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E-goi Leva Inteligência Artificial e Automação de Marketing ao Maior Evento de E-commerce da América Latina

A plataforma portuguesa fez a sua estreia com um stand no Fórum E-commerce Brasil, em São Paulo.

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A plataforma portuguesa fez a sua estreia com um stand no Fórum E-commerce Brasil, em São Paulo.

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A E-goi, plataforma especializada em automação de marketing omnicanal e inteligência artificial, participou do Fórum E-commerce Brasil. O evento, reconhecido por ser o principal do setor na América Latina e maior do mundo, aconteceu entre os dias 30 de julho a 01 de agosto, em São Paulo, Brasil e reuniu mais de 25 mil pessoas. 

Pela primeira vez no evento com um stand próprio, a empresa portuguesa expandiu o conhecimento do público a respeito dos temas de inteligência artificial e automação de marketing, além de destacar a importância dessas tecnologias para o sucesso de negócios online.

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O ecossistema E-goi engloba diferentes serviços que auxiliam negócios no desenho e execução de estratégias ágeis e eficientes por meio de uma comunicação integrada e automatizada, com destaque às soluções de Tracking 360°, Customer Data Platform, Loyalty, Hipersegmentação e projetos sob medida.

Conforme o Head de Marketing da E-goi, Marcelo Caruana, participar de eventos presenciais é sempre enriquecedor. “Além de se atualizar sobre as tendências e necessidades do mercado, eventos como o Fórum E-commerce proporcionam a parceiros e clientes, e, principalmente, ajudam a conscientizar sobre as vantagens que as soluções de automação e inteligência artificial podem representar para os e-commerces, é uma troca única”, afirma Caruana. 

SOBRE A E-GOI

A E-goi é uma empresa especializada em Automação de Marketing Omnicanal e Inteligência Artificial. Com 20 anos de história, auxilia empresas de mais de 40 países nas suas estratégias de comunicação com o cliente, para aumentar as vendas. Aliada à Inteligência Artificial, desenvolve soluções de Tracking 360°, Customer Data Platform, Loyalty, Hipersegmentação e projetos à medida, integrados às principais plataformas do mercado.

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Nestlé nomeia Anna Lenz como Responsável Mundial de Recursos Humanos e Membro do Executive Board

A Nestlé sublinha que como membro do Executive Board, Anna Lenz desempenhará um papel fundamental na orientação estratégica e no direcionamento das iniciativas de Recursos Humanos em toda a organização.

A Nestlé SA anunciou a nomeação de Anna Lenz, atual Diretora-Geral da Nestlé Portugal, como a nova responsável mundial de Recursos Humanos do Grupo. Em virtude dessa nomeação, Anna Lenz passará a integrar o Executive Board da Nestlé, S.A..

A Nestlé sublinha em comunicado a trajetória notável de Anna Lenz no Grupo, incluindo sua liderança bem-sucedida como a primeira mulher Diretora-Geral da Nestlé Portugal, trazendo consigo uma vasta experiência das várias áreas funcionais, negócios e geografias da Nestlé, em resultado do seu percurso internacional de duas décadas na empresa, bem como um profundo compromisso com o desenvolvimento das pessoas.

“Estou muito honrada por esta nomeação e por ter a oportunidade de contribuir para a estratégia global de Recursos Humanos da Nestlé”, afirmou Anna Lenz. “Estou ansiosa para trabalhar em estreita colaboração com as equipes globais para impulsionar o crescimento sustentável, o desenvolvimento de talentos e a cultura organizacional da Nestlé. Guardo já de Portugal e da Nestlé Portugal uma enorme saudade das pessoas, do seu compromisso e da sua enorme qualidade.”, acrescenta.

 

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Retalho

Delta The Coffee House Experience chega ao Amoreiras Shopping Center

No âmbito do seu plano de expansão, a Delta The Coffee House Experience abriu uma loja no Amoreiras Shopping Center, mantendo o propósito de ser um espaço dedicado à cultura e valorização do café.

Esta é a primeira loja implantada num centro comercial em Lisboa. O espaço, localizado no piso 1 do Amoreiras Shopping Center, oferece uma vasta gama de cafés de extração lenta, “que realçam todas as notas e aromas desta bebida”, com diferentes sugestões para cada experiência e método de preparação, seja através de uma V60, Balão, Chemex , French Press ou Aeropress, apresenta a marca.

