceito único que aposta na experiência do cliente em loja, “proporcionando-lhe sensações novas e impactantes” através dos ambientes criados em cada um dos espaços. Que além do efeito visual, contam uma história. “Ora apostada num conceito de inspiração circense – o circo, tal como a sardinha, é nobre e popular – ora apostada na identidade de cada localização onde estão as nossas lojas, cada uma delas é única”, sublinha.

Se a loja de Óbidos é uma verdadeira biblioteca conserveira, a lembrar a génese literária da vila (onde se realiza um renomado festival literário internacional), em Coimbra o espaço foi buscar a inspiração na biblioteca Joanina da universidade – e recebeu em 2022, o prémio ‘Judge’s Choice’, tendo sido a primeira vez que um dos Creative Retail Awards veio para Portugal. Nos Açores, a loja ocupa o espaço de uma antiga retrosaria e em Évora houve o cuidado de vitrificar parte do chão da loja para tornar visíveis as ruínas romanas ali existentes. Já em Faro, o espaço faz lembrar um antigo armazém conserveiro da região.

Em agosto do ano passado, o Grupo O Valor do Tempo fez chegar um pouco da cultura gastronómica portuguesa à avenida mais famosa de Nova Iorque, com a abertura da 21ª loja O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, na Times Square. A loja marcou um novo capítulo no projeto de expansão da marca, abrindo caminho à sua internacionalização, e a escolha dos Estados Unidos da América veio de encontro a uma longa relação das conservas nacionais com aquele mercado.

“Nos Estados Unidos, as sardinhas portuguesas em conserva beneficiam de um prestígio histórico desde o início do século XX quando o consumo estava limitado às grandes cidades, especialmente Nova Iorque, que se destacava pelo preferência de conservas de maior valor acrescentado como a sardinha sem pele e sem espinha” revela Sónia Felgueiras, acrescentando que as conservas de peixe são “uma pedra angular da cultura americana moderna”, por se apresentarem como um produto pronto a comer, “saudável, saboroso, versátil, com larga durabilidade, com um portfolio alargado de peixes e fácil de transportar e viajar”.

Uma tendência de consumo que tem crescido exponencialmente no mercado norte-americano pelas particularidades já enumeradas e pela conveniência que as conservas de peixe trazem ao consumidor.

A Nova Iorque, a marca levou uma decoração dominada pelo verde e pelo dourado, num espaço que se apresenta como “uma requintada biblioteca conserveira para realçar a rica história das conservas de peixe em Portugal”, explica a responsável. Outro elemento em destaque é a roda gigante que decora a montra, com latas de conservas em movimento. O neón vermelho da montra exterior exibe “orgulhosamente” o nome ‘Portuguese Sardine’ e no interior um filme animado “transporta os visitantes para uma dimensão alucinante”, detalha ainda a diretora de Marketing do Grupo. Nesta biblioteca, onde as cores das latas de conservas ilustradas preenchem as prateleiras, não faltam também os livros. “Um souvenir que carrega a História de Portugal embrulhada em originalidade: é isso que a loja oferece”, sublinha.

Quem entra na loja é recebido pela música ‘Stars and Stripes Forever’, criada em 1896 pelo luso-americano John Philip Sousa (e outras do mesmo autor), e que se tornou na marcha nacional dos Estados Unidos da América. “Descendente de portugueses, John Philip Sousa representa bem a origem diversificada da nação americana, composta por múltiplas comunidades de imigrantes que concretizaram o sonho americano”, detalha Sónia Felgueiras.

Outro elemento em grande destaque são os seis bonecos músicos da loja, vestidos formalmente como antigamente, que representam uma banda filarmónica e foram inspirados nas festas populares portuguesas.

