Alimentar

Queijos: novos lançamentos, inovação e sustentabilidade dinamizam mercado

O mercado de queijos em Portugal tem crescido, marcado por várias novidades inovadoras e que respondem a várias tendências de consumo como a conveniência.

Ana Rita Almeida
Alimentar

Queijos: novos lançamentos, inovação e sustentabilidade dinamizam mercado

O mercado de queijos em Portugal tem crescido, marcado por várias novidades inovadoras e que respondem a várias tendências de consumo como a conveniência.

Sobre o autor
Ana Rita Almeida
Artigos relacionados
Javier López é o novo CEO da Decathlon
Retalho
Novo software da Bosch promete criar fábricas até 25% mais produtivas
I&D
Portugal Fresh levou cinco empresas portuguesas à Fruit Attraction São Paulo
Alimentar
Ana Gomes é a nova diretora de Research da Cushman & Wakefield
Análise
Ana Gomes é a nova Head of Research & Insight da Cushman & Wakefield
‘Os agricultores são ambientalistas’ será tema de um seminário em Braga
Alimentar
Estão abertas as candidaturas para a Academia do Centro de Frutologia Compal
Alimentar
Gelado vegan que combate o desperdício: Auchan dá nova vida a bananas maduras
Retalho
Cristina Moreira dos Santos reeleita presidente da APCC
Retalho
OpEX Portugal Summit vai debater a excelência operacional nas empresas
ESG
Designer Outlet Algarve vai abrir novas lojas no verão deste ano
Retalho

O mercado de queijos em Portugal tem crescido, marcado por várias novidades inovadoras e que respondem a várias tendências de consumo como a conveniência. A Montiqueijo, Bel Portugal, Queijos Lagos, Queijaria da Caramuja e Queijos Santiago destacam-se pela aposta em novos lançamentos, como rotulagem em braille e embalagens sustentáveis, respondendo às exigências dos consumidores, sempre com a sustentabilidade como foco central, com práticas de bem-estar animal e economia circular. A valorização das tradições locais também se mantém essencial.

Dina Duarte, diretora-geral da Montiqueijo, lembra que o queijo “é um dos mais característicos da mesa portuguesa” e que faz parte de muitos momentos de convívio. A responsável da empresa de produtos lácteos, especializada na produção de queijos de vaca, fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte, sublinha que, ao longo dos anos, se verificou uma expansão no espaço dedicado a diferentes variedades de queijos nos super e hipermercados, refletindo o crescente interesse dos consumidores. Em 2023, o mercado de queijo registou “um aumento significativo, impulsionado principalmente pela realização de feiras de queijos que promovem a produção nacional”. No entanto, no primeiro semestre desse ano, revela que houve “um ritmo mais lento em relação ao ano anterior”.
A Montiqueijo tem lançado algumas novidades no mercado e introduziu recentemente a rotulagem em braille, numa parceria com a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, uma iniciativa que visa reflete o compromisso com a responsabilidade social, “procurando tornarmo-nos numa marca ainda mais inclusiva e sensibilizar para a autonomia dos consumidores portadores de deficiência visual “, abrangendo o Cesto de Três Queijos Curados e a embalagem de 200g do Queijo Fresco, sublinha Dina Duarte.
Além disso, este ano foi também lançado um packaging especial alusivo ao Campeonato Europeu de Futebol de 2024”.
Dina Duarte revela ao Hipersuper que o público infantil é uma prioridade para a marca, tendo sido desenvolvida uma parceria com a Science4you para criar um brinquedo especial que permite às crianças “viverem a experiência única de produzir queijo”. E avança ao nosso jornal: está a ser preparado um novo lançamento, em parceria com uma marca de vinhos regional da Península de Setúbal, a tempo da época festiva.
A inovação é uma constante na Montiqueijo que continua a valorizar as tradições locais. Dina Duarte afirma mesmo que a empresa produtora de queijos tem como mote “aliar a tradição à inovação”: o processo de produção do queijo mantém-se artesanal, utilizando os métodos “que os meus pais utilizavam há 61 anos”. A empresa, referência no mercado interno e com presença em vários mercados a nível internacional, continua a considerar-se “bastante local”, apoiando diversos projetos em parceria com a Junta de Freguesia de Lousa, em Loures, que promovem atividades de cariz desportivo, cultural, educativo e de entretenimento, com a comunidade local. Entre esses projetos, destaca-se o Passeio Pedestre anual, que tem como objetivo “apoiar uma causa solidária” e valorizar o contacto com a natureza, reforçando “a importância da preservação ambiental”.

