Logística

26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro

Durante dois dias o congresso será palco de sessões para keynote speakers, apresentação de estudos e mesas redondas temáticas dedicadas à reflexão e debate.

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Logística
Óscar Barranco, diretor da Empack and Logistics & Automation Porto
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A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) vai realizar o seu 26º congresso, nos dias 15 e 16 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa.

Às disrupções nas cadeias de abastecimento acrescem hoje desafios enormes: desde a transição energética até às mudanças nas políticas de sourcing que têm implicações na relocalização da produção, passando pelo reforço da digitalização e a crescente aposta na robótica e automação, destaca a APLOG na comunicação sobre o evento.

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A Associação alerta ainda que “novas e exigentes dimensões” surgem com a logística urbana, cibersegurança e inteligência artificial e, perante este contexto vivido pela logística e transportes, o programa do 26º congresso vai contar com a perspetiva e a reflexão de palestrantes que irão abordar questões atuais e emergentes.

O evento destína-se a players da indústria, operadores logísticos, transporte, distribuição, grossistas, retalhistas, autoridades públicas, consultoras, equipamentos tecnológicos e soluções para logística, fabricantes de veículos e tecnologias.

Duração de dois dias, com coffee breaks, almoços incluídos e jantar de networking, o congresso será palco de sessões para keynote speakers, apresentação de estudos e mesas redondas temáticas dedicadas à reflexão e debate.

As informações sobre o congresso estão disponíveis em www.aplog.pt

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Logística
Foto de arquivo
Retalho

Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril

A Action vai abrir em Abril a 13ª, 14ª e 15ª lojas em Portugal, localizadas, respetivamente, em Ovar, Évora e Sintra.

A Action, discount store de produtos não alimentares, abre a nova loja de Ovar no próximo dia 3 de abril, enquanto as de Évora e Sintra serão inauguradas a 24 de abril. Com estes novos espaços, a insígnia alarga a presença em Portugal.

A marca chega a estas três cidades com a mesma fórmula aplicada nas lojas já abertas: um protfólio de seis mil produtos em 14 categorias – como brinquedos e produtos para a casa, produtos de jardinagem, DIY (‘do it yourself’), alimentação – com o compromisso de preços mais baixos. “A Action oferece uma seleção de 150 novos produtos todas as semanas” e assume que “o preço médio de todos os produtos é inferior a 2 euros”, destaca.

“Estamos muito satisfeitos por abrir as primeiras lojas em Ovar, Évora e Sintra, apenas um ano depois de termos apresentado a nossa primeira loja em Portugal. Os clientes receberam-nos calorosamente e estamos felizes por podermos trazer a fórmula Action para mais perto deles. O nosso sucesso assenta na nossa fórmula forte e no empenho e compromisso das nossas equipas, de que muito nos orgulhamos. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esta conquista: os nossos clientes, os nossos colegas, os nossos fornecedores e todos os que nos apoiaram,” afirma Sofia Mendoça, diretora-geral da Action em Portugal.

A nova loja de Ovar (Next Retail Park) tem 1088 metros quadrados, a de Évora terá 1125 metros quadrados e a de Sintra 1147 metros quadrados. A Action contratou uma equipa de 20 colaboradores para gerir a loja de Ovar, 24 para Évora (R. Armando Antunes da Silva) e 28 para a loja de Sintra ( Rua Do Urano, Rio de Mouro). As lojas estão abertas das 09h às 21hs, de segunda a domingo.

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Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal

A direção da unidade de negócio HVAC, da sucursal portuguesa, assumia uma liderança ibérica, e desde o início do ano assume autonomia ibérica, reportando à direção da sucursal nacional.

A Hisense nomeou Mário David Carvalho para a direção da unidade de negócio Hisense HVAC da Sucursal Portugal, com efeitos desde janeiro de 2025.

