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Sonae vai reunir especialistas em Lisboa para debater a circularidade

A Sonae vai realizar o Innovators Forum’24, que contará com especialistas nacionais e internacionais para debater o estado atual da economia circular e explorar caminhos para a inovação e impacto positivo.

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Sonae vai reunir especialistas em Lisboa para debater a circularidade

A Sonae vai realizar o Innovators Forum’24, que contará com especialistas nacionais e internacionais para debater o estado atual da economia circular e explorar caminhos para a inovação e impacto positivo.

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O Innovators Forum’24 vai acontecer a 27 de novembro no Pátio da Galé, em Lisboa, co um programa que decorre da 14h às 20h. São esperados 400 participantes neste evento que terá também transmissão online aberta a toda a comunidade, informa a Sonae.

Esta segunda edição do Innovators Forum, que acontece numa fase “em que os desafios ambientais ameaçam gravemente o nosso planeta”, irá reunir especialistas nacionais e internacionais “com projetos pioneiros e experiências concretas na área”, adianta a Sonae num comunicado.

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Para além de apresentar o estudo sobre o estado atual da economia circular, o evento vai também desafiar uma audiência especializada a impulsionar uma transformação positiva e duradoura. ‘Inspirar. Inovar. Impactar’ é mote que guiará o Innovators Forum’24, revela ainda a Sonae.

Os dados mais recentes, publicados no ‘Circularity Gap Report 2024’, adiantam que a taxa de materiais reciclados consumidos pela economia global diminuiu de 9,1% em 2018 para 7,2% em 2023, uma queda de 21% em cinco anos. Nos últimos seis anos, a nível mundial, foram consumidas mais de 500 mil milhões de toneladas de materiais, quase o equivalente ao consumo total do século XX.

Em Portugal, segundo os mais recentes dados do Eurostat, a taxa de circularidade era de apenas 2% em 2022, posicionando o país em 24º lugar entre os 27 estados-membros da União Europeia, cuja média é de 11,7%. O estudo estima que a economia circular possa ajudar a reduzir as emissões atmosféricas em 40%, gerar até dois milhões de empregos e criar um mercado avaliado entre dois e três mil milhões de dólares até 2026.

“Estamos a consumir recursos a um ritmo que o planeta não consegue suportar, sem dar tempo à natureza para se restaurar”, defende João Günther Amaral, membro da Comissão Executiva da Sonae. “Perante este cenário, não temos escolha: ou mudamos radicalmente a forma como utilizamos os recursos naturais ou não haverá futuro. Nesta segunda edição do Innovators Forum, queremos agir”, define.

Entre os oradores confirmados desta edição, destacam-se Ivone Bojoh, CEO da Circle Economy Foundation, responsável pela edição anual do Circularity Gap Report, Raphaël Masvigner (Circul’R), Marta Brazão (Circular Economy Portugal), Ana Barbosa (IKEA Portugal, Sónia Cardoso (Sonae), Bruno Borges (Worten), Filipa Pantaleão (BCSD Portugal), Anders Åhlén (McKinsey & Co), Carlos Moedas (Câmara Municipal de Lisboa) e Paulo Azevedo (Sonae).

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I&D

IA poupa em média uma hora aos trabalhadores mas receio do futuro persiste

Quase três quartos dos utilizadores afirmam que a aplicação de IA no trabalho tornou-os mais produtivos. Mas apenas um quarto refere ter concluído a formação sobre como utilizar IA.

O inquérito ‘Global Workforce of the Future 2024’, realizado pelo Grupo Adecco a 35 mil trabalhadores, em 27 da economias mundiais, incluindo Portugal, capta os primeiros sinais de ganhos de eficiência proporcionados pela Inteligência Artificial (IA).

Revelou que a poupança média de tempo para os trabalhadores que utilizam IA é de uma hora por dia, embora um quinto dos utilizadores afirme que a tecnologia lhes permite poupar até duas horas diárias. Em contrapartida, 5% dos inquiridos referem poupar entre três e quatro horas por dia.

A utilização de IA “está a poupar aos trabalhadores, em média, uma hora por dia, permitindo-lhes dedicar mais tempo a tarefas criativas, a pensar de forma mais estratégica ou a alcançar um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”, conclui o inquérito sobre como trabalhar em tempos de mudança.

