Relatório de Sustentabilidade da Água Monchique destaca progressos em 2023
O relatório detalha os progressos do plano de ação instituído até 2025, que foi estruturado em torno de quatro eixos – desenvolver as pessoas, agir pelo clima, inovar para impactar, e ser transparente e justo.

Hipersuper
Edição 432: Entrevista LTPlabs + Inovação portuguesa + Arroz + Queijos + Charcutaria + Sagalexpo + Barbot + Empack + Logística
Nassrin Majid é a nova diretora-geral da ConsumerChoice
75% das empresas veem agentes de IA como essenciais para ultrapassar a concorrência
Novos Vigor Latte chegam ao mercado
Edição 432 já está disponível em formato digital
Adyen lança ‘tap to pay’ no iPhone em Portugal
Lisbon Bar Show apresentou novidades
Papa Johns continua expansão em Portugal com nova abertura no Barreiro
Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025
Centro de Investigação para a Sustentabilidade recebe produtores de pequenos frutos em Odemira
A Sociedade da Água Monchique divulgou o seu segundo Relatório de Sustentabilidade, onde destaca os progressos feitos em práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG), entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
O relatório “enfatiza e detalha os esforços da organização para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reafirmando seu compromisso com a transparência e com os stakeholders”, indica a empresa num comunicado.
No relatório, estão detalhados os progressos referentes ao plano de ação instituído até 2025, que foi estruturado em torno de quatro eixos – desenvolver as pessoas, agir pelo clima, inovar para impactar, e ser transparente e justo.
No âmbito da meta de aumentar a produção de energia100% renovável, a empresa revela já ter implementado a primeira fase no complexo industrial e estar a implementar a segunda fase referente aos armazéns.
A Água Monchique está ainda a trabalhar na meta de reduzir o consumos de energia elétrica em 20% e prevê realizar em 2024 o objetivo de formar colaboradores e desenvolver iniciativas relacionadas com a redução do consumo de água, resíduos e energia e também o objetivo de formar 100% dos utilizadores em eco condução.
Segundo o Relatório de Sustentabilidade, em 2023 a empresa tinha em curso estudos para efetivar melhorias nas suas políticas de ‘waste management’, “com particular incidência na gestão de resíduos e nos processos de reciclagem”.
O Relatório de Sustentabilidade é considerado estratégico para a empresa e está alinhado “com sua missão de contribuir para um futuro mais sustentável e equitativo, com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade em geral”, destaca no comunicado.
“É um documento onde procuramos transmitir de forma clara e honesta a nossa evolução ao longo de 2023. Monitorizamos metas e cumprimos compromissos assumidos com os nossos colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e com a comunidade em geral”, explica o CEO da Sociedade da Água de Monchique.
Vítor Hugo Gonçalves, assegura que este posicionamento “a busca por um planeta mais saudável, por um mundo mais justo e equilibrado”. “Estamos dedicados a construir um futuro onde a inovação e a sustentabilidade caminham lado a lado. Cada página é um convite para que se junte a nós. Esperamos que se sintam inspirados pelo que alcançamos e sobretudo pelo que ainda está por vir”, conclui.
A Sociedade da Água de Monchique explora a concessão pública da água mineral de Monchique que se distingue pela sua unicidade e pelo seu elevado pH natural de 9,5. A Água Monchique foi distinguida pelo Monde Selection de La Qualité com um ‘grande ouro’, dois ‘ouro’ e com três estrelas douradas pelo International Taste Institute. Em 2023 renovou os estatutos ‘PME Líder’ e ‘PME Excelência’, atribuídos pelo IAPMEI, e passou a integrar o ranking das ‘1000 Maiores e Melhores PME´s’ a operar em Portugal.