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Alimentação saudável e conveniência são tendências em movimento no retalho

Nos últimos anos, muito se alterou na alimentação das pessoas. Os consumidores preocupam-se, cada vez mais, com escolhas saudáveis e com a questão do desperdício. Mas o ritmo do dia-a-dia tem levado também a opções dentro de uma alimentação prática, conveniente, fácil de confecionar. O Hipersuper foi saber, junto das insígnias do retalho alimentar, quais são as grandes tendências de alimentação saudável e que investimentos estão a fazer nos formatos de conveniência.

Ana Grácio Pinto
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Alimentação saudável e conveniência são tendências em movimento no retalho

Nos últimos anos, muito se alterou na alimentação das pessoas. Os consumidores preocupam-se, cada vez mais, com escolhas saudáveis e com a questão do desperdício. Mas o ritmo do dia-a-dia tem levado também a opções dentro de uma alimentação prática, conveniente, fácil de confecionar. O Hipersuper foi saber, junto das insígnias do retalho alimentar, quais são as grandes tendências de alimentação saudável e que investimentos estão a fazer nos formatos de conveniência.

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A busca dos consumidores por uma alimentação mais equilibrada tem influenciado a inovação das empresas de retalho e distribuição. No início deste ano, a Innova Market Insights apresentou, a convite da associação PortugalFoods, um estudo onde enumera as dez grandes tendências que iriam impactar o setor agroalimentar em 2024. A consultora internacional sublinha no estudo que os consumidores continuam preocupados com aumento dos preços, mas tendencialmente estão a mudar o enfoque para o cuidado com o que ingerem, preferindo alimentos com ingredientes preparados para cuidar da sua saúde.

João Calqueiro, diretor comercial Marca Própria Pingo Doce

“De uma forma global, os produtos de alimentação saudável têm vindo a registar uma procura cada vez maior, em virtude de um interesse crescente por dietas alimentares que se adaptem a estilos de vida saudáveis, que se traduzem na redução do consumo de alimentos com excesso de açúcar, sal e gorduras, ou no aumento do consumo de produtos funcionais e enriquecidos, por exemplo”, considera o diretor comercial Marca Própria Pingo Doce.
João Calqueiro afirma que o Pingo Doce foi o primeiro retalhista do setor “a eliminar todos os intensificadores de sabor e corantes artificiais da totalidade dos produtos alimentares de marca própria” e acrescenta que, nos últimos anos, a insígnia “tem apostado no segmento do estilo de vida ativo”, com o lançamento e o alargamento do sortido da marca Go Active, nos produtos destinados a pessoas com restrições alimentares, como os sem glúten, produtos free from, entre outros, e nos biológicos sob a marca Go Bio.
Na gama Go Active, de produtos ricos em proteína, em formatos versáteis para consumir fora de casa e de produtos indulgentes, o Pingo Doce apresentou este ano novos sabores de pudins proteicos (baunilha, avelã e café) e novos snacks proteicos, além de reforçar a oferta para os consumidores com uma atividade física mais regular.
Complementarmente, a empresa do grupo Jerónimo Martins mantém a oferta de “um sortido alargado de produtos frescos de qualidade – frutas, legumes, carne, peixe e pão – e de comida fresca, no qual se destacam as sopas confecionadas de forma tradicional nas nossas cozinhas”, acrescenta João Calqueiro. O responsável frisa ainda que a empresa avalia de forma constante as tendências de consumo do mercado nacional e internacional e a evolução do retalho mundial e a inovação no sentido de antecipar e responder a essas tendências.
Uma das dez tendências apresentadas no estudo Innova Market Insights refere que apesar de estarem abertos a experimentar sabores do mundo, a preocupação dos consumidores com o ambiente e com os produtos locais mantém-se. “Os clientes preferem produtos produzidos nos seus próprios países, valorizando quem apresenta essas opções, mesmo para pratos tradicionais de outras geografias”, indica a consultora.
De entre as tendências de alimentação saudável identificadas pelo Continente, está a crescente procura por alimentos frescos e de origem local “que refletem a preocupação do cliente com a sustentabilidade e sazonalidade das suas escolhas”. “Nas compras de frutas, por exemplo, o cliente está mais atento às frutas da época, como as nectarinas em junho ou a nossa melancia nacional ‘zero resíduos’ com poucas sementes. Além disso, temos sempre disponível uma gama complementar de frutas e legumes biológicos nas nossas lojas”, exemplifica a marca que destaca ainda as refeições prontas a comer da Cozinha Continente, como uma gama confecionada com ingredientes “cuidadosamente selecionados, e sem adição de conservantes, corantes ou intensificadores de sabor”.
“Atentos às tendências, temos também reforçado a nossa oferta da Cozinha Continente com novas alternativas mais equilibradas, como é o caso das refeições a vapor, feitas com legumes frescos a cru e terminadas no micro-ondas em minutos e que permitem uma preservar a qualidade nutricional dos ingredientes”, exemplifica ainda a marca do Grupo Sonae, que tem observado ainda um aumento significativo no interesse dos clientes por alternativas plant-based, como hambúrgueres vegetais, bebidas vegetais e snacks de proteína vegetal.
Tendência apontada já em 2023, os alimentos à base de plantas têm vindo a subir de posição na lista de preferência dos consumidores e se, antes, era apenas pensado para o nicho vegan, há espaço para alargar a base de compradores, que começam a ver nestes produtos uma forma de diversificarem a sua dieta. Na sua marca própria, o Continente destaca a gama ‘Powered by Plants’, as opções refrigeradas e congeladas que recriam o sabor e textura da carne e, mais recentemente, líquidos com base de soja que são produzidos em Portugal.
Na marca do grupo Sonae há a certeza, ainda de que o futuro do retalho alimentar passará também pelo reforço nos formatos de conveniência, reconhecendo que os consumidores buscam cada vez mais soluções rápidas e práticas, mas que não comprometam a qualidade. “Um exemplo concreto desta nossa aposta é a ‘Cozinha Continente’, que veio dar resposta à crescente procura do cliente por soluções de refeição prontas, práticas e convenientes, e onde a qualidade, conveniência e inovação são pilares fundamentais”, assegura a marca, que está a investir em novas tecnologias para otimizar a experiência de compra dos clientes, como os sistemas de self-checkout.

