MC lança projeto-piloto de reciclagem que envolve 11 lojas Continente
Até dia 31 de julho, decorre em 11 lojas Continente o projeto-piloto ‘Ecospot’, que promove a reciclagem de embalagens de plástico de iogurte e de sobremesas lácteas. Este é um […]

Hipersuper
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
Até dia 31 de julho, decorre em 11 lojas Continente o projeto-piloto ‘Ecospot’, que promove a reciclagem de embalagens de plástico de iogurte e de sobremesas lácteas. Este é um projeto em parceria com 12 agrupamentos escolares da área do Grande Porto, envolvendo mais de 50 escolas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares da respetiva região recebem donativos pela quantidade de embalagens recolhidas, que podem chegar aos 1500 euros.
Este é um projeto da MC, co-financiado pela Sociedade Ponto Verde, em parceria com o PIEP (Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho), a Intraplás e a Tomra, que juntos pretendem promover a reciclagem do material destas embalagens.
Todos os clientes podem participar, depositando as suas embalagens de iogurte e de sobremesas lácteas nos ‘Ecospots’ disponíveis nas lojas selecionadas, até 31 de julho. Desta forma, todos podem contribuir para o donativo dos agrupamentos escolares correspondentes.
Por cada quilograma de embalagens recolhidas nas lojas associadas, os agrupamentos escolares recebem 3 euros. Cada agrupamento pode receber desde 200 euros de donativo pela participação, até um máximo de 1500 euros, entregues através de ‘Cartão Dá’ no início do próximo ano letivo (2024/2025).
Depois de recolhidas, todas as embalagens serão encaminhados para a Lipor e, de seguida, para a Intraplás, empresa que vai testar o processo de reciclagem destas embalagens, avaliando a qualidade e quantidade de matéria-prima reciclada, assim como a exequibilidade da incorporação em novas embalagens e produtos.
Este projeto representa o compromisso da MC para o uso responsável dos plásticos. Em 2023, a MC atingiu uma taxa de reciclabilidade de 86% das suas embalagens de plástico, tendo sido novamente destacada, no âmbito do ‘The Global Commitment Report 2023’ da Ellen MacArthur Foundation, com uma performance entre os melhores retalhistas a nível global. Este relatório avalia o progresso de mais de 1.000 organizações, unidas em torno de uma visão comum, de uma economia circular para os plásticos.
A MC tem ainda um plano de alteração das suas embalagens em curso, para garantir o desenvolvimento de raiz de embalagens recicláveis para os seus produtos. No último ano estas diretrizes foram revistas, dando origem ao Manual de Packaging Sustentável da MC, bem como à disponibilização de um percurso formativo para colaboradores e fornecedores.
Para além destas iniciativas, a MC conta ainda com ‘Ecospots’ nas lojas Continente para encaminhamento para reciclagem de outros resíduos, como cápsulas de café, pilhas, rolhas de cortiça, roupa, baterias, óleos alimentares usados e ainda, pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, incluindo lâmpadas.
Lojas que participam no projeto-piloto Ecospot:
Continente Maia
Continente Antas
Continente Maia Jardim
Continente Modelo Mira Maia
Continente Modelo Leça do Balio
Continente Modelo Rio Tinto
Continente Modelo Fânzeres
Continente Bom Dia Amial
Continente Bom Dia Matosinhos Sul
Continente Bom Dia Ramalde
Bom Dia Lavra
Agrupamentos de escolas que participam no projeto-piloto Ecospot:
Agrupamento de Escolas de Águas Santas
Agrupamento de Escolas do Cerco
Agrupamento de Escolas Levante Maia
Agrupamento de Escolas Castêlo da Maia
Agrupamento de Escolas Irmãos Passos
Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº3
Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara
Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha
Agrupamento de Escolas Manoel Oliveira
Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo
Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos
Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes