Portugueses pretendem gastar 330 euros na Black Friday
Apesar da previsão ter baixado 8%, um terço dos consumidores espera gastar mais do que em 2023, indica um estudo da NetSonda.
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Embora cada retalhista tenha um calendário específico para este período de saldos, as datas oficiais da Black Friday e da Cyber Monday são 29 de novembro e 2 de dezembro, respetivamente, ou seja, a sexta-feira e segunda-feira após o Dia de Ação de Graças.
Envolta num contexto de incerteza socioeconómica, a próxima campanha da Black Friday e da Cyber Monday, será, mesmo assim, aproveitada pelos consumidores para começarem as compras de Natal, poupando dinheiro graças aos descontos.
Segundo o novo estudo da NetSonda, a intenção de gasto dos portugueses para esta Black Friday será de 330 euros. Apesar de este ano a previsão de gasto ter diminuído 8% em relação ao ano anterior, 31% dos consumidores esperam gastar mais nesta campanha e 90% dos inquiridos afirmam que vão fazer compras durante a Black Friday, sobretudo entre a faixa etária dos 25 aos 34 anos..
De acordo com o estudo, de entre as categorias com maior intenção de compra, destaca-se a tecnologia (54%), seguida de moda e acessórios (38%), eletrodomésticos (36%) e livros (33%).
“É uma tendência que se tem vindo a repetir nos últimos anos porque os consumidores aproveitam para adquirir produtos de valor elevado a um melhor preço. Além disso, o canal online integrou-se nos hábitos de consumo e cada vez mais portugueses recorrem a esta via”, comenta Eduardo Esparza, VP general manager da Webloyalty Ibéria & Brasil.
81% dos carrinhos são abandonados
Por ser uma data importante no calendário do setor do retalho, na Black Friday e na Cyber Monday as marcas iniciam uma maratona na estratégia de captar novos clientes, retê-los e enfrentar os desafios que se lhes apresentam.
Um dos principais é o aumento do abandono dos carrinhos de compras por parte dos clientes online. Embora a taxa de abandono habitual seja de cerca de 50% (estudo da NetSonda), durante a campanha da Black Friday dispara para 81% (Forrester Research).
Segundo os especialistas da Webloyalty, empresa de geração de receitas adicionais para o comércio eletrónico através de Retail Media, existem várias razões que podem contribuir para o abandono do carrinho. “Por um lado, a exaustiva comparação de preços devido ao grande número de ofertas disponíveis; encontrar problemas de pagamento, com processos longos, múltiplos cliques ou mesmo falta de opções de métodos de pagamento e erros do sistema; custos de envio elevados; prazos de entrega longos; e falta de informação, que cria uma sensação de insegurança e abandono do carrinho”, refere a Webloyalty.
Portanto, para reduzir estas taxas de abandono, recomenda otimizar o processo de finalização da encomenda, eliminando etapas desnecessárias; oferecer diferentes métodos de entrega e fórmulas de pagamento; aplicar estratégias de recuperação do carrinho através de mensagens personalizadas; ter um serviço de apoio ao cliente simples e disponível; e a personalização da experiência de compra através da recomendação de produtos que satisfaçam as necessidades do consumidor.