“É com muito orgulho, que assumo a liderança desta área de negócio em Portugal, e o desafio de manter o crescimento exponencial que temos tido, ano após ano, através da partilha das melhores práticas e do fornecimento de soluções domésticas e profissionais de climatização. Agradeço também à nossa rede de clientes e parceiros a confiança, garantindo a estes a continuidade da eficácia das nossas soluções. Mantemos a expetativa de proporcionar sempre o melhor investimento e o compromisso de soluções eficientes e ajustadas ao mercado.”, sublinha  Mário David Carvalho, em comunicado.

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ESG

DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas

Ferramenta digital integrada no portal myDPD for Business reforça compromisso com a sustentabilidade e promove decisões logísticas mais ecológicas.

tagsDPD

A DPD Portugal acaba de lançar uma calculadora de carbono que permite aos seus clientes monitorizar, em tempo real, o impacto ambiental das encomendas. A nova funcionalidade está disponível na plataforma myDPD for Business e insere-se na estratégia de sustentabilidade da empresa, promovendo maior transparência e incentivando escolhas logísticas mais responsáveis.

A ferramenta fornece dados detalhados sobre as emissões de carbono associadas aos envios, recorrendo a filtros personalizáveis que consideram variáveis como o tipo de serviço, país de destino e meio de transporte. A metodologia adotada segue os critérios do GLEC Framework do Smart Freight Centre, assegurando a robustez e credibilidade dos dados.

Rui Nobre, diretor-geral de Operações da DPD Portugal, sublinha: “A sustentabilidade é um pilar essencial da nossa estratégia e a calculadora de carbono é mais um passo fundamental nesse compromisso. Queremos oferecer aos nossos clientes total transparência sobre o impacto ambiental das suas encomendas, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e responsáveis. Esta iniciativa reforça o nosso compromisso com o meio ambiente, numa linha de continuidade com os esforços já em curso”.

E acrescenta: “Atualmente, a nossa aposta na eletrificação da frota e na utilização de biocombustíveis tem permitido evitar a emissão de cerca de 23 toneladas de CO2 por mês, contribuindo ativamente para um setor logístico mais sustentável”.

A DPD tem vindo a reforçar a sua pegada ecológica através da eletrificação da frota e da adoção de biocombustíveis. Atualmente, opera com 207 veículos elétricos em território nacional, evitando a emissão de cerca de 274 toneladas de CO₂ por ano. A transição para entregas 100% elétricas teve início em Lisboa (2021) e foi alargada ao Porto (2023), estando hoje implementada em 14 cidades portuguesas. Em paralelo, cerca de 32% da frota já opera com recurso a HVO, um biocombustível de baixo impacto ambiental.

Com esta nova ferramenta, a DPD Portugal dá mais um passo na concretização da sua política de neutralidade carbónica, alinhada com os objetivos da Geopost e validada pela iniciativa internacional Science Based Targets (SBTi).

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Logística

LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas

Empresa portuguesa finalista nos prémios europeus de referência no setor de transportes especiais, com projeto de elevada complexidade técnica entre Oliveira de Frades e o Porto de Aveiro.

tagsLASO

A LASO Transportes é finalista dos ESTA Awards 2025 na categoria “Transportes > 120 toneladas”. Esta distinção nos prémios europeus do setor de transportes especiais e elevação, resulta de um projeto de transporte excecional realizado em agosto de 2024, envolvendo o deslocamento de duas pontes metálicas, cada uma com 80 toneladas, entre Oliveira de Frades e o Porto de Aveiro.

Este transporte especial destacou-se pela sua complexidade técnica e logística, recorrendo a um comboio rodoviário com 73,71 metros de comprimento. As estruturas metálicas transportadas tinham 51,5 metros de comprimento, 4,7 metros de largura e 4,65 metros de altura. A operação exigiu dois meses de planeamento minucioso, incluindo estudos detalhados de rota e o desenvolvimento de sistemas de amarração personalizados.

Executado durante a noite, com velocidade controlada de 20 km/h, o transporte contou com escolta policial e seis viaturas-piloto, garantindo elevados padrões de segurança. A operação utilizou equipamentos especializados como o Tower Adapter e o Selfloader, reforçando a capacidade técnica da equipa da LASO.

“Estar entre os finalistas na categoria > 120 toneladas comprova a nossa capacidade com projetos complexos. Foi uma operação onde cada milímetro contou”, sublinha o responsável pelo transporte.

