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Novo Calendário de Marketing e Redes Sociais da E-goi promete dinamizar a comunicação das empresas em 2025

A ferramenta gratuita reúne mais de 270 datas estratégicas e 25 estratégias comprovadas para promover os principais eventos do ano.

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O Calendário de Marketing e Redes Sociais 2025 da E-goi — plataforma de automação de marketing omnichannel — já está disponível para download gratuito. Este ano, a ferramenta oferece mais de 270 datas estratégicas e 25 estratégias comprovadas, selecionadas para ajudar as empresas a promover as suas campanhas ao longo do ano.

O recurso, já habitualmente desenvolvido pela E-goi, visa auxiliar no planeamento de marketing. Ao longo dos anos, já foram mais de 30 mil empresas impactadas com a ferramenta, que se afirma como uma verdadeira aliada para diferentes sectores.

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Para 2025, a plataforma decidiu ir além, transformando a sua conhecida ferramenta em algo mais valioso. “Decidimos que era hora de inovar e trazer ainda mais valor para as empresas”, explica Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi. “Além do mapeamento habitual de datas, este ano incluímos estratégias para promover os principais eventos do ano.”

Assim, o novo calendário de marketing vai além do mapeamento tradicional e destaca-se como um recurso mais estratégico para profissionais de marketing. Com mais de 270 datas — incluindo feriados, dias comemorativos e eventos relevantes para os setores de marketing e negócios — o calendário agora também inclui mais de 25 estratégias práticas para apoiar a comunicação de datas-chave, como o Dia dos Namorados, o Dia da Mãe e a Black Friday.

A nova abordagem garante que as empresas estejam cientes das datas importantes e equipadas com estratégias para tirar o máximo partido de cada oportunidade relevante do ano. “Queremos entregar valor para as empresas e ajudá-las a aproveitar todos os momentos do ano”, salienta Caruana.

Embora traga novidades, o calendário de marketing da E-goi mantém recursos que se revelaram valiosos ao longo dos anos, como o envio mensal de emails com lembretes das datas importantes e a integração facilitada com Google Calendar, Outlook e Apple. Estas funcionalidades tornam o planeamento ainda mais eficiente, permitindo que as empresas se concentrem em criar campanhas impactantes e bem-sucedidas.

O calendário já está disponível e pode ser encontrado em três idiomas. Para descarregar gratuitamente, basta aceder: Calendário de Marketing 2025.

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Auchan volta a apoiar a Make-A-Wish com jogo e calendário de Natal

Em 2023, a campanha angariou mais de 96 mil euros e ajudou a realizar 27 desejos de crianças da Make-A-Wish

A Auchan volta a associar-se à missão da associação, disponibilizando em todas as lojas uma nova edição do jogo e calendário de Natal Make-A-Wish, que está associado a um donativo e ajuda a transformar as vidas de crianças e jovens gravemente doentes.

Em 2023, esta campanha de Natal angariou 96.380 mil euros, entregues na totalidade à Make-A-Wish, e permitiu realizar 27 desejos de crianças e jovens apoiados pela associação.

“Depois do sucesso da campanha de 2023, decidimos voltar a associar-nos à Make-A-Wish e transformar o Natal de mais jovens e crianças em situação de doença que coloque em risco a sua vida. A Make-A-Wish é amplamente reconhecida pelo seu trabalho desenvolvido nesta área, e reforça a importância de sonharmos e realizarmos desejos, sendo por isso o parceiro ideal. Desta forma, pretendemos reforçar o nosso compromisso com a nossa estratégia de Sustentabilidade, neste caso orientada para a saúde infantil”, afirma Ana Rita Cruz, diretora de Responsabilidade Ambiental e Social da Auchan.

“A Make-A-Wish está muito grata à Auchan pela continuidade desta parceria de sucesso e confiante de que este é um artigo de Natal que vai fazer a diferença e transformar muitas vidas – a das famílias portuguesas e a das crianças Make-A-Wish”, refere, por sua vez, Margarida Galvão, CEO da Make-A-Wish.

O calendário/jogo de Natal deste ano está disponível desde 01 de novembro e, na compra deste produto, cada cliente contribui com cinco euros de donativo para apoiar a missão da Make-A-Wish de realizar neste Natal, os desejos de mais crianças e jovens gravemente doentes.

A Auchan Retail Portugal é um grupo familiar e mundial, que com a aquisição da cadeia Minipreço a 30 de abril deste ano, conta agora com 583 lojas físicas, 30 gasolineiras, quatro armazéns e duas lojas digitais, e emprega  mais de 11 mil colaboradores.

