COTEC lança programa gratuito de proteção da propriedade intelectual para pequenas e médias empresas
A COTEC Portugal, associação empresarial para a inovação, em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), anunciou o lançamento de um projeto piloto para apoiar as empresas em […]

Hipersuper
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell

Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC
A COTEC Portugal, associação empresarial para a inovação, em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), anunciou o lançamento de um projeto piloto para apoiar as empresas em crescimento internacional na gestão e proteção dos seus ativos intangíveis e direitos de propriedade industrial.
A iniciativa “IP Management Clinic” contempla sessões de mentoria individual com especialistas com o objetivo de “orientar as empresas e prepará-las para desenvolverem e alinharem a sua estratégia de propriedade intelectual com a sua estratégia de crescimento”, explica a associação, em comunicado.
Desde 2021 presente em mais de 30 países, o IP Management Clinic chega pela primeira vez à Europa através desta parceria e é gratuito. PME, smallcaps e startups com modelo de negócio estabelecido podem candidatar-se através do preenchimento de um questionário, disponível no site da associação.
“Falta ainda fazer um longo caminho para dar a devida importância à gestão dos ativos intangíveis e direitos de propriedade industrial”, sublinha Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC, acrescentando que o “balanço incorpóreo é cada vez mais objeto de atenção na valorização das empresas, pelos investidores e pela banca”.
“Queremos apoiar as empresas de base nacional a prepararem-se para um contexto competitivo internacional muito exigente em termos de cópia legal ou ilegal dos seus intangíveis mais valiosos e para a possibilidade de real de litigância, tenham ou não direitos de propriedade industrial no seu balanço, assim como para reduzir a assimetria de informação entre investidores, financiadores e as empresas”, conclui.
Serão selecionadas entre 15 e 20 empresas, de acordo com o seu perfil, estratégia de crescimento e importância da propriedade industrial na sua competitividade. O programa tem a duração de quatro meses e assenta em quatro momentos: exame aos principais ativos intangíveis e situação de proteção, estratégia de propriedade intelectual, processo de mentoria na elaboração de um plano de gestão e proteção dos ativos intangíveis mais relevantes.