Questionada sobre o que poderá seguir-se a Nova Iorque, no que concerne à expansão de ‘O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa’ fora de Portugal, Sónia Felgueiras é perentória: “O que se seguirá? O que os nossos sonhos ditarem”.
Para além de O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa e da Comur, o Grupo O Valor do Tempo detém o Museu do Pão, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, o Museu da Cerveja, A Brasileira do Chiado, a Mensagem de Lisboa, a Confeitaria Peixinho, a Joalharia do Carmo, o Figurado de Barcelos, a Casa Pereira da Conceição, o boutique hotel Hästens Sleep Spa e a Silva & Feijó. H

Uma marca portuguesa finalista dos Creative Retail Awards

As particularidades da loja O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em Times Square, colocou-a este ano, entre os finalistas dos Creative Retail Awards, uma distinção anual que reconhece o melhor que se faz no mundo em design e experiência no retalho. Foi a única marca nacional a estar na etapa final dos galardões, na categoria ‘Experiência no Retalho’, ao lado de marcas como a Nike, Disney e Fortnum&Mason.

Organizada pela Shop & Display Equipment Association (SDEA) e pela revista Retail Focus, os Creative Retail Awards são o palco dos melhores exemplos mundiais em matéria de experiência no retalho, design de loja, iluminação, visual merchandising e tecnologia, entre 21 categorias. Houve centenas de espaços candidatos de todo o mundo, mas apenas cinco chegaram a finalistas em cada categoria.

Sónia Felgueiras assume o “imenso orgulho e sentido de responsabilidade” com que a marca e o Grupo O Valor do Tempo receberam a notícia, especialmente por serem a única marca portuguesa entre os finalistas, “entre marcas gigantes”. “Esta distinção anual internacional reconhece o melhor que se faz no mundo em design e experiência no retalho, que representa uma prova de que estamos no bom caminho, apesar que gostarmos sempre de sentir que o melhor ainda está para vir”, refere.

Pouco mais de um ano passado da sua abertura na Times Square, a loja O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em solo americano é uma aposta ganha e consolidada. Sónia Felgueiras assegura que, para além do aspeto financeiro, aquele espaço funciona “como uma embaixada emocional de Portugal, contribuindo para reforçar o prestígio das conservas portuguesas no mundo”.

E dá como exemplo o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, comemorado este ano, e pela primeira vez, em Times Square, justamente na loja da marca, “num evento marcado pela emoção e pela presença de notáveis figuras da política portuguesa e americana”. Em paralelo, durante um jantar de angariação de fundos, o presidente norte-americano Joe Biden, brindou com um Vinho da Madeira oferecido pelo Grupo O Valor do Tempo. “O mesmo que foi usado para brindar à independência dos Estados Unidos da América em 1776, tendo Portugal sido o primeiro país a reconhecer a independência”, revela.

“Ao trazer para este evento o Vinho da Madeira, reafirmamos a nossa missão em solo americano desde que ali colocámos uma bandeira portuguesa em agosto do ano passado, com a loja The Fantastic World of the Portuguese Sardine: reforçar o passado histórico e cultural entre os dois países, antecipando as grandes comemorações dos 250 anos da Declaração da Independência, convidando todos os americanos para um brinde à liberdade, celebrando a mais importante efeméride nacional, agora ainda mais vincada pela sua ligação a Portugal”, enfatiza Sónia Felgueiras.

Artigo foi publicado na edição 427

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Renova apresenta novo super pack Natal

O novo Super Pack Renova Natal encontra-se à venda, em exclusivo, na loja online da marca.

O Natal está a chegar e a Renova apresenta o Super Pack Renova Natal com novas ilustrações de guardanapos, lenços faciais e de bolso onde os motivos alusivos à época são protagonistas.

Às novas ilustrações juntam-se outras propostas originais que vão encher a casa de azevinhos, estrelas e o tradicional padrão de xadrez para tornar cada refeição ainda mais especial. Desde rolos de cozinha, guardanapos aos rolos de papel higiénico, são muitas as sugestões que cabem neste pack de Natal da Renova, que prima por uma decoração pensada para os diferentes espaços e conceitos, refere a marca portuguesa em comunicado.

Para os mais criativos, a Renova sugere o Made by You, o serviço de personalização que permite dar asas à imaginação e criar guardanapos personalizados e exclusivos, utilizando fotografias, ilustrações e texto personalizados para criar uma mesa única e muito especial.

O novo Super Pack Renova Natal encontra-se à venda, em exclusivo, na loja online da marca, assim como o serviço de personalização de guardanapos Renova Made by You, ambos com entrega grátis em Portugal.