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Bebidas

Quinta d’Aguieira lança Espumante Millésime Brut Nature 2017

O mais recente espumante da Quinta d’Aguieira chega ao mercado em quatro mil garrafas.

Sete anos após a colheita, sob a direção de enologia de Diogo Campilho, o Millésime Brut Nature 2017 da Quinta d’Aguieira chega agora ao mercado.

Com quatro mil garradas produzidas, “é o resultado de uma vindima meticulosa e da seleção das melhores uvas da colheita de 2017, revelando a essência do terroir único da Quinta d’Aguieira”, apresenta o produtor.

O novo espumante cruza as castas Chardonnay, Maria Gomes e Touriga Nacional, com produção segundo o método clássico champanhês – de forma lenta e a baixa temperatura, espelhado no aroma delicado, bolha muito fina e persistente. No aroma, sobressaem notas de frutos secos, brioche e pão torrado. Em boca, igualmente complexo, seduz pelo seu volume e frescura destacada. A bolha intensifica a sensação de frescura e proporciona uma longa persistência no final de prova, informa ainda.

“O longo estágio de cinco anos em garrafa permite a textura cremosa e um equilíbrio perfeito entre acidez e corpo, conferindo a este espumante uma complexidade e profundidade excecionais”, destaca Aveleda, que detém a Quinta d’Aguieira, localizada na região da Bairrada.

Desde 1870, a Aveleda desenvolve a sua atividade na Região dos Vinhos Verdes, no Douro, na Bairrada, no Algarve, contando com uma extensão de vinha de cerca de 600 hectares e 175 colaboradores. Presente em mais de 70 países, tem como principais mercados os EUA, Brasil, Canadá, Alemanha e França.

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Retalho

‘Todos recebemos mais, quando damos mais’ é o mote da campanha de Natal do Continente

O Continente apresentou a 13 de novembro, no Dia Mundial da Generosidade, a sua campanha de Natal, totalmente realizada em torno da mesma mensagem: ‘Todos recebemos mais, quando damos mais’.

Filipa Appleton, head of Brand & Marketing do Continente, apresentou esta campanha que integra diversas ações: a Feira de Natal do Continente, que destaca, entre outros, produtos alimentares, artigos de decoração e presentes; a campanha de Natal da Missão Continente, que este ano deverá impactar mais de 100 mil beneficiários; a Feira de brinquedos, lançada pelo spot da Popota, que inaugurou a inclusão da Língua Gestual Portuguesa na sua comunicação; a nova coleção Continente, com uma campanha de selos e pontos que arranca no próximo dia 18 e vai disponibilizar um conjunto de frigideiras; um catálogo especial de Natal da Cozinha Continente com um menu que integra receitas tradicionais da época natalícia, tanto em doses individuais ou familiares embaladas como em loja; o lançamento de um bolo-rei especial, apresentado em duas metades, como um convite à oferta de uma das partes.

Dois filmes, uma mensagem

Composta por duas histórias interligadas, a campanha de Natal do Continente centra-se na premissa de que “todos recebemos mais, quando damos mais”, explicou Sérgio Soares, diretor de Estratégia & Publicidade do Continente, na apresentação da campanha. Presente em loja, site e app, a campanha tem divulgação em televisão e online e integra dois filmes com duas histórias que estão interligadas, acrescentou o responsável. Os filmes foram produzidos pela More Maria e com o planeamento de meios da Arena Media.

No primeiro tema, já lançado, é acompanhada a relação entre um senhor idoso cliente de loja Continente e uma funcionária da Cozinha Continente. Num primeiro encontro, o senhor solicita uma dose individual de empadão, algo que se torna um hábito. Quando volta, mais uma vez, à loja, perto do Natal, encontra o espaço decorado e embora a funcionária sugira uma dose familiar, opta novamente pela porção individual.

A funcionária prepara, mais uma vez, a refeição de peru, mas deixa-lhe uma mensagem especial na embalagem. Ao final do dia, o senhor, em vez de comer sozinho em casa, decide levar a refeição e juntar-se à ceia da família da funcionária, celebrando juntos o Natal. “Este episódio representa o impacto da generosidade e da aproximação interpessoal, mesmo entre desconhecidos”, sublinha o Continente.

Já o segundo tema da campanha, que se estreia a 18 de novembro e tem como mote ‘Meio com Meio dá Mais’, conta com a atriz Gabriela Barros, que “perde o seu bolo-rei ao tropeçar num momento de correria natalícia”. No entanto, “um gesto generoso de um desconhecido – o mesmo senhor idoso do filme anterior – faz com que metade de um bolo-rei seja entregue na sua ceia de Natal”.

