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Gonçalo Santos Andrade: “Vamos fazer história!”

Em entrevista ao Hipersuper, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, antecipa um momento histórico para o setor com a maior representação de sempre de empresas portuguesas na edição de 2024 da Fruit Attraction, em Madrid: 54 participantes e um stand de 708m2.

Ana Rita Almeida
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Gonçalo Santos Andrade: “Vamos fazer história!”

Em entrevista ao Hipersuper, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, antecipa um momento histórico para o setor com a maior representação de sempre de empresas portuguesas na edição de 2024 da Fruit Attraction, em Madrid: 54 participantes e um stand de 708m2.

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Ana Rita Almeida
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Quais as expetativas para esta edição da Fruit Attraction? A presença portuguesa mostra a força das nossas empresas nestes setores?
As expectativas da Portugal Fresh para esta edição da Fruit Attraction de 2024 são muito altas. Nunca ocupámos tanta área, nem participámos com um número tão elevado de empresas como este ano. Vamos fazer história! O stand conjunto ocupa a maior área de sempre – 708 metros quadrados – e conta com a presença recorde de 54 empresas, organizações e associações de produtores e parceiros. Iremos, juntos, promover as frutas e legumes produzidos em Portugal com uma presença forte na capital espanhola, que mostra bem o dinamismo deste setor.

O objetivo passa por reforçar e procurar novos mercados mas a Portugal Fresh faz mais nesta feira: divulga Portugal. Também passa por aí o sucesso da presença em Madrid?
Sem dúvida. A presença em Madrid permite-nos demonstrar como a aposta na qualidade, na segurança alimentar e na tecnologia do nosso modelo agrícola também são as nossas vantagens competitivas. Debaixo de um único chapéu, promovemos Portugal de forma muito mais eficaz e impactante.

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As exportações de frutas, legumes e flores cresceram 13,4% nos primeiros seis meses do ano, face ao mesmo período do ano anterior. A presença em feiras internacionais como a Fruit Attraction fazem a diferença nestes resultados?
As principais feiras internacionais são autênticos centros de negócios onde temos acesso aos principais compradores internacionais. O grande objetivo é maximizar o valor à produção, procurando canais e soluções com valor acrescentado.
As vendas para os mercados externos crescem consecutivamente desde 2010, ano em que a Portugal Fresh foi criada. Em 2022, atingimos o marco histórico dos 2000 milhões de euros de exportações; em 2023 este valor aumentou para os 2303 milhões de euros. Queremos aproveitar todo o potencial do nosso país, onde a produção de frutas, legumes e plantas ornamentais está avaliada em 5000 milhões de euros (dados de 2023).
O grande objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas. E a promoção feita de forma conjunta e estruturada tem trazido inúmeras vantagens, não só em termos de rentabilização de custos e recursos, mas também no que toca à visibilidade da presença de Portugal. Passam milhares de visitantes por estas feiras empresariais e é aqui que se reúnem os principais players mundiais.

Como trabalha a Portugal Fresh para a internacionalização do setor?
Para continuar a ajudar as empresas a crescer, a Portugal Fresh tem em curso um Projeto Conjunto de Internacionalização para 2023-2025, apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, e que prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Além da presença na Fruit Logistica, em Berlim, na Fruit Attraction, em Madrid, e na IPM Essen, realizamos missões empresariais e ações de prospeção nos Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia. Este ano, em Abril, participámos na 1ª edição da Fruit Attraction em São Paulo, no Brasil.
A nossa aposta é consolidar clientes nos mercados com maior volume de vendas, nos países onde o PIB per capita é mais elevado e também em cidades onde a presença da comunidade portuguesa é relevante. Abordamos ainda geografias com crescimento demográfico e com elevada concentração de consumidores, atrativas quer do ponto de vista logístico, quer económico. Países como o Luxemburgo, a Irlanda, a Suíça, o Qatar e a Noruega entram nas nossas prioridades devido ao PIB que apresentam. Já Nova Deli e Bombaim, na Índia, Tóquio, no Japão, Cidade do México, no México, e São Paulo, no Brasil, são atrativas pela demografia e logística.