Trabalho criativo e pensamento estratégico

As poupanças de tempo parecem ser consistentes entre os diferentes setores. Os trabalhadores nos setores da energia, utilities e clean technology foram os que pouparam mais tempo, 75 minutos por dia, enquanto os do setor aeroespacial e de defesa foram os que apresentaram as menores poupanças, com 52 minutos por dia. Os trabalhadores na área da tecnologia pouparam, em média, 66 minutos diários, os dos serviços financeiros 57 minutos, e os da indústria transformadora 62 minutos por dia.

O inquérito sugere que o tempo poupado está a ser utilizado para acrescentar mais valor, com 28% dos utilizadores a afirmarem que utilizam o tempo extra para trabalho mais criativo, 26% dizem que a IA lhes permite dedicar mais tempo ao pensamento estratégico e 27% referem que a IA os ajudou a alcançar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. “No entanto, há indícios de que o tempo poupado graças à IA nem sempre é usado de forma produtiva, com 23% dos utilizadores a afirmarem que continuam a lidar com o mesmo volume de trabalho e 21% a referirem que estão a gastar mais tempo em atividades pessoais”, revela ainda o estudo, citado pelo Grupo Adecco.

Trabalhadores: futuro incerto?

Os trabalhadores estão cada vez mais preocupados com um futuro incerto, sendo as condições económicas e a segurança no emprego as principais prioridades. Embora mais colaboradores estejam a optar por permanecer com os seus atuais empregadores, o impacto da IA na estabilidade do emprego tem sido largamente subestimado no último ano: 13% dos trabalhadores afirmaram ter perdido o seu emprego devido à IA, indica o estudo. Se 40% expressa preocupações quanto à segurança do emprego a longo prazo, 83% afirma que tenciona permanecer na sua atual entidade patronal.

No entanto, a perspetiva sobre os efeitos perturbadores da IA torna-se mais equilibrada quando se analisam outros aspetos, por exemplo, 51% dos trabalhadores concordam que as competências em IA aumentam as suas oportunidades de emprego e 46% dizem que a IA lhes deu mais oportunidades para aprenderem novas competências e progredirem nas suas carreiras.

Poucos estão preparados

Ainda segundo o estudo, atualmente, apenas 11% dos trabalhadores estão preparados para o futuro, ou seja, são indivíduos que se destacam pela sua adaptabilidade, flexibilidade nos planos de carreira e abordagem proativa à aquisição de novas competências. Dentro deste grupo de trabalhadores, o inquérito revelou que 93% recebem um plano de desenvolvimento personalizado, em comparação com 51% da força de trabalho em geral. Além disso, 95% destes trabalhadores preparados para o futuro participam em ações de formação em liderança proporcionadas pelas suas empresas, em comparação com apenas 57% da restante força de trabalho.

“Atualmente, 76% dos trabalhadores acreditam que as empresas devem priorizar a formação dos colaboradores existentes para diferentes funções dentro da organização antes de contratarem externamente, um aumento de 12 pontos percentuais desde 2023. No entanto, apenas 9% planeiam permanecer nas suas empresas para serem requalificados, uma queda de 7 pontos percentuais em relação ao ano anterior”, destaca ainda.

40% sofreram burnout

Outra questão levantada pelo estudo refere-se à saúde e ao bem-estar. “Cuidar da saúde mental dos trabalhadores deve ser uma prioridade, e as empresas devem responder às preocupações de que a IA possa favorecer determinados grupos de trabalhadores, demonstrando um compromisso com a inclusão e práticas de trabalho sustentáveis”, indica. Nos últimos 12 meses, 40% dos trabalhadores sofreram burnout, devido a excesso de trabalho, um número que sobe para 62% entre aqueles que estão preocupados com o impacto da IA e foram negativamente afetados por ela.

Menos de metade dos trabalhadores confia nas competências e conhecimentos dos seus líderes em IA (46%). Mais de três quartos valorizam a experiência humana de um recrutador (76%), que consegue ver o seu potencial para além das suas competências e experiência, um aumento face aos 64% do ano passado.

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Bebidas

Casa Ermelinda Freitas distinguida no Sélections Mondiales des Vins no Canadá

A Casa Ermelinda Freitas voltou a ver os seus vinhos distinguidos internacionalmente. Desta vez conquistou 1 Medalha de Grande Ouro e 9 Medalhas de Ouro no Sélections Mondiales des Vins 2024.

