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InPost celebra acordos para facilitar entrega de compras online

Os utilizadores podem fazer compras durante as férias e recolher a encomenda quando regressarem, sublinha a InPost.

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InPost celebra acordos para facilitar entrega de compras online

Os utilizadores podem fazer compras durante as férias e recolher a encomenda quando regressarem, sublinha a InPost.

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A plataforma internacional de entrega para o comércio eletrónico refere que com o regresso das crianças à escola, muitas famílias estão a utilizar a modalidade e-commerce para realizar grande parte das compras que os filhos necessitam para o regresso às aulas.

Nesse sentido, a empresa sublinha que os consumidores podem comprar antecipadamente os produtos de que vão precisar em setembro, “mesmo a partir do seu destino de férias”, e recolher a encomenda no Ponto Pack ou Locker escolhido, As compras podem lá permanecer até oito dias antes de terem de ser recolhidas.

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A InPost cita um estudo realizado pela plataforma que concluiu que, quando fazem compras online, 22% dos jovens entre os 25 e os 34 anos optam agora pela entrega não-domiciliária. “Este método mais eficiente não só gerou poupanças significativas em termos de poluição ambiental, como também realçou o compromisso da empresa com práticas responsáveis e sustentáveis, em linha com o seu objetivo de ser uma empresa neutra em termos de carbono até 2040”, destaca.

A empresa de logística especializada em entregas não-domiciliárias revela ainda que estabeleceu vários acordos de colaboração com marcas que “oferecem múltiplas propostas para quando chegarem os primeiros saldos da estação”.

É possível escolher o Ponto Pack ou Locker que mais convém e escolher a hora do dia para levantar a encomenda. Nalguns casos, com disponibilidade 24/7, como é o caso de muitos lockers, esta opção permite uma entrega mais flexível.

Os utilizadores também poderão fazer devoluções nos Ponto Pack da InPost se algum dos artigos que compraram não corresponder ao que procuravam, “processo para o qual já não é sequer necessário imprimir uma etiqueta de devolução”, informa a empresa que tem mais de dois mil Ponto Packs e Lockers em todo o país.

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Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva

“É urgente que as famílias percebam que todas as emoções têm um lugar, mesmo no Natal. Promover esta aceitação é fundamental para que as crianças cresçam mais seguras e conscientes de si mesmas.”, afirma o Professor Doutor Mário Cordeiro, que se aliou à Zippy nesta iniciativa.

Num período frequentemente associado à felicidade e ao convívio, a Zippy reconhece que o Natal não é vivido da mesma forma por todos. A nova campanha procura dar voz a todas as emoções, sublinhando a importância de cada indivíduo na forma como sente e expressa os seus sentimentos.

“A ciência, a psicologia, a pediatria e a parte social reconheceram, finalmente, que as crianças têm emoções, sentem as coisas, têm sentimentos. As emoções, sejam elas raiva, angústia, medo ou alegria e bem-estar, fazem parte do ser humano e constituem uma paleta riquíssima que não pode ser ignorada ou banalizada. Aceitar e compreender estas emoções é essencial para um desenvolvimento saudável e uma convivência familiar mais harmoniosa.”, afirma o Professor Doutor Mário Cordeiro, que se aliou à Zippy nesta iniciativa.

A campanha integra as seis personagens coloridas da Zippy – os Monstros das Emoções –, que ajudam a explorar sentimentos de uma forma lúdica e visual. Cada monstro representa uma emoção distinta – alegria, tristeza, vergonha, medo, raiva e calma –, servindo de ponto de partida para conversas significativas entre pais e filhos.

“É urgente que as famílias percebam que todas as emoções têm um lugar, mesmo no Natal. Promover esta aceitação é fundamental para que as crianças cresçam mais seguras e conscientes de si mesmas.”, reforça o Dr. Mário Cordeiro.

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Retalho

Lidl e Remax premeiam cinco famílias portuguesas no Concurso Casas

A iniciativa ofereceu a cada uma das cinco famílias vencedoras um cheque-oferta de 200 mil euros para a compra de um imóvel.

Na edição deste ano, o Concurso Casas teve um aumento de 50 mil euros por prémio e contou “com uma adesão recorde, com mais de 6,4 milhões de participações submetidas através da app Lidl Plus”, revelam o Lidl e a Remax, referindo ainda que na edição anterior, houve 2,5 milhões de participações.

As vencedoras foram apuradas nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa e Santarém, e vão receber um cheque-oferta de 200 mil euros para a compra de um imóvel.

