Relatório de Sustentabilidade da Água Monchique destaca progressos em 2023
O relatório detalha os progressos do plano de ação instituído até 2025, que foi estruturado em torno de quatro eixos – desenvolver as pessoas, agir pelo clima, inovar para impactar, e ser transparente e justo.

Hipersuper
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
A Sociedade da Água Monchique divulgou o seu segundo Relatório de Sustentabilidade, onde destaca os progressos feitos em práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG), entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
O relatório “enfatiza e detalha os esforços da organização para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reafirmando seu compromisso com a transparência e com os stakeholders”, indica a empresa num comunicado.
No relatório, estão detalhados os progressos referentes ao plano de ação instituído até 2025, que foi estruturado em torno de quatro eixos – desenvolver as pessoas, agir pelo clima, inovar para impactar, e ser transparente e justo.
No âmbito da meta de aumentar a produção de energia100% renovável, a empresa revela já ter implementado a primeira fase no complexo industrial e estar a implementar a segunda fase referente aos armazéns.
A Água Monchique está ainda a trabalhar na meta de reduzir o consumos de energia elétrica em 20% e prevê realizar em 2024 o objetivo de formar colaboradores e desenvolver iniciativas relacionadas com a redução do consumo de água, resíduos e energia e também o objetivo de formar 100% dos utilizadores em eco condução.
Segundo o Relatório de Sustentabilidade, em 2023 a empresa tinha em curso estudos para efetivar melhorias nas suas políticas de ‘waste management’, “com particular incidência na gestão de resíduos e nos processos de reciclagem”.
O Relatório de Sustentabilidade é considerado estratégico para a empresa e está alinhado “com sua missão de contribuir para um futuro mais sustentável e equitativo, com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade em geral”, destaca no comunicado.
“É um documento onde procuramos transmitir de forma clara e honesta a nossa evolução ao longo de 2023. Monitorizamos metas e cumprimos compromissos assumidos com os nossos colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e com a comunidade em geral”, explica o CEO da Sociedade da Água de Monchique.
Vítor Hugo Gonçalves, assegura que este posicionamento “a busca por um planeta mais saudável, por um mundo mais justo e equilibrado”. “Estamos dedicados a construir um futuro onde a inovação e a sustentabilidade caminham lado a lado. Cada página é um convite para que se junte a nós. Esperamos que se sintam inspirados pelo que alcançamos e sobretudo pelo que ainda está por vir”, conclui.
A Sociedade da Água de Monchique explora a concessão pública da água mineral de Monchique que se distingue pela sua unicidade e pelo seu elevado pH natural de 9,5. A Água Monchique foi distinguida pelo Monde Selection de La Qualité com um ‘grande ouro’, dois ‘ouro’ e com três estrelas douradas pelo International Taste Institute. Em 2023 renovou os estatutos ‘PME Líder’ e ‘PME Excelência’, atribuídos pelo IAPMEI, e passou a integrar o ranking das ‘1000 Maiores e Melhores PME´s’ a operar em Portugal.