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Pingo Doce e Pastelaria Versailles lançam edição especial de bolo-rei

“No Pingo Doce procuramos, desde sempre, criar produtos inovadores e de excelência. Queremos levar aos nossos clientes produtos diferenciadores e que se destacam pela qualidade ao melhor preço.” explica Luís Lobato Almeida, diretor de marca do Pingo Doce.

O Pingo Doce e a Versailles juntaram-se e criaram uma edição especial do famoso bolo-rei desta pastelaria histórica que vai estar à venda, em exclusivo, nas lojas Pingo Doce a partir de 17 de novembro.
“No Pingo Doce procuramos, desde sempre, criar produtos inovadores e de excelência. Queremos levar aos nossos clientes produtos diferenciadores e que se destacam pela qualidade ao melhor preço. E foi com este racional que fomos ter com a Versailles, uma emblemática pastelaria com mais de 100 anos de história, para elevar a experiência que os nossos clientes já tinham quando compravam um bolo-rei nas nossas lojas. Com esta edição especial, vamos levar a todo o país um bolo-rei de qualidade extraordinária.” explica Luís Lobato Almeida, diretor de marca do Pingo Doce.
“Tal como a Pastelaria Versailles, o Pingo Doce é uma marca que valoriza a tradição. Quando surgiu esta ideia de criarmos um bolo-rei em conjunto, fez-nos todo o sentido porque, desta forma, a Versailles consegue levar um pouco da sua história e da pastelaria tradicional a todo o país, em parceria com uma marca que partilha dos mesmos valores que nós.”, acrescenta Sérgio Nunes, sócio-gerente da Pastelaria Versailles.
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Clube de Produtores Continente premeia produção nacional

O Clube de Produtores Continente (CPC) distinguiu o que de melhor se faz no setor agroalimentar nacional. “Os projetos premiados refletem a capacidade dos produtores nacionais aliarem a tradição à inovação, promovendo práticas sustentáveis e reforçando o compromisso do Continente com a qualidade e o desenvolvimento da produção local.”, sublinha Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.

O Clube de Produtores Continente (CPC) distinguiu, no passado dia 31 de outubro, o que de melhor se faz no setor agroalimentar nacional, com a atribuição de quatro prémios que destacam a inovação, sustentabilidade e excelência na produção nacional. Estes prémios visam reconhecer as parcerias, as boas práticas e o impacto positivo dos produtores que integram o CPC, reafirmando o compromisso do Continente com a sustentabilidade e a valorização da produção local.

Cooperfrutas

O Prémio Sustentabilidade foi entregue à Cooperfrutas, uma organização de produtores que integra o CPC desde 2011 e que é especialista na produção de Pera Rocha e Maçã de Alcobaça. A Cooperfrutas tem vindo a adotar práticas de gestão sustentável dos seus pomares, assegurando o uso eficiente da água, a nutrição do solo e a biodiversidade. Em colaboração com o Clube de Produtores Continente, a Cooperfrutas participa em diversos projetos de sustentabilidade, como a Produção Zero Resíduos de Pesticidas, Agricultura Regenerativa e Agroecologia, promovendo um sistema agroalimentar mais sustentável e com menor impacto ambiental.

Herdade da Figueirinha

Monliz

Os Prémios Inovação foram atribuídos a dois projetos inovação, apresentados no âmbito da Academia do Clube de Produtores Continente, que se distinguiram pela originalidade e pelo contributo para uma economia circular e uma alimentação saudável. A Herdade da Figueirinha e a Monliz, ambos membros do CPC desde 2023, foram reconhecidas pela capacidade de transformar subprodutos das suas produções em produtos disruptivos que respondem às tendências de consumo atuais. A Herdade da Figueirinha, localizada em Beja, dedica-se à produção de vinho, azeite e amêndoa. A Monliz, situada em Alpiarça, é especializada em hortícolas e ervas aromáticas ultracongeladas, destacando-se pelo foco em soluções inovadoras alinhadas com o consumo responsável.