As expectativas são de crescimento nas exportações mas para isso não chega a aposta em inovação e tecnologia. A disponibilidade de recursos hídricos é uma preocupação urgente?
Muito urgente. A evolução positiva das exportações precisa de ser acompanhada por investimentos concretos no acesso à água e na gestão dos recursos hídricos. Esta é a nossa principal batalha pois, sem uma gestão adequada da água, dificilmente conseguimos superar metas, crescer e ganhar maior competitividade. Temos vindo a defender, repetidamente, que é urgente avançar com a modernização da área de regadio existente para evitar perdas de água na distribuição antes de chegarem aos agricultores.
É urgente um plano estratégico nacional para a gestão deste tema. É urgente a criação de uma via verde para a construção de charcas e reservatórios de água e a construção de barragens para múltiplos fins. Este é um tema que continuará no topo das preocupações.

O que nos torna mais competitivos que outros países exportadores? De que forma os produtos deste setor se diferenciam?
Pela sua localização, Portugal possui um clima único na Europa e com forte influência do Atlântico. Esta diferenciação climática traz-nos, não só, qualidade e sabor, como nos permite produzir, por exemplo, framboesa na região do Sudoeste Alentejano durante as 52 semanas do ano. O clima ameno e mais estável ao longo do ano, com temperaturas não muito altas no verão e não muito baixas no inverno é uma grande vantagem competitiva. Permite-nos prolongar mais as campanhas. Ao mesmo tempo, também nos destacamos pela diversificação da oferta. Além dos pequenos frutos, distinguimo-nos na produção de tomate, citrinos, peras e maças, hortícolas, etc. A qualidade e o sabor são outros dois ingredientes fundamentais em que a produção nacional dá cartas.

Sobre o autorAna Rita Almeida

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Lisbon Bar Show apresentou novidades

O Lisbon Bar Show apresentou, no Hotel Locke de Santa Joana, em Lisboa, as primeiras novidades da edição que assinala o 10.º aniversário do maior evento de hospitalidade, restauração e […]

Hipersuper

O Lisbon Bar Show apresentou, no Hotel Locke de Santa Joana, em Lisboa, as primeiras novidades da edição que assinala o 10.º aniversário do maior evento de hospitalidade, restauração e hotelaria em Portugal.  Com mais de 120 expositores confirmados, esta edição assume o compromisso de fazer “mais e melhor” do que nos últimos nove anos. Apesar do destaque dado à produção nacional, a diversidade continua a ser um dos pilares do evento, que recebe marcas e profissionais de todo o mundo.

Uma das grandes apostas deste ano é a evolução do conceito de bar sem álcool, que foi testado de forma primária na edição anterior e que agora ganha um novo protagonismo. O espaço contará com uma seleção alargada de expositores dedicados a destilados não alcoólicos – uma tendência em forte crescimento, com alternativas a gins, tequilas e outras bebidas espirituosas, totalmente livres de álcool.

O Lisbon Bar Show volta a acolher também o Congresso Ibérico de Bartenders, que celebra a sua terceira edição no dia 20 de maio, entre as 13h e as 20h. Esta plataforma de debate e networking é dedicada à Península Ibérica e promove a partilha de experiências entre profissionais do setor. Entre os oradores convidados estão Danil Nevsky (Indie Bartender), Antonio Naranjo (Especiarium), Bruno Santos (International Bartenders Association), Carlos Santiago (The Royal Cocktail Club), Wilson Pires e Tiago Oliveira (In’Verso) e Javier Caballero (Brand Ambassador Perrier).

Ao longo dos dois dias do evento, o público poderá assistir a diversas palestras e apresentações conduzidas por 30 oradores nacionais e internacionais de referência, entre os quais se destacam Sebastian Atienza e Lucila Calichio (Tres Monos), Sorrel Moseley-Williams (Sorol Wines), Matteo Mosetii (Giffard), Chef Mário Cruz (Restaurante Marlene), Pablo Straubel (Bar Badassery), Damià Mulà (100% Barman), Domingos Soares Franco (Enólogo), Georgi Radev (Laki Kane), Tom Dyer (Flair Camp), Martha May Markham (Swift), Chef Bertílio Gomes (Taberna Albricoque), Camille Vidal (La Maison Wellness), Iván Saldaña (Casa Lumbre), Flavi Andrade (Rossio Gastrobar), Pedro Duarte (Curioso Cocktail Bar), Daniel Marques (Adamus Gin), António Cuco (Sharish Gin), Flávio Próspero (Restaurante Maré), Jared Brown e Anistatia Miller (historiadores de cocktails), Júlio Bermejo (Tommy’s Mexican Restaurant), Esteban Morales (Casa Endémica), Iain McPherson (Panda & Sons), Marcio Silva (Eximia), Liam Scandrett (Wine & Spirit Education Trust), Norberto Carvalho (Bebericando), Penelope Vaglini (Coqtail), Rui Mota (Ciências Gastronómicas), Nikos Theodorakopoulos e Alex Tselepis (The Bar in Front of the Bar).
Como já é habitual, o evento volta a acolher competições como o Vintage Cocktail Competition e o Concurso de Cachaça 51.

