APED incentiva reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos
A iniciativa pretende mobilizar os cidadãos para a ação e ajudar Portugal a cumprir as metas nacionais e europeias relativas à reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos
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Incentivar os consumidores a entregarem os equipamentos elétricos e eletrónicos usados em locais próprios e adequados para a sua reciclagem é o objetivo central da campanha lançada pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).
“A iniciativa tem como mote mobilizar os cidadãos para a ação e ajudar Portugal a cumprir as metas nacionais e europeias relativas à reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos”. informa a APED. ‘Monos que só ocupam espaço lá em casa? Deixe connosco.’ é a assinatura da campanha, que decorre nas plataformas de comunicação da APED e dos seus associados, bem como em alguns pontos de venda.
Através de uma linguagem simples e acessível, pretende-se consciencializar os consumidores acerca do destino final a dar aos equipamentos elétricos e eletrónicos que, por vezes, se acumulam em casa. Os Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE) que já não funcionam ou estão obsoletos, incluindo todos os seus componentes, subconjuntos e materiais consumíveis que fazem parte do equipamento quando este é descartado, são considerados resíduos (REEE).
Em 2021, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, foram recolhidas 53 693 toneladas de REEE, o que corresponde a 27% da meta estabelecida de 65% do peso médio dos EEE colocados no mercado nos últimos três anos. Para atingir a meta (considerando o peso total dos REEE recolhidos, provenientes de utilizadores particulares e não particulares), Portugal deveria ter recolhido um total de 129 519 toneladas de REEE.
No universo de associados da APED, além da recolha gratuita dos equipamentos usados aquando da entrega de novos ao domicílio, são cerca de 1 700 os locais disponibilizados para recolha destes equipamentos, que são um complemento a outros pontos das entidades gestoras. Em 2023, foram encaminhadas para valorização mais de 11.000 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.
“O retalho e a distribuição estão na linha da frente na promoção das melhores práticas de sustentabilidade e na criação de uma economia mais circular. Com esta campanha, a APED e os seus Associados procuram dar um contributo para mobilizar cada vez mais consumidores para uma ação coletiva essencial para aumentar os níveis de reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos e, assim, ajudar Portugal a cumprir as metas nacionais e comunitárias”, afirma Cristina Câmara, diretora de Sustentabilidade da APED.
A campanha conta com o apoio da European Recycling Platform e do Electrão e tem o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção-Geral das Atividades Económicas.