Queijaria Guilherme

Queijaria Guilherme

Também a excelência foi destacada no Encontro Anual do Clube de Produtores Continente, tendo sido atribuído o Prémio Excelência à Queijaria Guilherme, o que reflete o reconhecimento da parceria de longos anos do produtor com a MC. Membros do CPC desde 2010, esta é uma empresa localizada em Vila Nova de São Bento, Serpa, que se distingue pela qualidade dos seus produtos, pelas práticas sustentáveis, que incluem o bem-estar animal e o uso eficiente de recursos, e ainda pelo impacto social desta empresa na região onde atua.

“O encontro anual do Clube de Produtores é um marco que reconhece e celebra o que de melhor se faz na produção nacional, premiando aqueles que estão na vanguarda da inovação e da sustentabilidade. Os projetos premiados refletem a capacidade dos produtores nacionais aliarem a tradição à inovação, promovendo práticas sustentáveis e reforçando o compromisso do Continente com a qualidade e o desenvolvimento da produção local.”, sublinha Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.

 

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Bolt Food expande presença a Leiria

A Bolt passa a operar em Leiria, depois de ter expandido a presença para a ilha da Madeira e para Guimarães.

No âmbito do reforço da presença em Portugal, a Bolt Food expandiu agora a sua operação a Leiria.

Para assinalar a presença na capital do distrito, até ao final do ano, a plataforma europeia online de encomenda e entrega alimentar está a dinamizar uma campanha “de 20% de desconto nos pedidos, com entregas gratuitas num raio de até dois quilómetros”, informa.

De entre as mais de 100 ofertas de parceiros presentes na aplicação, McDonald’s, Burger
King, Pizza Hut, Domino’s, são algumas das cadeias e Bali Food & Drinks, O Favorito,
Daruma, Oficina do Hamburguer, Koború os restaurantes tradicionais na região
disponíveis.

Manuel Castel-Branco, responsável pela Bolt Food em Portugal, afirma que a plataforma quer” mostrar que Leiria está viva e tem peso no panorama nacional”. “Por isso, ficamos
felizes de conseguir chegar a mais esta cidade estratégica, a próxima capital de distrito no
nosso mapa em Portugal. É um reforço do compromisso de chegar a cada vez mais
portugueses – e, até ao final do ano, não nos ficaremos por aqui”, avança.

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Retalho

Retalho representa mais de 60% do volume total de investimento imobiliário

Segundo a CBRE, no 3.º trimestre de 2024, o setor do retalho destacou-se por representar mais de 60% do volume total de investimento, superando os 200 milhões de euros (alavancados pela transação de centros comerciais). Registaram-se também 28 novas aberturas de lojas nos principais eixos de Lisboa e Porto, lideradas pelo segmento de Food & Beverage (F&B).

O mercado imobiliário em Portugal continua a demonstrar uma resiliência significativa, com o volume de investimento a alcançar os 342 milhões de euros no 3.º trimestre de 2024, um crescimento de 39% face ao período homólogo e de 9% em relação ao trimestre anterior, segundo dados da CBRE.

“A resiliência do mercado imobiliário português continua a superar as expectativas, refletindo uma procura robusta em segmentos estratégicos como o retalho e a logística. Observamos uma estabilização nas yields e um pipeline de transações promissor, o que aponta para um crescimento sustentável a curto prazo. Este desempenho destaca a atratividade de Portugal como um destino seguro para investidores, que procuram diversificação e solidez, investindo tanto em setores tradicionais como em produtos emergentes. Para o futuro, mantemos uma perspectiva otimista, estimulada por novas oportunidades de desenvolvimento e expansão, especialmente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto”, sublinha Francisco Horta e Costa, CEO da CBRE, em comunicado.

Retalho representou mais de 60% do volume total de investimento

Segundo a consultora, no 3.º trimestre de 2024, o setor do retalho destacou-se por representar mais de 60% do volume total de investimento, superando os 200 milhões de euros (alavancados pela transação de centros comerciais). Registaram-se também 28 novas aberturas de lojas nos principais eixos de Lisboa e Porto, lideradas pelo segmento de Food & Beverage (F&B).

