Consumo
Consumidores olham cada vez mais para o preço antes de encher o carrinho
Esta é uma das conclusões do estudo ao consumidor realizado pela Levelsource, que apresenta o fator quantidade (95%) como o segundo mais importante, superando a marca (89%) e a qualidade (88%).
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O preço é o primeiro fator na escolha de um produto e os consumidores não perdem as oportunidades que as promoções representam para realizar uma compra mais económica. Esta é uma das conclusões do estudo ao consumidor realizado pela Levelsource, que apresenta o fator quantidade (95%) como o segundo mais importante, superando a marca (89%) e a qualidade (88%).
Segundo o mesmo estudo, 97% da amostra referem que existem artigos que “só compram em promoção”, nomeadamente se forem “marca de fabricante” e 96% da amostra “sénior” sugere que “também se façam promoções, tipo feira, com artigos de incontinência, por exemplo”, propondo “a semana do sénior”.
95% desejam que “os artigos em promoção estejam devidamente sinalizados” e sem rutura de stock (98%) e para 94% dos inquiridos o folheto promocional tem de ser fidedigno e fiável, “o guia para poupar”, organizado por secção/categoria, com imagens dos artigos (92%), que exista nos pontos de venda e seja disponibilizado em local visível e de fácil acesso (89%). E como complemento ao “folheto físico”, 82% dos inquiridos gosta de o ter disponível online e/ou através de aplicação.
Segundo dados da Levelsource, 90% dos consumidores preferem promoções de desconto imediato.
Em relação ao Cartão Cliente, 85% destes inquiridos maximizam os benefícios desta opção porque “associam/cruzam/acumulam” diferentes promoções/descontos de diferentes “parceiros” que o(s) seu(s) “Cartão Cliente” permite(m), como por exemplo: supermercado – combustíveis – energia e 79% afirmam possuir 4 “Cartões Cliente” de diferentes insígnias.
89% da amostra, para maximizarem a poupança compram em mais do que uma loja (diferentes cadeias), por esta razão e 80% destes inquiridos referem que aumentaram em média o número de “atos/momentos de compra” face ao ano anterior, 65% dizem “comprar menos artigos em cada momento de compra” embora considerem que globalmente “gastam mais para fazer as mesmas compras” (83%).
88% dos inquiridos fazem as suas compras aos fins-de-semana e/ou no final do mês com 74% dos inquiridos a admitir a intenção de incluir nas suas práticas as compras online, porque “ajuda a poupar”, na medida em que “só compramos aquilo que faz verdadeiramente falta”;
Menos de metade dos inquiridos (46%) admite que é “importante saber a origem do que compram”.
António Mendes, diretor geral da Levelsource, sublinha que “neste momento o consumidor foca-se nas promoções e é fortemente seduzido pelas propostas de mais baixo valor, contudo valorizam o binómio: preço – quantidade”.
O estudo da Levelsource foi feito com os resultados de 1.309 entrevistas válidas, para todos os distritos de Portugal Continental, garantindo um nível de confiança de 97% e um erro amostral de 3%. Os lares inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir de uma base de dados de números de telefone, sendoaplicado em situações de ausência temporária ou não atende o método de 3 call-backs, entre os dias 01.04 e o dia 18.04.2024, refere a empresa de estudos de mercado e consultoria.