“Os consumidores de hoje estão cada vez mais exigentes e informados”
Também Yvan Mendes, marketing manager e champion DE&I da Bel Portugal, sublinha que o mercado de queijo “é o maior mercado de grande consumo em Portugal, em valor”, que tem registado uma evolução significativa nos últimos anos, mantendo-se essa tendência ao longo deste ano. “No que diz respeito à BEL Portugal continuamos a consolidar a nossa posição de líder do mercado de queijo com uma quota de mercado de 16,8% em valor a fecho do primeiro semestre deste ano”, através das suas principais marcas: Limiano, Terra Nostra, A Vaca que ri e Babybel”, afirma ao Hipersuper.
Sobre o aumento de consumo, lembra que o queijo está profundamente enraizado nos hábitos alimentares dos portugueses, sendo um alimento presente “em praticamente todos os lares e utilizado em diversas ocasiões de consumo”.
Quanto ao perfil dos consumidores, observa que “os consumidores de hoje estão cada vez mais exigentes e informados”, procurando produtos que se alinhem com os seus valores pessoais, preocupações com a saúde, sustentabilidade e ética. Valorizam, ainda, “a qualidade, a origem dos produtos e a variedade disponível no mercado”, o que leva a Bel a estar atenta a essas mudanças e a trabalhar diariamente para responder às suas necessidades.
No que diz respeito a lançamentos, Yvan Mendes afirma que a Bel procura acompanhar “as principais tendências” e diversificar o portefólio de produtos para responder às necessidades dos consumidores. O compromisso da empresa, segundo o responsável do grupo multinacional familiar de origem francesa, é trazer “inovação que seja relevante”, com o consumidor sempre no centro da estratégia. Entre os projetos focados na sustentabilidade, destaca o “projeto piloto de Agricultura Regenerativa nos Açores” e o lançamento do Terra Nostra Ecodesign, que redefine a embalagem de fatias Terra Nostra, economizando cerca de 20 toneladas de materiais de embalagem por ano. Yvan Mendes destaca ainda o Limiano Amanteigado Vaca, um queijo curado lançado no final do ano passado, que recupera as características de textura amanteigada e sabor suave de Limiano. O marketing manager reforça que a Bel continuará a trazer “inovação relevante” ao mercado, com o objetivo de ser sempre “a primeira escolha por parte dos consumidores”.
Yvan Mendes sublinha que a Bel Portugal tem “um forte compromisso com a valorização das tradições locais”, refletido em várias áreas da operação. Um dos exemplos mais claros deste compromisso está na marca Terra Nostra, que promove “o que de melhor tem os Açores”, destacando as tradições e o modo de vida da região. Mendes explica que as campanhas da marca reforçam o orgulho regional e a conexão profunda com a terra e a natureza, mencionando que as últimas campanhas contam com a participação de um produtor real, o Sr. Eduardo, que representa “os mais de 140 produtores certificados Terra Nostra”.

Valorizar as tradições locais
Luís Lagos, diretor-geral da Queijos Lagos, sublinha que, no atual contexto económico, marcado por uma conjuntura inflacionista que elevou o preço da matéria-prima “para os níveis mais altos de sempre”, a empresa sentiu “uma clara retração na compra” dos seus produtos. Esta realidade tem colocado novos desafios ao setor, levando a uma procura constante de equilibrar “a sustentabilidade da produção com o consumo”. O responsável reforça que o aumento dos custos teve de ser refletido no preço final dos queijos, o que contribuiu para esta retração no consumo.
E porque a Queijos Lagos tem sempre mostrado dinamismo, em relação a lançamentos, destaca que a inovação “está inscrita na natureza” da Queijos Lagos.
A valorização das tradições locais é “um dos pilares essenciais” da Queijos Lagos. A empresa produz queijos baseados em “conhecimentos passados de geração em geração”, resultado de um saber empírico herdado. Segundo Luís Lagos, os queijos da empresa são feitos com “amor” e refletem “uma herança familiar”, sendo, muitas vezes, a “história de pessoas, de uma família, de colaboradores”. O diretor-geral sublinha a importância de o consumidor reconhecer que, ao comprar um queijo, “não está apenas a comprar um queijo, mas também toda uma história”.

