Inflação leva consumidores a planear poupar nos saldos de verão
Segundo o Top Global Consumer Trends 2024, o impacto da inflação fez com que os consumidores estejam a poupar mais nos saldos de verão.
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A época dos saldos de verão 2024 prolonga-se até ao mês de setembro e permite aos consumidores adquirir produtos e serviços com as promoções da estação.
Mas de acordo com o Top Global Consumer Trends 2024, da Euromonitor International, 44% dos consumidores procuram este ano poupar mais, impactados com os níveis de inflação. E 74% assume estar preocupados com o atual custo de vida.
“Ainda assim, estes consumidores, em época de saldos, são aqueles que procuram as melhores ofertas sem nunca descurar a qualidade e eficiência dos produtos”, indica o estudo da Euromonitor.
A Webloyalty subinha, porém, que do ponto de vista dos retalhistas, a época de saldos pode ser desafiante, com os consumidores “cada vez mais exigentes e atentos no momento de compra”. Para acompanhar o comportamento dos clientes, e até mesmo antecipá-lo, a Euromonitor considera o retail media “uma ferramenta poderosa para impulsionar as marcas e os seus produtos”.
Com base no estudo, 29% dos consumidores revelaram estar dispostos a que os retalhistas consigam rastrear as suas emoções e personalizar a sua experiência de compra de acordo com o seu estado emocional no momento.
Importância do retail media
“O retail media apresenta-se como uma ajuda importante para os retalhistas na época de saldos, uma vez que permite às empresas estarem um passo à frente dos seus concorrentes. Para além disso, a colocação da publicidade no momento ideal otimiza o processo e os resultados do retail media, criando um fluxo de receitas adicional que possibilita compensar a venda de produtos com margens baixas nesta época”, afirma Eduardo Esparza, VP general manager da Webloyalty Ibéria & Brasil.
A multinacional especializada em geração de receitas adicionais, através do desenvolvimento de soluções de retaill media, defende que nesta época de saldos de verão, as empresas podem encontrar nesta estratégia de marketing e vendas, uma solução 360. “Uma vez que as campanhas que este desenvolve, para além de trazerem dados revelantes sobre o impacto da comunicação e da publicidade, permitem aos retalhistas otimizar os descontos e a sua eficácia de vendas tanto no presente, como no futuro, aumentando a sua rentabilidade num ambiente comercial cada vez mais competitivo”, acrescenta.