Lisboa e Porto são as cidades com maior consumo responsável
A Too Good To Go, o OLX e a BlaBlaCar realizaram um estudo sobre as cidades mais comprometidas com o consumo responsável, analisando os hábitos sociais e a sensibilidade para a sustentabilidade dos utilizadores.

Hipersuper
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
Esta análise realizada pelas três plataformas teve em conta as refeições salvas através da Too Good To Go, os novos anúncios publicados no OLX e as viagens partilhadas feitas com a BlaBlaCar em todas as cidades portuguesas, ao longo do ano de 2023 e 2024. “A principal motivação dos utilizadores destas plataformas colaborativas passa, em primeiro lugar, pela capacidade de poupança e, em segundo, pela consciencialização ambiental”, destacam.
A Too Good To Go, o OLX e a BlaBlaCar analisaram os dados dos seus mais de sete milhões de utilizadores nas 159 cidades portuguesas, com o objetivo de descobrir quais as cidades em Portugal mais empenhadas em contribuir para a economia circular.
Para o efeito, foi estabelecido um ranking em que se distinguem as cidades a fim de descobrir qual é a mais consciente na redução do desperdício alimentar, bem como na reutilização de produtos e na limitação das emissões de gases com efeito de estufa.
“Como resultado desta análise, Lisboa posiciona-se como a cidade portuguesa com maior responsabilidade social e ambiental: mais de 200 mil refeições foram salvas através da Too Good To Go, foram partilhadas 20 mil boleias na BlaBlaCar e mais de 37 milhões de anúncios foram publicados no OLX”, revelam.
Cidades do litoral destacam-se
Lisboa e Porto ocupam o topo da lista das cidades com maior consumo responsável, com um total de 15.001.426 interações e 8.352.003 interações, respetivamente. Seguem-se Setúbal, com 4.009.079; Aveiro, com 2.344.089; Braga, com 2.331.472 interações. O top 10 fica completo com Coimbra, com 1.608.377; Faro, com 1.098.998; Leiria, com 282.663; Viana do Castelo, com 100.04; Castelo Branco, com 69.146 interações.
De acordo com o inquérito da BCSD (Business Council for Sustainable Development), publicado no ano passado, doze das vinte principais questões que preocupam os portugueses estavam diretamente relacionadas com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A economia colaborativa tem ganho adeptos nos últimos anos e entre as principais motivações dos utilizadores quando optam pela utilização deste tipo de plataforma estão a capacidade de poupar dinheiro e a sustentabilidade.
“Os portugueses estão cada vez mais conscientes da importância de combater o desperdício alimentar e do impacto que tem no ambiente, na economia e na sociedade”, afirma a country director da Too Good To Go Portugal.
Maria Tolentino revela ainda que cada português desperdiça uma média de 184kg de alimentos por ano, dentro e fora de casa, o que equivale a cerca de 336 euros em comida, por ano. “Unir esforços contra o desperdício alimentar é essencial para promover um consumo responsável e para cuidar dos recursos do planeta para as próximas gerações”, defende.