Várias novidades
Nuno Torgal, diretor comercial da Queijos Santiago, confirma que o consumo de queijos em Portugal “tem vindo a aumentar ao longo deste ano”, especialmente na gama de queijos frescos, devido à sua “composição nutricional e mais saudável” e à “acessibilidade a nível de preço”. O diretor comercial da empresa que foi este ano comprada pela Lactogal, também destaca a crescente procura por opções convenientes, como os “queijos fatiados e ralados”, acrescentando que “na gama de queijos de prato e regionais o seu consumo tem vindo a diminuir, fruto da inflação”.
2024 tem sido um ano de novos lançamentos com várias novidades. Uma delas foi a implementação do “Mercadinho”, um stand dinâmico nos estabelecimentos comerciais, destinado a melhorar “a experiência do consumidor com os queijos curados regionais”. A marca lançou também uma “edição limitada de verão”, os Queijos Frescos com sabor, uma novidade “fresca, saborosa e saudável”, pioneira no setor. Mais recentemente, foi introduzido no mercado o “Queijo Alavão com Trufa Negra”, uma inovação no mercado português, sendo a Queijos Santiago “a primeira marca a produzir este tipo de queijo em Portugal”.
“Como a gama Alavão já é conhecida e um sucesso entre os amantes de queijos”, a Queijos Santiago acaba de alargar a sua gama de Tábuas, apresentando a quarta tábua, desta vez de Queijos Alavão. Contando com as típicas três cunhas de pasta semi-firme, a tábua é composta pelo Queijo de Vaca Curado com Trufa Negra, Queijo de Vaca Curado Clássico e Queijo de Vaca Curado com Manjericão e Tomilho.
Refira-se que a produção de todas as tábuas é 100% sustentável, com embalagens 100% recicláveis e com menos de 75% de plástico.
Quanto à valorização das tradições locais, Nuno Torgal salienta que a Queijos Santiago, sendo “uma marca centenária”, tem na tradição “um dos seus grandes pilares”, o que a distingue das restantes marcas. A empresa procura “reinventar-se”, mas sem perder a sua “essência tradicionalmente portuguesa”, respeitando sempre as tradições ao mesmo tempo que introduz “um pequeno traço de modernidade” nos seus produtos.

O saber-fazer ancestral e local
Paulo Mota, responsável pela Queijaria da Caramuja, sublinha que, apesar do curto período em que a empresa está ligada ao setor, percebe que “o consumo de queijo tem aumentado ligeiramente” e considera que ainda existe “muita margem de crescimento”, destacando que, embora o consumo de queijo per capita em Portugal esteja acima da média da União Europeia, com mais de 14kg/ano, há espaço para o país se aproximar de mercados como a Estónia, Irlanda, Finlândia e Alemanha, onde o consumo supera os 19kg/ano per capita.
A Queijaria da Caramuja, que viu o seu Queijo de Cabra Conde de Vinhó ser eleito o Melhor Queijo de Portugal, na categoria de Cura Prolongada, na edição de 2023 do concurso da ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Laticínios, introduziu recentemente “uma linha de produtos biológicos”, que inclui Kefir, Queijeta e Queijo de Cabra, todos produzidos com leite de cabra biológico da própria exploração.
Além disso, o responsável destaca o lançamento dos “Bombons de Chocolate com Queijo Serra da Estrela”, resultado de uma parceria com o Chef Flávio Silva, e revela que a empresa pretende continuar a diversificar a gama de produtos. Em breve, irá “apresentar três novos produtos”, além de aumentar a oferta de produtos biológicos com a introdução do “Queijo Serra da Estrela DOP com certificação biológica”, diz ao Hipersuper.
A Queijaria da Caramuja valoriza as tradições locais, e Paulo Mota afiança que a melhor forma de o fazer é através da produção de “produtos genuínos”, como o Queijo Serra da Estrela, que respeita e preserva “o saber-fazer ancestral e local”. Também a Queijeta, outro produto da empresa, “valoriza as tradições locais”, sendo “um queijo de cabra acabado de fazer, muito conhecido neste território”.
O responsável reforça que esta aposta na autenticidade e na tradição é essencial para responder à crescente procura dos consumidores por produtos que respeitam as suas origens.