A Casa Ermelinda Freitas voltou a ver os seus vinhos premiados no concurso de vinhos Sélections Mondiales des Vins – Canadá 2024, com 1 Medalha de Grande Ouro e 9 Medalhas de Ouro.

De destacar as medalhas de Grande Ouro e Ouro atribuídas aos primeiros vinhos do Douro da Casa Ermelinda Freitas: Quinta de Canivães Douro DOC 2020 (Medalha de Grande Ouro), e o Quinta de Canivães Douro DOC Reserva 2019 (Medalha de Ouro).

Sélections Mondiales des Vins – Canadá – Outubro 2024

Medalha Grande Ouro:
– Quinta de Canivães Douro DOC 2020

Medalhas de Ouro:
– Vinha do Torrão Branco Reserva 2022
– Dona Ermelinda Branco 2023
– Quinta de Canivães Douro DOC Reserva 2019
– Baía de Tróia Castelão 2022
– Casa Ermelinda Freitas Touriga Nacional Reserva 2021
– Dona Ermelinda Reserva Branco 2023
– Casa Ermelinda Freitas Alicante Bouschet Reserva 2022
– Vinha do Torrão Reserva Tinto 2022
– Fugaz Loureiro 2023

Estamos perante o melhor ano de sempre no que toca à conquista de prémios, sublinha a Casa Ermelinda Freitas em comunicado. “Mais do que um reconhecimento, é um reforço da notoriedade e qualidade da marca a nível nacional e internacional”, é referido.

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Photography by Fabrice Demoulin

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Essência do Vinho regressa em novembro e celebra 25 anos

A Essência do Vinho 2024 vai reunir, em Lisboa, os grandes protagonistas da atualidade e terá dia exclusivo para profissionais.

A Essência do Vinho, promovida pela Revista de Vinhos, vai realizar-se de 09 a 11 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, numa edição que celebra os 25 anos do evento.

O certame apresentará em prova livre as novidades dos produtores nacionais, bem como marcas do mundo, voltando a ter um espaço dedicado a vinhos de intervenção minimalista – o Mundo Natural. Masterclasses, conversas com sommeliers e food boxes constituem a programação disponível para o público em geral. A segunda-feira, 11 de novembro, será reservada a profissionais.

“Celebramos 25 anos de um evento que, em 2017, decidimos reposicionar, integrando no circuito da principal experiência de vinho em Portugal, apostando na internacionalização e no rejuvenescimento de públicos, com uma maior proximidade aos profissionais, reservando-lhes o dia de segunda-feira. Trabalhamos para que cada edição seja diferenciadora, dando palco a emblemáticos produtores e embaixadores, mas também revelando novos protagonistas, e tendências“, afirma Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Revista de Vinhos e da Essência Company.

O dia dedicado aos profissionais inicia com a prova dos “’Vinhos de Minas Gerais’, às 12h30, revelando que os vinhos daquele estado brasileiro refletem os convívios de várias culturas. Às 15h serão realizadas três provas: ‘Dão: clássicos e novos protagonistas’, ‘Tejo: a camaleónica Fernão Pires’ e ‘Principal: vertical de um grande Bairrada’.
Às 17h também serão promovidas três provas: ‘Foradori e Filipa Pato: duas experiências de biodinâmica’, ‘Quinta de Pancas Special Selection: vertical de um clássico de Lisboa’ e ‘Van Zeller Wine Collection: topos de gama Zom’.

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CONFAGRI e CAP pedem apoios urgentes para produtores de maçã e castanha

As duas confederações pedem ao Ministério da Agricultura e Pescas a atribuição urgente de apoios aos produtores de castanha e de maçã do Norte do país, fortemente afetados pela tempestade Kirk, no passado dia 09.

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A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) alertam para os estragos causados pela passagem da tempestade Kirk, às produções de castanha e de maçã, no dia 09 de outubro, com principal incidência no Norte do país.

A CONFAGRI sublinha, que  “muitos foram os concelhos, na região do Douro, cujas produções de maçã e castanha, incluindo as próprias árvores, foram destruídas pela força dos ventos”, com incidência nos concelhos de Lamego, Armarar, Carrazeda de Ansiães, Tarouca, Moimenta da Beira e Valpaços. 

