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Exportação

A força e a inovação das empresas portuguesas na Alimentaria 2024

São 20 as empresas nacionais que vão participar na Alimentaria 2024 em Barcelona,Espanha, sob o chapéu da PortugalFoods, que promove a inovação e a internacionalização das empresas de todo o agroalimentar português. A associação regista este ano o crescimento de presenças em relação a 2022.

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A força e a inovação das empresas portuguesas na Alimentaria 2024

São 20 as empresas nacionais que vão participar na Alimentaria 2024 em Barcelona,Espanha, sob o chapéu da PortugalFoods, que promove a inovação e a internacionalização das empresas de todo o agroalimentar português. A associação regista este ano o crescimento de presenças em relação a 2022.

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Por Ana Grácio Pinto e Ana Rita Almeida

A Alimentaria arranca esta segunda-feira e são 20 as empresas nacionais que participam nesta feira sob o chapéu da PortugalFoods, que promove a inovação e a internacionalização das empresas de todo o agroalimentar português. A associação regista este ano o crescimento de presenças em relação a 2022. 

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Em 2023, as exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas cresceram cerca de 8%. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), foi para o Peru (91,05%) e para a Mauritânia (61,05%) que as exportações nacionais mais cresceram, a nível global, comparativamente a 2022. Curiosamente, as exportações para países tradicionalmente parceiros como Angola e Itália registaram um abrandamento de, respetivamente, 25,49% e 8,53%. Dentro do mercado da União Europeia, o pódio de crescimento foi ocupado por Eslováquia (35,40%), Irlanda (31,09%) e Polónia (30,20%).

A presença em feiras internacionais, como a Alimentaria 2024, em Barcelona, é, assim, fundamental para as empresas que já exportam ou estejam a iniciar o seu plano de internacionalização. Em ambos os casos, a participação sob o chapéu de associações como a PortugalFoods traduz-se em apoio logístico, maior visibilidade, menos custos.

Cardo Sra do Monte
Desenvolver a marca Cardo Artisanal Goods

Rui Silva, diretor comercial da Cardo Sra do Monte

Rui Silva, diretor comercial da Cardo Sra do Monte

“A PortugalFoods tem sido um parceiro muito importante para o desenvolvimento das empresas portuguesas no setor agroalimentar, a promoção sobre a bandeira Portugalfoods ajuda na promoção do melhor que se faz em Portugal e também na visibilidade que tem para qualquer comprador Internacional”, afirma o diretor comercial da Cardo Sra do Monte, empresa dedicada, predominantemente, aos queijos e enchidos artesanais e regionais portugueses.

Rui Silva defende que as várias ações da associação “vieram consolidar uma marca que tem peso na promoção de Portugal” e acrescenta que uma participação autónoma não daria à empresa “o pusch necessário” para a sua promoção externa.

A Alimentaria 2024 será para Cardo Sra do Monte, um “certame muito interessante” para chegar a novos mercados internacionais e fazer crescer fora de portas a sua marca ‘Cardo Artisanal Goods’. Nos últimos anos, a empresa do concelho de Leiria tem feito grandes investimentos na sua promoção Institucional e no rebranding da marca.

“A Alimentaria serve o mesmo propósito de uma Anuga ou mesmo Sial Paris, mas com o enfoque nos mercados do Magreb, pela sua proximidade e também no conceito de empresas viradas para o trading. Clientes de várias partes do mundo encontram-se neste certame, para procurar novas soluções de produtos mediterrânicos e consolidação de cargas, com produtos de várias partes da Europa. O porto de Barcelona, Sevilha e Lisboa ajudam muito nesse desenvolvimento”, destaca. 

A exportar para EUA e vários mercados de Europa e África, a Cardo Sra do Monte vai dar prioridade este ano ao desenvolvimento da ‘Cardo Artisanal Goods’. “Aproveitando uma lacuna que existe no mercado ao nível dos diferentes queijos que vendemos poderemos apresentar, em vários mercados, queijos artesanais com uma característica inovadora de excelente qualidade e com escala suficiente para estar em mercados de valor acrescentado”, garante Rui Silva.

Atingir o volume de cerca de 25% na exportação num prazo de cinco a sete anos, é um objetivo assumido e, para tal, este ano a empresa vai marcar presença em várias feiras do setor e em missões internacionais.