E entre os vencedores, Daniela Franco, de 28 anos, estava desempregada quando recebeu a notícia e já tem a escritura agendada da sua futura casa. Já a Marta Fernandes, de 37 anos, mãe solteira e a trabalhar numa fábrica de licores, “o prémio trouxe a segurança necessária para si e para os seus dois filhos”, enquanto Arinda Rodrigues, de 65 anos, professora aposentada, planeia usar o prémio para comprar uma nova casa, “e, assim, permitir que o filho possa residir na sua antiga morada”, revelam o Lidl e a Remax num comunicado.

Cada sorteio semanal decorreu sob supervisão rigorosa entre os dias 01 e 29 de outubro, com a gestão e acompanhamento da Sociprime, “de modo a garantir transparência e conformidade em todo o processo”. “Após apurados os vencedores, estes foram contactados e submetidos a um processo de verificação de dados, de acordo com o regulamento estabelecido”, informam ainda

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Produção

Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser

A 10ª edição do Congresso Nacional de Rega e Drenagem organizado pelo COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, da […]

A 10ª edição do Congresso Nacional de Rega e Drenagem organizado pelo COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, da Associação de Beneficiários de Cela, da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, da APDEA, da APRH, do COTHN, da DGADR, da FENAREG, do INIAV, do Politécnico de Coimbra, da SCAP e da Universidade de Coimbra, reuniu mais de 30 oradores e especialistas nacionais e internacionais  durante 3 dias, além de profissionais do ecossistema da agricultura e do regadio.

Presidente do COTR, Gonçalo Morais Tristão

O programa do X Congresso incluiu uma sessão de abertura a cargo do presidente do COTR, Gonçalo Morais Tristão, de Hermínio Rodrigues – Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, e de José Manuel Gonçalves da Escola Superior Agrária de Coimbra, 5 keynotes, várias apresentações, 4 mesas-redondas e 2 fóruns de comunicações, estruturados em torno de 13 painéis dedicados aos temas: Água, Agricultura e Ambiente: Uma Abordagem Integrada da Gestão da Água; Regadio, Inovação e Tecnologia; Alterações Climáticas e Regadio: Medidas de Adaptação; Comunicar Agricultura e Regadio. Durante o Congresso foi também efetuada a apresentação da Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio, e ocorreu uma visita técnica à Campotec.
Nuno Canada, Presidente do INIAV, e Hermínio Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, foram os responsáveis pela sessão de encerramento.

Modelo de gestão dos recursos hídricos deve ser semelhante a Alqueva

Pedro Serra, que teve a seu cargo a primeira keynote do Congresso, defendeu que o modelo de gestão de recursos hídricos em Portugal deve ser de fins múltiplos e idêntico ao concebido para o Alqueva, impondo-se a necessidade urgente de criar um quadro legislativo novo que tenha em conta o momento atual e que traga a Lei da Água de 2005 para o presente. Dando a conhecer o retrato de Portugal e da Península Ibérica no que diz respeito ao clima e ao regadio, aquele responsável revelou a posição de privilégio de que Portugal desfruta no contexto europeu, dispondo, além disso, do dobro da quantidade de água per capita face ao resto da Europa, ainda que o nível de pluviosidade seja mais irregular e a variabilidade se venha a acentuar cada vez mais, mercê também do impacto das alterações climáticas.

Referindo a assimetria existente entre as zonas húmidas de Portugal (norte) e as zonas secas (sul) que justificam uma maior apetência para agricultura de regadio na zona sul do país com o Alentejo a apresentar um crescimento de mais 60% nos últimos anos, Pedro Serra afirmou que em Portugal são os privados quem tem vindo a fazer investimentos avultados, na ordem dos vários milhões de euros, no regadio durante a última década, criando o seu próprio Plano e impulsionando a sua modernização. Destacando a necessidade de se criar uma gestão integrada dos recursos hídricos em Portugal, o orador deu como exemplo o enorme sucesso de Alqueva que já rega cerca de 150 mil hectares, e sublinhou que o nível de eficiência do regadio privado no nosso país está nos 90%, enquanto o regadio público/coletivo não vai além dos 40%.

Pedro Serra também defendeu que os planos hídricos são essenciais para o futuro da água no nosso país, onde considerou que temos tudo, exceto vontade política e estratégia para termos mais e melhores recursos hídricos, e que é urgente mudar o paradigma da água na agricultura, porque dele depende a nossa segurança e autonomia alimentar.