Já foram também anunciados os finalistas dos Prémios Lisbon Bar Show, que distinguem os melhores do setor em 11 categorias. Os vencedores serão revelados na cerimónia de encerramento do evento, no dia 21 de maio, pelas 19h15.

Segundo Alberto Pires, fundador do Lisbon Bar Show, “Este ano celebramos uma década de trabalho, dedicação e evolução. É uma edição muito especial, em que queremos dar um forte destaque ao que é português – aos produtos, aos profissionais, à inovação nacional – sem deixar de manter a diversidade e a qualidade internacional que sempre marcaram este evento. Vamos ter mais expositores, mais oradores, mais conteúdos, e um bar sem álcool totalmente dedicado a uma nova geração de produtos. A ideia é simples: fazer melhor do que em qualquer uma das edições anteriores.”.

O Lisbon Bar Show realiza-se nos dias 20 e 21 de maio de 2024, na Sala Tejo, no Meo Arena, em Lisboa, das 12h às 20h. Os bilhetes estão disponíveis em pré-venda até 16 de maio.
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Retalho

Papa Johns continua expansão em Portugal com nova abertura no Barreiro

A nova loja Papa Johns contribui também para a criação de emprego na cidade: uma equipa composta por 9 pessoas.

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A cadeia de pizzas Papa Johns naugura uma nova loja no Barreiro – a primeira na margem sul – no âmbito do seu processo de expansão no país.

A nova loja está localizada na Rua Miguel Bombarda 224 e dispõe de uma sala ampla com mais de 40m2 e capacidade para 28 pessoas, proporcionando um ambiente acolhedor e único.

“Estamos muito satisfeitos por continuar a crescer na região e, de facto, propusemo-nos a abrir mais de 10 lojas na zona de Lisboa este ano e poder expandir para outras cidades estratégicas em Portugal”, explica Nacho González Barrajón, Diretor Geral da Papa Johns Ibéria.

“Se há algo que nos apercebemos nestes anos é que os portugueses gostam das nossas pizzas, em particular, as suas preferidas que são a Super Pepperoni e a Carbonara”, acrescenta González.

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Logística

Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025

O Prémio Excelência Logística (PEL) conta com três categorias a concurso: PEL Empresa, PEL Academia e PEL StartUpp. As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de maio.

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tagsAplog

Está de regresso o Prémio Excelência Logística (PEL), iniciativa da APLOG que visa promover e estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, através do reconhecimento público de projetos, profissionais e organizações que se destaquem na evolução do setor.

O Prémio Excelência Logística (PEL) conta com três categorias a concurso: PEL Empresa, PEL Academia e PEL StartUpp.

Na categoria PEL Empresa, o objetivo é premiar organizações cuja atuação se distingue pela excelência na implementação de soluções logísticas inovadoras, capazes de servir como referência e incentivo à adoção de novos modelos de competitividade. O prémio destina-se a empresas que operem em território nacional, incluindo os setores primário, industrial, serviços, retalho, grossistas, operadores logísticos, setor público e organizações não governamentais, bem como consultoras e empresas de tecnologias de informação em parceria com clientes.

Já a categoria PEL Academia pretende distinguir trabalhos académicos, cursos, programas de mestrado ou instituições de ensino que promovam a inovação e o conhecimento aplicado ao setor logístico, com impacto relevante na investigação e aplicabilidade prática nas empresas.

Por fim, a categoria PEL StartUpp reconhece projetos empreendedores com um produto mínimo viável e forte componente de inovação tecnológica aplicada à logística, nomeadamente nas áreas de armazém, última milha, transportes, logística de produção ou soluções digitais com impacto nos processos logísticos.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de maio.