Para além do expresso ou de novos blends, será também possível provar cafés de origens exclusivas, como é o caso do lote dos Açores ou de São Tomé e Príncipe. Há ainda diferentes propostas gastronómicas, como pequenos almoços, brunches ou refeições ligeiras.

“É com grande orgulho que hoje celebramos mais um marco na estratégia de expansão de lojas Delta The Coffee House Experience. O conceito foi pensado para enriquecer a cultura do café e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência inigualável que vai para além do ritual habitual de beber café”, destaca Clara Melícias, diretora de lojas Delta The Coffee House Experience.

A Delta The Coffee House Experience do Amoreiras está aberta de segunda a domingo, das 07h30 às 23h00, e junta-se agora às localizadas na Avenida da Liberdade e Marvila (Prata Riverside Village), em Lisboa, e junto ao Mercado do Bolhão, no Porto.

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Alimentar

Caçarola apresenta os novos Pink Rice e Basmati Premium

Com o lançamento do Pink Rice e do Basmati Premium, a marca de arroz da Valente Marques reforça a sua posição no mercado como uma marca inovadora e atenta às tendências globais.

A Caçarola revelou recentemente dois novos produtos que prometem trazer inovação e sabor ao mercado em Portugal: o Pink Rice e o Basmati Premium. A apresentação oficial decorreu no dia 26 de setembro, no restaurante La Panamericana by Chakall, em Lisboa, num evento que reuniu figuras da gastronomia e do entretenimento.

O lançamento contou com a presença de convidados como a humorista Ana Arrebentinha, num ambiente descontraído e animado, onde a música e os sabores inovadores estiveram em destaque. No centro das atenções estiveram dois nomes da gastronomia portuguesa: o Chef Chakall e Rui Marques, criador do popular blog e projeto culinário A Pitada do Pai.

Sob o lema “Amor em grão”, ambos os chefs surpreenderam os presentes com pratos sofisticados e criativos, destacando a versatilidade dos novos arrozes da Caçarola.

Com o lançamento do Pink Rice e do Basmati Premium, a marca da Valente Marques reforça a sua posição no mercado como uma marca inovadora e atenta às tendências globais, sempre com o foco na qualidade e na satisfação dos consumidores.

Fotografias: Brain Entertainment

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Bebidas

Colheita 2021 do Segredo 6 chega como “a melhor de sempre”

Ao mercado chegam cerca de 500 garrafas e, ainda, 30 estojos de edição colecionador com três garrafas. Além de Portugal, também o Brasil tem contribuído para aumentar as vendas.

Foi em Mirandela, Trás-os-Montes, que António Boal e Francisco Costa apresentaram o novo Segredo 6, produzido a partir das uvas colhidas em 2021, na Vinha do Professor.

Com assinatura do enólogo Paulo Nunes, este vinho é produzido a partir das castas autóctones da região, nomeadamente Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Alicante Bouschet, Bastardo e Tinta Roriz, entre outras, “estagiou durante um longo período de meses em barricas de carvalho francês, selecionadas pela equipa de enologia da 2 CC em conjunto com a tanoaria para este perfil de vinho”.

De cor rubi intensa, aroma complexo com notas de fruta vermelha e balsâmico mentolado, este Segredo 6 revela-se na boca com um “equilíbrio harmonioso em todo o seu conjunto”, mostrando “um vinho de estrutura e carácter com grande persistência”, salienta Paulo Nunes, adiantando que esta colheita é, seguramente, “a melhor” de todas.

A Vinha do Professor, assim chamada por pertencer durante décadas a um professor, é uma vinha velha de 4,5 hectares e sem armação, existente há 68 anos. Ao mercado chegam 475 garrafas desta colheita, 400 das quais Magnum, 50 de 5 litros e 25 de 15 litros, pelos valores de 600, 1.800 e 8.000 euros, respetivamente. 20% da produção foi adquirida por membros do restrito clube de apreciadores dos vinhos da 2 CC, o Clube Gold, ainda antes do lançamento oficial. A pensar nos colecionadores, a marca lançou, ainda, uma edição especial, de 30 estojos, que lhes dá a oportunidade de usufruir de uma prova vertical das três colheitas disponíveis do Segredo 6 (2019/2020/2021).