“Vemos cada vez mais diversidade de produtos em marca de retalhista”
Sobre a influência das marcas próprias, Dina Duarte reconhece o setor tem sentido a sua força e o impacto nas vendas de outras marcas, e que “vemos cada vez mais diversidade de produtos em marca de retalhista”. “É claro que também trabalhamos nessa vertente com vários retalhistas com os nossos queijos”, sublinha.
Para a diretora-geral da Montiqueijo a forma “nos diferenciarmos é continuando a manter a qualidade que nos caracteriza, e que os consumidores valorizam, e apresentar novos produtos que respondam às suas necessidades e novos gostos”.
Também Yvan Mendes reconhece o crescimento que as marcas próprias têm tido fruto do contexto económico adverso que temos vivido, “o que naturalmente tem alterado as dinâmicas de mercado”.
No entanto, garante que a Bel Portugal “tem as marcas de queijo líderes de mercado e as preferidas dos consumidores, o que acreditamos que se deve à forma como as nossas marcas representam o seu papel na sociedade”.
Para Yvan Mendes “é fundamental que cada marca tenha um propósito e uma missão relevante no mercado e na sociedade, assim como, fatores que a diferenciem, seja ao nível de produto, comunicação ou inovação” e assegura que “na Bel Portugal investimos continuamente em inovação, não apenas em termos de novos produtos, mas também em práticas sustentáveis e embalagens que respondem às preocupações ambientais dos consumidores. Comunicamos de forma transparente os valores e as práticas que sustentam os nossos produtos, criando uma forte ligação emocional com os consumidores e reforçando a confiança nas nossas marcas. “A marca Terra Nostra, por exemplo, ambiciona ser a marca de lacticínios mais sustentável do mundo, através do Programa Leite de Vacas Felizes e de uma estratégia de sustentabilidade com metas ambiciosas no sentido da descarbonização”, exemplifica.
Nuno Torgal não tem dúvidas: “as marcas próprias têm vindo a ganhar terreno no mercado dos queijos” e “este ano, estas marcas aumentaram 2% na nossa faturação”.
Para o responsável, o setor alimentar “está em constante crescimento e, claro, é sempre um desafio conseguir ser uma marca diferente entre as demais”. “A Queijos Santiago é uma marca de renome, tanto no mercado nacional como internacional, a sua identidade e história são elementos que fazem com que a Queijos Santiago se destaque naturalmente: conta com mais de 100 anos de história na produção de queijos nacionais, e coleciona diversas premiações no âmbito nacional e internacional” garante, lembrando que “a sua capacidade de inovação é outro grande fator”. Em 2024 “tivemos dois lançamentos que consolidaram a Queijos Santiago como precursora na fabricação de dois produtos em Portugal: os Queijos Frescos com sabor a fruta e, mais recentemente, o Queijo Alavão com Trufa Negra”, exemplifica, garantindo que “é assim que a Queijos Santiago se destaca: unindo qualidade, tradição e originalidade”.

Este artigo faz parte da edição 426 do Hipersuper

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Artigos relacionados
Javier López é o novo CEO da Decathlon
Retalho
Novo software da Bosch promete criar fábricas até 25% mais produtivas
I&D
Portugal Fresh levou cinco empresas portuguesas à Fruit Attraction São Paulo
Alimentar
Ana Gomes é a nova Head of Research & Insight da Cushman & Wakefield
Ana Gomes é a nova diretora de Research da Cushman & Wakefield
Análise
‘Os agricultores são ambientalistas’ será tema de um seminário em Braga
Alimentar
Estão abertas as candidaturas para a Academia do Centro de Frutologia Compal
Alimentar
Gelado vegan que combate o desperdício: Auchan dá nova vida a bananas maduras
Retalho
Cristina Moreira dos Santos reeleita presidente da APCC
Retalho
OpEX Portugal Summit vai debater a excelência operacional nas empresas
ESG
Designer Outlet Algarve vai abrir novas lojas no verão deste ano
Retalho
Retalho

Javier López é o novo CEO da Decathlon

Para liderar esta nova fase, a administração da Decathlon nomeou Javier López como CEO, substituindo Barbara Martin Coppola, que ocupou esta posição desde março de 2022.

“A Decathlon está a iniciar uma nova fase na sua história, com o objetivo de fortalecer a sua competitividade e crescimento, ao mesmo tempo que intensifica as suas ações para promover o acesso ao desporto e os seus valores universais”, refere a empresa num comunicado onde anuncia  a nomeação de Javier López como Chief Executive Officer (CEO), substituindo Barbara Martin Coppola, que ocupou esta posição desde março de 2022.

Fundada em 1976, a Decathlon tem evoluído sob a liderança de Barbara Martin Coppola,”com uma estratégia orientada para se tornar numa marca desportiva multi-especialista que atua de forma concreta para as pessoas, a sociedade e o planeta”, assinala ainda a empresa. “Gostaria de agradecer à Bárbara pelo trabalho impactante que realizou nos últimos três anos. Hoje, a Decathlon é uma marca desportiva cada vez mais reconhecida em todo o mundo pelos seus produtos, pelos seus compromissos e pelo seu impacto positivo. À medida que a Decathlon inicia uma nova fase na sua história, tenho total confiança no Javier e na sua capacidade natural de unir as pessoas para impulsionar a nossa ambição e identificar alavancas novas para um crescimento sustentável, ao mesmo tempo que fortalece ainda mais a nossa cultura humana e inclusiva”, afirma Julien Leclercq, Chairman Decathlon Group, sobre a transição.

Com 26 anos de experiência na Decathlon, Javier López ocupou posições nas áreas digital, logística e retalho. De 2012 a 2015 liderou a Decathlon Alemanha e exerceu funções de CEO na Decathlon Espanha entre 2015 e 2022, ano em que foi nomeado Chief Value Chain Officer Global.

Marca desportiva global multi-especialista, a Decathlon conta com mais de 101 mil colaboradores e 1.750 lojas em todo o mundo.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

I&D

Novo software da Bosch promete criar fábricas até 25% mais produtivas

A Bosch pretende ultrapassar a barreira do mil milhões de euros com receitas de vendas de software para fábricas.