Chábom
Bolo e broas de mel para o ‘mercado da saudade’

A Chábom está implantada na Madeira e produz bolos e broas de mel

A Chábom está implantada na Madeira e produz bolos e broas de mel

“A participação na Alimentaria Barcelona pode ser uma oportunidade valiosa para a nossa empresa uma vez que vai aumentar sua visibilidade, expandir a sua rede de contatos, aprender sobre tendências e inovações, e explorar oportunidades de crescimento e internacionalização”, destaca João Paulo Canas, diretor geral da Chábom.

Fundada em 1983, no Funchal, Ilha da Madeira, a Fábrica Chábom é especializada no fabrico de bolo de mel e de broas de mel, mas o portfólio inclui bombons artesanais, uma gama de chocolates e outra de rebuçados. No certame em Barcelona vai apresentar os seus produtos regionais e tradicionais, com a expetativa de estabelecer contatos com “potenciais parceiros de negócios, distribuidores, fornecedores de matérias-primas e clientes”, refere João Paulo Canas.

A presença sob o chapéu da PortugalFoods e da Invest Madeira é vista pela empresa como uma oportunidade de expansão da rede de contatos internacionais que podem oferecer oportunidades de colaboração e crescimento”.

“Para alem disso a PortugalFoods oferece suporte às empresas que buscam expandir para mercados internacionais, fornecendo informações sobre tendências globais, insights de mercado e apoio na promoção de produtos portugueses no exterior, bem como a Invest Madeira pode oferecer suporte para empresas que desejam estabelecer ou expandir suas operações na Região Autônoma da Madeira, o que pode ser especialmente benéfico para empresa, como a nossa em fase de internacionalização”, sublinha João Paulo Canas.

Fazer chegar os produtos ao chamado ‘mercado da saudade’, que abrange os países com forte comunidade portuguesa, é o principal objetivo de internacionalização, “seja por via da exportação direta ou por parcerias estratégicas de empresas de distribuição nesses mercados”, explica o diretor geral da Chábom. Europa e EUA são o foco inicial, mas a empresa está aberta ao interesse de clientes em outros mercados.

Cafés 5 Quinas
Crescimento da gama e produtos mais sustentáveis

Um novo produto de cápsulas compatíveis Nespresso, em alumínio, um café em grão e moído e uma nova cápsula compatível com máquinas Dolce Gusto “com menos 30% do plástico comparada as cápsulas convencionais, e logo um menor impacto no meio ambiente”, são alguns dos produtos que a Cafés 5 Quinas vai levar à Alimentária, revela Francisco Campos, do departamento de Marketing da empresa. “Estes passos são importantes na consolidação da empresa nos mercados, enquanto parceiro estratégico e de referência. É um momento de viragem, em que o foco nas preocupações ambientais vai traçando o seu caminho e a nossa empresa quer estar na vanguarda”, sublinha.

A Alimentaria Barcelona é considerada uma feira importante para esta empresa que, desde a sua fundação, definiu que o mercado externo terá projeção idêntica ao mercado nacional. “O seu crescimento e consolidação está a ser feito de forma faseada, e o crescimento no mercado espanhol é sem dúvida um passo decisivo nessa estratégia”, assegura Francisco Campos, acrescentando que a empresa olha para cada mercado “com a atenção necessária a adaptar a oferta às suas exigências e especificidades”. “Agora, com o crescimento da gama, e com produtos ambientalmente mais sustentáveis, vamos ao encontro do que sentimos seja o ensejo dos nossos clientes e mercados”, determina.

O responsável refere ainda as vantagens de trabalhar com a PortugalFoods nos mercados externos da empresa. “Sem cada elemento da equipa PortugalFoods nada funcionaria tão bem como funciona, e não dispensamos a ajuda que eles nos dão nestes projetos de internacionalização”, assume, acrescentando que a associação é um “elemento-chave para estar ao ocorrente dos eventos nacionais e internacionais do setor agroalimentar”.

SEL (Salchicharia Estremocense)
Novidades de Porco Preto de Campo

Hugo Calhordas gerente de exportação da SEL

Hugo Calhordas, gerente de exportação da SEL

A exportar para 17 países, a SEL (Salsicharia Estremocense), aponta este ano aos países nórdicos, numa estratégia de diversificação de mercados e de crescimento das suas exportações, que atualmente representam cerca de 10% do volume de faturação.

Nesse sentido, a Alimentária é vista como “essencial para o crescimento da SEL no mercado internacional, dada a visibilidade que a feira tem” e será palco da apresentação de dois novos produtos da empresa de Estremoz: o ‘Fuet de Porco Preto de Campo’, “único produzido em Portugal, produto destaque no Sabor do Ano de 2024”, e o ‘Guanciale de Porco Preto de Campo’, “desenvolvido em conjunto com parceiros italianos”, apresenta Hugo Calhordas.