Conveniência no futuro do retalho
Também na Auchan, há uma aposta assumida no reforço da conveniência, de que é exemplo a aquisição da rede Minipreço. “A compra do Minipreço vai reforçar a posição da Auchan nos formatos de conveniência – com cerca de 500 lojas, o Minipreço tem uma presença dominante no segmento de proximidade, é o parceiro de todos os dias e o vizinho de eleição dos bairros portugueses”, sublinha Filipa Rebelo Pinto, diretora de Produto da Auchan.

Filipa Rebelo Pinto, diretora de Produto da Auchan

Quanto às novas tendências de consumo, a insígnia também aponta as alternativas à base de plantas e ainda as anti-alérgicas, “produtos que oferecem benefícios nutricionais, como serem isentos de lactose, de colesterol e ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, para além de contribuírem para a saúde intestinal”, destaca Filipa Rebelo Pinto, dando como exemplo os gelados vegan da marca Auchan que apresentam a soja ou o coco como ingredientes base.
Outra tendência avançada pela diretora de produto da insígnia, junta o melhor de dois mundos num único conceito: as “indulgências saudáveis”, alimentos saborosos que tenham valor nutricional, como os snacks ricos em proteínas. “A crescente procura por indulgências saudáveis faz com que haja novas ofertas que incluem alternativas ‘mais light’ com baixo teor de açúcar e baixo teor de gordura”, explica a responsável. Por outro lado, a crescente consciência sobre questões ambientais faz com que os consumidores procurem cada vez mais opções alimentares sustentáveis, destaca.
“Estas escolhas alimentares passam por opções com menor pegada ambiental, práticas de agricultura biológica, a utilização reduzida de pesticidas e fertilizantes e a conservação dos recursos hídricos e do solo”, exemplifica, defendendo que a Auchan “oferece a maior variedade de artigos Bio do mercado – são mais de 1700 produtos – que respondem às necessidades e procura dos nossos clientes”.
Da mesma forma, refere que há uma preocupação crescente dos consumidores com o bem-estar animal, o que os leva a procurar produtos provenientes de animais tratados eticamente. “Assim, os consumidores cada vez mais recorrem a uma dieta flexitariana, na qual expressaram o desejo de comer mais alimentos vegetais, incluindo frutas, vegetais, nozes e grãos integrais”, completa revelando que a Auchan respondeu a essa procura com o lançamento em julho de uma gama de refeições, prontas a comer, vegetarianas.

