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Exportação

A força e a inovação das empresas portuguesas na Alimentaria 2024

São 20 as empresas nacionais que vão participar na Alimentaria 2024 em Barcelona,Espanha, sob o chapéu da PortugalFoods, que promove a inovação e a internacionalização das empresas de todo o agroalimentar português. A associação regista este ano o crescimento de presenças em relação a 2022.

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A força e a inovação das empresas portuguesas na Alimentaria 2024

São 20 as empresas nacionais que vão participar na Alimentaria 2024 em Barcelona,Espanha, sob o chapéu da PortugalFoods, que promove a inovação e a internacionalização das empresas de todo o agroalimentar português. A associação regista este ano o crescimento de presenças em relação a 2022.

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Por Ana Grácio Pinto e Ana Rita Almeida

A Alimentaria arranca esta segunda-feira e são 20 as empresas nacionais que participam nesta feira sob o chapéu da PortugalFoods, que promove a inovação e a internacionalização das empresas de todo o agroalimentar português. A associação regista este ano o crescimento de presenças em relação a 2022. 

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Em 2023, as exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas cresceram cerca de 8%. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), foi para o Peru (91,05%) e para a Mauritânia (61,05%) que as exportações nacionais mais cresceram, a nível global, comparativamente a 2022. Curiosamente, as exportações para países tradicionalmente parceiros como Angola e Itália registaram um abrandamento de, respetivamente, 25,49% e 8,53%. Dentro do mercado da União Europeia, o pódio de crescimento foi ocupado por Eslováquia (35,40%), Irlanda (31,09%) e Polónia (30,20%).

A presença em feiras internacionais, como a Alimentaria 2024, em Barcelona, é, assim, fundamental para as empresas que já exportam ou estejam a iniciar o seu plano de internacionalização. Em ambos os casos, a participação sob o chapéu de associações como a PortugalFoods traduz-se em apoio logístico, maior visibilidade, menos custos.

Cardo Sra do Monte
Desenvolver a marca Cardo Artisanal Goods

Rui Silva, diretor comercial da Cardo Sra do Monte

Rui Silva, diretor comercial da Cardo Sra do Monte

“A PortugalFoods tem sido um parceiro muito importante para o desenvolvimento das empresas portuguesas no setor agroalimentar, a promoção sobre a bandeira Portugalfoods ajuda na promoção do melhor que se faz em Portugal e também na visibilidade que tem para qualquer comprador Internacional”, afirma o diretor comercial da Cardo Sra do Monte, empresa dedicada, predominantemente, aos queijos e enchidos artesanais e regionais portugueses.

Rui Silva defende que as várias ações da associação “vieram consolidar uma marca que tem peso na promoção de Portugal” e acrescenta que uma participação autónoma não daria à empresa “o pusch necessário” para a sua promoção externa.

A Alimentaria 2024 será para Cardo Sra do Monte, um “certame muito interessante” para chegar a novos mercados internacionais e fazer crescer fora de portas a sua marca ‘Cardo Artisanal Goods’. Nos últimos anos, a empresa do concelho de Leiria tem feito grandes investimentos na sua promoção Institucional e no rebranding da marca.

“A Alimentaria serve o mesmo propósito de uma Anuga ou mesmo Sial Paris, mas com o enfoque nos mercados do Magreb, pela sua proximidade e também no conceito de empresas viradas para o trading. Clientes de várias partes do mundo encontram-se neste certame, para procurar novas soluções de produtos mediterrânicos e consolidação de cargas, com produtos de várias partes da Europa. O porto de Barcelona, Sevilha e Lisboa ajudam muito nesse desenvolvimento”, destaca. 

A exportar para EUA e vários mercados de Europa e África, a Cardo Sra do Monte vai dar prioridade este ano ao desenvolvimento da ‘Cardo Artisanal Goods’. “Aproveitando uma lacuna que existe no mercado ao nível dos diferentes queijos que vendemos poderemos apresentar, em vários mercados, queijos artesanais com uma característica inovadora de excelente qualidade e com escala suficiente para estar em mercados de valor acrescentado”, garante Rui Silva.

Atingir o volume de cerca de 25% na exportação num prazo de cinco a sete anos, é um objetivo assumido e, para tal, este ano a empresa vai marcar presença em várias feiras do setor e em missões internacionais.

Chábom
Bolo e broas de mel para o ‘mercado da saudade’

A Chábom está implantada na Madeira e produz bolos e broas de mel

A Chábom está implantada na Madeira e produz bolos e broas de mel

“A participação na Alimentaria Barcelona pode ser uma oportunidade valiosa para a nossa empresa uma vez que vai aumentar sua visibilidade, expandir a sua rede de contatos, aprender sobre tendências e inovações, e explorar oportunidades de crescimento e internacionalização”, destaca João Paulo Canas, diretor geral da Chábom.