A área de negócios de Tecnologia Industrial da empresa pretende, até ao início da próxima década, que as suas receitas de vendas provenientes de software e de serviços relacionados com software atinjam cerca de mil milhões de euros.

Este setor de negócios inclui a Bosch Rexroth, a Bosch Manufacturing Solutions e a Bosch Connected Industry. As suas soluções de software para o nível de gestão de operações, como o Nexeed da Bosch Connected Industry, e para o nível de controlo, como o ctrlX Automation da Bosch Rexroth, “integram-se perfeitamente”, assegura a empresa. A Bosch Manufacturing Solutions também oferece otimização de processos baseada em IA para ambientes de produção existentes.

Até 25% mais produtivas

Sobre o ctrlX Automation, a Bosch sublinha que é um sistema de automação aberto para a automação de fábricas que, desde o seu lançamento há cinco anos, “atraiu mais de 2.000 clientes”. “As interfaces e os padrões abertos permitem a integração de todos os tipos de tecnologias e parceiros de automação”, explica a empresa.

Por sua vez, o Nexeed, para a Indústria 4.0,  controla o processo de produção “e proporciona a transparência necessária para uma utilização eficiente das matérias-primas e outros recursos”, explica a Bosch. O software permite detetar e eliminar as causas de rejeições numa fase inicial, além de viabilizar a manutenção preditiva, a modernização e a otimização de máquinas e equipamentos.
“O resultado são fábricas até 25% mais produtivas, um aumento de até 15% na disponibilidade das máquinas e uma redução dos custos de manutenção até 25%”, assegura a empresa.
O Nexeed é também utilizado em cerca de 150 fábricas da Bosch. Graças às suas interfaces abertas, pode ser integrado em plataformas industriais comuns e infraestruturas existentes, e os dados gerados podem ser utilizados noutras aplicações.

É na fábrica modelo da Bosch Rexroth em Ulm, Alemanha, que a empresa demonstra a eficiência dos softwares da Bosch. Ali, parte de cenários concretos de produção para apresentar o seu portfólio de tecnologia industrial, incluindo intralogística e distribuição. “Desde a abertura desta fábrica modelo em 2021, cerca de 8.400 visitantes aprenderam sobre temas como sustentabilidade na automação de fábricas, fluxos de materiais flexíveis e os benefícios da arquitetura modular de software.

“A Bosch é uma das maiores empresas de fabricação do mundo. Conhecemos as fábricas como a palma da nossa mão. Este know-how flui para o nosso desenvolvimento de software. As nossas soluções são feitas por utilizadores para utilizadores, uma vez que também usamos o nosso software nas nossas próprias fábricas,” afirma a Tanja Rueckert, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, cujas responsabilidades incluem o setor de negócios de Tecnologia Industrial.

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Portugal Fresh levou cinco empresas portuguesas à Fruit Attraction São Paulo

Coopval, Ferreira da Silva, Frutas DM, Granfer e Grupo Luís Vicente foram as empresas portuguesas presentes na edição deste ano, no stand conjunto da Portugal Fresh.

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal marcou presença na Fruit Attraction São Paulo 2025. Organizado pela Ifema Madrid e Fiera Milano Brasil, o certame abriu portas no dia 25 e prolongou-se até esta quinta feira, dia 27, no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center.

Coopval, Ferreira da Silva, Frutas DM, Granfer e Grupo Luís Vicente foram as empresas portuguesas presentes na edição deste ano no stand conjunto da Portugal Fresh. O objetivo da participação naquela que é considerada uma plataforma estratégica para promover o setor das frutas e legumes na América do Sul, foi reforçar os atuais negócios e parcerias e explorar novas oportunidades numa geografia “com elevado potencial de crescimento para as exportações portuguesas de frutas e legumes”, refere a Portugal Fresh num comunicado.

“Esta é uma oportunidade única para fortalecer parcerias e abrir novas portas para o setor”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh

Brasil vale 67 milhões de euros de exportações
A aposta na internacionalização tem sido uma prioridade da Portugal Fresh. A presença na Fruit Attraction São Paulo “permite não só a promoção dos produtos nacionais, mas também a criação de oportunidades de negócio e colaborações com parceiros locais e internacionais”, destaca a organização num comunicado.

“Esta participação na Fruit Attraction São Paulo reforça o nosso compromisso em expandir a presença dos produtos portugueses em mercados com potencial de crescimento. Esta é uma oportunidade única para fortalecer parcerias e abrir novas portas para o setor”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

O Brasil, terceiro maior produtor do mundo e maior mercado da América Latina. É o primeiro mercado para a pera Rocha e maçã portuguesas. Em 2024, foi o 7º mercado mais importante para o setor, com 67 milhões de euros de exportações – dos quais 59 milhões de euros são frutas frescas -, o que representa um crescimento de 18% em comparação com o ano anterior, segundo números da Portugal Fresh. Em quantidade, registou-se também uma subida de 11% nas exportações. Fora da União Europeia, é o 2º mercado mais relevante para as frutas e legumes nacionais, atrás do Reino Unido, revela a Associação.

