Sonae vai reunir especialistas em Lisboa para debater a circularidade
A Sonae vai realizar o Innovators Forum’24, que contará com especialistas nacionais e internacionais para debater o estado atual da economia circular e explorar caminhos para a inovação e impacto positivo.

Hipersuper
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
O Innovators Forum’24 vai acontecer a 27 de novembro no Pátio da Galé, em Lisboa, co um programa que decorre da 14h às 20h. São esperados 400 participantes neste evento que terá também transmissão online aberta a toda a comunidade, informa a Sonae.
Esta segunda edição do Innovators Forum, que acontece numa fase “em que os desafios ambientais ameaçam gravemente o nosso planeta”, irá reunir especialistas nacionais e internacionais “com projetos pioneiros e experiências concretas na área”, adianta a Sonae num comunicado.
Para além de apresentar o estudo sobre o estado atual da economia circular, o evento vai também desafiar uma audiência especializada a impulsionar uma transformação positiva e duradoura. ‘Inspirar. Inovar. Impactar’ é mote que guiará o Innovators Forum’24, revela ainda a Sonae.
Os dados mais recentes, publicados no ‘Circularity Gap Report 2024’, adiantam que a taxa de materiais reciclados consumidos pela economia global diminuiu de 9,1% em 2018 para 7,2% em 2023, uma queda de 21% em cinco anos. Nos últimos seis anos, a nível mundial, foram consumidas mais de 500 mil milhões de toneladas de materiais, quase o equivalente ao consumo total do século XX.
Em Portugal, segundo os mais recentes dados do Eurostat, a taxa de circularidade era de apenas 2% em 2022, posicionando o país em 24º lugar entre os 27 estados-membros da União Europeia, cuja média é de 11,7%. O estudo estima que a economia circular possa ajudar a reduzir as emissões atmosféricas em 40%, gerar até dois milhões de empregos e criar um mercado avaliado entre dois e três mil milhões de dólares até 2026.
“Estamos a consumir recursos a um ritmo que o planeta não consegue suportar, sem dar tempo à natureza para se restaurar”, defende João Günther Amaral, membro da Comissão Executiva da Sonae. “Perante este cenário, não temos escolha: ou mudamos radicalmente a forma como utilizamos os recursos naturais ou não haverá futuro. Nesta segunda edição do Innovators Forum, queremos agir”, define.
Entre os oradores confirmados desta edição, destacam-se Ivone Bojoh, CEO da Circle Economy Foundation, responsável pela edição anual do Circularity Gap Report, Raphaël Masvigner (Circul’R), Marta Brazão (Circular Economy Portugal), Ana Barbosa (IKEA Portugal, Sónia Cardoso (Sonae), Bruno Borges (Worten), Filipa Pantaleão (BCSD Portugal), Anders Åhlén (McKinsey & Co), Carlos Moedas (Câmara Municipal de Lisboa) e Paulo Azevedo (Sonae).