Concurso Queijos de Portugal distinguiu 72 queijos
A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, realizou a 15ª edição do Concurso Queijos de Portugal. Estiveram em competição, cerca de 200 queijos.
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O Concurso Queijos de Portugal, organizado pela ANIL, tem como objetivo principal “impulsionar a produção nacional e dar visibilidade aos melhores queijos produzidos em Portugal”, destaca a organização. Na edição deste ano, distinguiu 72 queijos, sendo 24 são vencedores e 48 menções honrosas.
Ao longo dos anos, a Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios tem realizado este evento que é a principal competição do setor, servindo de plataforma para promover tanto a qualidade, como a diversidade dos queijos nacionais.
Este ano estiveram em competição cerca de 200 queijos, oriundos de todo o território nacional, desde o queijo fresco ao queijo curado, do requeijão aos queijos com culturas de superfície, do flamengo ao ilha, entre outros. A competição contou com um júri “composto por especialistas de renome, garantindo uma avaliação rigorosa, o que reforça a credibilidade e a importância do mesmo”, informa a Associação.
“A dinamização contínua deste certame permite o reconhecimento por parte dos consumidores, impulsionando o mercado e apoiando de forma inequívoca a produção nacional. É uma forma de reforçar a sustentabilidade das diferentes regiões, de criar e manter emprego e de preservar práticas e saberes, além de manter vivas as regiões produtivas”, afirma a diretora-geral da ANIL.
O Concurso Queijos de Portugal não só exalta os melhores produtos, mas também reforça a competitividade dos queijos portugueses em mercados internacionais, contribuindo para o reconhecimento global da produção nacional celebra e reforça o papel fundamental deste produto, na cultura e economia do país.
Maria Cândida Marramaque sublinha que “a fileira do queijo tem evoluído de forma consistente, com uma aposta clara em produtos diferenciados e inovadores, oferecendo uma variedade de sabores e texturas que vão ao encontro das preferências e gostos dos consumidores”.
“O queijo está cada vez mais integrado nos hábitos alimentares dos portugueses. É reconhecido como um alimento nutritivo, é uma excelente fonte de proteína e um alimento muito versátil, indispensável como snack, como ingrediente ou à mesa. Faz definitivamente parte da alimentação dos portugueses”, considerou ainda.