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Centro de Investigação para a Sustentabilidade recebe produtores de pequenos frutos em Odemira

A Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos irá reunir, no próximo dia 31 de março, entre as 10h30 e as 12h30, os produtores da região de Odemira no Centro de Investigação para a Sustentabilidade.

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O encontro visa apresentar os resultados dos ensaios realizados em 2024 e os trabalhos em curso, promovendo a partilha de conhecimento técnico entre os produtores associados.

O Centro de Investigação para a Sustentabilidade, distinguido recentemente com o prémio “Sustentabilidade” pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), é o primeiro laboratório nacional dedicado à investigação e demonstração de práticas agrícolas sustentáveis no setor dos pequenos frutos, com enfoque na utilização eficiente da água.

Fruto de uma parceria entre o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Lusomorango e as empresas Driscoll’s e Maravilha Farms, o Centro tem como missão desenvolver soluções científicas que permitam aos produtores otimizar o uso de recursos naturais. Entre as áreas de atuação estão a integração de sistemas biológicos apoiados na biodiversidade, a redução do uso de pesticidas, a minimização do impacto ambiental do plástico e a procura por alternativas mais sustentáveis.

Afirmando-se como colaborativo, o Centro tem ainda a missão de partilhar o conhecimento produzido, não só com a comunidade local, mas também com todo o setor agrícola, nacional e internacional.

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Bebidas

Bacalhôa conquista distinções no Mundus Vini Spring Tasting 2025

Os vinhos da Bacalhôa foram premiados com 4 medalhas na prova de primavera da “Grand International Wine Award Mundus Vini”, uma das competições de vinhos mais importantes da Alemanha e do Mundo.

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Com duas medalhas Grand Gold e duas medalhas Gold, a Bacalhôa Vinhos de Portugal volta a afirmar a qualidade e excelência dos seus vinhos no panorama mundial.

Entre os grandes vencedores destacam-se os vinhos Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 10 Anos 2009 e Bacalhôa Moscatel Roxo de Setúbal Superior 10 Anos 2009, ambos distinguidos com a mais alta condecoração do concurso, a medalha Grand Gold.

A Bacalhôa foi ainda premiada com duas medalhas Gold, atribuídas ao Bacalhôa Moscatel de Setúbal DO 2022 e ao Quinta da Terrugem 2021.

O concurso Mundus Vini, criado na Alemanha, é uma das mais influentes competições de vinhos a nível global, reunindo anualmente um painel de especialistas internacionais para avaliar milhares de referências provenientes de diversos países.

Vinhos premiados:

Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 10 Anos 2009
Bacalhôa Moscatel Roxo de Setúbal Superior 10 Anos
Bacalhôa Moscatel de Setúbal D.O. 2022
Quinta da Terrugem 2021

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Retalho

Leroy Merlin lança boxers de cintura subida pensados para evitar “revelações inesperadas”

As Merlundies estão disponíveis, gratuitamente e em edição limitada, na loja Leroy Merlin de Alfragide.

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Foi a pensar nos seus clientes – o cliente PRO e o cliente particular que faz pequenos DIYs em casa – que a Leroy Merlin decidiu lançar as Merlundies: uns boxers de cintura subida, criados para garantir maior conforto e discrição em qualquer tipo de obra. Segundo a marca, o objetivo é simples: que quem se dedica aos seus projetos o possa fazer com liberdade de movimentos, sem preocupações adicionais, e mostrando só o seu talento.

A Leroy Merlin  reforça, com esta ação inédita, a sua proximidade com os clientes, desde os profissionais do setor até aos entusiastas da bricolage. As Merlundies são um reflexo do compromisso em responder a desafios reais, garantindo soluções que promovem conforto, confiança e liberdade de movimentos em qualquer tipo de obra ou projeto, sublinha em comunicado.

Esta iniciativa integra-se no compromisso da marca de estar ao lado de quem constrói, reabilita e renova espaços, seja numa pequena obra ou num grande projeto, oferecendo não só soluções técnicas e funcionais, mas também respostas que tornam a experiência de bricolage e construção mais prática – e descontraída, acrescenta.

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Retalho

Sónia Gonçalves reforça equipa de industrial & logistics da Adecco Portugal

A nova Senior National Account Manager traz 16 anos de experiência para fortalecer a estratégia da Adecco no setor industrial e logístico

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A Adecco Portugal, líder global em soluções de recursos humanos, anuncia a integração de Sónia Gonçalves como senior national account manager – industrial & logistics. “Esta nomeação vem reforçar a estratégia da empresa em oferecer soluções personalizadas e impactantes para os setores da indústria e logística, dois dos mais dinâmicos da economia nacional”, informa a empresa.

