Edição dos World Cheese Awards em Portugal será a maior de sempre
Com 4.784 queijos de 47 países, já inscritos, a competição de 2024 é a mais concorrida em quase quatro décadas dos World Cheese Awards.
Hipersuper
Superbrands Portugal e CP juntaram-se para iniciativa solidária
Campanha da ViniPortugal e OIVE chegou a mais de 100 milhões de consumidores europeus
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Bolos artesanais da Padaria da Vermelha chegam à Aldi
O novo Impossible Coffee da Delta vem de São Tomé e Príncipe
Sindicato marca greve dos trabalhadores da distribuição a 24 e 31 de dezembro
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Lidl investe 9M€ na nova loja em Leiria
Milka celebra a tradição sob o mote ‘O Natal Mais Ternurento’
Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível
Realizada em Portugal pela primeira vez, a competição vai decorrer em Viseu, entre 15 e 17 de novembro, e tem confirmada a participação de 4.784 queijos de 47 países, a concurso. As inscrições para os prémios já terminaram, mas decorrem, até 15 de outubro, as inscrições para todos os produtores que queiram participar como expositores.
O número dos participantes a concurso representa um crescimento de 6,3 por cento no volume de inscrições face ao registo máximo alcançado até à data – 4.502 queijos avaliados pelo júri na edição do último ano, realizada em Trondheim, na Noruega.
A edição portuguesa dos World Cheese Awards é, oficialmente, a maior de sempre, “atingindo números recorde de participação, quer em valores absolutos quer ao nível do volume de queijos e produtores portugueses em competição”, avança a organização.
A representação nacional mais do que triplica face ao recorde anterior, alcançado na edição de 2021, em Espanha, com 56 inscrições. Em Viseu serão 182 os produtores portugueses em competição, revelam ainda os responsáveis.
Oportunidades de exportação
A organização destaca ainda o facto da forte presença de produtores, profissionais da indústria, compradores e imprensa de todo o mundo, possibilitar a divulgação e promoção dos produtores nacionais “junto de importantes players internacionais, com potencial para alavancar as exportações na fileira do queijo português”. “Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados com presença já confirmada em Viseu, nos próximos dias 15 a 17 de novembro”, detalha.
“Não podíamos estar mais felizes com os resultados alcançados até agora. Quando começámos esta caminhada para trazer os World Cheese Awards até Portugal, traçámos dois grandes objetivos para esta edição: bater o recorde do número de queijos a concurso e alcançar a maior representação de sempre de produtos e profissionais nacionais. Cumprimos ambos, batemos todos os recordes”, destacou Bruno Filipe Costa, food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal.
Considerados os ‘Óscares do Queijo’, os World Cheese Awards são organizados há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food. Os queijos a concurso vão ser analisados por um júri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades, entre os quais estarão 35 profissionais nacionais, abrangendo especialistas em queijo, críticos gastronómicos, chefs, entre outros profissionais da indústria.
A iniciativa irá também trazer a Portugal mais de uma centena de jornalistas de publicações especializadas, influencers e apreciadores dos quatro cantos do mundo, contando com um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico abertos ao grande público e de acesso gratuito.