Fundada em 1983, no Funchal, Ilha da Madeira, a Fábrica Chábom é especializada no fabrico de bolo de mel e de broas de mel, mas o portfólio inclui bombons artesanais, uma gama de chocolates e outra de rebuçados. No certame em Barcelona vai apresentar os seus produtos regionais e tradicionais, com a expetativa de estabelecer contatos com “potenciais parceiros de negócios, distribuidores, fornecedores de matérias-primas e clientes”, refere João Paulo Canas.

A presença sob o chapéu da PortugalFoods e da Invest Madeira é vista pela empresa como uma oportunidade de expansão da rede de contatos internacionais que podem oferecer oportunidades de colaboração e crescimento”.

“Para alem disso a PortugalFoods oferece suporte às empresas que buscam expandir para mercados internacionais, fornecendo informações sobre tendências globais, insights de mercado e apoio na promoção de produtos portugueses no exterior, bem como a Invest Madeira pode oferecer suporte para empresas que desejam estabelecer ou expandir suas operações na Região Autônoma da Madeira, o que pode ser especialmente benéfico para empresa, como a nossa em fase de internacionalização”, sublinha João Paulo Canas.

Fazer chegar os produtos ao chamado ‘mercado da saudade’, que abrange os países com forte comunidade portuguesa, é o principal objetivo de internacionalização, “seja por via da exportação direta ou por parcerias estratégicas de empresas de distribuição nesses mercados”, explica o diretor geral da Chábom. Europa e EUA são o foco inicial, mas a empresa está aberta ao interesse de clientes em outros mercados.

Cafés 5 Quinas
Crescimento da gama e produtos mais sustentáveis

Um novo produto de cápsulas compatíveis Nespresso, em alumínio, um café em grão e moído e uma nova cápsula compatível com máquinas Dolce Gusto “com menos 30% do plástico comparada as cápsulas convencionais, e logo um menor impacto no meio ambiente”, são alguns dos produtos que a Cafés 5 Quinas vai levar à Alimentária, revela Francisco Campos, do departamento de Marketing da empresa. “Estes passos são importantes na consolidação da empresa nos mercados, enquanto parceiro estratégico e de referência. É um momento de viragem, em que o foco nas preocupações ambientais vai traçando o seu caminho e a nossa empresa quer estar na vanguarda”, sublinha.

A Alimentaria Barcelona é considerada uma feira importante para esta empresa que, desde a sua fundação, definiu que o mercado externo terá projeção idêntica ao mercado nacional. “O seu crescimento e consolidação está a ser feito de forma faseada, e o crescimento no mercado espanhol é sem dúvida um passo decisivo nessa estratégia”, assegura Francisco Campos, acrescentando que a empresa olha para cada mercado “com a atenção necessária a adaptar a oferta às suas exigências e especificidades”. “Agora, com o crescimento da gama, e com produtos ambientalmente mais sustentáveis, vamos ao encontro do que sentimos seja o ensejo dos nossos clientes e mercados”, determina.

O responsável refere ainda as vantagens de trabalhar com a PortugalFoods nos mercados externos da empresa. “Sem cada elemento da equipa PortugalFoods nada funcionaria tão bem como funciona, e não dispensamos a ajuda que eles nos dão nestes projetos de internacionalização”, assume, acrescentando que a associação é um “elemento-chave para estar ao ocorrente dos eventos nacionais e internacionais do setor agroalimentar”.

SEL (Salchicharia Estremocense)
Novidades de Porco Preto de Campo

Hugo Calhordas gerente de exportação da SEL

Hugo Calhordas, gerente de exportação da SEL

A exportar para 17 países, a SEL (Salsicharia Estremocense), aponta este ano aos países nórdicos, numa estratégia de diversificação de mercados e de crescimento das suas exportações, que atualmente representam cerca de 10% do volume de faturação.

Nesse sentido, a Alimentária é vista como “essencial para o crescimento da SEL no mercado internacional, dada a visibilidade que a feira tem” e será palco da apresentação de dois novos produtos da empresa de Estremoz: o ‘Fuet de Porco Preto de Campo’, “único produzido em Portugal, produto destaque no Sabor do Ano de 2024”, e o ‘Guanciale de Porco Preto de Campo’, “desenvolvido em conjunto com parceiros italianos”, apresenta Hugo Calhordas.