A mais-valia da participação sob o ‘chapéu’ da PortugalFoods é, sobretudo, “apresentar Portugal como uma marca forte, enquanto produtos de bens alimentares de elevada qualidade”, acrescenta o gerente de exportação da SEL.

FoodInTech
Divulgar o software Flow Manufacturing

Joana Flores, product owner e Miguel Fernandes, CEO da FoodInTech

Joana Flores, product owner, e Miguel Fernandes, CEO da FoodInTech

A FoodIn Tech apresenta no certame a sua gama de soluções para a indústria e retalho alimentar, com grande destaque para o Flow Manufacturing, um software de gestão industrial e da qualidade que controla todas as etapas do processo produtivo. “São comandos que permitem à empresa produzir melhor, ter o controlo e fazer o reaproveitamento de subprodutos, melhorar o seu desempenho e produtividade, simplesmente por ter um maior conhecimento de toda a produção”, apresenta Joana Flores, product owner da FoodInTech | Flow Tech. 

Com projetos já a decorrer em França, Irlanda, Moçambique e Angola, em 2024, a par da consolidação da presença nos marcados onde já operam, o mercado de Espanha é um grande objetivo. E a Alimentaria pode ser a porta de entrada. “É uma grande feira, a nossa espectativa, para além de encontrar potenciais clientes é também ver o que os nossos pares estão a fazer, porque isso também nos faz evoluir, a todos”, refere Joana Flores.

Yogoody
Gama completa 1.2.3YOG em Barcelona

Anabela Ferreira, CEO da Yogoody

Anabela Ferreira, CEO da Yogoody

Ao certame internacional em Barcelona a Yogoody vai levar a sua gama completa de 1.2.3YOG incluindo o mais recente sabor, ‘Original Wild Berries’. Anabela Ferreira, CEO da empresa considera a Alimentaria uma feira importante por permitir mostrar os produtos na Península Ibérica “e comprovar a aceitação face à inovação” dos seus produtos fora do território nacional. 

A Yogoody, que desenvolveu uma bebida em pó com culturas de iogurte, em alternativa ao iogurte tradicional, sem necessidade de refrigeração e com um prazo de validade mais alargado, está a finalizar a estratégia de entrada no mercado do Reino Unido. Está ainda a trabalhar a entrada no mercado americano e regressou da Gulfood, nos Emirados Árabes Unidos, com “excelentes ligações com potenciais buyers”. Por tudo isso, Anabela Ferreira assume o entusiasmo com o que 2024 deverá trazer à empresa.

Sobre a participação através da PortugalFoods, a empresária sublinha que a associação é um importante suporte na indústria alimentar em Portugal. “Poder contar com todo a ajuda que nos aporta, é excelente para podermos nos focar na concretização de negócio em feira e dar a conhecer os nossos produtos inovadores”, explica, acrescentando que a insígnia Portugal é importante “para mostrar ao mundo, que as empresas portuguesas são cada vez mais fortes e capazes”. “Daí a nossa escolha em ir em associação com a PortugalFoods”, complementa.

Dados do INE revelam que a indústria alimentar e das bebidas é a indústria transformadora que mais contribui para a economia nacional, tanto em volume de negócios – são 22,4 mil milhões de euros – como em valor acrescentado bruto: 3,8 mil milhões de euros. É responsável por mais de 112 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos e tem uma importância fundamental no desenvolvimento do tecido empresarial e no potencial de evolução da autossuficiência alimentar do país.

Leia o Especial Alimentaria publicado na Edição 420  e veja a lista completa das empresas portuguesas que estão presentes com a PortugalFoods


 

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Novo Impossible Coffee da Delta chega de São Tomé e Príncipe

Esta nova edição limitada do projeto Impossible Coffees, nasce do café produzido na Roça Monte Café, em São Tomé e Príncipe, impulsionada pelo produtor Amedy Pereira.

Após o lançamento do primeiro café produzido nos Açores, no âmbito do projeto de empreendedorismo Impossible Coffees, a Delta lança agora o Café Catoninho, nome pelo qual é conhecido o produtor de São Tomé e Príncipe, parceiro da empresa portuguesa nesta edição limitada.

Com este lançamento, a Delta Cafés afirma estar a dar “mais um passo” no seu compromisso “de promover a sustentabilidade e a produção de cafés raros”, reforçando ainda “o apoio aos pequenos produtores de café e a aposta numa seleção única de cafés raros provenientes de várias partes do mundo”.