Este dinamismo no setor de retalho traduz-se também em números positivos nos centros comerciais geridos pela CBRE, com vendas a crescerem 5,4% e o tráfego a aumentar 5% até setembro. Segundo a CBRE, até ao final do ano, espera-se a entrada de 17.550 m² adicionais no que se refere a retail parks atualmente em fase final de desenvolvimento.

Aumento de 51% no investimento acumulado no setor de Industrial & Logística

Verificou-se um aumento de 51% no investimento acumulado no setor de Industrial & Logística (I&L) em relação ao ano anterior. Apesar de uma queda de 20% na absorção de espaços logísticos em comparação com o 3.º trimestre de 2023, com uma área ocupada de 234.000 m², motivada pela falta de oferta existente, o setor continua a ver uma procura forte, estimulada por novos produtos a entrar no mercado. Este cenário está a pressionar as rendas prime para níveis mais elevados, agora fixadas em 6,55€/m²/mês. Em termos de yields, Lisboa e Porto mantiveram-se estáveis, a 5,75% e 6%, respetivamente.

Escritórios em Lisboa e Porto

No mercado de escritórios, tanto Lisboa como Porto registaram ocupações acumuladas relevantes. Em Lisboa, foram ocupados 41.000 m² de espaços de escritórios no 3.º trimestre, totalizando 168.500 m² desde o início do ano, representando um aumento de 46% face ao total de 2023.

A taxa de vacancy em Lisboa diminuiu 23 pontos-base, para 7,45%. No Porto, a ocupação de escritórios ultrapassou os níveis de 2023, com uma absorção de 58.600 m² até setembro, representando um aumento de 14%. Este crescimento foi impulsionado, sobretudo, pela relocalização de empresas, que representou cerca de 60% das ocupações no 3.º trimestre.
A taxa de vacancy aumentou ligeiramente, mas mantém-se em níveis baixos, fixando-se agora em 5,6%.

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Retail Media em Portugal: da teoria à realidade

O Retail Media tornou-se um canal fundamental para as marcas, que aproveita o conhecimento e o acesso direto aos consumidores no ponto de venda. Os Estados Unidos, com cerca de 30% do investimento mundial, e o Reino Unido, têm sido pioneiros nesta transformação.

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Espanha também avançou com modelos robustos, em grandes superfícies como o El Corte Inglés e o Carrefour.

Portugal, por sua vez, está perante a oportunidade de acelerar esta transição e construir um ecossistema de Retail Media que maximize o valor do ponto de venda.

Gestão de dados: o novo ouro do Retail Media

Em Espanha, o Retail Media evoluiu através da gestão inteligente dos first party data. Um bom exemplo disso é a joint venture Unlimitail, entre o Carrefour e a Publicis, com a qual a in-Store Media firmou um acordo estratégico para a gestão conjunta do Retail Media. Esta colaboração permitiu às marcas impactar os consumidores de forma mais relevante e precisa e gerar aumentos nas vendas em torno de +24%.

Estes números mostram que a relevância e o valor do Retail Media está na capacidade de analisar e interpretar os dados e transformá-los em resultados mensuráveis e estratégias de ativação de alto impacto.

Casos de sucesso em Portugal: Auchan e Continente

A Auchan e o Continente foram pioneiros na adoção de estratégias avançadas de Retail Media, que, em colaboração com a in-Store Media, desenvolveram soluções que permitem realizar campanhas personalizadas com base no perfil e comportamento do consumidor, gerando impactos mais relevantes e mensuráveis.

Com a Auchan e com o Continente, implementámos um sistema de medição de campanhas que permite analisar o desempenho de cada ação na loja, otimizando o investimento das marcas e anunciantes em função dos resultados obtidos. Nas primeiras 40 medições realizadas, gerou-se um aumento de +25% nas vendas dos produtos publicitados.

Por outro lado, a colaboração centra-se na capacidade de segmentar os shoppers no tradicional e no digital. Isto permite às marcas e anunciantes ajustar as suas mensagens e focar-se no shopper do seu interesse.

A experiência e o valor diferencial da in-Store Media

Os dados e a tecnologia tornaram-se fatores diferenciadores e os retailers precisam de parceiros que compreendam a dinâmica do Retail Media e as especificidades do sector. A in-Store Media é uma referência global na gestão de Retail Media, está 9 países e tem uma experiência sólida a trabalhar com marcas internacionais de FMCG e em sectores especializados, como a eletrónica de consumo.