A mais-valia da participação sob o ‘chapéu’ da PortugalFoods é, sobretudo, “apresentar Portugal como uma marca forte, enquanto produtos de bens alimentares de elevada qualidade”, acrescenta o gerente de exportação da SEL.

FoodInTech
Divulgar o software Flow Manufacturing

Joana Flores, product owner e Miguel Fernandes, CEO da FoodInTech

Joana Flores, product owner, e Miguel Fernandes, CEO da FoodInTech

A FoodIn Tech apresenta no certame a sua gama de soluções para a indústria e retalho alimentar, com grande destaque para o Flow Manufacturing, um software de gestão industrial e da qualidade que controla todas as etapas do processo produtivo. “São comandos que permitem à empresa produzir melhor, ter o controlo e fazer o reaproveitamento de subprodutos, melhorar o seu desempenho e produtividade, simplesmente por ter um maior conhecimento de toda a produção”, apresenta Joana Flores, product owner da FoodInTech | Flow Tech. 

Com projetos já a decorrer em França, Irlanda, Moçambique e Angola, em 2024, a par da consolidação da presença nos marcados onde já operam, o mercado de Espanha é um grande objetivo. E a Alimentaria pode ser a porta de entrada. “É uma grande feira, a nossa espectativa, para além de encontrar potenciais clientes é também ver o que os nossos pares estão a fazer, porque isso também nos faz evoluir, a todos”, refere Joana Flores.

Yogoody
Gama completa 1.2.3YOG em Barcelona

Anabela Ferreira, CEO da Yogoody

Anabela Ferreira, CEO da Yogoody

Ao certame internacional em Barcelona a Yogoody vai levar a sua gama completa de 1.2.3YOG incluindo o mais recente sabor, ‘Original Wild Berries’. Anabela Ferreira, CEO da empresa considera a Alimentaria uma feira importante por permitir mostrar os produtos na Península Ibérica “e comprovar a aceitação face à inovação” dos seus produtos fora do território nacional. 

A Yogoody, que desenvolveu uma bebida em pó com culturas de iogurte, em alternativa ao iogurte tradicional, sem necessidade de refrigeração e com um prazo de validade mais alargado, está a finalizar a estratégia de entrada no mercado do Reino Unido. Está ainda a trabalhar a entrada no mercado americano e regressou da Gulfood, nos Emirados Árabes Unidos, com “excelentes ligações com potenciais buyers”. Por tudo isso, Anabela Ferreira assume o entusiasmo com o que 2024 deverá trazer à empresa.

Sobre a participação através da PortugalFoods, a empresária sublinha que a associação é um importante suporte na indústria alimentar em Portugal. “Poder contar com todo a ajuda que nos aporta, é excelente para podermos nos focar na concretização de negócio em feira e dar a conhecer os nossos produtos inovadores”, explica, acrescentando que a insígnia Portugal é importante “para mostrar ao mundo, que as empresas portuguesas são cada vez mais fortes e capazes”. “Daí a nossa escolha em ir em associação com a PortugalFoods”, complementa.

Dados do INE revelam que a indústria alimentar e das bebidas é a indústria transformadora que mais contribui para a economia nacional, tanto em volume de negócios – são 22,4 mil milhões de euros – como em valor acrescentado bruto: 3,8 mil milhões de euros. É responsável por mais de 112 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos e tem uma importância fundamental no desenvolvimento do tecido empresarial e no potencial de evolução da autossuficiência alimentar do país.

Leia o Especial Alimentaria publicado na Edição 420  e veja a lista completa das empresas portuguesas que estão presentes com a PortugalFoods


 

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Logística

HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns

Portugal foi o país escolhido pelo Grupo Havi para receber este projeto-piloto, pela dimensão adequada e qualificação das suas equipas

A Havi, empresa global de soluções de cadeia de abastecimento para o setor da restauração, está a implementar o primeiro sistema de gestão de armazéns (WMS) da Infor, no seu centro de distribuição do Porto. “Este projeto-piloto implementado em Portugal representa um marco significativo na estratégia de transformação digital global da empresa”, destaca a multinacional, que refere ser este “um sistema avançado que ajuda na standadização”. “Utiliza ferramentas para melhorar a precisão do inventário, maximizar a utilização do espaço disponível, aumentar a eficiência do trabalho e melhorar a qualidade do serviço ao cliente. Para além disso, acompanha e controla o fluxo físico de mercadorias e o fluxo de informações à medida que os produtos circulam pelo armazém”, explica.