A mudança de paradigma, segundo Pedro Serra, tem de assentar numa gestão estruturada que inclua a rega, a agricultura e a sustentabilidade, de modo a termos uma política da água que se articule com política do regadio e a nova política energética, porque a mudança de paradigma na agricultura e na água, é também uma questão de transição energética. Desde logo porque é preciso evitar o desperdício da água através do planeamento da utilização da água para fins múltiplos, tornando-se essencial aproveitar o excesso produzido pelas energias renováveis através de melhor ligação às hidroelétricas. Aquele orador, defendeu ainda que o modelo de gestão de recursos hídricos em Portugal deve ser de fins múltiplos e idêntico ao concebido para o Alqueva.

Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser

Seguiu-se uma mesa-redonda, moderada pela jornalista Teresa Silveira, onde participaram Jorge Froes do Projeto Água no Oeste, José Núncio da Fenareg e Rogério Ferreira da DGADR. Os intervenientes foram unânimes em considerar que é preciso desburocratizar, simplificar o licenciamento e criar enquadramentos legais novos e ajustados à presente realidade do país.

Jorge Froes defendeu que Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser, e precisa de planos hídricos que permitam fazer a gestão integrada, envolvendo cada região e criando um plano hídrico nacional que contemple as vertentes local, regional, particulares e nacional. Sublinhando o papel dos privados ao longo dos últimos anos no que diz respeito ao investimento e desenvolvimento dos recursos hídricos e relembrando que para se fazer agricultura – da qual depende a segurança alimentar do país, é preciso regadio, José Núncio referiu que temos água, temos dinheiro, recursos e tecnologia e que só falta vontade política para se avançar com um plano e uma estratégia de Resiliência Hídrica.

Portugal terá de investir 3 a 4 mil milhões de euros para reabilitar as águas residuais urbanas nos próximos anos

Os participantes referiram ainda a necessidade de reduzir as perdas de água e de a levar para a rega, algo que impõe um esforço de modernização urgente, e no qual devem ser respeitadas as especificidades do território em matéria de construção e gestão de barragens e da água. Um cenário onde adquirem particular importância as barragens de fins múltiplos e onde a questão da reutilização da água e das ETARS terá de ser também equacionada. Sobretudo, porque, com a entrada em vigor da nova diretiva europeia, Portugal nos próximos anos terá de investir entre 3 e 4 Mil Milhões de Euros para reabilitar as águas residuais urbanas, implicando a construção de mais ETARS e a remoção das mais poluentes.

Durante a mesa-redonda, o responsável da DGADR referiu que a iniciativa Água Que Une – cujo trabalho será apresentado em janeiro de 2025, constitui uma oportunidade única para se criar um ponto de encontro de toda a fileira e a possibilidade de termos uma visão do país como um todo no que diz respeito ao tema da água. Neste contexto, a vertente da Governança, que irá ser abordada no trabalho de levantamento que está a ser feito, adquire particular relevância. Sublinhando o potencial das águas Residuais Tratadas no Regadio, Rogério Ferreira, alertou para a necessidade de se reformular a lei do Regadio (RJOAH) que tem quarenta anos e que há 20 que não é alterada, e revelou que a taxa de execução do PDR 2020, que só em 2023 deu 350 Milhões de Euros à agricultura, é já neste momento de 96%, faltando apenas executar apenas 4% daqui até ao final de 2025.

O responsável da DGADR, que defendeu que é preciso fazer uma reflexão profunda em Portugal sobre os licenciamentos, para se encontrarem soluções e fazer alterações que permitam reduzir os atuais prazos demasiado longos das candidaturas (5 e 7 anos entre o estudo prévio e o momento da execução) e assim sermos mais eficientes, destacou a importância do PEPAC na desburocratização e encurtamento dos prazos de decisão sobre os financiamentos dos projetos dos agricultores, que neste contexto passam a ser de um máximo de 60 dias.

Tecnologia ajuda a fazer uso mais eficiente e racional da água

A tarde do primeiro dia foi dedicada ao Regadio: Inovação e Tecnologia e contou com duas apresentações e uma mesa-redonda.