Perante esse cenário, apela ao Ministério da Agricultura e Pescas para que “intervenha rapidamente” para apoiar os fruticultores lesados. Nuno Serra, secretário-geral da Confederação, diz ser necessário “uma rápida intervenção no apoio à tesouraria das explorações afetadas” e também “a abertura de uma medida de apoio ao restabelecimento do potencial produtivo perdido”.

CAP refere prejuízos acima dos 40%

Também a Confederação dos Agricultores de Portugal alerta para a necessidade da rápida disponibilização dos apoios. Num comunicado, a Confederação “manifesta a sua total solidariedade para com os agricultores desta região” que reportaram “prejuízos e perdas muito avultadas nas suas produções, nomeadamente maçã e castanha”.

Com base em informações que recolheu junto das organizações suas associadas naquela região, a CAP avança que a violência do vento e da chuva provocou estragos que “não só comprometem a produção da atual colheita – nalguns casos acima dos 40%, impondo prejuízos imediatos e avultada perda de rendimentos aos produtores”, como também colocam em causa a capacidade produtiva futura e a viabilidade da sua atividade, “atendendo aos extensos danos verificados em infraestruturas e sistemas produtivos”.

Nesse sentido, a organização defende a necessidade de o Governo fazer uma avaliação técnica e económica dos estragos “com máxima prioridade”, para garantir a disponibilização “célere” dos apoios aos agricultores.

Dada a cada vez maior frequência de fenómenos climáticos adversos e extremos, a CAP reitera ainda a necessidade de revisão do sistema de seguros para a atividade agrícola para contemplar e garantir cobertura do capital produtivo em situações como as agora verificadas. “As coberturas contempladas pelo Sistema de Seguros Agrícolas (SSA) devem ser revistas o mais rapidamente possível, para que, desde logo, permitam segurar estes acidentes”, defende no comunicado.

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Nestlé nomeia Anna Lenz como Responsável Mundial de Recursos Humanos e Membro do Executive Board

A Nestlé sublinha que como membro do Executive Board, Anna Lenz desempenhará um papel fundamental na orientação estratégica e no direcionamento das iniciativas de Recursos Humanos em toda a organização.

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A Nestlé SA anunciou a nomeação de Anna Lenz, atual Diretora-Geral da Nestlé Portugal, como a nova responsável mundial de Recursos Humanos do Grupo. Em virtude dessa nomeação, Anna Lenz passará a integrar o Executive Board da Nestlé, S.A..

A Nestlé sublinha em comunicado a trajetória notável de Anna Lenz no Grupo, incluindo sua liderança bem-sucedida como a primeira mulher Diretora-Geral da Nestlé Portugal, trazendo consigo uma vasta experiência das várias áreas funcionais, negócios e geografias da Nestlé, em resultado do seu percurso internacional de duas décadas na empresa, bem como um profundo compromisso com o desenvolvimento das pessoas.

“Estou muito honrada por esta nomeação e por ter a oportunidade de contribuir para a estratégia global de Recursos Humanos da Nestlé”, afirmou Anna Lenz. “Estou ansiosa para trabalhar em estreita colaboração com as equipes globais para impulsionar o crescimento sustentável, o desenvolvimento de talentos e a cultura organizacional da Nestlé. Guardo já de Portugal e da Nestlé Portugal uma enorme saudade das pessoas, do seu compromisso e da sua enorme qualidade.”, acrescenta.

 

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Retalho

Delta The Coffee House Experience chega ao Amoreiras Shopping Center

No âmbito do seu plano de expansão, a Delta The Coffee House Experience abriu uma loja no Amoreiras Shopping Center, mantendo o propósito de ser um espaço dedicado à cultura e valorização do café.

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Esta é a primeira loja implantada num centro comercial em Lisboa. O espaço, localizado no piso 1 do Amoreiras Shopping Center, oferece uma vasta gama de cafés de extração lenta, “que realçam todas as notas e aromas desta bebida”, com diferentes sugestões para cada experiência e método de preparação, seja através de uma V60, Balão, Chemex , French Press ou Aeropress, apresenta a marca.