O mercado nacional tem revelado particular interesse neste vinho, de segmento premium, a par do mercado brasileiro, que conquista, já, uma percentagem bastante significativa de vendas, revelam os dois sócios, António Boal e Francisco Costa. De acordo com os fundadores da 2 CC Produção de Vinhos LDA, a expectativa é que os dois mercados continuem em crescimento e que se entre, com esta nova colheita, em Angola.

A nova colheita do Segredo 6 está já disponível para os membros do Clube Gold 2 CC e chegará em breve ao mercado em quantidades muito limitadas.

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Retalho

Auchan marca presença na Expo Franchise

Nos dias 18 e 19 de outubro, a retalhista irá fortalecer o compromisso com a rede de franquia e apresentar a sua visão de futuro

A Auchan Retail Portugal vai marcar presença na Expo Franchise, a maior feira de franchising da Península Ibérica, que irá decorrer nos dias 18 e 19 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa. Após a aquisição da Dia Portugal, e da rede de lojas Minipreço, esta será a primeira vez que a insígnia de retalho alimentar irá apresentar aos potenciais investidores, e empreendedores nacionais, a sua visão de futuro. Esta será também uma oportunidade para dar a conhecer os pilares de intervenção da Auchan na área da franquia.

“Com a aquisição da Dia Portugal, a Auchan assumiu a gestão da mais antiga e uma das maiores redes nacionais de franquia alimentar. Das mais de 480 lojas Minipreço adquiridas, mais de 50% operam em regime de franchising, o que traduz um novo foco estratégico”, afirma Pierre Olivier Delpierre, diretor de Franchising e Conceitos Comerciais da Auchan Retail Portugal.

“Atualmente, a rede de franquia da Auchan é um dos maiores ativos da nossa operação em Portugal, onde queremos fomentar o empreendedorismo através de parcerias sustentáveis e colocar os parceiros no centro das nossas ações. Vivemos um momento único no qual depositamos muita confiança nos nossos parceiros de negócio”, acrescenta.

Com a aquisição da cadeia Minipreço, em abril deste ano, a Auchan Retail Portugal passou a contar com 583 lojas físicas, 30 gasolineiras, quatro armazéns e duas lojas digitais, e emprega  mais de 11.000 colaboradores. 

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Retalho

Gama gourmet da Aldi de volta com novos produtos

A Aldi Portugal volta a ter em loja a sua gama Gourmet Finest Cuisine, que, este ano, apresenta várias novidades.

A Aldi Portugal volta a ter em loja a sua gama Gourmet Finest Cuisine, que, este ano, apresenta várias novidades. Este sortido, que a ALDI refere ter sido pensado especialmente para a época festiva, combina a essência discount com produtos premium, “permitindo aos consumidores desfrutar de refeições sofisticadas e de elevada qualidade, a preços acessíveis”.

A Aldi refere que a Gourmet Finest Cuisine apresenta agora novas opções, que vão desde entradas a pratos principais e sobremesas, permitindo aos clientes preparar uma refeição completa com produtos selecionados e de alto requinte, como Pizza de Trufa e Presunto, Massa Tagliolini Fresca Gourmet, com sabor a Tinta de Choco, Trufa ou Pesto, Alheira de Leitão ou Cogumelos Shiitake, Frango Recheado, disponível nas variedades: Nozes, Presunto e Queijo ou Queijo de Cabra e Arandos, Cesto de Queijos Curados de Seia, Sobremesa Gourmet, com sabor a Amaretto e Ricotta ou Avelã e Chocolate, Cheesecake de Bolacha Caramelizada Belga ou com sabor a Chocolate com Turrão de Amêndoa e Massas Recheadas Gourmet, disponíveis em várias combinações de sabores: Queijo de Cabra e Cebola Caramelizada, Spianata (salame picante) e Grelos, e Abóbora com Queijo Mascarpone.

