Sovena com 100% de eletricidade renovável em todas as operações na Península Ibérica
Todas as operações do Grupo Sovena na Península Ibérica utilizam 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis. A empresa já consumia unicamente eletricidade verde nas suas fábricas, lagares e herdades […]

Hipersuper
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
Todas as operações do Grupo Sovena na Península Ibérica utilizam 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis. A empresa já consumia unicamente eletricidade verde nas suas fábricas, lagares e herdades em Portugal e também na fábrica de Brenes, em Espanha, tendo agora adquirido certificados de eletricidade verde para as fábricas de Andujar (Andaluzia), e Plasencia (Cáceres), e para os lagares de Monteolivo e San Pedro (Jaén).
“A transição energética tem sido uma prioridade do Grupo, que se renova na estratégia de sustentabilidade da Sovena definida para os próximos três anos. Reconhecemos a necessidade urgente de descarbonização e temos atuado em várias frentes, sendo a gestão eficiente e sustentável de energia uma peça fundamental.” enaltece Jorge de Melo, CEO da Sovena.
O consumo de eletricidade destas quatro unidades representa mais de 25% das necessidades totais da operação na Península Ibérica, equivalente a cerca de 5.500 toneladas de CO2 anuais. Com esta medida a Sovena dá mais um passo no compromisso com a descarbonização e a proteção do ambiente, contribuindo para que o setor caminhe em direção aos objetivos globais da neutralidade carbónica.
A empresa tem apostado, paralelamente, em duas frentes: reduzir o consumo e transitar para fontes de energia sustentáveis. Assim, já tem instalados painéis solares para autoconsumo nas suas herdades em Portugal e nas fábricas no Barreiro, em Brenes e Plasencia. Em 2024, juntar-se-á a sua fábrica em Almada, através de um PPA (Power Purchase Agreement) solar offsite, estando a Sovena a analisar a instalação de parques solares na mais recente unidade da Centazzi e na fábrica em Andujar (Espanha), bem como nas suas unidades fabris nos Estados Unidos da América.