Para além do expresso ou de novos blends, será também possível provar cafés de origens exclusivas, como é o caso do lote dos Açores ou de São Tomé e Príncipe. Há ainda diferentes propostas gastronómicas, como pequenos almoços, brunches ou refeições ligeiras.

“É com grande orgulho que hoje celebramos mais um marco na estratégia de expansão de lojas Delta The Coffee House Experience. O conceito foi pensado para enriquecer a cultura do café e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência inigualável que vai para além do ritual habitual de beber café”, destaca Clara Melícias, diretora de lojas Delta The Coffee House Experience.

A Delta The Coffee House Experience do Amoreiras está aberta de segunda a domingo, das 07h30 às 23h00, e junta-se agora às localizadas na Avenida da Liberdade e Marvila (Prata Riverside Village), em Lisboa, e junto ao Mercado do Bolhão, no Porto.

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Caçarola apresenta os novos Pink Rice e Basmati Premium

Com o lançamento do Pink Rice e do Basmati Premium, a marca de arroz da Valente Marques reforça a sua posição no mercado como uma marca inovadora e atenta às tendências globais.

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A Caçarola revelou recentemente dois novos produtos que prometem trazer inovação e sabor ao mercado em Portugal: o Pink Rice e o Basmati Premium. A apresentação oficial decorreu no dia 26 de setembro, no restaurante La Panamericana by Chakall, em Lisboa, num evento que reuniu figuras da gastronomia e do entretenimento.

O lançamento contou com a presença de convidados como a humorista Ana Arrebentinha, num ambiente descontraído e animado, onde a música e os sabores inovadores estiveram em destaque. No centro das atenções estiveram dois nomes da gastronomia portuguesa: o Chef Chakall e Rui Marques, criador do popular blog e projeto culinário A Pitada do Pai.

Sob o lema “Amor em grão”, ambos os chefs surpreenderam os presentes com pratos sofisticados e criativos, destacando a versatilidade dos novos arrozes da Caçarola.

Com o lançamento do Pink Rice e do Basmati Premium, a marca da Valente Marques reforça a sua posição no mercado como uma marca inovadora e atenta às tendências globais, sempre com o foco na qualidade e na satisfação dos consumidores.

Fotografias: Brain Entertainment

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Bebidas

Colheita 2021 do Segredo 6 chega como “a melhor de sempre”

Ao mercado chegam cerca de 500 garrafas e, ainda, 30 estojos de edição colecionador com três garrafas. Além de Portugal, também o Brasil tem contribuído para aumentar as vendas.

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Foi em Mirandela, Trás-os-Montes, que António Boal e Francisco Costa apresentaram o novo Segredo 6, produzido a partir das uvas colhidas em 2021, na Vinha do Professor.

Com assinatura do enólogo Paulo Nunes, este vinho é produzido a partir das castas autóctones da região, nomeadamente Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Alicante Bouschet, Bastardo e Tinta Roriz, entre outras, “estagiou durante um longo período de meses em barricas de carvalho francês, selecionadas pela equipa de enologia da 2 CC em conjunto com a tanoaria para este perfil de vinho”.

De cor rubi intensa, aroma complexo com notas de fruta vermelha e balsâmico mentolado, este Segredo 6 revela-se na boca com um “equilíbrio harmonioso em todo o seu conjunto”, mostrando “um vinho de estrutura e carácter com grande persistência”, salienta Paulo Nunes, adiantando que esta colheita é, seguramente, “a melhor” de todas.

A Vinha do Professor, assim chamada por pertencer durante décadas a um professor, é uma vinha velha de 4,5 hectares e sem armação, existente há 68 anos. Ao mercado chegam 475 garrafas desta colheita, 400 das quais Magnum, 50 de 5 litros e 25 de 15 litros, pelos valores de 600, 1.800 e 8.000 euros, respetivamente. 20% da produção foi adquirida por membros do restrito clube de apreciadores dos vinhos da 2 CC, o Clube Gold, ainda antes do lançamento oficial. A pensar nos colecionadores, a marca lançou, ainda, uma edição especial, de 30 estojos, que lhes dá a oportunidade de usufruir de uma prova vertical das três colheitas disponíveis do Segredo 6 (2019/2020/2021).