A entrega dos ESTA Awards está marcada para 10 de abril, em Munique, na Alemanha. A presença da LASO na shortlist destes prémios consolida o posicionamento da empresa como líder ibérica no segmento de transportes especiais e de grande tonelagem.

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Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos

A Vitacress estabeleceu uma parceria estratégica com a STEF que visa otimizar a distribuição nacional dos produtos frescos da marca. “Estamos confiantes de que esta colaboração reforçará a proposta ao mercado, fortalecendo o nosso compromisso com a excelência”, sublinha Carlos Vicente, diretor-geral da Vitacress Portugal.

A operação logística será diária, com início na unidade de produção da Vitacress em Boavista dos Pinheiros, no concelho de Odemira, assegurando a entrega dos produtos aos principais canais nacionais — retalho, distribuição e canal Horeca. O objetivo passa por garantir níveis máximos de frescura e qualidade, materializando o conceito farm-to-table e reforçando o compromisso com práticas agrícolas sustentáveis e uma cadeia de frio eficaz, sublinha em comunicado.

Carlos Vicente, diretor-geral da Vitacress Portugal, afirma que “Na Vitacress, a qualidade e a frescura dos nossos produtos são a nossa prioridade. Esta parceria com a STEF permite-nos garantir uma distribuição eficiente e segura, assegurando que as nossas saladas chegam aos consumidores com a máxima frescura. Estamos confiantes de que esta colaboração reforçará a proposta ao mercado, fortalecendo o nosso compromisso com a excelência”.

“Esta parceria representa um marco importante na nossa estratégia de crescimento sustentável em Portugal”, refere Mickael Tomas, diretor-geral da STEF Portugal. “A Vitacress é um parceiro que partilha a nossa visão de excelência operacional e compromisso com a qualidade, tornando esta colaboração natural e estratégica para ambos”, completa.

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Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio

Num mundo onde a sustentabilidade é absolutamente incontornável, a Água Monchique continua o seu percurso de sucesso rumo à redução efetiva do seu impacto ambiental com o lançamento da Monchique Can, a primeira garrafa de água portuguesa produzida em alumínio.

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Esta inovadora solução, livre de BPA (Bisfenol A), à semelhança de todas as demais embalagens da Água Monchique, é infinitamente reciclável e foi desenvolvida para que existam cada vez mais soluções ambientalmente responsáveis.

Fabricada em alumínio, a Monchique Can alia inovação e praticidade a um design elegante e moderno, contribuindo para a promoção de hábitos amigos do ambiente. “A nova embalagem espelha o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a inovação. Queremos oferecer aos nossos consumidores uma opção que alia conveniência, estilo e um impacto ambiental reduzido”, refere Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique.

Sustentabilidade e Durabilidade

A nova Monchique Can não é apenas uma garrafa, é uma afirmação de inovação, estilo e sustentabilidade. Fabricada em alumínio, assegura uma vida útil mais longa. Além disso, é o complemento perfeito para o EcoPack Monchique 10L, a embalagem bag-in-box sustentável que facilita o refill e contribui para a redução da pegada ecológica.

A Monchique Can acompanha o ritmo do quotidiano. A leveza e portabilidade fazem dela a companheira ideal para o trabalho, o ginásio ou um passeio ao ar livre.

A Água Monchique selecionou o alumínio como a matéria-prima de eleição para a produção desta inovação, por este ser 100% e infinitamente reciclável, sem perda de propriedades. A sua capacidade térmica é outra grande vantagem, pois permite manter a água fresca por mais tempo, proporcionando uma experiência de hidratação revigorante.

A Monchique Can vem juntar-se a uma longa lista de inovações já disponibilizadas pela Água Monchique ao mercado, e de onde se destaca a Monchique Sport 100% ECO, o EcoPack Monchique e a Monchique Natura. Todas estas soluções refletem um esforço contínuo da marca em reduzir a pegada ecológica.