A nova edição limitada foi produzida na Roça Monte Café, impulsionada pelo produtor Amedy Pereira, mais conhecido por Catoninho, e está já disponível nas lojas Delta The Coffee House Experience e na loja online.

“O Café Catoninho destaca-se pelo seu perfil sensorial único, com notas florais e frutadas de manga e maracujá, uma acidez equilibrada e um final ligeiramente achocolatado, proporcionando uma experiência rica e sofisticada aos apreciadores de café”, apresenta a empresa, empresa, que já apoia o produtor da Roça Monte Café há mais de 10 anos. Durante este período, Amedy Pereira participou em várias formações promovidas pela Delta Cafés, em Campo Maior, “o que lhe permitiu aprofundar os seus conhecimentos sobre a produção de café” e ajudou a desenvolver do seu negócio, “elevando a quantidade e a qualidade da produção do café verde”, informa a empresa.

“Começámos nos Açores, dentro de portas, mas quisemos procurar e mostrar ao mundo outros cafés ‘impossíveis’. Através de parcerias estratégicas, pretendemos elevar este projeto a uma ação de capacitação para pequenos produtores”, explica Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

Cada novo lançamento tem como objetivo gerar um impacto positivo nas comunidades produtoras, ajudando-as a crescer economicamente e de forma sustentável.

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Pingo Doce

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Retalho

Pingo Doce ao lado das corporações de Bombeiros de todo o país

“Neste momento tão crítico para o país, estamos ao lado das Corporações de Bombeiros que estão no terreno a combater os incêndios, através da doação de águas, alimentos e produtos de cuidados de saúde”, sublinha o Pingo Doce em comunicado.

Conscientes da importância da prevenção e combate aos incêndios, o Pingo Doce entregou às Corporações de Bombeiros de todo o país cabazes com águas e bens alimentares prontos a utilizar em situações de emergência.

“Agora, e desde o primeiro momento, o Pingo Doce está a disponibilizar às Corporações de Bombeiros das zonas afetadas pelos incêndios atuais, águas, alimentos e produtos de cuidados de saúde, bem como às demais Corporações de todo o país que se estão a deslocar para apoiar as equipas locais”, sublinha a retalhista em comunicado.

Paralelamente, o Pingo Doce reforçou o apoio também às Instituições de Solidariedade que estão a apoiar as populações, em particular aqueles que tiveram de abandonar as suas casas e lares.

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ESG

Associações empresariais portuguesas pedem alargamento da implementação do Regulamento Anti Desflorestação

Seis associações nacionais juntaram-se a um manifesto pelo alargamento do prazo de implementação do Regulamento Anti Desflorestação. Alertam para risco de rutura na cadeia de abastecimento.

O apelo vem da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), CAP (Confederação de Agricultores de Portugal), FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares), Centromarca (Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca), IACA (Associação Portuguesa dos industriais de Alimentos Compostos por Animais) e APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros).

Pedem aos decisores europeus e nacionais para alargarem o período de transição do Regulamento Anti Desflorestação “de modo a garantir todas as condições necessárias à sua correta e atempada implementação”, explicam num comunicado.

A seis associações empresariais representam setores diretamente visados pelo Regulamento e apelam ainda à contínua cooperação com os diferentes elos da cadeia de valor.

Defendem que a complexidade dos processos operacionais, “incluindo o atraso no desenvolvimento de um sistema informático próprio a cargo da Comissão Europeia”, e as insuficientes informações e orientações para as empresas se prepararem atempada e adequadamente para esta nova regulamentação “podem colocar em causa o funcionamento da cadeia de abastecimento e afetar os consumidores”.

O que está em causa

No comunicado, as organizações recordam que o Regulamento Anti Desflorestação impõe, a partir de 30 de dezembro de 2024, um conjunto de obrigações aos operadores económicos que visam “garantir que os bens comercializados na União Europeia e os que são exportados para fora do espaço comunitário não são produzidos com matérias-primas provenientes de áreas que tenham sofrido desflorestação após dezembro de 2020”. Na lista de produtos abrangidos estão, por exemplo, a carne de bovino, o café, o cacau, a palmeira-dendém, a soja, a borracha, a madeira ou os produtos impressos.

Destacam ainda que uma das obrigações principais é a emissão de declarações de diligência, que devem ser introduzidas num sistema de informação próprio, cuja criação e manutenção está a cargo da Comissão Europeia, “mas encontra-se num patamar manifestamente atrasado”.