A Gourmet Finest Cuisine mantém alguns dos produtos como os célebres Macarons em diversos sabores, o Queijo de Ovelha com Trufa, a Paleta de Porco Preto e o Presunto de Porco Ibérico. A ALDI continua a apostar em sabores nacionais, especialmente no que respeita aos queijos, charcutaria e sobremesas, como os Queijos de Seia, a Alheira de Leitão ou Cogumelos Shiitake, e o Pudim de Ovos, acrescenta a retalhista em comunicado.

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Hipersuper

Entrevista

“A logística urbana é sem dúvida um grande desafio para todo o setor”

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer”, define ao Hipersuper, Afonso Almeida, presidente da direção da APLOG.

Afonso Almeida, presidente da direção da APLOG, sublinha o desafio que a logística urbana representa para todo o setor.

A logística urbana é um dos grandes desafios para os players do setor? Na abertura da conferência Cidades & Logística, referiu que de 2022 para 2023, o tráfego aumentou 20% em Lisboa e Porto.
A logística urbana é, sem dúvida, um grande desafio para todo o setor. O aumento exponencial da entregas on-line, em especial nos últimos anos durante e pós pandemia, fez com os players do setor tivessem que se modernizar de forma muito rápida para poder responder às necessidades do mercado. Através da tecnologia, da digitalização, da automação, entre outras ferramentas, é possível hoje fazer entregas por todas as cidades em tempos muito reduzidos. Um estudo apresentado pela Inrix, uma consultora norte americana especializada em análise de dados de tráfego, mostra que a maioria das grandes cidades na Europa e no mundo tiveram um aumento de tráfego muito significativo. No caso de Lisboa e Porto os dados apresentados de 2023, mostram um crescimento do tráfego em mais de 20% em relação ao ano anterior. Esta situação deve mostrar-nos uma grande preocupação, sendo muito importante perceber as causas para este aumento e fazer com que as cidades possam tomar medidas urgentes para minimizar esta situação.

A logística urbana deve dar prioridade a conceitos como a habitabilidade e a sustentabilidade nas cidades? Nesse sentido, os lockers e as entregas de última milha com veículos alternativos deveriam ser priorizados?
As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer. É um tema que nunca está terminado, e deve ser importante envolver todas as partes interessadas, no sentido de conseguir arranjar as melhores soluções para a cidade, tendo uma visão de futuro mais sustentável. Existem já lockers a funcionar em alguns locais mas ainda estamos numa fase algo inicial. Devemos olhar para projetos noutras cidades e noutros países, que nos indicam caminhos interessantes. A forma como se faz as entregas da última milha deverá ser claramente otimizada com a implementação de hub´s em diferentes zonas da cidade, que permitam reduzir claramente o número de viaturas que existem hoje a efetuar entregas na cidade de Lisboa e Porto. A eletrificação das frotas deverá ser acelerada e também o uso de novos veículos de diversos tipos mais sustentáveis.

No global, para onde apontam as soluções? Como obter uma logística urbana eficaz e sustentável?
As soluções devem passar claramente por um trabalho sério das autarquias, alinhadas com políticas centrais, envolvendo especialistas e trabalhar em conjunto para arranjar soluções par este problema atual e real. É preciso investir neste tema com mais planeamento, rapidez e estratégia de médio longo prazo. Por esse mundo fora existem soluções interessantes e inovadores que podem ser analisadas e ver a possibilidade de poder aplicar nas nossas cidades as soluções que possam fazer sentido. Questões como dos horários de entregas, locais de descargas, hub´s estrategicamente locados em locais de Lisboa e Porto que permitam reduzir o tráfego, centralizando entregas com uma redução significativa do número de veículos em circulação. A questão dos lockers é fundamental, pois vamos ter que nos convencer que não é sustentável continuarmos a receber as nossas encomendas em casa. Se continuarmos neste caminho, a tendência será continuar a aumentar o tráfego e o congestionamento das cidades, entrando em contraciclo com o que se pretende para ter cidades mais sustentáveis.

Esta entrevista foi publicada na edição 426 do Hipersuper

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Retalho

Makro Portugal presente no Chefs on Fire para celebrar a gastronomia

Esta edição do Chefs on Fire promete ser mais imersiva e regresso às raízes primordiais da cozinha, onde o fogo é o protagonista e as paisagens naturais enriquecem cada prato.