Na sua apresentação, José Maria Tarjuelo, Professor da Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), sublinhou a importância dos dados e das ferramentas digitais no contexto do regadio, e deu a conhecer o SAR (servicios de asesoramiento al regante). Trata-se de um sistema criado pela UCLM com o intuito de ajudar os agricultores a fazerem uma utilização eficiente e racional dos meios de produção, em especial da água e da energia, proporcionando-lhes o apoio científico e técnico adequado para otimizarem a sua gestão, e contribuindo para tornar a agricultura numa atividade económica, social e ambientalmente sustentável. José Maria Tarjuelo, sublinhou ainda a importância do uso de sistemas digitais na compreensão e monitorização do consumo de água e seu respetivo impacto nas culturas, determinando as necessidades e racionalizando os consumos. Desta forma é possível conjugar o regadio com a água da chuva, adequar os sistemas de rega à evolução concreta de cada uma das fases das culturas e obter poupanças muito significativas.

Por seu turno, Joan Girona, responsável do IRTA – Institut de Recerca i Tecnología (Catalunha) falou sobre o Uso Eficiente da Água na Agricultura e o seu papel na produção dos alimentos. Este orador referiu a crescente importância da tecnologia neste âmbito desde os programas de software, à IA, aos drones, às aplicações, aos sensores (aéreos e enterrados) até às sondas e satélites, etc, defendendo que o mais importante não é a quantidade de água que está afeta a cada cultura, mas sim a porção que cada cultura tem possibilidade de absorver. Dois conceitos distintos e que importa trabalhar a bem do aumento da eficiência do consumo e da produção e da poupança de recursos. Neste contexto, relembrando que a maior parte da água absorvida pelas plantas é depois devolvida ao meio ambiente através da transpiração, o responsável do IRTA chamou atenção para o papel da rega e do regadio de precisão, apoiados em sensores que medem as culturas continuamente cruzando os dados, guiando e otimizando a produção e os respetivos consumos de água.

Segundo Joan Girona, os sistemas de rega são cada vez mais eficientes, fornecendo informação cada vez mais detalhada sobre o estado hídrico das culturas e permitindo ajustar a utilização da rega com a água da chuva, otimizando os consumos e tornando a agricultura muito mais sustentável. Um esforço que é preciso continuar a fazer, dadas as alterações climáticas e a sua repercussão no aumento dos períodos de seca e de escassez da água.

A tecnologia terá um papel fulcral a desempenhar no contexto da sustentabilidade e da otimização do consumo da água, mas importa encontrar um equilíbrio que inclua o conhecimento humano, e que advém de se ir a campo e de se observarem as plantas e os solos in loco, até para podermos manter toda a riqueza do conhecimento agronómico do qual dependemos para programarmos corretamente e com precisão as ferramentas, concluiu.

É fundamental aumentar a literacia dos agricultores e impulsionar a capacitação digital do setor

A mesa-redonda do período da tarde, que foi moderada por Luís Alcino Conceição do InvoTechAgro, teve como participantes Miguel Tavares da Sysmart, Paula Paredes do ISA Rui Sousa do INIAV, e Tiago Sá da Wisecrop. Os participantes consideraram que não obstante os grandes avanços do regadio, desde que foi implementado o primeiro pivot de rega nos anos 90 do séc. XX, passando depois pelo projeto do Alqueva e pela introdução dos sistemas gota a gota, o atual movimento de transformação digital exige mais literacia e capacitação dos agricultores. Um esforço que obriga à criação de equipas multidisciplinares, que trabalhem em conjunto no sentido de maximizar a aplicação da tecnologia na agricultura e no regadio, integrando e passando conhecimento técnico para o setor. A academia tem um papel importante a desempenhar neste contexto, onde a tecnologia não pode fazer perder o foco na agronomia e na produção de alimentos.

A par desta abordagem abrangente, onde o dimensionamento no campo para se ver o que se está a fazer é uma peça chave, os vários intervenientes consideraram que os agricultores precisam de ser apoiados na adoção e na implementação da tecnologia para que este processo possa ser verdadeiramente eficaz. A assessoria, a par da formação, é outra vertente a desenvolver e ampliar, porque não basta ter a tecnologia e os sistemas inteligentes implementados. É preciso saber usá-los e tirar partido deles, percebendo que o seu propósito é dar opções para se gerir melhor, quais são as vantagens da sua utilização, e que a inovação é um processo contínuo. Agilidade e simplicidade são por isso dois aspetos fundamentais a ter em atenção, para se poder aumentar a literacia digital do setor e reduzir o gap existente entre o nível de maturidade do setor e o novo universo que a IA está a abrir em todos os setores de atividade, incluindo na agricultura e no regadio.