Para se verificar se os bens provêm, ou não, de zonas desflorestadas é exigido que sejam emitidas, ao longo de toda a cadeia de produção e distribuição, múltiplas ‘declarações de diligência devida’ (DDD), que identificam o produto e o seu local de origem ao nível da parcela de produção. São também exigidas evidências de que foi cumprida a legislação em vigor no país de produção para o produto abrangido, nomeadamente em termos de direitos de propriedade, consentimento livre, prévio e informado, direitos humanos e legislação ambiental, sublinham ainda as associações, no comunicado.

Associações propõem medidas

Perante esta realidade, os signatários do manifesto dizem ser “inevitável e urgente” o alargamento do período de transição para a implementação do Regulamento para, “pelo menos”, seis meses após os sistemas informáticos e os critérios de classificação de risco de os países estarem totalmente operacionais e harmonizados.

Defendem também um trabalho “de estreita cooperação” com os diferentes elos da cadeia de valor, em conjunto com as entidades oficiais, “que garanta um alinhamento claro com as necessidades práticas das empresas e a sua implementação sustentável”.

“A indústria agroalimentar tem sido parceira na implementação das medidas políticas que visam a proteção do planeta e reconhece que o combate à desflorestação deve ser um desígnio mundial. Não pode, no entanto, deixar de exigir que as medidas atualmente previstas sejam implementadas com transparência, permitam uma adaptação de toda a cadeia de valor e não coloquem em risco o abastecimento nacional”, destaca Jorge Henriques, presidente da FIPA.

Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, defende que a iniciativa “reflete a preocupação crescente de um conjunto de setores estruturantes da economia nacional” face à aproximação da data de implementação do regulamento e apela aos intervenientes políticos “que intercedam junto da Comissão Europeia” para que reconsidere os termos de implementação e alargue o período de transição do diploma, “até estarem asseguradas as condições de prontidão e eficácia dos requisitos técnicos que permitem às empresas cumprirem as suas obrigações, sem colocar em causa a sua atividade e a cadeia de valor”.

Para a CAP, o manifesto mostra que “toda a cadeia de valor pode ser impactada com um regulamento que não tem em conta a realidade dos produtores, da indústria e da distribuição e que, por isso, tem de ser repensada e recalendarizada para não por em causa toda a cadeia, e assim, os consumidores”, sublinha Luís Mira, Secretário-Geral da confederação.

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Gallo com nova edição colecionável que homenageia a Portugalidade

A Gallo está a lançar uma nova edição especial de azeite virgem extra – Alma Portuguesa, “numa verdadeira homenagem que promete deixar Saudade”.

Centrada no DNA da marca, esta gama incentiva a coleção das quatro edições, “para que os consumidores levem Portugal sempre consigo”. Os azulejos portugueses, que chegados à Península Ibérica há mais de 10 séculos, continuam hoje a capturar a cor, a vibrância e a essência da alma lusitana, desvendando memórias gravadas há milhares de anos, a capital portuguesa Lisboa que deslumbra nas suas colinas, ruelas históricas e a graça das andorinhas nos céus, o Fado, alma da música portuguesa, e vários ícones de Portugal, desde os corações de Viana, que reservam as raízes culturais, às andorinhas que dançam nos céus; das sardinhas, que animam as festas populares e trazem o sabor do mar, ao galo de Barcelos, símbolo de justiça e sorte, revela-se a Alma Portuguesa, que conta uma história de paixão a cada gota.
A marca sublinha que Alma Portuguesa é mais do que uma coleção de azeite: é o berço da marca Gallo, que aqui nasceu e partiu para o mundo. “É uma celebração do espírito português, um hino à nossa história e cultura, e um convite para viver Portugal em cada sabor. Assim, Gallo transporta a portugalidade aos quatro cantos do mundo, partilhando a tradição gastronómica e o caráter único que define a nossa identidade”, refere em comunicado.
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Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios

Todas as lojas Continente do país estão em normal funcionamento, com exceção do Continente Bom Dia de Albergaria-a-Velha.

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O Continente, solidário com as comunidades afetadas pelos incêndios que assolam o país desde o dia 15 de setembro, implementou, alinhado com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, um Programa de Apoio de Emergência às entidades envolvidas no combate aos fogos, que inclui apoio a todos os elementos das Corporações de Bombeiros e da Proteção Civil que podem proceder à recolha de bens em qualquer loja Continente*, bastando que se dirijam ao espaço de Apoio ao Cliente.

Também, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Missão Continente vai proceder à entrega dos bens solicitados (Ex: água, leite, barritas, energéticos e fruta), nas bases de apoio logístico da ANEPC, nas zonas envolventes.