As características do centro de distribuição do Porto levaram a que fosse escolhido como instalação pioneira para testar este sistema, já que tem capacidade de servir como modelo para futuras implementações. Para a empresa, a implementação deste sistema no centro de distribuição do Porto “é um marco fundamental na jornada de transformação da Havi, e resulta da colaboração excecional, dedicação e trabalho árduo de todas as equipas envolvidas”, sublinha Luís Ferreira, Managing Director da Havi Portugal. “Este é um passo estratégico para reforçar a segurança das TI, simplificar operações e continuar a definir os padrões de referência do setor. Para além disso, com esta solução colocamos Portugal na vanguarda da mudança e tornamo-nos um exemplo a seguir por outros países”, conclui.

Fundada em 1974, a empresa serve mais de 300 clientes em mais de 100 países, com soluções na aquisição, no armazenamento ou na entrega de produtos.

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Retalho

Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social

O Grupo Jerónimo Martins foi integrado no FTSE Diversity & Inclusion Index – Top 100, um índice de referência que lista as empresas cotadas em bolsa com melhor desempenho na promoção de locais de trabalho diversos e inclusivos.

O FTSE Diversity & Inclusion Index analisa mais de 15.500 empresas cotadas em bolsa em todo o mundo e que integram índices como S&P 500, ASX300, MSCI World, MSCI Emerging Markets, FTSE100 ou Bovespa. A Jerónimo Martins ocupa a 46ª posição a nível mundial, sendo a única empresa portuguesa, bem como a única da indústria ‘supermercados e lojas de conveniência’, a figurar neste índice, informa o Grupo num comunicado.

A metodologia utilizada tem por base a recolha de 24 indicadores de entre os pilares Diversidade, Inclusão, Desenvolvimento de Pessoas e Controvérsias, recorrendo a informação pública e a uma equipa de mais de 700 analistas. “As 100 empresas mais bem classificadas são selecionadas para o índice, sendo organizadas de acordo com a pontuação global de Diversidade e Inclusão, numa escala de 0 a 100 pontos. O Grupo Jerónimo Martins conquistou uma avaliação de 74,25 pontos”, informa ainda.

A existência de serviços de apoio aos filhos dos colaboradores, como creches em Portugal, a existência de políticas que contribuem para o equilíbrio da vida pessoal e profissional, a percentagem de mulheres em cargos de gestão e a percentagem de colaboradores com deficiência e/ou incapacidade são alguns dos indicadores analisados.

As políticas de inclusão do Grupo Jerónimo Martins têm merecido distinções nacionais e internacionais de referência. Desde 2021 que a holding tem a distinção ‘Marca Entidade Empregadora Inclusiva’ atribuída pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo subido ao nível de Excelência em 2023. Também o Recheio Cash & Carry é ‘Marca Entidade Empregadora Inclusiva’ desde 2021 e o Pingo Doce tem esta distinção desde 2023.

O Grupo viu também o seu Programa Incluir ser premiado na primeira edição dos European Commerce Awards, do EuroCommerce, como a melhor prática na categoria ‘Qualificação e Inclusão’. Mais recentemente, foi o Fórum Económico Mundial também a distinguir o Programa Incluir como um de oito case-studies em destaque no ‘Diversity, Equity and Inclusion Lighthouses 2025 Insight Report’, que revela iniciativas empresariais de grande impacto social desenvolvidas em todo o mundo.

 

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Bebidas

Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores

De 20 a 23 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, a Essência do Vinho – Porto vai ainda acolher um concurso e várias provas comentadas.

De acordo com a organização, durante os quatro dias, vão ser dados a provar cerca de 4.000 vinhos de 400 produtores representados. Do programa, destaca-se a ‘Revista de Vinhos – TOP 10 Vinhos Portugueses by Cork Supply’, prova com júri internacional que agrega um grupo de provadores formado por jornalistas, críticos, sommeliers e elegerá a dezena de vinhos mais entusiasmantes do país, tendo por base uma pré-seleção realizada pela publicação ao longo do último ano.

A 20 de fevereiro, o palco das provas comentadas terá referências nacionais e internacionais. ‘A nova Borgonha, para lá dos clássicos’, ‘Susana Esteban: Vertical Sidecar’, ‘Gaja, sonhar em Itália’ ou ‘A Sogrape também é ímpar’ são algumas das provas do dia.

Já no segundo dia de evento, as salas do Palácio da Bolsa vão dos Açores ao Douro, passando ainda pelos Vinhos Verdes e pelos vinhos do Brasil com as provas ‘Czar: o vinho do Pico que parece impossível’, ‘Os terroirs da Quinta do Vale Meão’, ‘Alvarinhos, de A a S: estilos de vinificações, tempos de estágio e diversidade de perfis’, ‘Symington: The Library Release Porto Vintage Collection’ e ‘Vinhos de Minas Gerais’.