O primeiro dia do Congresso terminou com um Fórum de Comunicações onde foram apresentados vários projetos como:  Serviço Irriwatch; Avaliação Da Espectroscopia De Campo Na Gestão Da Rega Em Kiwicultura; Potencial De Reutilização De Águas Residuais Em Contexto Agrícola; Qualidade Da Água De Rega E Dos Fluxos De Retorno Em Áreas De Culturas Anuais E Perenes – Um Caso De Estudo No Aproveitamento Hidroagrícola Da Campina Da Idanha; Análise Comparativa Da Utilização De Diferentes Tipos De Disposição De Painéis Fotovoltaicos Na Rega Da Cultura Da Amendoeira; Proteção Dos Recursos Hídricos Nos Agroecossistemas Orizícolas – Contributo Do Projeto Promedrice, Programa Prima; e Estimativa Do Consumo De Água, Assistida Por Deteção Remota, Em Pomares De Macieiras Com Enrelvamento Permanente – Estudo Sobre A Produção De Maçã De Alcobaça IGP.

 

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Logística

DHL Express eleita a melhor empresa do mundo para trabalhar

“Este reconhecimento destaca o nosso compromisso inabalável em colocar as nossas pessoas em primeiro lugar e em promover uma cultura vibrante e inclusiva em toda a nossa equipa global de 120.000 colaboradores em mais de 220 países e territórios”, sublinha John Pearson, CEO da DHL Express.

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Pelo quinto ano consecutivo, a DHL Express voltou a ser nomeada uma das Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar, conquistando o primeiro lugar a nível global.

Foi também considerada a melhor empresa para trabalhar nos rankings regionais da Ásia, América Latina e Europa – mantendo a liderança pelo quarto ano consecutivo na Europa, pelo oitavo ano na Ásia e pelo sétimo ano na América Latina. Este reconhecimento é feito pelo Great Place to Work, em colaboração com a Fortune Magazine.

“Estamos muito orgulhosos por, mais uma vez, sermos reconhecidos como a empresa número 1 na lista das Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar. Este reconhecimento destaca o nosso compromisso inabalável em colocar as nossas pessoas em primeiro lugar e em promover uma cultura vibrante e inclusiva em toda a nossa equipa global de 120.000 colaboradores em mais de 220 países e territórios”, sublinha John Pearson, CEO da DHL Express.

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I&D

Fravizel vence 20.ª Edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI

Empresa vencedora é líder no nicho de equipamentos para a indústria extrativa e florestal, com crescimento robusto, eficiente e com elevada rentabilidade. A maioria do volume de negócios é proveniente de exportações. O investimento em I&D é de 18%.

A Fravizel, empresa portuguesa de engenharia e metalomecânica, é a vencedora da 20.ª edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI. O galardão foi entregue pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, durante o Encontro COTEC PME Inovação, que decorreu no Coliseu do Porto.

Fundada em 1980 e com sede em Alcanede, Santarém, a Fravizel dedica-se à concepção, desenvolvimento e fabricação de máquinas para pedreiras, florestas e outros sectores industriais. Com uma trajectória de 25 anos de actividade, a empresa foi pioneira a nível mundial no desenvolvimento e produção de máquinas para pedreiras completamente telecomandadas, aumentando a produtividade e reduzindo os riscos dos operadores.
Registou um crescimento anual de 24% no volume de negócios nos últimos três anos e um resultado líquido em 2023 de aproximadamente 4 milhões, revelando um percurso de expansão contínua e sustentada. O crescimento da Fravizel é caracterizado pela melhoria dos indicadores de eficiência e produtividade e ainda uma capacidade de gerar valor de forma consistente. Com uma rentabilidade de 41%, a empresa evidencia uma gestão operacional sólida e uma forte competitividade no mercado. 52% do volume de negócios é proveniente de exportações e presença em 62 países.

Além da Fravizel, foram finalistas desta edição a Controlar, Gepack, Veneporte, Thales-Edisoft e Unbabel, empresas a atuar em diferentes setores como o automóvel, aeroespacial, defesa, embalagem e serviços de localização linguística, e sediadas em diferentes pontos do país.

Estes prémios distinguem as empresas PME que se notabilizam pela sua competitividade e crescimento internacional assentes na liderança orientada para a utilização do conhecimento e da inovação nos processos produtivos, nas práticas de gestão e na criação de uma cultura organizacional distintiva.