O mercado nacional tem revelado particular interesse neste vinho, de segmento premium, a par do mercado brasileiro, que conquista, já, uma percentagem bastante significativa de vendas, revelam os dois sócios, António Boal e Francisco Costa. De acordo com os fundadores da 2 CC Produção de Vinhos LDA, a expectativa é que os dois mercados continuem em crescimento e que se entre, com esta nova colheita, em Angola.

A nova colheita do Segredo 6 está já disponível para os membros do Clube Gold 2 CC e chegará em breve ao mercado em quantidades muito limitadas.

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Retalho

Auchan marca presença na Expo Franchise

Nos dias 18 e 19 de outubro, a retalhista irá fortalecer o compromisso com a rede de franquia e apresentar a sua visão de futuro

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A Auchan Retail Portugal vai marcar presença na Expo Franchise, a maior feira de franchising da Península Ibérica, que irá decorrer nos dias 18 e 19 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa. Após a aquisição da Dia Portugal, e da rede de lojas Minipreço, esta será a primeira vez que a insígnia de retalho alimentar irá apresentar aos potenciais investidores, e empreendedores nacionais, a sua visão de futuro. Esta será também uma oportunidade para dar a conhecer os pilares de intervenção da Auchan na área da franquia.

“Com a aquisição da Dia Portugal, a Auchan assumiu a gestão da mais antiga e uma das maiores redes nacionais de franquia alimentar. Das mais de 480 lojas Minipreço adquiridas, mais de 50% operam em regime de franchising, o que traduz um novo foco estratégico”, afirma Pierre Olivier Delpierre, diretor de Franchising e Conceitos Comerciais da Auchan Retail Portugal.

“Atualmente, a rede de franquia da Auchan é um dos maiores ativos da nossa operação em Portugal, onde queremos fomentar o empreendedorismo através de parcerias sustentáveis e colocar os parceiros no centro das nossas ações. Vivemos um momento único no qual depositamos muita confiança nos nossos parceiros de negócio”, acrescenta.

Com a aquisição da cadeia Minipreço, em abril deste ano, a Auchan Retail Portugal passou a contar com 583 lojas físicas, 30 gasolineiras, quatro armazéns e duas lojas digitais, e emprega  mais de 11.000 colaboradores. 

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Retalho

Gama gourmet da Aldi de volta com novos produtos

A Aldi Portugal volta a ter em loja a sua gama Gourmet Finest Cuisine, que, este ano, apresenta várias novidades.

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A Aldi Portugal volta a ter em loja a sua gama Gourmet Finest Cuisine, que, este ano, apresenta várias novidades. Este sortido, que a ALDI refere ter sido pensado especialmente para a época festiva, combina a essência discount com produtos premium, “permitindo aos consumidores desfrutar de refeições sofisticadas e de elevada qualidade, a preços acessíveis”.

A Aldi refere que a Gourmet Finest Cuisine apresenta agora novas opções, que vão desde entradas a pratos principais e sobremesas, permitindo aos clientes preparar uma refeição completa com produtos selecionados e de alto requinte, como Pizza de Trufa e Presunto, Massa Tagliolini Fresca Gourmet, com sabor a Tinta de Choco, Trufa ou Pesto, Alheira de Leitão ou Cogumelos Shiitake, Frango Recheado, disponível nas variedades: Nozes, Presunto e Queijo ou Queijo de Cabra e Arandos, Cesto de Queijos Curados de Seia, Sobremesa Gourmet, com sabor a Amaretto e Ricotta ou Avelã e Chocolate, Cheesecake de Bolacha Caramelizada Belga ou com sabor a Chocolate com Turrão de Amêndoa e Massas Recheadas Gourmet, disponíveis em várias combinações de sabores: Queijo de Cabra e Cebola Caramelizada, Spianata (salame picante) e Grelos, e Abóbora com Queijo Mascarpone.

A Gourmet Finest Cuisine mantém alguns dos produtos como os célebres Macarons em diversos sabores, o Queijo de Ovelha com Trufa, a Paleta de Porco Preto e o Presunto de Porco Ibérico. A ALDI continua a apostar em sabores nacionais, especialmente no que respeita aos queijos, charcutaria e sobremesas, como os Queijos de Seia, a Alheira de Leitão ou Cogumelos Shiitake, e o Pudim de Ovos, acrescenta a retalhista em comunicado.

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