Design e Estilo Moderno

Além da sua funcionalidade e compromisso ecológico, a Monchique Can destaca-se também pelo design arrojado e distintivo. Disponível em três versões exclusivas, cada uma com um toque artístico, esta embalagem é uma peça única que combina estética e versatilidade. A sua imagem premium confere-lhe sofisticação, permitindo que se destaque em qualquer contexto, seja num evento, numa reunião ou numa simples pausa para hidratação.

Dentro em breve, a Monchique Can estará disponível nos pontos de venda habituais e promete contribuir como uma alternativa na forma como consumimos água, proporcionando uma solução mais ecológica, tornando ainda mais atrativa a experiência de consumo.

Contatos: https://aguamonchique.pt/

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Exportação

PortugalFoods e InovCluster promovem Semana Mediterrânica em Paris

As empresas portuguesas poderão promover os seus produtos através de uma pop-up store/showroom localizada no centro da cidade, informam a InovCluster e a PortugalFoods.

A PortugalFoods e a InovCluster estão a dinamizar a participação portuguesa na Semana Mediterrânica, em parceria em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF).

O evento terá lugar em Paris, de 10 e 15 de junho deste ano, num espaço localizado na rue de Turbigo no dito ‘triângulo de ouro do Marais’, destacam os organizadores. A participação destina-se a empresas de produtos alimentares portuguesas que não necessitem de conservação em temperatura controlada.

“Nesta primeira edição, empresas portuguesas terão a oportunidade de promover os seus produtos através de uma pop-up store/showroom localizada no centro da cidade e que permitirá a exposição, degustação e apresentação de produtos” a consumidores e players do setor agroalimentar francês – etalhistas, key accounts, distribuidores, canal Horeca entre outros, explicam as associações numa informação conjunta.

PortugalFoods e InovCluster informam ainda que com a abertura desta ‘loja efémera’, cada país “poderá promover o seu território e as suas empresas associadas através de um espaço personalizado, dividido por estantes para que cada participante possa expor os seus produtos”.

“O objetivo é criar parcerias estratégicas que facilitem a entrada e a comercialização dos produtos na França. Após o dia 11 de junho os produtos em stock poderão ser vendidos nos restantes dias ao grande público. Com esta proposta, a CCILF quer permitir a todos os participantes, de não só testarem o mercado, mas também identificarem futuros parceiros comerciais para uma relação de negócios duradoura”, acrescentam.

Mais informações sobre a Semana Mediterrânica podem ser consultadas aqui.

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João Bento, CEO dos CTT, e Mario Treinen, diretor do Post Courrier
Logística

Parceria estratégica entre CTT e Post Luxembourg reforça apoio à diáspora portuguesa

Os CTT – Correios de Portugal e a Post Luxembourg, operador postal luxemburguês, assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de reforçar os serviços prestados às comunidades portuguesas residentes no Luxemburgo e aos cidadãos luxemburgueses residentes em Portugal.

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Este memorando de entendimento estabelece as linhas gerais de uma colaboração estratégica entre as duas empresas, nomeadamente através do desenvolvimento de serviços, produtos e apoio ao cliente nas áreas de correio, encomendas, logística e suporte informático.

“Este acordo reforça o papel de proximidade dos CTT junto das comunidades portuguesas, onde quer que estas se encontrem. Com esta parceria, facilitaremos ainda mais o acesso aos serviços dos CTT à significativa comunidade emigrante portuguesa no Luxemburgo, reforçando simultaneamente os laços entre os dois países”, sublinha Para João Bento, CEO dos CTT, em comunicado.

Mario Treinen, diretor do Post Courrier, acrescenta “Portugal e o Luxemburgo partilham laços históricos que estamos ansiosos por cultivar também no sector postal. No início deste ano, a PostLuxemburgo assumiu um compromisso importante para com os seus clientes com ligações a Portugal, introduzindo tarifas de encomendas altamente competitivas para o envio de encomendas do Grão-Ducado para Portugal, equiparadas às praticadas para o envio para os países vizinhos. Isto sublinha o potencial que procuramos ampliar através do nosso acordo com os CTT, com o objetivo de fornecer soluções fiáveis e inovadoras que criem valor para ambas as comunidades.”