“Nestes 20 anos, o Prémio PME Inovação COTEC-BPI tem sido um farol da economia da inovação em Portugal. Este prémio tornou-se um símbolo do desejo das PME em crescer de forma saudável através da inovação e internacionalização. Os seis finalistas que compõem a “colheita vintage” de 2024 mostram ter uma visão de longo prazo, audácia e coragem para a concretizar através de um compromisso inabalável com a inovação e o conhecimento. É com grande orgulho que a COTEC Portugal distingue a Fravizel com o Prémio PME Inovação COTEC-BPI. A Fravizel é um exemplo brilhante de como a aposta estratégica na inovação, uma gestão assente numa ortodoxia de procurar fazer sempre melhor e em todos os domínios da empresa se traduz em resultados extraordinários na fidelização dos clientes e conquista de mercados internacionais. O desempenho da empresa demonstra que a capacidade técnica da engenharia portuguesa, as vantagens do foco nas necessidades do cliente, o desenvolvimento de produtos de desempenho superior aliada à elevada qualidade de serviço, são fatores decisivo para o sucesso nos mercados e clientes mais exigentes.” refere Jorge Portugal, diretor geral da COTEC Portugal.

Ana Rosas Oliveira, administradora do BPI e presidente do júri reforça: “As PME nacionais, as estruturas universitárias, as entidades públicas e privadas e todos participantes no ecossistema de inovação já demonstraram ter capacidade para colocar Portugal no panorama mundial, e irão certamente continuar a alavancar as oportunidades, implementando projetos com impacto para a economia nacional. O Prémio PME Inovação COTEC-BPI, ao destacar casos de sucesso de PME com atitude inovadora, ao mostrar exemplos inspiradores para a tomada de consciência quanto à urgência de implementação de processos de inovação contínua em diversos sectores da economia portuguesa, desempenha um papel essencial neste caminho.”.

O júri desta edição foi presidido por Ana Rosas Oliveira (BPI) e composto por Ana Teresa Lehmann (Faculdade de Economia – Universidade do Porto), António Portela (BIAL), Carlos Oliveira (National Council for Science, Technology and Innovation (CNCTI)), João Bigotte (Universidade de Coimbra), José Carlos Caldeira (INESC TEC), Lua Queiroz Pereira (Semapa), Manuel Mira Godinho (ISEG) e Manuela Tavares de Sousa (Chocolates Lacasa Portugal).

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Retalho

65% dos consumidores decidem compra com base nas promoções durante a Black Friday e a Cyber Monday

A Escolha do Consumidor realizou um estudo para conhecer o comportamento, as estratégias e as tendências dos consumidores durante a Black Friday e a Cyber Monday.

Uma das conclusões do estudo da Escolha do Consumidor é que, no que diz respeito ao momento de decisão de compra, este é influenciado significativamente pelas ofertas do período em questão. 65% dos participantes toma esta decisão com base nas promoções que surgem durante a campanha, sendo que 29% planeia antecipadamente e apenas 6% compra espontaneamente (toma decisões nos primeiros dias ou à última hora).

Para este ano, 25% dos inquiridos pretende comprar artigos de moda e acessórios, 20% revela que têm mais interesse em beleza e cuidados pessoais e 16% aproveita para comprar produtos tecnológicos nestes dias. Eletrodomésticos (12%) e casa/decoração (11%) registam ainda uma procura significativa por parte dos consumidores. Em oposição, as categorias de brinquedos e jogos (8%), viagens e experiências (5%) e equipamento desportivo (3%) não são avaliadas com interesse prioritário durante este período de promoções.

Há quem pense já na época natalícia, pois 51% dos portugueses afirma que vai aproveitar os descontos destes dias para comprar presentes de Natal. 40% considera a hipótese de antecipar as suas compras, caso encontrem boas oportunidades, enquanto 10% prefere adiar as compras de Natal para uma fase posterior.

Quando questionados sobre quanto preveem gastar na Black Friday e Cyber Monday este ano, 32% dos consumidores pretende gastar nas suas compras entre 50 a 100 euros, 31% entre 100 a 250 euros, 19% indica que prevê gastar entre 250 e 500 euros e apenas 7% prevê um gasto acima dos 500 euros. Por outro lado, 12% planeia gastar até 50 euros. 31% faz a maioria das suas compras online, com 28% a manifestar a intenção de adquirir produtos exclusivamente em plataformas digitais. Já 20% dos entrevistados, prefere ir às lojas físicas e fazer as suas compras presencialmente. Por fim, uma percentagem mais reduzida (5%) ainda não tomou uma decisão relativamente ao local de compra.