Soluções práticas e sustentáveis
No Lidl Portugal, é assumido que a alimentação saudável e sustentável têm vindo a ter não só no período do verão, mas ao longo de todo o ano, “um maior protagonismo” no cabaz de compras dos portugueses, pelo que é uma área na qual a insígnia tem vindo a investir. “No Lidl trabalhamos continuamente na adaptação e inovação da nossa oferta, para melhor responder a desejos e necessidades dos nossos clientes, garantindo qualidade mediante certificação, não só dos nossos produtos, mas também dos nossos fornecedores”, referiu ao Hipersuper o departamento de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.
Mas sendo a época de verão aquela em que os clientes mais procuram soluções práticas e convenientes, sempre com a preocupação de uma alimentação saudável, a empresa disponibiliza várias opções em todas as lojas do país, dando como exemplo a marca própria Chef Select que inclui “diferentes opções de salada, taboulé de frango, wraps, hummus, sopas frescas”, entre outros artigos.
Quanto ao reforço no formato de conveniência, também no Lidl Portugal é assumido que o ritmo de vida atual, cada vez mais acelerado, “tem despoletado uma maior procura por parte dos consumidores por artigos práticos e convenientes, mantendo a exigência de artigos saborosos e nutritivos”. A resposta por parte da multinacional alemã tem se focado “na qualidade e frescura dos seus produtos e na sustentabilidade da cadeia de fornecimento”. “A título de exemplo, são artigos novidade deste verão a salada césar light Chef Select, bem como os hummus de tomate seco e gengibre, prontos a consumir. Neste sentido, o segmento de conveniência tem vindo a evoluir e no Lidl continuará a ser dinâmico e inovador, respondendo à procura exigente dos nossos clientes”, assegura a marca.

Nos supermercados Apolónia o conceito ‘alimentação saudável’ é visto como relativo por depender dos gostos e ideais de consumo de cada cliente. “Esse é um dos motivos pelos quais a nossa oferta é tão variada, pois queremos garantir produtos que correspondam aos diferentes tipos de dieta existentes”, refere a diretora de Operações, Isabel Silvestre.

 

Isabel Silvestre, diretora de operações dos supermercados Apolónia

Mas a procura por produtos saudáveis e inovadores levou a insígnia “a ser o primeiro supermercado do país a disponibilizar carne de bisonte criada com uma dieta natural à base de erva e sem recurso a antibióticos ou hormonas de crescimento artificiais, rica em proteína e baixa em gordura, além de ser produzida de acordo com políticas sustentáveis e altos padrões de qualidade”, revela a responsável.
O Apolónia também tem percebido, junto dos clientes, uma tendência crescente na procura por produtos que tenham benefícios comprovados para a saúde, “como é o caso dos fermentados como os iogurtes, keffir, kimchi ou kombuchas, sem esquecer os alimentos não processados”, adianta Isabel Silvestre. Os produtos sem lactose ou sem glúten são igualmente procurados para contornar as intolerâncias alimentares, “motivo pelo qual temos uma oferta muito vasta nestes dois segmentos e na qual continuamos a trabalhar constantemente”, destaca.
Outra tendência observada junto do público do Apolónia é “uma crescente procura” por alimentos biológicos e frescos de produtores locais, “assim como de produtos vegetarianos e veganos, para quem defende a prática de uma dieta à base de plantas com vista a uma melhor saúde e proteção do ambiente”.
Mas, ao contrario das outras insígnias de retalho alimentar, os Supermercados Apolónia têm uma filosofia de negócio “muito focada no serviço ao cliente e no atendimento personalizado” o que, explica a sua diretora de Operações, resulta em que o conceito de conveniência “não seja o nosso caminho, pois iria desvirtuar o que mais nos caracteriza, a proximidade dos nossos clientes e a atenção que temos às necessidades específicas de cada um”. “O serviço e a variedade é o que nos diferencia e é esse o caminho que queremos continuar a fazer”, assegura Isabel Silvestre.