Por fim, qualquer Corporação de Bombeiros pode ainda fazer pedidos de apoio específicos através do site da Missão Continente.

O apoio estende-se às populações afetadas diretamente pelos incêndios que devem dirigir os seus pedidos de emergência às seguintes Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, que será diretamente apoiada pela Missão Continente:
Delegações Zona Centro: Guarda, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro e Águeda;
Delegações Zona Norte: Vilela, Sobreira, Gondomar, Valongo, Fafe, Vila do Conde, Matosinhos e Frazão

Neste programa de Emergência da Missão Continente também estão incluídos os animais domésticos desprotegidos, cujo apoio deve ser solicitado à Animalife através do email: [email protected].

Lojas próximas das zonas mais afetadas pelos incêndios:

Mangualde

Continente Viseu
Continente Modelo Retail Park Viseu
Continente Modelo Mangualde

Paredes
Continente Modelo Paredes
Continente Modelo Rebordosa
Continente Modelo Penafiel
Continente Bom Dia Paredes Centro

Albergaria
Continente Bom Dia Estarreja
Continente Bom Dia Pinheiro da Bemposta
Continente Modelo Oliveira de Azeméis
Continente Modelo Águeda
Continente Aveiro

Chaves
Continente Modelo Chaves
Continente Bom Dia Chaves

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Bebidas

Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines

“Esta época do ano é perfeita para desfrutar de bons vinhos, seja em piqueniques ao ar livre, jantares ao entardecer ou encontros descontraídos com amigos”, sublinha Hélder Cunha.

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Com a chegada do Verão, a natureza renasce e os dias tornam-se mais longos e agradáveis, começa por dizer Hélder Cunha .

“Esta época do ano é perfeita para desfrutar de bons vinhos, seja em piqueniques ao ar livre, jantares ao entardecer ou encontros descontraídos com amigos”, refere.

Hélder Cunha sugere três vinhos que, na sua opinião, se destacam pelas suas características únicas e harmonização perfeita com os sabores frescos e leves da primavera: o Monte Cascas Reserva Branco, Douro, um vinho que se destaca pela sua complexidade textura e frescura, características perfeitas para a primavera, o 1808 Blush Rosé Touriga Nacional, Beira Interior – Biológico, um vinho rosé Beira Interior que encanta pelo sua frescura e aromas frutados da touriga nacional, ideal para momentos de descontração e leveza e o Cabo da Roca Guardião dos Oceanos Rosé, Lisboa, versátil e refrescante, ideal para diversas ocasiões durante a primavera.

 

 

 

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Alimentar

Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro

Este novo lançamento é produzido em Portugal na fábrica da Nestlé em Avanca. Joana Bandeira, brand manager da marca, afirma que “com Nestum Pro, estamos a dar um passo significativo no nosso compromisso de oferecer produtos que satisfazem as diferentes necessidades dos nossos consumidores”.

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O mais recente produto da marca Nestum já se encontra disponível e coloca a Nestlé Portugal num novo segmento de mercado: o da proteína. Nestum Pro, uma nova gama da icónica marca de cereais, Nestum, conhecida e apreciada por gerações de famílias portuguesas, está disponível em duas opções ricas em proteína – Nestum Pro Cereais e Nestum Pro Morango. Assim como todos os produtos da marca, este novo lançamento é produzido em Portugal, na fábrica da Nestlé em Avanca.

Com 25g de proteína por 100g e sem açúcares adicionados, este Nestum rico em proteína de origem 100% vegetal apresenta-se como uma solução nutritiva que alia um delicioso sabor aos benefícios dos cereais 100% naturais. Os cereais são ricos em hidratos de carbono complexos, os quais devem ser a principal fonte de energia do nosso organismo. O novo Nestum Pro pode ser preparado com leite, bebida vegetal ou iogurte e apresenta uma textura versátil para ser preparado na clássica papa ou em batidos e outras receitas,  informa a Nestlé.

O lançamento do Nestum Pro responde à crescente procura por alimentos ricos em proteína, uma tendência que tem vindo a ganhar força entre consumidores, especialmente adultos ativos, que se preocupam com o seu desempenho físico e em garantir uma alimentação mais equilibrada.

Sobre os benefícios da proteína, Ana Leonor Perdigão, Nutrition, health and wellness manager da Nestlé Portugal, explica que “o consumo de proteína é essencial para o crescimento e manutenção dos músculos, e para o bom funcionamento do organismo de uma forma geral. Nestum Pro, com proteína de origem 100% vegetal, surge como uma excelente opção para quem procura um alimento rico em proteína de boa qualidade e hidratos de carbono simples e complexos, num formato prático e versátil. A proteína de ervilha apresenta uma boa digestibilidade, o que significa que é facilmente digerida e absorvida pelo organismo”.