De acordo com o estudo, as compras online são maioritariamente motivadas pelos descontos e promoções atrativas (27%), seguindo-se fatores como a comodidade e o conforto (16%) e a rapidez de entrega (14%). A facilidade de navegação no website (11%) e a variedade de produtos disponíveis (10%) também são algumas das principais causas que influenciam as compras online. Aspetos como opções de devolução gratuita (7%) e reputação da marca (4%) revelam um menor impacto.

No geral, o MB Way destaca-se como o método de pagamento mais utilizado pela maioria dos inquiridos (46%). O cartão de crédito/débito é também uma das opções preferidas para 30% dos consumidores. Com menor expressão surgem as opções de pagamento em dinheiro nas lojas físicas (10%), o Paypal (10%) e a transferência bancária (4%).

As expectativas defraudadas em relação aos descontos (30%) e a falta de stock dos produtos desejados (27%) são os principais fatores de desmotivação nas compras da Black Friday e Cyber Monday. A falta de transparência nas condições das promoções (15%) e a demora na entrega (9%) também são motivos de insatisfação apontados pelos consumidores. Relativamente ao meio preferido para a divulgação deste tipo de promoções, o e-mail é o mais mencionado (53%), para além da publicidade nas redes sociais (23%) e SMS (14%). Notificações de apps da própria marca ou loja (7%) são menos populares entre os entrevistados.

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Produção

Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha

O Departamento de Rural da Savills Portugal, em parceria com a Savills Espanha e Reino, encontra-se a comercializar 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council).

Esta operação de grande escala, denominada de Projeto Lynx, oferece aos investidores a oportunidade de adquirir ativos estratégicos, com opções flexíveis para responder a diferentes objetivos financeiros e de gestão.

“O Projeto Lynx, reúne um portefólio único, que abrange territórios em Portugal e Espanha e representa um marco na conjugação de rentabilidade, sustentabilidade e gestão responsável de recursos naturais, que respeita os mais altos padrões ambientais, contribuindo para a conservação da biodiversidade e para o sequestro de carbono”, sublinha a Savills em comunicado. Este compromisso é reforçado pela certificação FSC, um selo de confiança para investidores e gestores conscientes do impacto ambiental, pode ler-se ainda.

O portefolio representa uma combinação diversificada de florestas, incluindo coníferas de rotação média e tardia, eucalipto e sobreiro, com opções de aquisição flexíveis existindo a possibilidade de adquirir o portfólio completo ou escolher entre três lotes distintos, estrategicamente localizados para maximizar o potencial de exploração sustentável (Lote 1: 937 hectares em Segóvia, Espanha, Lote 2: 861 hectares em Sória, Espanha e Lote 3: 887 hectares em Portalegre e Bragança, Portugal).

“O Projeto Lynx é mais do que uma oportunidade de investimento – é um convite a participar numa visão para o futuro, onde a sustentabilidade e a inovação estão no centro da criação de valor. Combinando a diversidade ecológica com opções de gestão versáteis, o Lynx oferece aos investidores uma solução alinhada com as tendências globais de responsabilidade ambiental e impacto positivo.”, afirma Bruno Amaro, rural business developer na Savills Portugal.

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Bebidas

Luís Ferreira é o novo CEO do Grupo Bacalhôa

“É com profundo sentido de responsabilidade e elevada motivação que aceitei o desafio proposto pelo Conselho de Administração para assumir esta função”, sublinha Luís Ferreira. “. Acredito que temos a capacidade de dar continuidade a este caminho de crescimento e de alcançar novas conquistas.”, acrescenta.

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O Conselho de Administração do Grupo Bacalhôa nomeou Luís Ferreira como novo CEO. Licenciado em Gestão de Empresas, vai aportar ao Grupo uma vasta experiência nas áreas financeiras, operacionais e de gestão, tendo desempenhado funções de destaque em empresas como o Grupo Edifer, Motorola e Jerónimo Martins, refere a empresa vitivinícola em comunicado.

Ao longo dos últimos três anos Luís Ferreira tem vindo a trabalhar de forma muito próxima com o Grupo Bacalhôa e com os diversos stakeholders internos, e a partir de 2 de dezembro irá assumir a liderança executiva do Grupo, pode ler-se ainda.