Este artigo faz parte da edição 425 que pode ler aqui

 

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Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030

Estudo da DS Smith revela que, até 2030, serão utilizados quase 22 mil milhões de sacos de plástico nas entregas online de artigos de moda em seis grandes economias europeias, o equivalente a mais de 400 000 sacos de plástico entregues por hora. As medidas para limitar a utilização de sacos de plástico reduziram significativamente a sua presença no comércio tradicional, mas o aumento das compras online fez aumentar a sua utilização no e-commerce.

Apesar dos avanços no retalho físico na redução do uso de plásticos, o comércio eletrónico de moda está a gerar volumes alarmantes de resíduos plásticos. De acordo com uma análise da Development Economics, encomendada pela empresa de packaging sustentável DS Smith, uma empresa da International Paper, só em 2024, os seis principais mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália e Polónia) receberam 2,9 mil milhões de sacos de plástico “secundários” — utilizados para transporte — nas suas compras online, o equivalente a 7,8 milhões de unidades por dia.

Ao contrário do que se verifica no retalho tradicional, onde medidas como a cobrança obrigatória dos sacos reduziram significativamente o seu uso, o crescimento das vendas online tem impulsionado o consumo de embalagens plásticas. A tendência é preocupante: estima-se que, até 2030, o número de sacos secundários aumente 47%, atingindo os 4,2 mil milhões anuais, o que poderá resultar num total acumulado de 21,8 mil milhões de sacos nos próximos cinco anos.

O estudo revela também que apenas 7% destes sacos são atualmente reciclados ou reutilizados. Os restantes 93% — cerca de 2,6 mil milhões em 2024 — acabam em aterros ou incinerados. Mantendo-se o atual ritmo de crescimento do e-commerce e das baixas taxas de reciclagem, este número poderá ultrapassar os 3,8 mil milhões por ano até ao final da década.

“Em parceria com algumas das maiores marcas do mundo, estimamos que, nos últimos quatro anos, substituímos mais de mil milhões de elementos de plástico, mas precisamos de fazer mais”, refere Luis Serrano, sales, marketing & innovation Diretor da DS Smith Ibéria. “Embora as compras online tenham crescido, os retalhistas de e-commerce estão atrasados em relação às grandes superfícies no que diz respeito à substituição dos sacos de plástico”, acrescenta.

“As empresas podem sentir-se tentadas a focar-se apenas no preço, mas manter o plástico tem um custo: os consumidores não o querem e as marcas arriscam a sua reputação se o ignorarem. Acreditamos que a legislação pode e deve ser mais exigente para todos nós, eliminando gradualmente determinados plásticos para ajudar a criar um contexto de mercado que incentive a inovação e o investimento e gere uma concorrência saudável para os substituir”, sublinha ainda.

Algumas marcas já iniciaram a transição. A Zalando, por exemplo, substituiu desde 2020 os sacos de plástico por alternativas em papel com certificação FSC e conteúdo reciclado. A mudança teve impacto direto na perceção do consumidor: a satisfação com o packaging aumentou 16 pontos percentuais após a introdução da nova solução.

“A substituição dos sacos de plástico por sacos de papel mudou as regras do jogo. Após a introdução dos nossos primeiros sacos de papel nas entregas, a satisfação dos clientes com o nosso novo packaging registou um aumento de 16 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A elevada taxa de aceitação deixa-nos confiantes de que estamos no caminho certo com sacos de papel que são fáceis de reciclar na maior parte da Europa.”, afirma David Fischer, director logistics sustainability & packaging da Zalando.

Contudo, e como sublinha a DS Smith em comunicado, persistem desafios. A escalabilidade das alternativas sustentáveis e o cumprimento dos requisitos logísticos continuam a limitar uma adoção mais abrangente. Ainda assim, o inquérito conduzido pela DS Smith revela que 74% dos consumidores apoiam a eliminação progressiva dos sacos de plástico, sempre que existam alternativas viáveis. E 68% preferem embalagens em papel ou cartão.