O nosso enfoque multiretailer permite-nos gerir campanhas em grande escala e em diferentes formatos e pontos de contacto, traduzindo-se numa quota de mercado de 60% no setor de FMCG. Além disso, contamos com uma oferta omnicanal que abrange tanto o eCommerce (canais online e offline) como soluções publicitárias no ponto de venda físico, utilizando suportes tradicionais e digitais. Esta capacidade de ligar ambos os mundos permite às marcas desenhar campanhas integradas e coerentes que maximizam a sua visibilidade e retorno do investimento.

Portugal deve acelerar a sua transição para o Retail Media

Os exemplos da Auchan e do Continente mostram que o potencial do Retail Media em Portugal vai muito além da simples colocação de publicidade nos pontos de venda. Trata-se de construir um ecossistema publicitário baseado em dados, que permita aos retailers e às marcas maximizar o seu investimento e melhorar a experiência de compra do consumidor.

Portugal está numa posição privilegiada para se consolidar como um mercado-chave no desenvolvimento do Retail Media e tem o talento, a tecnologia e as parcerias necessárias para construir um ecossistema bem-sucedido. Mas temos de agir rapidamente. Segundo os últimos estudos, o investimento em Retail Media na Europa cresce a um ritmo anual de 30%.

Os dados são claros: o retail não pode ser apenas um espaço de compra, mas sim um meio de influência e de engagement único.

 

Jordi Cassany

Diretor Geral – in-Store Media Portugal

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Bebidas

Actimel lança produto com zero açúcares adicionados e sem adoçantes

A Actimel está a lançar um novo produto pensado especialmente para os mais novos, sem adoçantes e com zero açúcares adicionados – contém os açúcares naturalmente presentes.

Com o lançamento do Actimel Sistema Inmunitário Kids, “estreia-se como a única no mercado com um leite fermentado livre de açúcares adicionados e adoçantes pensado, especialmente, para os mais novos”, afirma a marca.

A Actimel está a lançar um novo produto pensado especialmente para os mais novos, sem adoçantes e com zero açúcares adicionados – contém os açúcares naturalmente presentes. 

Os novos Actimel Kids têm na sua composição, cálcio, vitamina B6 e com alto teor de vitamina D. A nova fórmula estreia-se a par do lançamento de um novo licensing de uma das personagens favoritas de animação, o Sonic.

Para assinalar o lançamento e o novo licensing, até 15 de janeiro de 2025, a marca está a realizar um passatempo que vai habilitar a ser a família vencedora de uma viagem a Tóquio.

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Logística

Grupo Paulo Duarte investe 4 milhões de euros em novo Centro Logístico em Almeirim

Com abertura prevista para o primeiro trimestre de 2025, o novo centro logístico está a ser desenvolvido numa localização estratégica, impulsionada pela futura abertura do novo bloco logístico da cadeia de supermercados Mercadona, também previsto para a zona de Almeirim.

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O Grupo Paulo Duarte vai avançar com a construção de uma nova base operacional no concelho de Almeirim, distrito de Santarém, num investimento que, segundo informa a empresa de transporte de mercadorias, ronda os 4 milhões de euros e faz parte da estratégia de expansão do grupo.

Com abertura prevista para o primeiro trimestre de 2025, o novo centro logístico está a ser desenvolvido numa localização estratégica, impulsionada pela futura abertura do novo bloco logístico da cadeia de supermercados Mercadona, também previsto para a zona de Almeirim.

 A infraestrutura ocupará uma área de 25.000 metros quadrados e será equipada com um edifício administrativo de dois pisos, um amplo parque para veículos, com oficina, áreas de lavagem e abastecimento, além de um espaço dedicado ao descanso dos motoristas, com balneários e refeitório, garantindo melhores condições de trabalho para toda a equipa de operações, informa em comunicado.

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Alimentar

CEPAAL realiza Festival do Azeite Novo para valorizar o setor olivícola

Évora será palco, a 06 e 07 de dezembro, de uma conferência, um workshop, um mercadinho, visitas de campo, provas de azeite e showcooking, entre outras iniciativas.