A makro Portugal está de volta ao Chefs on Fire, nos dias 19 e 20 de outubro, no Museu do Côa. Esta iniciativa gastronómica com lugar marcado em Foz Côa irá combinar cozinha nacional com a envolvência do rio Douro e das gravuras rupestres, proporcionando uma experiência que junta gastronomia, arte e natureza.

Durante dois dias, a magia do fogo e os aromas autênticos da cozinha a lenha serão protagonizados por alguns dos chefs mais reconhecidos do panorama gastronómico português. Lídia Brás (Stramuntana), David Jesus (Seiva), Alexandre Silva (Loco) e Vítor Adão (Plano) irão estar presentes para demonstrar as suas iguarias, com música ao vivo.

“Participar em eventos como o Chefs on Fire é essencial para a makro porque são momentos que celebram a união da gastronomia e da cultura, que são o coração do que fazemos. Esta é uma oportunidade única para reforçar o nosso compromisso com os profissionais de cozinha e com a tradição enquanto apoiamos experiências gastronómicas únicas,” afirma Filipa Herédia, head of Communication & Public Affairs da makro Portugal.

Esta edição do Chefs on Fire promete ser mais imersiva e regresso às raízes primordiais da cozinha, onde o fogo é o protagonista e as paisagens naturais enriquecem cada prato.

“A presença da makro neste evento reforça o nosso compromisso com a gastronomia nacional e com os profissionais do setor, proporcionando aos chefs ingredientes de alta qualidade e soluções inovadoras”, destaca a retalhista num comunicado.

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Alimentar

Colheita de Pera Rocha foi a segunda pior da última década

Foi a segunda pior colheita da última década e do terceiro ano consecutivo com menos 50% de peras, muito abaixo do potencial produtivo. “Devido às condições climáticas e fitossanitárias registadas ao longo da campanha e principalmente na sua fase final, esperam-se quebras significativas”, informa a ANP.

A colheita de Pera Rocha dos associados da ANP em 2024 foi de 114.759 toneladas, o que representa um ligeiro aumento (5,7%) relativamente à colheita de 2023, mas cerca de metade da colheita de 2021.

Foi a segunda pior colheita da última década e o terceiro ano consecutivo com menos 50% de peras, muito abaixo do potencial produtivo.

“No entanto, o setor mantém o compromisso de fornecer prioritariamente os clientes habituais com a qualidade de sempre e a dignificação da Rocha do Oeste DOP”, sublinha a ANP.

“Devido às condições climáticas e fitossanitárias registadas ao longo da campanha e principalmente na sua fase final, esperam-se quebras significativas na fruta já armazenada nas Centrais Fruteiras. Na prática, é expectável que o aumento registado (5,7%) não seja efetivo e que a quantidade de pera rocha comercializável seja igual ou inferior à campanha passada”, informa a ANP.

Refira-se que o universo dos associados da Associação Nacional dos Produtores de Pera Rocha representam cerca de 90% da produção deste fruto em Portugal.

 

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ESG

CTE lança website para capacitação na transição energética

O website, agora lançado, é uma ferramenta voltada para empresas, profissionais e entidades que procuram formação e apoio técnico no contexto da transição energética e da ação climática.

Hipersuper

O Centro de Formação para a Transição Energética (CTE) acaba de lançar o seu website. A página oferece cursos e recursos para capacitar profissionais e empresas “na construção de um futuro energético mais sustentável”, informa a instituição.

O CTE tem como missão ser um agente dinamizador de novas competências, preparando os trabalhadores para os desafios do mercado de trabalho verde, em linha com a descarbonização da economia e com vista à promoção de uma transição justa e equitativa.

A criação do Centro de Formação para a Transição Energética surge da união de esforços entre a ADENE – Agência para a Energia, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Associação Portuguesa de Energias Renováveis, “permitindo a requalificação em áreas como as energias renováveis, hidrogénio verde, eficiência energética e hídrica, e mobilidade sustentável”.

O website, agora lançado, é uma ferramenta voltada para empresas, profissionais e entidades que procuram formação e apoio técnico no contexto da transição energética e da ação climática.

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