Este lançamento marca a entrada num novo segmento de mercado, ampliando o portefólio da marca com produtos que continuam a respeitar a tradição, mas que também atendem às necessidades contemporâneas dos consumidores.

Joana Bandeira, brand manager da marca, afirma que “com Nestum Pro, estamos a dar um passo significativo no nosso compromisso de oferecer produtos que satisfazem as diferentes necessidades dos nossos consumidores. Sabemos que a procura por alimentos ricos em proteína está a crescer e, com o Nestum Pro, queremos proporcionar uma opção nutritiva, saborosa e prática, que ao mesmo tempo mantém o sabor e a qualidade que as famílias portuguesas esperam de Nestum.”.

A acompanhar esta novidade, a marca lança também uma campanha de multimeios desenvolvida pela agência Uzina, com uma presença abrangente em tv, rádio, spotify, mupis, digital, ginásios e através de ativações de marca por todo o país. O objetivo da campanha é levar os consumidores a reconhecer o novo Nestum Pro. O conceito é reforçado por uma versão adaptada da música que faz parte da infância de todos: “Come a prota, Joana, come a prota”.

 

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Grupo os Mosqueteiros lança novo website de recrutamento para empresários independentes e empreendedores

Esta nova plataforma é dedicada a facilitar o contacto entre o Grupo e os que desejem mudar de vida e tornar-se empresários independentes.

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O Grupo os Mosqueteiros reforça a sua vertente empreendedora e anuncia o lançamento da versão reformulada do seu website de recrutamento, Mudar de Vida.
Os empresários independentes e empreendedores interessados em aderir terão a oportunidade de gerir o seu próprio negócio, usufruindo da notoriedade, experiência e suporte de um grupo internacional presente em Portugal há mais de 30 anos. Este apoio abrange várias áreas, incluindo logística, direção comercial, desenvolvimento, qualidade, marketing, garantindo que todos se possam concentrar no crescimento e sucesso dos seus negócios.
O Grupo os Mosqueteiros refere que o novo website surge como uma ferramenta essencial para atrair e recrutar futuros empreendedores, oferecendo informações detalhadas sobre as oportunidades de negócio disponíveis e o apoio contínuo proporcionado pelo Grupo.
“A reformulação do website ‘Mudar de Vida’ é um passo importante na nossa estratégia de expansão e desenvolvimento de negócios em Portugal. Queremos facilitar o acesso às informações para aqueles que desejam juntar-se ao nosso Grupo e iniciar um caminho empreendedor com o apoio de uma rede sólida e reconhecida,” afirma Pedro Subtil, presidente do Conselho de Administração do Grupo os Mosqueteiros em Portugal.

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Ricardo Louro Ferreira nomeado Country Manager da Esprinet Portugal

“Tenho o prazer de dar as boas-vindas ao Ricardo Louro Ferreira na Esprinet”, comenta José Maria Garçia Sanz, country manager da Esprinet Iberica.

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A Esprinet, especialista em serviços de consultoria, venda e aluguer de produtos tecnológicos e soluções de cibersegurança, nomeou Ricardo Louro Ferreira como country manager para Portugal. O novo responsável reportará diretamente a José Maria Garçia Sanz, country manager da Esprinet Iberica.

Ricardo Louro Ferreira é apresentado como um executivo com vasta experiência em gestão estratégica, vendas, finanças e empreendedorismo. É, também, reconhecido pela sua abordagem orientada a resultados, liderança e compromisso com a motivação e criatividade das suas equipas, sublinha a Esprinet.

Antes de ingressar na Esprinet, destaque na sua carreira para o cargo que exerceu de diretor geral da Unidade de Negócios de Distribuição (jp.di) na JP Sá Couto, S.A. de 2017 a 2022. Durante a sua gestão, liderou com sucesso iniciativas estratégicas, coordenou equipas e fez crescer significativamente o negócio. Adicionalmente, enquanto CFO do Grupo, de 2006 a 2016, e Membro do Conselho de Administração, de 2012 a 2014, desempenhou um papel fundamental na transformação da JP Sá Couto, de uma empresa familiar para uma organização em expansão internacional. Anteriormente, desempenhou funções de Corporate Manager no Banco BPI S.A..

