Lidl Portugal ajudou a exportar 22,3 mil toneladas de frutas e legumes
A campanha de exportação conjunta do Lidl Portugal com a Portugal Fresh, resultou na exportação de 20 variedades de frutas e legumes para nove países europeus, em 2023. No total, […]
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A campanha de exportação conjunta do Lidl Portugal com a Portugal Fresh, resultou na exportação de 20 variedades de frutas e legumes para nove países europeus, em 2023. No total, o Lidl Portugal ajudou a exportar 22,3 mil toneladas para Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Polónia, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Eslováquia.
Do cabaz de produtos exportados destaca-se a Pera Rocha do Oeste DOP, com um total de 11,2 mil toneladas a serem exportadas para Alemanha, Polónia, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Luxemburgo, Suécia.
Em destaque estiveram igualmente os Citrinos do Algarve IGP, laranja e limão, com quase 2,9 mil toneladas exportadas, as ameixas, nectarinas e pêssegos, com 2,3 mil toneladas, e as amoras e framboesas, com 1,8 mil toneladas. Integram também este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais abóbora, castanha, couve branca/repolho, couve coração e melão, entre outros.
O Lidl Portugal revela ainda que o ano passado ficou marcado pelo início da exportação de dióspiro, “com 123 toneladas a serem exportadas para a Alemanha”, assim como outros artigos nacionais a entrarem em países onde ainda não estavam presentes, “nomeadamente a exportação de tomate para Espanha ou de cenoura e abóbora para a Alemanha”.
Uma década de parceria
A parceria que a multinacional do retalho mantém há uma década com a Portugal Fresh permite ajudar centenas de produtores nacionais do setor de frutas e legumes, “continuando a levar o que de melhor se produz em Portugal aos consumidores europeus”, destaca a empresa.
“A qualidade da produção nacional é diferenciadora e é o que conquista os outros consumidores europeus. A nossa missão, em conjunto com a Portugal Fresh, é fomentarmos a sua presença constante na nossa rede de lojas internacional, ajudando os nossos parceiros a crescerem”, explica Jorge Pierre Silva, diretor de frutas e legumes do Lidl Portugal.
Por sua vez, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, afirma que os resultados de 2023 “demonstram bem a dinâmica do setor agroalimentar nacional, e a sua capacidade para oferecer aos consumidores de todo o mundo produtos de elevada qualidade, segurança e diversidade”. “A diversificação é, aliás, cada vez maior, posicionando Portugal como um dos principais players europeus do setor das frutas e legumes. Parcerias como a que temos há uma década com o Lidl são fundamentais para a internacionalização e crescimento dos produtores nacionais”, acrescenta.
A estratégia de responsabilidade social corporativa ‘Mais Lidl’, assegura que todos os produtores nacionais de frutas e legumes da insígnia possuem a certificação global G.A.P. e GRASP, que garante que a agricultura é segura e que os seus possíveis impactos negativos estão a ser reduzidos, sendo ainda garantidas as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores das explorações agrícolas.