A Portugal Fresh tem em curso o projeto conjunto de internacionalização que prevê a realização de missões empresariais e ações de prospeção em novos mercados, a participação em feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor. O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Ana Gomes é a nova Head of Research & Insight da Cushman & Wakefield
Análise

Ana Gomes é a nova diretora de Research da Cushman & Wakefield

Ana Gomes é a nova Head of Research & Insight da Cushman & Wakefield (C&W), reforçando a equipa de Business Development Services, que abrange as áreas de Research e Marketing da consultora.

“Não podíamos estar mais satisfeitos com esta nomeação. A Ana alia o seu enorme conhecimento de mercado à ampla experiência na Cushman & Wakefield, onde tem assumido posições estratégicas para o crescimento da empresa. Estou absolutamente convencido que a sua visão irá trazer um novo dinamismo à área de Research & Insight para continuarmos a ser uma referência no setor, com estudos ainda mais virados para o mercado, os clientes e o negócio.”, sublinha Eric van Leuven, diretor-geral da Cushman & Wakefield Portugal.

“A pesquisa e análise de informação marcou o início da minha carreira na Cushman & Wakefield para estudar o então emergente setor de Industrial & Logística em Portugal. Esse interesse mantém-se até à atualidade e é com grande entusiasmo que abraço esta nova responsabilidade de liderar a área de Research & Insight, dando continuidade a um trabalho que sempre se distinguiu no mercado. Quero continuar a apoiar os nossos clientes na tomada de decisões fundamentadas, na superação de desafios cada vez mais complexos e na identificação de novas oportunidades através da inovação e rigor no tratamento de dados e análise de informação”, refere Ana Gomes.

Ana Gomes ingressou na empresa em 2000, para a função de consultora na área de Industrial & Logística, que viria depois a dirigir até 2018, ano em que passou a liderar a área de Promoção, Reabilitação Urbana e Living no departamento de Capital Markets. Mais recentemente, esteve à frente da área de New Business & Alternatives do mesmo departamento, focada nos segmentos de educação, saúde e residências de estudantes.

Licenciada em Geografia e Planeamento Regional, Ana Gomes alia a sua formação académica ao profundo conhecimento do mercado, associando-lhe ainda uma visão estratégica sobre como a análise de dados e insight podem impulsionar decisões comerciais e gerar valor no setor imobiliário.

A área de Research & Insight da C&W dedica-se a recolher, analisar e publicar uma ampla variedade de informação, incluindo estudos e tendências do mercado imobiliário português, estando ainda focado na realização de estudos e apresentações à medida para clientes.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

‘Os agricultores são ambientalistas’ será tema de um seminário em Braga

Organizado pelo MAPA, acontece a 03 de abril, integrado na 57ª Feira Internacional da Agricultura Pecuária e Alimentação em Braga.

O MAPA – Movimento, Ambiente e Produção Alimentar dinamiza, a 3 de abril, o seminário ‘Os agricultores são ambientalistas’.

Com este seminário, que se realiza no decorrer da 57ª Feira Internacional da Agricultura Pecuária e Alimentação em Braga (AGRO), o MAPA pretende reforçar essa importância, esclarecendo perceções e promovendo um debate educativo baseado em evidências científicas. Essa partilha de conhecimento visa desmistificar conceitos permitindo a evolução do setor e contribuindo para uma alimentação segura e um mundo mais sustentável.

O debate acerca do tema do seminário será dinamizado por Albano Beja Pereira, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Helena Real, Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição, Idalino Leão, presidente da Federação Nacional das Uniões de Cooperativas de Leite e Lacticínios e Manuel Costa e Silva, presidente Assembleia Geral da Associação Empresarial Hortícola. A sessão de encerramento será presidida pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

“Os produtores e agricultores são, por natureza, ambientalistas, pois conhecem e gerem os recursos naturais, garantindo a sustentabilidade dos sistemas, a segurança alimentar e o bem-estar animal. O seu conhecimento multidisciplinar permite-lhes cumprir exigências ambientais e produtivas, tornando-os fundamentais para o equilíbrio entre sustentabilidade e produção”, sublinha o MAPA.

A edição de 2025 da Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, decorre entre 3 e 6 de abril, no Forum Braga, e junta os principais agentes do setor: agricultores, criadores de gado, produtores, importadores, armazenistas e revendedores dos setores agroalimentar e pecuário, especialistas nacionais e estrangeiros dos vários setores e público em geral.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Estão abertas as candidaturas para a Academia do Centro de Frutologia Compal

A edição de 2025 vai oferecer 60 mil euros em bolsas para impulsionar o empreendedorismo agrícola.