Missão Continente vai apoiar mais de750 instituições

A Missão Continente é uma das principais ações inseridas na campanha de Natal da marca. Segundo Nádia Reis, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, este ano a Missão Continente pretende impactar mais de 100 mil beneficiários, entre pessoas e animais, e apoiar mais de 750 instituições, através da habitual venda de vales solidários – de um euro e de cinco euros – nas lojas, Continente online e app Cartão Continente, até ao dia 25 de dezembro.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

ESG

Global Wines conquistou o Referencial Nacional de Sustentabilidade

O grupo vitivinícola Global Wines recebeu o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola, considerada a mais importante certificação de sustentabilidade.

A auditoria externa realizada, que reconhece as práticas e uma cultura organizacional assente na sustentabilidade, foi feita de forma independente em cinco empresas: Global Wines, Sociedade Agrícola de Santar, Paço de Santar, Quinta do Encontro e Herdade Monte da Cal.

“Esta certificação nacional vem demonstrar que todas cumprem os requisitos legais relacionados com os domínios da sustentabilidade, designadamente, gestão e melhoria contínua, e que contribuem ativamente para o bem-estar social, económico e ambiental das comunidades envolventes e das diferentes regiões onde atuam”, destaca o grupo num comunicado.

Criadoo  pelo Instituto da Vinha e do Vinho e promovido pela ViniPortugal, em território nacional, Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola abrange, no cado do grupo Global WInes, a produção total de 235 hectares – dos quais 165ha no Dão, 67ha no Alentejo e 3ha na Bairrada.

Esta certificação, que segundo a ViniPortugal “assegura um modelo de credibilização à luz dos sistemas existentes e dos modelos internacionais em vigor”, vai ser em breve assinalada nas garrafas das marcas Casa de Santar, Paço dos Cunhas de Santar, Cabriz, Quinta do Encontro e Herdade Monte da Cal, que irão apresengtar, na sua rotulagem, o novo selo de sustentabilidade.

“Esta certificação vem consolidar o caminho de sustentabilidade que temos seguido e o enorme foco nas preocupações ambientais, que temos vindo a trabalhar na Global Wines, há já longos meses.“, refere Manuel Pinheiro, CEO da Global Wines.

Já para Paulo Prior, diretor de enologia do grupo vitivinícola português, “passar a ostentar este selo nos nossos vinhos é um motivo de orgulho e também uma enorme responsabilidade, e tudo isto vem provar que a enologia e a viticultura estão verdadeiramente de mãos dadas no trabalho diário que é realizado na nossa casa, nas diferentes vinhas, para que a natureza possa ser respeitada ao máximo e dela possamos retirar uvas excecionais, que continuem a permitir-nos surpreender o mercado e os consumidores de vinho”.

Fundada no Dão em 1990, a Global Wines é uma empresa produtora de vinhos, 100% portuguesa, com um portfólio constituído por mais de 150 referências e está presente em mais de 40 países, nos cinco continentes.

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Alimentar

Novos cereais Trix prometem diversão para toda a família

“O nosso objetivo é celebrar a essência das crianças e deliciar as famílias, bem como a essência da alimentação, trazendo sabor, espontaneidade, entusiasmo e diversão para a mesa de pequeno-almoço.”, afirma Patrícia Papoila, brand manager Kids & Teens Cereals da Nestlé em Portugal.

Com as suas seis formas únicas, coloridas, estaladiças e com sabor frutado, os cereais Trix proporcionam às crianças uma experiência multissensorial ao pequeno-almoço e uma forma divertida de começar o dia, sublinha a Nestlé em comunicado.

Sem corantes, nem aromas artificiais, os novos cereais Trix deverão ser consumidos em conjunto com um produto lácteo ou bebida vegetal, e uma peça de fruta fresca, conforme recomendado por especialistas em nutrição.

“Estamos muito entusiasmados por apresentar os cereais Trix aos portugueses. O nosso objetivo é celebrar a essência das crianças e deliciar as famílias, bem como a essência da alimentação, trazendo sabor, espontaneidade, entusiasmo e diversão para a mesa de pequeno-almoço. A marca tem como objetivo inspirar os pais a aproveitarem cada momento com os seus filhos e promete muita diversão e alegria para toda a família.”, afirma Patrícia Papoila, brand manager Kids & Teens Cereals da Nestlé em Portugal.

 

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Retalho

Intermarché já entregou mais de meio milhão de refeições para animais abandonados

A campanha “Amiga-me” reflete o compromisso do Intermarché com a responsabilidade social, ajudando a combater o abandono de animais de estimação em Portugal.