Além disso, metade dos inquiridos afirma sentir-se culpada pela quantidade de plástico recebida com as suas encomendas, e 55% mostra-se mais propensa a comprar a retalhistas que utilizem embalagens recicláveis.

A análise conduzida pela Development Economics avaliou o potencial de crescimento do mercado de embalagens secundárias – aquelas utilizadas para o transporte de produtos – no setor do e-commerce de moda em seis dos maiores mercados europeus. O estudo baseou-se em dados sobre o volume e valor do comércio eletrónico de moda, a utilização de embalagens plásticas, a proporção de embalagens de transporte, bem como nas taxas de reciclagem, reutilização e destino final dos resíduos plásticos, como a deposição em aterro ou a incineração.

Para sustentar as projeções até 2030, foram analisados dados publicados e não publicados, recolhidos através de uma pesquisa bibliográfica extensa, incluindo estatísticas do Eurostat e documentação política da União Europeia e do Governo do Reino Unido. O objetivo foi modelar cenários de evolução do setor em condições de mercado estáveis e em contextos de políticas mais ambiciosas. Complementarmente, foi realizada uma sondagem junto de 12.000 consumidores nos seis países abrangidos — Espanha, França, Itália, Alemanha, Polónia e Reino Unido — entre 19 e 24 de fevereiro de 2025, seguindo os princípios de rigor metodológico estabelecidos pelas normas da ESOMAR e da Market Research Society.

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Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer”, defende Afonso Almeida, presidente da APLOG.

Apresentar, e discutir, os desafios e destacar as soluções para uma logística urbana mais eficiente, inovadora e sustentável é o objetivo da 6ª edição da conferência Cidades & Logística, que a APLOG (Associação Portuguesa de Logística) realiza esta quarta-feira, 2 de abril.

A logística urbana continua a ser um grande desafio para os players do setor. O aumento exponencial das entregas de artigos do compras on-line que veio influenciar a mobilidade na entrega de mercadorias, as infraestruturas, os meios de transporte, o aumento da frequência da entrega com consequências no aumento do tráfego e no congestionamento das cidades, são alguns desses desafios, aos quais as empresas estão a responder, mas que têm que ser trabalhados em parceria com autarquias.

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer. É um tema que nunca está terminado e deve ser importante envolver todas as partes interessada, no sentido de conseguir arranjar as melhores soluções para a cidade”, defendia o presidente da APLOG, Afonso Almeida, ao Hipersuper no seguimento da conferência Cidades & Logística de 2024.

A edição deste ano da conferência Cidades & Logística tem lugar no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras, com início às 11h. Vai receber os profissionais e decisores “que querem estar na vanguarda da mobilidade urbana, logística sustentável e inovação nas cidades”, para um programa que ao longo do dia vai debater a logística urbana sustentável, a descarbonização na última milha, o estacionamento, o armazenamento urbano, as entregas silenciosas. Vai ainda apresentar a visão de quem abastece, as novas abordagens à última milha e ainda divulgar o projeto Standtrack.

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Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp

O Chocolate do Dubai, a barra de chocolate de leite recheada de pistácio e Kadaif, que se tornou viral é a mais recente novidade na oferta de conveniência da Galp.

A liderança da equipa de Enologia passa agora para Francisco Antunes
Bebidas

Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais

O Grupo Bacalhôa anunciou uma reorganização estratégica na sua estrutura de Enologia, com o objetivo de reforçar a competitividade no mercado nacional e internacional.

A medida, liderada por Luís Ferreira, CEO do grupo desde dezembro de 2024, integra a criação de uma nova direção e uma renovação significativa na equipa técnica, refletindo o compromisso da empresa com a inovação, a qualidade e a excelência enológica.

Nova Direção de Relações Institucionais sob liderança de Vasco Penha Garcia

Vasco Penha Garcia

Como parte desta reorganização, o grupo criou a Direção de Relações Institucionais, confiada a Vasco Penha Garcia, que durante décadas liderou a área de Enologia da Bacalhôa. A nova função terá como foco o fortalecimento dos laços com parceiros estratégicos e entidades do setor, num esforço de aproximação institucional que visa sustentar a presença da empresa junto dos principais atores do mercado.