A fase de candidaturas à Academia do Centro de Frutologia Compal 2025 decorrem até 27 de maio de 2025 e destinam-se a projetos focados na produção de 22 variedades de fruta – alperce, ameixa, ameixa rainha-cláudia, amora, cereja, clementina, diospiro, figo, framboesa, laranja, limão, maçã, marmelo, melancia, melão, meloa, mirtilo, morango, pêssego, pera rocha e/ou romã e, pela primeira vez, tomate.

Na edição deste ano, a Academia do Centro de Frutologia Compal oferece uma oportunidade para três empreendedores frutícolas em Portugal se capacitarem e receberem 60 mil euros em bolsas. Entre os candidatos, 12 empreendedores serão selecionados para integrar um programa intensivo de mais de 70 horas de formação sobre temas como fruticultura, gestão agrícola, marketing, sustentabilidade e inteligência artificial. No final do programa, além do reforço de conhecimento e da rede de contactos, os três melhores projetos receberão uma bolsa de 20 mil euros cada para impulsionar o seu negócio.

Modelo hibrido de ensino

Podem candidatar-se empreendedores que pretendam criar ou expandir o seu negócio frutícola. Esta iniciativa, que vai já na sua 12ª edição, apoia produtores na instalação, expansão ou reconversão das suas explorações agrícolas, proporcionando formação intensiva, networking estratégico e acesso a especialistas do setor.

A Academia aposta num modelo de ensino híbrido, com visitas a explorações agrícolas de Norte a Sul do país, sessões teóricas presenciais e online, e contacto direto com especialistas e empresários do setor. Além disso, os participantes terão a oportunidade de integrar uma rede de networking em constante crescimento, fomentando parcerias estratégicas para a inovação e competitividade da fruticultura nacional.

Desde a sua criação, a Academia do Centro de Frutologia Compal já formou mais de 140 empreendedores, atribuiu 690 mil euros em bolsas e contribuiu para o desenvolvimento do setor em 74 municípios de Portugal.

Os interessados podem submeter as suas candidaturas através do formulário online disponível no site da Compal.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Gelado vegan que combate o desperdício: Auchan dá nova vida a bananas maduras

A Auchan está a lançar o gelado vegan de banana fresca madura e leite de coco, criado em parceria com O Gelado, que “alia sabor e sustentabilidade”.

Hipersuper

O produto vegan de banana e leite de coco foi criado em parceria com O Gelado. A Auchan apresenta este gelado como um produto de economia circular que “dá uma nova vida a bananas maduras” que, apesar de estarem em perfeitas condições para consumo, “poderiam acabar desperdiçadas”.

Este gelado contém 65% de banana, “o que equivale a cerca de 1,5 bananas maduras resgatadas ao desperdício”, por unidade. Numa primeira fase, a Auchan vai salvar cerca de 6500 bananas com este novo produto, “reforçando o compromisso da marca com a redução do desperdício alimentar”, refere a empresa num comunicado.

“As bananas maduras são ricas em triptofano, que ajuda a reduzir o stress e a ansiedade, e em antioxidantes, que contribuem para a prevenção de várias doenças. Combinadas com o toque tropical do leite de coco, criam um gelado naturalmente cremoso e irresistível”, destaca.

Através da sua estratégia Desperdício Zero, a marca investe diariamente em novas soluções que permitem reaproveitar produtos que não foram vendidos.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Cristina Moreira dos Santos reeleita presidente da APCC

As prioridades para o novo mandato dos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, assentam em três eixos estratégicos: Comunidades, Digitalização e Descarbonização.

Hipersuper

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais elegeu os novos órgãos sociais, para o triénio 2025-2027. Cristina Moreira dos Santos, em representação da Sonae Sierra, foi eleita para um segundo mandato na presidência da APCC. A CBRE, representada por Carlos Récio, a Klépierre, por Telmo Ferreira, a Multi, representada por Pedro Congrinho e a Mundincenter, por Fernando Muñoz de Oliveira foram também reeleitas para a direção. A Ingka, representada por Mário Barros e a NHOOD, por Luís Arrais, integram a nova equipa diretiva.

As prioridades para o novo mandato assentam em três novos eixos estratégicos de atuação – Comunidades, Digitalização e Descarbonização.

“Os centros comerciais são elementos marcantes do urbanismo contemporâneo e trazem benefícios claros para a vida das comunidades onde estão inseridos e para a economia. A importância que os centros comerciais assumem no dia a dia das pessoas, como locais de compra, experiência e socialização; a inevitável transformação digital a que assistimos a nível global e a sua conciliação com o mundo físico e as crescentes preocupações com a sustentabilidade e a responsabilidade social, levam-nos a apostar fortemente nestes três pilares para continuarmos o nosso trabalho junto de todo o ecossistema, em prol das comunidades que os centros comerciais servem, em prol do meio ambiente e em prol do desenvolvimento de um setor que tem um papel relevante no país e na economia”, destaca Cristina Moreira dos Santos.

