Emanuele Soncin business unit director de Portugal, Espanha e França na Checkpoint Systems
Mais qualidade no serviço e tecnologia ao serviço do cliente: o retalho em 2024
Por Emanuele Soncin, business unit director de Portugal, Espanha e França na Checkpoint Systems

Hipersuper
Portuguesa Bloop quer ser a primeira rede social de compras do mundo
Frutorra com nova identidade visual e novidades nos seus produtos
Celeste lança coleção exclusiva para um Dia dos Namorados mais doce
Science4you expande oferta com o lançamento de uma nova categoria
Delegações da Luís Simões recebem qualificações de 98% na IFS Logistics
Mercadona doou 1.300 toneladas de alimentos e produtos em Portugal no ano passado
UHU recebe selo EcoVadis Silver pela estratégia de sustentabilidade
Fruit Logistica 2025 arranca em Berlim com participação recorde e foco na inovação
“Os CTT estão posicionados em toda a cadeia de comércio eletrónico”
Grupo Totalmédia adota a marca Rhenus Logistics
Por Emanuele Soncin, business unit director de Portugal, Espanha e França na Checkpoint Systems
Os últimos anos têm representado um desafio crescente para o retalho e os consumidores, com os problemas de abastecimento, aumento de preços e mudanças de comportamento de consumo aos quais a tecnologia tem aportado mais ferramentas e, simultaneamente, potenciais desafios. Para 2024, as tendências associadas a qualidade do serviço e como a tecnologia pode ajudar continuam, sem dúvida, na ordem do dia para os retalhistas.
Ao longo do último ano, as notícias, relatórios e reportagens sobre o desenvolvimento de novas tecnologias, como é a robótica, têm acolhido todas as atenções, e o seu desenvolvimento exponencial é o reflexo deste interesse. Claro que a sua implementação e incorporação no dia a dia dos diferentes setores é uma realidade que temos que encarar para 2024, mas o fator humano que advém com a compra no retalho, assim como a qualidade do serviço prestado continuam a ser duas tendências que os retalhistas têm que ter em conta na gestão quotidiana dos seus negócios.
Para este desafio, a tecnologia é uma ferramenta e um aliado incontornável dos retalhistas. O crescente problema com o abastecimento de produtos traz consigo um aumento de preços, uma escassez de artigos e constrangimentos de gestão de stock. Para tal, as tecnologias que permitem uma rastreabilidade de produto total são fundamentais. Para 2024, esta tecnologia permitirá não apenas manter os stocks atualizados e localizados, como criar experiências de compra satisfatórias para o cliente.
Ao localizar os produtos em toda a cadeia de abastecimento, inclusive os frescos e com datas de validade específicas, o retalhista será capaz não apenas de saber qual o stock que tem disponível para venda aos seus clientes, como também garantir que o mesmo chega ao cliente no momento certo. Ao mesmo tempo, a tecnologia permite ao retalhista ir ao encontro das necessidades do seu cliente com campanhas direcionadas – o que anteriormente era visto apenas como uma contagem simples de clientes, pode hoje ser analisado pelos gestores das empresas na criação de padrões de consumo sofisticados e painéis de tendências futuras. Assim, ao cliente é possível garantir que o produto que pretende está disponível no momento em que o procura, e ao melhor preço possível. Ao retalhista, permitirá uma visão geral do seu negócio, assim como quais as tendências de consumo dos seus clientes.
Em situações em que o ambiente internacional poderá comprometer o normal funcionamento do retalho, possuir e analisar estes e outros tipos de dados é fundamental para os retalhistas, mas é-o também para os produtores. Sobretudo em setores como as bebidas e equipamentos tecnológicos, mais sensíveis à reputação da marca, a tecnologia de rastreabilidade, aliada á gestão de stocks é essencial como garante de qualidade do seu produto e fidelidade para o consumidor.
Para 2024, a tecnologia estará ao serviço dos retalhistas e dos clientes no garante de disponibilidade de produtos e gestão de stocks, e a entrada na indústria 4.0 será um aporte essencial para compreender as tendências atuais e futuras no retalho.