Campanha da APED quer ajudar consumidores a ler corretamente os prazos de validade
‘Saber a diferença faz a diferença’ é o mote da campanha dinamizada pela APED, que tem como objetivo ajudar o consumidor a interpretar corretamente as indicações dos prazos de validade dos produtos alimentares.

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Com o apoio institucional da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e com o apoio do Movimento Unidos Contra o Desperdício – o qual a APED integra enquanto membro fundador –, a campanha pretende através de um tom informativo e pedagógico explicar como distinguir os diferentes prazos de validade, rentabilizando o consumo dos alimentos e evitando, assim, o seu desperdício.
Através do seu site e redes sociais, a APED esclarece as diferenças entre as indicações ‘consumir até’, ‘consumir de preferência antes de’ e ‘consumir de preferência antes do fim de’, reunindo também um conjunto de dicas e recomendações de conservação e consumo.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que cerca de um terço dos alimentos produzidos a nível mundial são perdidos ou desperdiçados em alguma fase da cadeia de abastecimento. Estudos europeus mostram ainda que o consumidor doméstico é responsável por 42% do desperdício alimentar global, sendo o desconhecimento do significado das datas de validade um dos principais fatores que contribuem para esta estatística.