Sónia Gonçalves tem uma carreira de 16 anos em recursos humanos e a sua experiência abrange áreas como trabalho temporário, recrutamento permanente, outsourcing, desenvolvimento de talento e outplacement, refletindo uma visão integrada e orientada para resultados.

A sua chegada à Adecco Portugal reforça a aposta da empresa no desenvolvimento de parcerias estratégicas, combinando uma abordagem inovadora com um profundo conhecimento operacional. “A integração da Sónia Gonçalves representa um novo impulso na nossa missão de oferecer soluções personalizadas e impactantes. A sua expertise e dedicação serão determinantes para reforçar o nosso compromisso em conectar talento e oportunidades, sempre com um olhar atento às necessidades específicas do setor Industrial & Logistics,” sublinha Alexandra Andrade, country manager da Adecco Portugal.

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Exportação

AEP promove missão empresarial ao Canadá

A Associação Empresarial de Portugal pretende encontrar os parceiros locais certos para as 10 empresas nacionais que integram a comitiva.

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A AEP promove, entre 29 de março e 5 de abril, uma missão multissetorial ao Canadá à procura de oportunidades de negócio.Dividido entre Vancouver e Toronto, o programa da 10ª missão empresarial da AEP àquele país da América do Norte inclui reuniões com parceiros locais, proporcionando às empresas um melhor conhecimento do ambiente de negócios e o contacto com a realidade empresarial e os diversos operadores. As reuniões foram previamente agendadas e tiveram em conta o perfil e os objetivos definidos por cada empresa participante.

O objetivo é encontrar os parceiros locais certos para as 10 empresas nacionais que integram a comitiva: Allcost – Têxteis para Hotelaria (têxteis-lar), Casa José Luis Pedro (vinhos comuns e licorosos), Catari Indústria (sistemas de andaimes e equipamentos de proteção coletiva), Fábrica de Tecidos do Carvalho (têxteis-lar), Hidrofer – Fábrica de Algodão Hidrófilo (desenvolvimento e fornecimento de produtos em algodão hidrófilo), Lacto Serra – Comercialização e Fabrico de Lacticínios (produção e comercialização de queijo), Lindeborg Wines (vinhos comuns e licorosos), Lumatex – Indústria Têxtil (têxteis-lar), Neiper Home (têxteis-lar), Têxteis DA – Domingos Almeida (têxteis-lar).

“O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo, é estável e aberto ao comércio internacional, oferecendo às empresas oportunidades estratégicas. Beneficiando do Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá (CETA) – que facilita as relações comerciais entre empresas europeias e canadianas – as empresas podem explorar as vantagens de um mercado diversificado, rico e dinâmico. A primeira missão empresarial da AEP ao Canadá foi em 2010 e, desde então, já se realizaram 11 ações no Canadá (9 missões e 2 feiras), lembra o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

O Canadá é a décima maior economia mundial e um dos países mais desenvolvidos do mundo. Tem uma economia estável e competitiva e aberta ao exterior. É um dos países com maiores fluxos de importações e exportações a nível mundial. Integra o G7, posiciona-se nos lugares cimeiros no ranking de Doing Business, tem um mercado interno com forte poder de consumo e um elevado nível de vida, apresentando um consumo privado em contínuo crescimento.

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CONFAGRI promove seminário sobre desafios na atividade pecuária

A CONFAGRI promove, a 4 de abril, o seminário ‘Licenciamento e Incentivos na Atividade Pecuária’.

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A CONFAGRI promove, a 4 de abril, em Braga, o seminário ‘Licenciamento e Incentivos na Atividade Pecuária’. Inserida na 57ª Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, a iniciativa decorre no Forum Braga (Auditório do piso 1) das 10h ás 12h30 e contará com a intervenção do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, na sessão de encerramento.

O seminário conta com o apoio da AGROS – União de Cooperativas de Produtores de Leite, da CAVAGRI – Cooperativa Agrícola do Alto Cávado e da InvestBraga e tem como principal objetivo “abordar os principais desafios enfrentados pela atividade pecuária, com especial ênfase no licenciamento e nos ecorregimes”, informa a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.