Esta colaboração permitirá reforçar os serviços prestados à comunidade portuguesa, tendo em conta a forte relação entre os dois países e a importância da comunidade portuguesa no Luxemburgo. Será também avaliado o potencial de investimento conjunto nas áreas de colaboração, nomeadamente em infraestruturas, tecnologia (como cacifos automáticos), inovação e sustentabilidade.

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72% das empresas de retalho de produtos cosméticos encontram-se em risco médio ou elevado de incumprimento

De acordo com os dados mais recentes do Insight View, o volume de negócios do setor do retalho de produtos cosméticos registou um crescimento de 15% em 2023, comparativamente ao […]

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De acordo com os dados mais recentes do Insight View, o volume de negócios do setor do retalho de produtos cosméticos registou um crescimento de 15% em 2023, comparativamente ao ano anterior. Uma tendência que se mantém nos últimos três períodos económicos.

A estrutura empresarial do setor é marcada pela predominância de microempresas, que representam cerca de 91% do total. No entanto, apesar de serem numericamente dominantes, as microempresas contribuem apenas com 14% do volume de negócios total. As pequenas empresas, que constituem 8% do total, faturam 17% do volume de negócios. Por outro lado, as empresas de média dimensão, embora representem apenas cerca de 1% do total de empresas de produtos cosméticos, geram 14% do volume de negócios. As quatro grandes empresas do setor totalizam 55% da faturação.

Em relação à antiguidade, os dados do Insight View indicam que aproximadamente metade das empresas têm entre dois e dez anos. Por outro lado, as empresas constituídas há menos de um ano representam 14% do total, ou seja, foram criadas 164 novas empresas no último período. As empresas com mais de 25 anos correspondem a apenas 12%. Esta diversidade na idade das empresas sugere um cenário dinâmico, com uma constante entrada de novos participantes e uma adaptação contínua às mudanças do mercado.

No que se refere ao risco empresarial, 27% das empresas de produtos cosméticos enfrentam um risco elevado de incumprimento, sendo que 42% dessas empresas foram criadas nos últimos cinco anos. A distribuição de risco é relativamente homogénea, com 45% das empresas classificadas como de risco médio e as restantes 28% como de risco baixo.

Em termos de distribuição geográfica, Lisboa e Porto continuam a ser os principais centros deste setor, concentrando 33% e 19% das empresas, respetivamente. No entanto, também há uma presença significativa em outras regiões do país, como Braga (9%), Setúbal (8%) e Aveiro (5%). Entre os cinco distritos líderes do setor, Lisboa destaca-se por apresentar a maior deterioração do risco de crédito, com 27% das empresas a enfrentar um risco elevado de incumprimento.

Uma análise das práticas de tesouraria revela uma diferença significativa entre os prazos de pagamento e de recebimento. As empresas de cosméticos têm um prazo médio de recebimento de 17 dias, enquanto o prazo médio de pagamento aos fornecedores é de 105 dias. De notar, ainda, que ambos os indicadores apresentaram quedas no último período económico.

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Óscar Barranco, diretor da Empack and Logistics & Automation Porto
Óscar Barranco, diretor da Empack and Logistics & Automation Porto
Logística

Empack and Logistics & Automation Porto 2025: “A edição deste ano destaca-se pela forte presença de expositores com soluções inovadoras em sustentabilidade e automação”

Óscar Barranco, diretor da Empack and Logistics & Automation Porto, revela ao nosso jornal as principais novidades da 9.ª edição, que incluem avanços em exoesqueletos industriais, embalagens higiénicas para setores sensíveis e soluções de inteligência artificial para otimização logística. Além disso, destaca a crescente presença internacional de expositores e o reforço das áreas dedicadas à automação e à sustentabilidade, pilares fundamentais para o futuro da indústria.