Francisco Antunes lidera renovação geracional da Enologia

A liderança da equipa de Enologia passa agora para Francisco Antunes, um dos nomes mais reconhecidos da enologia portuguesa. Com mais de 35 anos de experiência, o enólogo – distinguido com os prémios de Melhor Enólogo em 2006 (Essência do Vinho) e Enólogo do Ano em 2023 (revista Grandes Escolhas) – assume a missão de elevar a qualidade dos vinhos Bacalhôa. A sua carreira inclui a direção enológica da Aliança Vinhos de Portugal, abrangendo múltiplas regiões vitivinícolas, e é marcada por um profundo conhecimento técnico e uma abordagem versátil à vinificação.

Continuidade e reforço nas adegas do grupo

A nova estrutura mantém figuras históricas como Filipa Tomaz da Costa, que, após 42 vindimas, cede a direção enológica da Adega de Azeitão, mantendo-se como Enóloga Consultora. João Ramos, com formação internacional em viticultura e enologia, assume agora a responsabilidade pelos vinhos produzidos em Azeitão.

Na Aliança Vinhos de Portugal, Magda Costa, Enóloga Assistente desde 2022, sucede a Francisco Antunes na liderança dos vinhos, espumantes e aguardentes das regiões do Douro, Beira Interior, Dão e Bairrada. No Alentejo, Rui Vieira manterá a direção enológica da adega de Estremoz, assegurando a continuidade da certificação PSVA e o compromisso com a sustentabilidade.

Compromisso com a modernização e o legado

Luís Ferreira, CEO do Grupo Bacalhôa

Para Luís Ferreira, CEO do Grupo Bacalhôa, estas mudanças estratégicas reforçam o compromisso “com a inovação, a qualidade e a sustentabilidade e com o reforço desta nova geração de Enólogos na equipa de Enologia, estamos preparados para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, mantendo o legado das gerações anteriores, quer na tradição de excelência na produção de vinhos, quer no compromisso de crescimento e transformação. Sendo a inovação um dos maiores desafios do nosso setor, estamos certos de que esta equipa dará continuidade à missão de posicionar a Bacalhôa na vanguarda do vinho português, reforçando a nossa modernidade e capacidade de marcar a agenda do setor.”.

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Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses

A Vitacress aliou-se à Flama para lançar um passatempo dirigido ao consumidor final, com o objetivo de promover a conveniência e versatilidade das Batatas Vitacress.

A iniciativa decorre ao longo do mês de abril e inclui prémios diários e um prémio final: um Micro-ondas Air Fryer & Forno 3 em 1 da FLAMA.

Segundo Nuno Crispim, diretor de marketing da Vitacress, esta ação procura valorizar a utilização das batatas em diferentes momentos de consumo: “Na Páscoa, a batata assume um protagonismo especial à mesa. Por isso, criámos um passatempo que destaca toda a versatilidade das Batatas Vitacress: podem ir diretamente ao micro-ondas, ficam especialmente estaladiças na air fryer e são ideais para os tradicionais assados no forno, pela sua textura e sabor únicos. Para celebrar esta tripla versatilidade, estabelecemos uma parceria com a FLAMA, cujo inovador eletrodoméstico 3 em 1 permite aos consumidores desfrutar plenamente das Batatas Vitacress em qualquer ocasião.”.

Para participar, basta adquirir uma embalagem de Batata Branca Vitacress (Mini 400g ou Média 500g), submeter o talão de compra e responder de forma criativa à pergunta: “Quais são as três razões que tornam as Batatas Vitacress práticas no seu dia a dia?”. A resposta mais original será premiada no final da campanha, com o vencedor anunciado a 9 de maio.

Durante os 31 dias da campanha, será atribuído diariamente um cabaz de produtos Vitacress ao participante que interagir com a marca no momento do passatempo. O prémio final – o eletrodoméstico 3 em 1 da FLAMA – pretende sublinhar a praticidade na preparação de refeições, reunindo três funções num único equipamento.

