Ministro da Agricultura e Pescas marca presença no congresso Interpera
Organizado pela AREFLH (Assembleia das Regiões Europeias Produtoras de Frutas, Legumes e Hortaliças) e pela ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha), o Interpera vai abordar os desafios atuais de um dos produtos portugueses mais exportados.

Hipersuper
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, vai marcar presença no encerramento do Interpera, que decorre em Óbidos a 26 e 27 de junho.
Organizado pela AREFLH (Assembleia das Regiões Europeias Produtoras de Frutas, Legumes e Hortaliças) e pela ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha), o congresso internacional vai abordar os desafios atuais do setor da pera, um dos produtos portugueses mais exportados.
O evento arranca dia 26, com visitas técnicas a pomares, centrais de distribuição e centros de investigação da região Oeste, berço da produção de Pera Rocha, onde os participantes poderão conhecer o que de melhor se faz no setor em Portugal.
No dia 27, decorre no Auditório Praça da Criatividade em Óbidos, a conferência que incluirá debates e mesas redondas com especialistas nacionais e internacionais em agricultura. O primeiro painel reunirá representantes dos principais países europeus produtores de pera para analisar a campanha passada e revelar as previsões da primeira colheita deste ano.
Um segundo painel abordará os desafios que o setor enfrenta, começando com uma perspetiva da UE e analisando as atuais políticas e regulamentos em relação às alterações climáticas. A escassez de água em algumas zonas da UE e a saúde dos solos são outros desafios em destaque.
Um terceiro painel debruçar-se-á sobre o pomar do futuro, incluindo o projeto português de investigação, BioFago, que apresentará um agente antibacteriano natural.
O programa detalhado do Interpera pode ser consultado em www.interpera.org.
Portugal destaca-se como um dos principais produtores de pera na Europa, especialmente a variedade Pera Rocha. As exportações têm gerado receitas anuais na ordem dos 85 milhões de euros, “refletindo a crescente procura internacional pela Pera Rocha”, destaca a ANP. Em 2022/2023, a Pera Rocha nacional foi exportada para 20 países, tendo os mercados da Europa (50%), Marrocos (20%) e Brasil (20%), como principais destinos.