Desde janeiro de 2019, enveredou pelo empreendedorismo, fundando múltiplos projetos, como o estabelecimento de lojas oficiais da Xiaomi em Portugal. A sua formação académica inclui uma licenciatura em Economia pela Universidade do Porto, um MBI pela Universidade Católica Portuguesa e uma Pós-Graduação em Controlo de Gestão pela Porto Business School.

Na sua nova função, este quadro diretivo tem como objetivo dinamizar o crescimento do negócio da Esprinet Portugal de forma sustentável, em linha com a Visão global do Grupo. Uma maior notoriedade, bem como o reconhecimento da reputação da marca, são outros aspetos que o novo Country Manager considera fundamentais para o sucesso da operação da Esprinet no mercado nacional, com especial impacto nos clientes, parceiros e revendedores em geral.

“Tenho o prazer de dar as boas-vindas ao Ricardo Louro Ferreira na Esprinet”, comenta José Maria Garçia Sanz, country manager da Esprinet Iberica. “O seu profundo conhecimento do mercado português, a sua vasta experiência na gestão estratégica do negócio da distribuição, juntamente com uma liderança dinâmica, permitir-lhe-ão impulsionar o crescimento e o sucesso da empresa em Portugal”. acrescenta.

“Estou muito orgulhoso em fazer parte de um projeto concebido, não só para corresponder às expetativas dos acionistas do Grupo Esprinet, mas, acima de tudo, para satisfazer as expetativas dos nossos parceiros, sejam estes fabricantes ou clientes”, refere Ricardo Louro Ferreira. “Tenho uma forte vontade e determinação em trabalhar em conjunto com toda a equipa para aproximar a posição da Esprinet em Portugal da que já detém em Espanha e Itália, e assim fortalecer a nossa liderança no sul da Europa. Agradeço profundamente a confiança que a gestão do Grupo Esprinet depositou em mim e, mais importante, na equipa dedicada de pessoas que trabalharão todos os dias para executar a nossa missão, a de sermos uma referência entre fabricantes, revendedores e utilizadores de tecnologia”, conclui.

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Eurowag anuncia o lançamento faseado de plataforma digital pioneira no setor

A Eurowag, um dos principais fornecedores europeus de tecnologias para o sector do transporte rodoviário comercial (CRT), anunciou o lançamento faseado da sua primeira plataforma digital do sector na IAA Transportation 2024, em Hannover.

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O Eurowag Office pretende disponibilizar uma plataforma digital simples de ponta a ponta para aliviar as pressões e ineficiências que as empresas de transporte rodoviário enfrentam atualmente. As funcionalidades essenciais da plataforma estarão disponíveis gratuitamente para os clientes novos e atuais informa a Eurowag.

O Eurowag Office pretende digitalizar e otimizar o setor do CRT, onde 85% das empresas utilizam atualmente produtos e serviços fragmentados de fornecedores únicos para operar as suas frotas.

“O transporte de mercadorias na Europa é muito complexo. Os motoristas lidam com mais de trinta tarefas administrativas e operam em condições de estrada em constante mudança durante cada viagem. Simultaneamente, as empresas enfrentam exigências constantes e cada vez mais complexidades regulamentares internacionais. Este é um problema, especialmente para as empresas de pequena e média dimensão, que não dispõem de ferramentas modernas para otimizar as operações, dificultando a sua transição para um futuro digital com baixas emissões de carbono,” explica a propósito Martin Vohánka, CEO da Eurowag. “É por isso que criámos uma solução, uma super app, que visa digitalizar totalmente todos os processos e permitir operações de transporte de mercadorias justas, limpas e eficientes.”, acrescenta.

“Ter mapas precisos no centro da nossa plataforma e das suas aplicações é extremamente importante para as empresas de transporte. Um motorista de camião está sujeito a pressões de tempo e de custos e, por isso, precisa de ter informações atualizadas sobre o seu itinerário, que acomodem eficazmente uma série de objetivos concorrentes, tais como a hora da entrega, a situação do tráfego, o tempo de repouso e a faixa horária disponível para o carregamento eletrónico. Além disso, os mapas têm de ser adaptados ao tráfego de mercadorias, tendo em conta os diferentes critérios de peso ou dimensão da infraestrutura rodoviária,” afirma Martin Strigač, Chief Product Officer at Eurowag.

Em linha com a evolução da plataforma, os utilizadores poderão brevemente utilizar funcionalidades adicionais, tais como serviços de financiamento inovadores, carteira eletrónica, chat com condutores e transferência de documentos entre o condutor e o expedidor, avança a empresa.

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