A edição de 2025 da Empack and Logistics & Automation Porto, marcada para 9 e 10 de abril, na Exponor, promete consolidar-se como um dos eventos de referência nos setores da embalagem e logística, trazendo um leque alargado de inovações tecnológicas e sustentáveis. Com mais de 80 expositores e a expectativa de ultrapassar os 3.000 visitantes, a feira aposta em novas iniciativas, como duas salas de congresso, uma aplicação interativa para networking e um press point híbrido para divulgação de novidades em tempo real.

A Empack and Logistics & Automation Porto tem vindo a consolidar-se como um evento de referência no setor. Quais as principais novidades desta edição?
A edição de 2025 apresenta diversas novidades que reforçam o seu posicionamento como evento de referência no setor. Contamos com mais de 80 expositores, oferecendo uma visão abrangente sobre as últimas inovações em embalagem e logística. Introduzimos também duas salas de congressos, onde especialistas nacionais e internacionais irão debater temas essenciais para o futuro da indústria. Além disso, lançamos a App do evento, que facilitará a experiência dos visitantes, permitindo networking, acesso a conteúdos exclusivos e agendamento de reuniões. Teremos ainda um press point híbrido, promovendo a divulgação de novidades do setor em tempo real, e mais Innovation Tours, proporcionando uma visita guiada a soluções disruptivas apresentadas pelos expositores. Entre inúmeras novidades empresariais, muitas das quais só serão reveladas na feira, teremos uma empresa que nos trará os últimos avanços em exoesqueletos (equipamentos vestíveis que combinam engenharia avançada e tecnologia, para aumentar as capacidades físicas dos trabalhadores e reduzir o esforço físico em tarefas repetitivas ou exigentes). Uma outra que apresentará uma palete higiénica, especialmente produzida para acondicionar e movimentar produtos sensíveis (alimentares, farmacêuticos, cosméticos e químicos). Um nosso expositor destacará o primeiro big bag (contentores flexíveis de transporte de volumes) sem costuras nem forros, baseado numa tecnologia revolucionária que resolve os problemas associados aos big bags convencionais cosidos. Um conhecido fabricante internacional mostrará, por sua vez, uma solução baseada em IA que rastreia padrões de erro e minimiza autonomamente o tempo de inatividade e a intervenção humana no processo de picking logístico. Outra marca evidenciará no certame um novo sistema robótico para armazenamento multidirecional de paletes, com o qual pretende redefinir o padrão de armazenamento inteligente no setor. E haverá várias empresas a apresentar os últimos passos que estão a dar no sentido de tornar a pegada de carbono de todo o circuito bem mais sustentável. Mas haverá muitas mais novidades em carteira… Acreditamos que todas elas tornarão a Empack and Logistics & Automation Porto 2025 ainda mais dinâmica, interativa e enriquecedora para expositores e visitantes.

Quantos expositores e visitantes esperam receber este ano? Há um crescimento face a edições passadas?
A nossa previsão para 2025 aponta para um crescimento tanto no número de expositores como no de visitantes. Esperamos receber mais de 3.000 visitantes e contamos com a presença de mais de 80 expositores, o que representa um aumento significativo face à última edição. Nestas últimas semanas estamos a fazer tudo para que esse crescimento ronde os 20%. Este crescimento reflete o posicionamento consolidado da feira e o interesse gradualmente crescente do mercado pelas soluções apresentadas no evento. A três semanas da feira, mais de 40% das empresas confirmadas nesta 9.ª edição são internacionais. Espanha estará representada por mais de 30 operadores económicos, por exemplo, mas há também expositores da Alemanha, da Irlanda e da Suécia.

O evento divide-se em duas grandes áreas – Empack e Logistics & Automation. O que os visitantes podem esperar em cada uma delas?
A Empack reúne as principais inovações no setor da embalagem, destacando soluções que vão desde materiais sustentáveis até tecnologia avançada de impressão e etiquetagem. Os visitantes poderão conhecer as últimas novidades em máquinas de embalagem, soluções de packaging ecológico, rótulos inteligentes e novas tendências de design. O objetivo é ajudar as empresas a otimizar os seus processos e tornar o packaging mais eficiente e sustentável. Já a Logistics & Automation foca-se na intralogística, logística e transporte, trazendo expositores especializados em gestão de armazéns, automação de processos, robótica, software logístico e soluções para otimizar a cadeia de abastecimento. Nesta área, os visitantes encontrarão tecnologias que impulsionam a eficiência operacional e reduzem custos, com demonstrações ao vivo de equipamentos e sistemas inovadores. Ambas as áreas, que abrangem uma vintena de segmentos de atividade, proporcionam um espaço de conhecimento e networking essencial para os profissionais que procuram estar na vanguarda do setor.