Contará com a participação de diversos especialistas “para garantir que, através do diálogo e partilha de diferentes perspetivas, são encontradas soluções que ajudem a mitigar as dificuldades e complexidades enfrentadas pelos produtores pecuários nacionais, garantindo o crescimento sustentável da atividade”, acrescenta a CONFAGRI.
A participação neste seminário é totalmente gratuita, pressupondo apenas a inscrição prévia dos participantes até ao dia 2 de abril.

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“A categoria de queijo tem sido uma das mais dinâmicas do universo lácteo”

Em 2023 a produção nacional totalizou 86.078 toneladas, indica o INE. E “é notório o crescimento de segmentos que tem como driver de consumo o eixo da saúde”, sublinha Pedro Cunha, do Grupo Lactogal, que avança com novos números.

O queijo não perde espaço na mesa das famílias. Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que o consumo per capita em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos, tendo chegado aos 14,9 kg por ano em 2023. E cada agregado familiar adquire, em média, cerca de 400 gramas de queijo por ato de compra.

“A categoria de queijo tem sido uma das mais dinâmicas do universo lácteo, sendo também a categoria com maior penetração nos lares portugueses. Estes são indicadores que ajudam a perceber a performance extremamente positiva do mercado e que resultam num ano 2024, que fecha 2,5% acima do homólogo em volume de queijo comercializado em Portugal”, avança Pedro Cunha, gestor de marca Castelões e Milhafre dos Açores do Grupo Lactogal, ao Hipersuper.

O responsável considera estes dados “históricos”, com o queijo a atingir “um novo máximo de volume de 83 mil toneladas no ano 2024, em que muito contribuíram as marcas Lactogal”. No Grupo, 2024 significou registos de crescimento “acima da própria categoria”, resultado para o qual “muito contribuíram as marcas Milhafre dos Açores e Matinal”, assegura Pedro Cunha que antevê, para 2025, que o setor em Portugal continue a registar “uma grande dinamização do mercado”.

Opção mais equilibradas

Presença incontornável na tradição gastronómica portuguesa, o queijo é uma fonte de prazer à mesa. Mas também neste setor, os consumidores querem poder optar por soluções mais equilibradas e estão mais atentos à qualidade nutricional e à informação dos rótulos.

Pedro Cunha assume que no caso do queijo o equilíbrio entre indulgência e a preocupação com a nutrição complica-se. “Por um lado, trata-se de um alimento com uma forte componente de prazer e indulgencia associado ao seu consumo”, refere, confirmando, por outro lado, que há um crescimento de segmentos “que tem como driver de consumo o eixo da saúde”. “Este dado é particularmente relevante para explicar o crescimento do segmento de queijo fresco que já pesa, em 2024, cerca de 19% do total do mercado de queijo”, informa.

A indulgência mantém o seu espaço num Grupo que sabe que a categoria de queijo tem um peso cada vez maior no mercado dos lacticínios

No Grupo Lactogal, o consumo associado a uma alimentação mais saudável é especialmente trabalhado na marca Matinal, com uma posição sólida neste segmento, “através da oferta de novas opções de consumo sem lactose, com proteína ou até novas tipologias de queijo, como o queijo fresco Matinal Cottage, que abrem todo um novo mundo de opções para os consumidores”, exemplifica.

Mas a indulgência mantém o seu espaço num Grupo que sabe que a categoria de queijo tem um peso cada vez maior no mercado dos lacticínios. Este ano, entre as apostas da Lactogal, a marca Castelões vai continuar a ser dinamizada com “soluções versáteis e novas interpretações da tradição” e a marca Milhafre dos Açores vai continuar a ser potencializada “de forma a maximizar a importância do queijo de especialidade dos Açores no mercado nacional”, revela Pedro Cunha.

Recorde-se que a empresa viu o seu Milhafre da Ilha Graciosa com 12 meses de cura, uma edição limitada de 180 unidades, conquistar uma medalha de bronze no World Cheese Awards, em 2024 e ser considerado o melhor queijo de cura prolongada de Portugal, no mesmo ano, no concurso da ANIL. Os resultados positivos levam à vontade “de apostar nesta tipologia de queijo, valorizando a sua origem que é, acima de tudo, uma reserva mundial da biosfera”, descortina, avançando que 2025 “não será exceção para novas surpresas na marca”.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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