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O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) organiza, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, a segunda edição do Festival do Azeite Novo, que se realiza no âmbito do projeto ‘Da Oliveira à Mesa’ cofinanciado por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020 e que tem como missão aumentar a literacia sobre o azeite do Alentejo desde a sua origem no campo até chegar às mesas de refeição.

O festival vai decorrer a 6 e 7 de dezembro, em Évora, entre o Palácio D. Manuel e o Mercado da cidade, estando aberto a profissionais, visitantes e habitantes da cidade, na celebração do Azeite Novo do Alentejo, recém produzido na campanha 2024/2025. Uma conferência, um workshop, um mercadinho, stands de exposição e comercialização do azeite, um workshop, visitas de campo, provas de azeite, showcooking, pratos dedicados ao azeite do Alentejo nos restaurantes da cidade e uma carta digital com toda a informação sobre os restaurantes aderentes à iniciativa, os pratos e os azeites disponíveis, integram o vasto leque de atividades do Festival do Azeite Novo, “aproximando produtores e consumidores através da celebração do património olivícola nacional”, convida o CEPAAL.

O programa do Festival do Azeite Novo abrirá no dia 6 de dezembro às 9h no Palácio D. Manuel com a conferência ‘As características das variedades portuguesas de azeitona’. No mesmo dia terá lugar pelas 14h uma visita de campo. A participação no congresso e na visita de campo são gratuitas mas de inscrição obrigatória e podem ser feitas aqui.

Integra o programa, no Mercado de Évora, o Mercadinho do Azeite Novo, que acontece a 6 e 7 de dezembro, das 9h às 18h, e se apresenta como uma oportunidade para conhecer os azeites do Alentejo e os produtores que ali irão marcar presença. Também no Mercado de Évora, no dia 7 de dezembro, às 9h, realiza-se o Workshop Azeite do Olival à Mesa, uma prova de azeites em horário ainda a confirmar e um showcooking a cargo do chef André Cabrita. A participação no workshop e na prova de azeite são gratuitas, mas estão sujeitas a inscrição obrigatória que pode ser feita aqui.

“Portugal tem vindo a destacar-se de forma crescente no panorama mundial do azeite, quer pela área de olival que possui no contexto europeu, cerca de 6%, e mundial, cerca de 3%, quer pela tipologia dos olivais e pela eficiência da produção nacional responsável por fornecer 6,42% do mercado, quer ainda pela excelente proporção de azeite virgem e virgem extra em relação à produção total que detém, ocupando já posição entre os 10 maiores produtores mundiais de azeite, e esperando-se que, a breve trecho passe para o top 3″, destaca Gonçalo Morais Tristão.

O CEPAAL foi fundado em 1999 e conta atualmente com 30 produtores e 12 instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades, como seus associados.

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Vitacress lança nova solução versátil de vegetais para refeições

O novo “Quiches ou Sopas” já está disponível nos principais hipermercados e supermercados a nível nacional.

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A Vitacress acaba de ampliar a sua gama “Quente ou Fria” com o lançamento do novo produto “Quiches ou Sopas”. Depois de “Quente ou Fria Crocante”, esta nova mistura de folhas baby, que combina espinafre e acelga, oferece uma solução prática e nutritiva, ideal para quem procura versatilidade na cozinha, seja em pratos quentes ou frios, apresenta a Vitacress em comunicado.

“A gama Quente ou Fria já provou ser um sucesso entre os consumidores portugueses, especialmente com o lançamento da ‘Quente ou Fria Crocante’. Agora, com o novo ‘Quiches ou Sopas’, pretendemos continuar a oferecer soluções versáteis e nutritivas que facilitem o dia a dia de quem procura refeições rápidas e saborosas”, afirma Nuno Crispim, diretor de marketing da Vitacress.

Além da praticidade, sublinha a empresa, a mistura “Quiches ou Sopas” destaca-se pelos seus benefícios nutricionais: com baixo valor energético, é fonte de Vitamina K, Vitamina C, Potássio e Ácido Fólico.

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