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Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito

Este momento marca o início da comunicação oficial da celebração dos 100 anos da Portugália.

Reabriu restaurante da Portugália de Alvalade, agora renovado e adaptado ao novo conceito e imagem da marca.

“A reabertura do restaurante de Alvalade é mais um importante momento na estratégia de transformação da marca Portugália. Mais uma vez demonstra que a marca se consegue modernizar e transportar para os dias de hoje sem perder aquilo que faz da Portugália uma marca única. Representa a harmonia entre a tradição e a modernidade, preservando o legado gastronómico que há mais de um século define a marca. Este momento também assinala o início das comemorações do centenário da Portugália, que será celebrado este ano.”, sublinha José Maria Carvalho Martins, diretor-geral da Portugália.

A arte continua a desempenhar um papel central nos espaços da Portugália. No restaurante de Alvalade, mantém-se o emblemático painel de azulejos de Júlio Pomar, uma obra que ocupa uma das paredes do interior do restaurante. Este painel foi idealizado pelo artista antes do seu falecimento, em maio de 2018, e concretizado pela Fábrica Viúva Lamego, reforçando a ligação da marca à cultura e ao património artístico.

O restaurante está aberto todos os dias das 12 às 23 horas e sextas, sábados e domingos das 12h00 às 00h00.

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Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas

No âmbito da celebração dos seus 70 anos, a Adega de Borba promove, entre abril e setembro, visitas gratuitas às suas instalações.

Para assinalar sete décadas de fundação, a Adega de Borba vai realizar visitas gratuitas e provas de vinhos, que decorrem no primeiro sábado de cada mês, de abril a setembro.

As visitas dão a conhecer ao público a história e os bastidores da produção vitivinícola alentejana e incluem uma prova de vinhos e azeite, mediante reserva prévia. “Com esta ação, a Adega de Borba convida o público a conhecer de perto a sua história, os processos de produção e a qualidade dos seus produtos, numa verdadeira viagem ao coração da enologia alentejana”, convida.

O percurso inicia-se no edifício original da Adega, onde os visitantes poderão explorar espaços como a garrafeira histórica e a cave de estágio em garrafa. Segue-se o edifício mais recente, que integra o centro de vinificação com diferentes tecnologias de fermentação e um imponente espaço dedicado ao envelhecimento em barricas de carvalho francês, americano e português.

A experiência inclui uma prova de três vinhos: Adega de Borba Reserva Branco, Montes Claros Reserva Tinto e Senses (à escolha entre as diferentes monocastas disponíveis). A degustação decorre na sala de provas da Adega de Borba, com vista para a sala de barricas e para o centro de vinificação, e além da prova de um vinho branco e de dois tintos, contempla também o azeite virgem extra da marca, servido com pão regional. A visita termina na loja da Adega, onde os participantes poderão adquirir os produtos degustados e outras referências da Adega de Borba.

As visitas guiadas realizam-se às 11h e às 15h, com capacidade limitada a 50 pessoas por grupo. As reservas devem ser feitas através do email enoturismo@adegaborba.pt ou do telefone 268 891 660.

Fundada em 1955, a Adega de Borba tem 230 viticultores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha distribuídos por 75% de castas tintas e 25% de castas brancas. A par da produção vinícola, a diversificação do negócio sob a sua marca estende-se a produtos como o azeite e vinagre e ao enoturismo.

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Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024

As vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja.

O Grupo Decathlon fechou 2024 com um aumento de 5,2% face a 2023, tendo registado um volume de receitas de 16,2 mil milhões de euros, refere num comunicado onde revela ainda que as vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, “incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja”.

“Medidas rigorosas de controlo de custos mitigaram o impacto da inflação, permitindo que a Decathlon mantivesse o seu dinamismo comercial, ao mesmo tempo que assegurava preços acessíveis para os clientes. A otimização das despesas operacionais continua a ser uma prioridade para 2025, com o objetivo de apoiar o crescimento a longo prazo”, define ainda no comunicado.