O Intermarché entregou em 2024 mais de quatro toneladas de produtos alimentares que foram recolhidos na 12ª edição da campanha solidária “Amiga-me”. Os donativos serão agora distribuídos a várias instituições locais de proteção animal. Desde o lançamento desta iniciativa, que pretende apoiar associações de proteção animal através da doação de alimentos, o Intermarché já entregou mais de meio milhão de refeições para animais abandonados, totalizando mais de 66 toneladas de produtos angariados.

Na mais recente edição desta campanha, que decorreu de 10 de outubro a 6 de novembro em todas as lojas Intermarché do país, foram angariadas cerca de 27.787 mil refeições para os patudos, que serão distribuídas por diversas associações locais.

A campanha “Amiga-me” reflete o compromisso do Intermarché com a responsabilidade social, ajudando a combater o abandono de animais de estimação em Portugal. Durante esta última edição, os clientes contribuíram adquirindo mais de 2.900 vales solidários, convertidos posteriormente em refeições para os animais.
Nos últimos quatro anos, a “Amiga-me” possibilitou a doação de mais de meio milhão de refeições, representando mais de 66 toneladas de produtos.

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Logística

Helen Lane é a nova CEO da CHEP Europa

“Estou muito entusiasmada por ir liderar o negócio na Europa.”, sublinha Helen Lane, que sucede a David Cuenca.

tagsCHEP

A CHEP anunciou a nomeação de Helen Lane como nova CEO na Europa, sucedendo a David Cuenca, que assumiu recentemente o cargo de CEO da CHEP na América do Norte.

Helen Lane juntou-se à Brambles em 2003, onde assumiu vários cargos de liderança nas áreas financeira, comercial, de logística e gestão de ativos. Em 2016, tornou-se vice-presidente da CHEP para a Europa do norte, onde conduziu os negócios da Brambles no Reino Unido e na Irlanda até 2021. Foi depois nomeada chief data and digital officer, somando ainda, no ano fiscal de 2024, a área sobre a Estratégia de Grupo ao seu portefólio.

“Estou muito entusiasmada por ir liderar o negócio na Europa. Estou focada em trabalhar de perto com os nossos parceiros para construir as cadeias de abastecimento do futuro através de inovação, colaboração e paixão, para aumentar o valor do cliente”, sublinha Helen Lane, em comunicado.

“A Helen tem sido fundamental na nossa transformação digital centrada no cliente, acrescentou um valor inegável ao melhorar todas as vertentes do nosso negócio. A vasta experiência numa diversidade de áreas da Brambles, combinada com as excecionais competências comerciais e de liderança, fazem dela a escolha natural para conduzir a CHEP Europa”, afirma Graham Chipchase, CEO da Brambles.

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I&D

Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?

Daniela Lourenço, brand leader da Manpower, responde.

Por Daniela Lourenço, brand leader da Manpower

A Inteligência Artificial (IA) está a transformar o mundo do trabalho, nomeadamente os processos de recrutamento das empresas, oferecendo oportunidades significativas para uma seleção de talento mais rápida e eficaz. Segundo o I mmersive Tech Report, da Experis, sete em cada dez organizações já adotaram novas tecnologias, como IA, Realidade Virtual (RV) e Machine Learning (ML) nos seus processos de recrutamento, ou planeiam fazê-lo nos próximos três anos.

São várias as vantagens que estas novas tecnologias trazem ao recrutamento. Em primeiro lugar, as tecnologias de IA aumentam a sua eficiência através da automatização das fases iniciais do processo, permitindo às organizações obter mais rapidamente perfis de candidatos ajustados às suas necessidades. Isto reduz o tempo e o esforço que os recrutadores têm de despender na seleção de perfis, permitindo-lhes concentrarem-se noutros aspetos críticos do processo de contratação, onde a interação humana é privilegiada.

Além disso, através da análise preditiva potenciada pela IA é possível ir mais longe e identificar as futuras necessidades de talento associadas à estratégia das empresas e preparar, de forma antecipada, uma base sólida para responder a essas necessidades, quer seja através do recrutamento ou de iniciativas de upskilling ou reskilling, ajustando as competências dos colaboradores às necessidades emergentes.

A IA permite ainda reduzir o enviesamento e a subjetividade nos processos de recrutamento. Através de critérios objetivos, e eliminando fatores subjetivos como idade, género ou etnia, promove um recrutamento mais justo e inclusivo. A este nível é, no entanto, fundamental, que a os algoritmos de IA sejam desenvolvidos de forma ética e inclusiva, sendo este um dos principais fatores de preocupação identificados pelas empresas, apesar do entusiasmo que mostram relativamente à IA.

