Lidl Portugal ajudou a exportar 22,3 mil toneladas de frutas e legumes
A campanha de exportação conjunta do Lidl Portugal com a Portugal Fresh, resultou na exportação de 20 variedades de frutas e legumes para nove países europeus, em 2023. No total, […]

Hipersuper
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
A campanha de exportação conjunta do Lidl Portugal com a Portugal Fresh, resultou na exportação de 20 variedades de frutas e legumes para nove países europeus, em 2023. No total, o Lidl Portugal ajudou a exportar 22,3 mil toneladas para Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Polónia, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Eslováquia.
Do cabaz de produtos exportados destaca-se a Pera Rocha do Oeste DOP, com um total de 11,2 mil toneladas a serem exportadas para Alemanha, Polónia, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Luxemburgo, Suécia.
Em destaque estiveram igualmente os Citrinos do Algarve IGP, laranja e limão, com quase 2,9 mil toneladas exportadas, as ameixas, nectarinas e pêssegos, com 2,3 mil toneladas, e as amoras e framboesas, com 1,8 mil toneladas. Integram também este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais abóbora, castanha, couve branca/repolho, couve coração e melão, entre outros.
O Lidl Portugal revela ainda que o ano passado ficou marcado pelo início da exportação de dióspiro, “com 123 toneladas a serem exportadas para a Alemanha”, assim como outros artigos nacionais a entrarem em países onde ainda não estavam presentes, “nomeadamente a exportação de tomate para Espanha ou de cenoura e abóbora para a Alemanha”.
Uma década de parceria
A parceria que a multinacional do retalho mantém há uma década com a Portugal Fresh permite ajudar centenas de produtores nacionais do setor de frutas e legumes, “continuando a levar o que de melhor se produz em Portugal aos consumidores europeus”, destaca a empresa.
“A qualidade da produção nacional é diferenciadora e é o que conquista os outros consumidores europeus. A nossa missão, em conjunto com a Portugal Fresh, é fomentarmos a sua presença constante na nossa rede de lojas internacional, ajudando os nossos parceiros a crescerem”, explica Jorge Pierre Silva, diretor de frutas e legumes do Lidl Portugal.
Por sua vez, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, afirma que os resultados de 2023 “demonstram bem a dinâmica do setor agroalimentar nacional, e a sua capacidade para oferecer aos consumidores de todo o mundo produtos de elevada qualidade, segurança e diversidade”. “A diversificação é, aliás, cada vez maior, posicionando Portugal como um dos principais players europeus do setor das frutas e legumes. Parcerias como a que temos há uma década com o Lidl são fundamentais para a internacionalização e crescimento dos produtores nacionais”, acrescenta.
A estratégia de responsabilidade social corporativa ‘Mais Lidl’, assegura que todos os produtores nacionais de frutas e legumes da insígnia possuem a certificação global G.A.P. e GRASP, que garante que a agricultura é segura e que os seus possíveis impactos negativos estão a ser reduzidos, sendo ainda garantidas as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores das explorações agrícolas.