Presente em 79 territórios, a Decathlon mantém o foco na expansão internacional. Na Índia, a empresa anunciou um investimento significativo de 100 milhões de euros nos próximos cinco anos para aumentar o número de lojas e melhorar a capacidade de produção. Na Alemanha, planeia investir até 100 milhões de euros até 2027, tanto na abertura de novas lojas como na modernização das já existente. Também a Fundação Decathlon ampliou a sua área de atuação, tendo apoiado, em 2024, “96 novos projetos em 21 países, beneficiando mais de 395 mil pessoas”, destaca a multinacional.

O Grupo, que tem mais de 101.000 colaboradores e 1.750 lojas em todo o mundo, destaca ainda o investimento em sustentabilidade no centro das operações, através, entre outras medidas, do aumento da colaboração com parceiros industriais para descarbonizar processos produtivos e expandir modelos de negócios circulares. “Prolongar a vida útil dos produtos continua a ser uma prioridade, tornando mais fácil para os clientes reutilizarem, repararem e reciclarem o seu equipamento”, assegura.

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Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril

A Action vai abrir em Abril a 13ª, 14ª e 15ª lojas em Portugal, localizadas, respetivamente, em Ovar, Évora e Sintra.

A Action, discount store de produtos não alimentares, abre a nova loja de Ovar no próximo dia 3 de abril, enquanto as de Évora e Sintra serão inauguradas a 24 de abril. Com estes novos espaços, a insígnia alarga a presença em Portugal.

A marca chega a estas três cidades com a mesma fórmula aplicada nas lojas já abertas: um protfólio de seis mil produtos em 14 categorias – como brinquedos e produtos para a casa, produtos de jardinagem, DIY (‘do it yourself’), alimentação – com o compromisso de preços mais baixos. “A Action oferece uma seleção de 150 novos produtos todas as semanas” e assume que “o preço médio de todos os produtos é inferior a 2 euros”, destaca.

“Estamos muito satisfeitos por abrir as primeiras lojas em Ovar, Évora e Sintra, apenas um ano depois de termos apresentado a nossa primeira loja em Portugal. Os clientes receberam-nos calorosamente e estamos felizes por podermos trazer a fórmula Action para mais perto deles. O nosso sucesso assenta na nossa fórmula forte e no empenho e compromisso das nossas equipas, de que muito nos orgulhamos. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esta conquista: os nossos clientes, os nossos colegas, os nossos fornecedores e todos os que nos apoiaram,” afirma Sofia Mendoça, diretora-geral da Action em Portugal.

A nova loja de Ovar (Next Retail Park) tem 1088 metros quadrados, a de Évora terá 1125 metros quadrados e a de Sintra 1147 metros quadrados. A Action contratou uma equipa de 20 colaboradores para gerir a loja de Ovar, 24 para Évora (R. Armando Antunes da Silva) e 28 para a loja de Sintra ( Rua Do Urano, Rio de Mouro). As lojas estão abertas das 09h às 21hs, de segunda a domingo.

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Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi

Com vantagens como taxa de entrega de 100%, impressão biodegradável e uma frota exclusiva de pombos, a proposta promete revolucionar a comunicação digital.

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Em plena era da inovação tecnológica, a E-goi, plataforma de marketing omnicanal, surpreende hoje com o lançamento da tecnologia “Pidgital“, o primeiro sistema de mensagens inteligentes via pombos-correio do mundo. Uma proposta que combina nostalgia, tecnologia e sustentabilidade.

Entre as vantagens do serviço, a E-goi destaca:

  • Taxa de entrega de 100% (exceto se o pombo se perder)
  • Impressão biodegradável
  • Frota exclusiva de pombos “alimentados com os melhores grãos”
  • Tracking 360º com registos de abertura e leitura
  • Envio otimizado por IA com o algoritmo “Sending Optimisation”
  • Geolocalização em tempo real das rotas dos pombos
  • Testes A/B com dois pombos para análise comparativa
  • Retargeting com um segundo pombo reforçando a comunicação

Fiel à sua reputação de alta entregabilidade, a E-goi garante que o serviço conta com as autenticações clássicas do email marketing: DKIM (para evitar adulterações), SPF (para identificar falsificações) e BIMI (para identificação imediata do remetente).

Saiba mais sobre o Pidigital aqui.

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