Para o Conselho de Administração do Grupo Bacalhôa esta nomeação permitirá continuar o seu caminho de crescimento e transformação, alinhado com as orientações estratégicas definidas, bem como reforçar a sua afirmação como empresa sustentável no setor do vinho, reconhecendo o importante papel socioeconómico que o mesmo desempenha na nossa economia, no meio rural e na nossa cultura.

“É com profundo sentido de responsabilidade e elevada motivação que aceitei o desafio proposto pelo Conselho de Administração para assumir esta função. Reconheço o privilégio de estar à frente de uma equipa como esta, que tanto tem contribuído para o sucesso e para o legado que o Grupo Bacalhôa construiu ao longo dos últimos anos. Acredito que temos a capacidade de dar continuidade a este caminho de crescimento e de alcançar novas conquistas.”, sublinha Luís Ferreira.

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Queijo de Cabra Bio Conde de Vinhó da Quinta da Caramuja conquista ouro no World Cheese Awards 2024

“Esta distinção é de todos os que contribuíram com o seu trabalho e reforça a nossa motivação para continuarmos. Estamos no caminho certo!”, diz Paulo Mota, gestor da Quinta da Caramuja, que se lançou na produção de queijo há cerca de um ano.

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O Queijo de Cabra Bio Conde de Vinhó produzido pela Quinta da Caramuja, de Gouveia, conquistou a medalha de Ouro dos World Cheese Awards, que decorreu este fim de semana em Viseu.

O Queijo de Cabra Bio Conde de Vinhó recebeu a distinção Ouro por parte dos 240 jurados oriundos de 40 países. O júri avaliou parâmetros visuais, textura e corpo, aroma e sabor de mais de 4.000 queijos de 47 países.

“Esta distinção é fruto da dedicação, trabalho e, sobretudo, da vontade de fazer mais e melhor de todos os que trabalham na nossa Quinta, desde a produção de forragens e pastagens, ao maneio e ordenha dos animais, até à produção de queijo propriamente dita incluindo, obviamente, os serviços veterinários e os serviços de controlo de qualidade. Esta distinção é de todos os que contribuíram com o seu trabalho e reforça a nossa motivação para continuarmos. Estamos no caminho certo!”, diz Paulo Mota, gestor da Quinta da Caramuja, que se lançou na produção de queijo há cerca de um ano.

O Queijo de Cabra Bio Conde de Vinhó galardoado, agora, pelos World Cheese Awards já tinha sido distinguido como o grande vencedor do Concurso Queijos de Portugal, na categoria Queijo de Cabra Bio (cura prolongada), promovido pela ANIL, Associação nacional dos Industriais de Laticínios.

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Queijos Santiago conquista quatro medalhas (entre elas uma Super Gold) nos World Cheese Awards

“É com enorme orgulho que celebramos a distinção do Queijo de Azeitão DOP com uma medalha Super Gold. Este reconhecimento é ainda mais especial por coincidir com a realização dos World Cheese Awards em Portugal”, realçou Nuno Torgal, diretor comercial da Queijos Santiago.

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A Queijos Santiago voltou a destacar-se nos World Cheese Awards 2024, ao conquistar quatro medalhas que reafirmam a sua posição de excelência no panorama internacional. Esta 36ª edição, pela primeira vez realizada em Portugal, decorreu na cidade de Viseu, reunindo 4.786 queijos de 47 países.

Entre os premiados – Queijo de Azeitão DOP, Cerrado do Vale Amanteigado, Alavão e Alavão com Trufa Negra – o grande destaque foi o Queijo de Azeitão DOP, que arrecadou a cobiçada Super Gold, a medalha mais alta do concurso.

Outro grande vencedor foi o Queijo Cerrado do Vale Amanteigado, que conquistou a medalha de ouro.

Entre os premiados com medalhas de prata estão também o Queijo Alavão clássico, um queijo curado pasteurizado de vaca, e o Queijo Alavão com Trufa Negra, uma novidade lançada este ano.

Nuno Torgal, diretor comercial da Queijos Santiago, realçou a relevância destes prémios: “É com enorme orgulho que celebramos a distinção do Queijo de Azeitão DOP com uma medalha Super Gold. Este reconhecimento é ainda mais especial por coincidir com a realização dos World Cheese Awards em Portugal. Estes prémios são o reflexo da portugalidade, da tradição e do sabor que há mais de 100 anos nos inspiram a criar queijos de excelência. Cada medalha é uma homenagem às nossas raízes, às nossas equipas, e ao cuidado e paixão que colocamos em cada produto”.

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