Também a utilização de assistentes virtuais e chatbots tem sido transformadora, permitindo uma comunicação imediata com os candidatos, respondendo a dúvidas, fornecendo feedback instantâneo e acelerando o processo de contratação. Esta interação personalizada não só melhora a experiência do candidato como também proporciona às empresas informações relevantes sobre os perfis, permitindo otimizar futuras interações.

A análise aprofundada que a IA permite fazer na seleção dos candidatos está, assim, a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam o talento, promovendo um recrutamento mais eficaz, objetivo e justo. Ao mesmo tempo, não podemos deixar de sublinhar que, apesar de oferecerem importante benefícios, as tecnologias de IA não estão lá para substituir os recrutadores – mas sim para os reforçar. Os candidatos continuam a valorizar a interação humana e os recrutadores têm de encontrar o equilíbrio certo entre a automatização que permite poupar tempo e o envolvimento pessoal ao longo do processo de recrutamento, de modo a poder encontrar as pessoas certas para as funções certas.

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Alimentar

Inovação da Lusiaves chega ao take-away do Continente

Para reforçar este lançamento e garantir que esta novidade da Bifranga não passa despercebida a nenhum cliente, a Lusiaves apostou numa campanha de visibilidade na entrada de loja.

As Bifrangas da Lusiaves estão, a partir de hoje,  disponíveis na área de take-away Cozinha Continente.

Em caixinhas decoradas com a assinatura “Tão boa que até perdes o Piu”, a Bifranga Lusiaves pretende fazer a diferença como uma “refeição rápida, económica e, o mais importante, deliciosa”.

“A Bifranga vem dar resposta aos vários desafios de consumo dos nossos clientes uma vez que se apresenta como uma solução muito abrangente em termos de faixa etária, gosto, e até pela facilidade de consumo tendo em conta o dia-a-dia agitado dos consumidores”, afirma Bruna Henriques, diretora de marketing alimentar do grupo Lusiaves, em comunicado.

“A Bifranga é uma inovação exclusiva da marca Lusiaves, reconhecida pela produção de frango em Portugal, pelo que acreditamos que, seja pelo nome ‘disruptivo’ ou seja pelo selo de confiança que a marca transmite, teremos muitos portugueses a experimentar e a repetir a compra”, acrescenta.

A Bifranga está disponível, numa primeira fase, nos 41 hipermercados Continente a partir desta quinta-feira.

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ESG

Nestlé Portugal doou 174 mil embalagens de produtos a instituições

Entre janeiro e setembro, a Nestlé Portugal fez doações a instituições como o Banco Alimentar Contra a Fome, a AMI e a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA).

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Nos três primeiros trimestres deste ano, a Nestlé Portugal doou mais de 174 mil embalagens de produtos no âmbito do seu compromisso de apoio às comunidades.
Os produtos doados abrangeram as diferentes áreas de negócio da Nestlé Portugal, incluindo alimentação infantil, como papas, refeições, leites, saquetas de fruta, além de cereais de pequeno-almoço para adultos e crianças. Também foram doadas bebidas à base de cereais, café, sopas, assim como outros produtos alimentares. A lista de donativos incluiu, ainda, suplementos alimentares para adultos e alimentação para animais de companhia, informa a empresa.
Estas doações foram canalizadas para instituições parceiras, como o Banco Alimentar Contra a Fome, a AMI (Fundação de Assistência Médica Internacional) e a LPDA (Liga Portuguesa dos Direitos do Anima), entre outras.

‘Envelhecer Mais Saudável’ chega a Lisboa

Lisboa é o terceiro município a integrar o programa da Nestlé e da Cruz Vermelha Portuguesa, ‘Envelhecer mais Saudável’, que visa melhorar a qualidade de vida da população sénior e já beneficiou 430 pessoas. A diretora-geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz, formalizou a expansão do programa com uma visita ao Lar Militar da Cruz Vermelha, onde se reuniu com o presidente da CVP, António Saraiva.

Lisboa junta-se assim a Braga e ao Porto como o terceiro município a integrar este projeto da Nestlé que visa promover um envelhecimento saudável através da implementação de um plano de formação teórico e prático, centrado em quatro pilares fundamentais: alimentação saudável e sustentável, hidratação adequada, receitas simples e saudáveis para o dia-a-dia, e a prática regular de exercício físico.

A Nestlé foi fundada há mais de 150 anos na Suíça. Está presente em 188 países em todo o mundo, contanto com  275 mil colaboradores. Em Portugal, está presente desde 1923 e tem atualmente 2594 colaboradores, tendo gerado em 2023 um volume de negócios de 711 milhões de euros.

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