A APCC é uma associação de âmbito nacional que congrega empresas investidoras, promotoras e gestoras de centros
comerciais, para além de empresas de comércio a retalho e fornecedores de serviços ao sector. Conta com mais de 170 associados, com 104 conjuntos comerciais, que integram mais de 8.500 lojas. O setor cria mais de 280 mil postos de trabalho e recebe mais de 550 milhões de visitas por ano.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

OpEX Portugal Summit vai debater a excelência operacional nas empresas

O OpEX Porugal Summit vai dar palco à apresentações de casos de sucesso e a temas como a gestão de talento, a inclusão, a responsabilidade social e a liderança.

Hipersuper

O auditório do Taguspark, em Oeiras, recebe na sexta-feira, 28 de março, a primeira edição do OpEX Portugal Summit, o primeiro evento em Portugal dedicado unicamente à excelência operacional nas empresas e marcado pelo tema da inclusão.

Com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e o patrocínio do Oeiras Valley, o evento decorre entre as 09h e as 18h30 e inclui apresentação de casos reais de sucesso empresarial, um painel sobre ‘Gestão de talento e melhoria contínua’, um exemplo prático de responsabilidade social, dois workshops sobre liderança e ainda possibilidade de networking para todos os participantes.

O certame terá a moderação do jornalista João Moleira e o contributo de diversos oradores, como Ricardo Costa, Chairman do Grupo Bernardo da Costa, Filipa Garcia, CEO da Garcias, Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, e Alexandra Andrade, Country Manager da Adecco Portugal.

“A Excelência Operacional é crucial, pois permite que as empresas atinjam os seus objetivos de forma eficaz. Isto porque esta estratégia garante mais: eficiência nos processos, redução de custos, qualidade de produtos e serviços e segurança e saúde dos funcionários. E é no debate destes tópicos que o OpEx se vai focar, integrando testemunhos de vários players do tecido empresarial nacional”, explica Pedro Pereira, gestor e um dos organizadores do evento.

O painel de ‘Gestão de talento e melhoria contínua’ terá a participação de Susana Rosa, Diretora de RH da Padaria Portuguesa, Luís Setúbal, CEO da Integer Consulting) e Pedro Branco, headhunter, executive search e mentoring da Pedro Branco & Associados. Os oradores vão abordar a importância de políticas de RH focadas em integração, bem-estar e felicidade dos colaboradores.

A ‘Inclusão no Trabalho’ será outro tópico a abordar neste summit, com a presença de um intérprete de língua gestual em todos os momentos e com diversas iniciativas em torno da temática. A Ilunion, parceira do OpEX na área de responsabilidade social, vai destacar as mais-valias de maioritariamente recrutar pessoas com deficiência, numa apresentação de Ana María López Alves, diretora de Ética, Sustentabilidade e Alianças, e Tânia Santos, diretora de Gestão de Operações.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Designer Outlet Algarve vai abrir novas lojas no verão deste ano

O outlet está a passar por obras de expansão que vão resultar num aumento de 4.000 metros quadrados de área comercial.

O Designer Outlet Algarve tem em curso uma obra de expansão, com previsão de abertura de novas lojas no verão deste ano. Com o objetivo de consolidar o outlet como destino de compras premium, tanto para residentes como para os milhares de turistas que escolhem o Algarve, a expansão vai resultar num aumento de 4.000 metros quadrados de área comercial e um portefólio de marcas reforçado.

“Com a expansão do centro, o Designer Outlet Algarve irá reforçar a sua posição no mercado, aumentando a sua quota de mercado e expandindo a sua área de abrangência. Isto atrairá uma base de clientes mais ampla e consolidará ainda mais o centro como o principal destino de outlets premium no Sul de Portugal e Espanha”, indica uma nota divulgada pelo complexo comercial do Grupo Ingka. A expansão terá também um impacto na economia local, criando cerca de 150 novos postos de trabalho, acrescenta na nota.

“Esta expansão permite-nos atrair novas insígnias que valorizam a localização e o conceito premium do Designer Outlet Algarve. Estamos a trabalhar para integrar novas opções nas categorias de moda premium e lifestyle e este crescimento consolida o nosso posicionamento como destino de compras diversificado, capaz de atrair tanto residentes como turistas que valorizam experiências diferenciadoras”, resume Mireia Rodriguez Burguera, diretora de Leasing da ROS.

Localizado em Loulé, junto à estrada N270 e perto da autoestrada A22, o Designer Outlet Algarve oferece mais de 70 marcas de moda e lifestyle. E o primeiro outlet na Europa a ser integrado com uma loja IKEA.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.