Sustentabilidade e automação são temas cada vez mais centrais na logística e na embalagem. Como é que estas tendências se refletem na edição deste ano da feira?
A edição deste ano da Empack and Logistics & Automation Porto destaca-se pela forte presença de expositores que oferecem soluções inovadoras em sustentabilidade e automação. Empresas especializadas em materiais de embalagem ecológicos, tecnologias de reciclagem e processos de produção sustentáveis estarão presentes, permitindo aos visitantes explorar opções que reduzem o impacto ambiental das suas operações. Paralelamente, a automação será um dos focos principais, com expositores a apresentar avanços em robótica, sistemas de gestão automatizada de armazéns e soluções de inteligência artificial aplicadas à logística. Estas tecnologias visam aumentar a eficiência operacional, reduzir erros e otimizar a cadeia de abastecimento. Além das exposições, o congresso contará com sessões dedicadas a estes temas, onde especialistas discutirão as últimas tendências e desafios na implementação de práticas sustentáveis e tecnologias automatizadas no setor. Estas conferências proporcionarão insights valiosos e oportunidades de networking para profissionais interessados em transformar as suas operações através da sustentabilidade e automação.

O setor da logística e da embalagem tem enfrentado desafios significativos, desde a digitalização até às cadeias de abastecimento globais. Como olha para o estado atual dos setores?
O setor enfrenta desafios complexos, mas também oportunidades significativas. A digitalização tem acelerado a eficiência operacional, enquanto a automação e a inteligência artificial impulsionam a competitividade. No entanto, questões como a resiliência das cadeias de abastecimento e a necessidade de maior sustentabilidade continuam a ser temas prioritários. A Empack e Logistics & Automation Porto surge como um espaço essencial para discutir soluções e apresentar inovações que ajudam as empresas a superar estes desafios.

Há novidades ao nível das conferências ou iniciativas de networking?
Sim, este ano reforçamos o programa de conferências com duas salas de congresso, onde especialistas do setor irão abordar os temas mais relevantes da embalagem e logística, desde inovação e automação até sustentabilidade e inteligência artificial. Um dos grandes destaques será a presença de um keynote speaker internacional, que trará uma visão global sobre inovação e transformação digital no setor. Além disso, estamos a introduzir novas iniciativas de networking, como sessões de matchmaking através da nova app do evento. Esta funcionalidade permitirá que expositores e visitantes se conectem de forma mais eficiente, facilitando o agendamento de reuniões, a troca de contactos estratégicos e a criação de oportunidades de negócio personalizadas. A app será uma ferramenta essencial para maximizar a experiência na feira, ajudando os participantes a encontrar os parceiros certos e a otimizar o seu tempo no evento.

A inteligência artificial está a redefinir o mundo dos negócios. Na sua opinião, neste setor também está a ser um fator de diferenciação para uma maior competitividade?
Sem dúvida. A inteligência artificial está a transformar a logística e a embalagem ao otimizar processos, prever tendências de consumo e aumentar a eficiência operacional. Soluções como algoritmos preditivos, automação de armazéns e análise de dados em tempo real estão a permitir que as empresas tomem decisões mais informadas e melhorem a sua competitividade.

Quais são os planos para o crescimento da Empack and Logistics & Automation Porto nos próximos anos? Podemos esperar alguma expansão ou novas áreas temáticas?
A nossa ambição é continuar a crescer e a trazer inovação ao setor. Estamos a estudar a expansão do evento para incluir novas áreas temáticas, como inteligência artificial aplicada à logística e packaging. Além disso, queremos fortalecer a internacionalização da feira, atraindo ainda mais expositores e visitantes de mercados estratégicos.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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