O terceiro e penúltimo dia da Essência do Vinho – Porto, ‘Paulo Nunes: 20 anos de vindimas’, ‘Mosel, Alemanha: Weingut Max Ferd. Richet’, ‘Cachaça de Minas Gerais’, ‘Quinta de Lemos: 20 anos’ e ‘Tapada de Coelheiros Garrafeira’ são algumas das provas que a acontecer paralelamente às provas abertas que, ao longo dos  quatro dias, vão congregar 4.000 vinhos dos 400 produtores representados no Palácio da Bolsa, ao longo dos quatro dias de evento.

‘Dão revelado: o desafio dos sentidos’, ‘Brancos de guarda da região dos Vinhos Verdes’, ‘Maison Boizel: o pináculo do champanhe artesanal’, ‘Biondi-Santi: de Brunello di Montalcino, um Sangiovese singular’ são as provas agendadas para domingo, dia 23 de fevereiro.

A par da programação e das provas livres, destaque de novo para o ‘RV Room Experience’, um espaço exclusivo que apresenta grandes famílias do vinho.  Paralelamente, o projeto ‘Gosto do Porto / Taste of Porto’ volta a incidir sobre mais de 80 restaurantes, lojas, garrafeiras e wine bares da cidade, para um roteiro de experiências complementares.

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Exportação

Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024

O mercado espanhol continua a ser o mais relevante para as exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas, representando quase 39%. Os países que mais contribuíram para o aumento foram Itália, Espanha, Países Baixos e Polónia.

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“Ao ultrapassar a barreira dos 8 mil milhões de euros, a indústria alimentar e das bebidas não só alcançou o objetivo previsto para 2024, como praticamente duplicou as exportações em valor na última década”, destaca o presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), em comunicado. Jorge Tomás Henriques afirma-se otimista para os resultados em 2025, apesar da situação na economia global em função das guerras comerciais e pacotes tarifários de alguns países e blocos económicos.

A União Europeia representou 5.593M€ nas exportações da indústria alimentar e das bebidas nacional, com os dados do Instituto Nacional de Estatística a indicarem que nos 12 meses de 2024, e por comparação a igual período de 2023, houve uma variação de 12,6% ao nível das exportações para os 27 Estados-membros.

O mercado espanhol continua a ser o mais relevante para as exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas nacional, representando quase 39%. Os países que mais contribuíram para o aumento foram Itália, Espanha, Países Baixos e Polónia.

Já para fora do bloco comunitário as exportações alimentares e de bebidas alcançaram 2.596M€, o que representou um crescimento de 1,21% face a 2023. Brasil e Estados Unidos da América, com 13,9% e 4,2%, respetivamente, foram os países que mais contribuíram.

Ainda por comparação a 2023, o défice da balança comercial da indústria alimentar e das bebidas decresceu e situa-se agora em 5,44%.

“Os dados oficiais permitem perceber que a indústria alimentar e das bebidas tem sabido adaptar-se, antecipar-se e responder às exigências do consumidor, ao mesmo tempo que se afirma em mercados cada vez mais exigentes e contribuiu para mudar o perfil da economia portuguesa”, destaca a FIPA num comunicado.

A indústria alimentar e das bebidas é responsável por mais de 113 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos e “assume, simultaneamente, uma grande importância no desenvolvimento do tecido empresarial, nomeadamente nas zonas do interior, onde o setor situa as suas unidades industriais, e na afirmação do potencial de evolução da autossuficiência alimentar do país”, sublinha a Federação.

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Retalho

Festival da Comida Continente de volta em julho

No ano em que celebra 40 anos, a festa será ainda maior, o Continente oferece dois dias repletos de concertos, receitas preparadas por chefs de renome, experiências gastronómicas e
provas de vinhos.

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O Festival da Comida Continente está de volta ao Parque da Cidade do Porto, nos dias 12 e 13 de julho de 2025, com o melhor da gastronomia e o objetivo de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento, proporcionando momentos de partilha e diversão para toda a gente.

O maior evento gratuito em Portugal ‘Dá Palco todos os Gostos ‘ e junta grandes nomes da música portuguesa e internacional às mais recentes tendências da gastronomia. No ano em que celebra 40 anos, a festa será ainda maior, o Continente oferece dois dias repletos de concertos, receitas preparadas por chefs de renome, experiências gastronómicas e
provas de vinhos.

O Festival da Comida Continente, premiado pelos BEA Word Awards tem entrada livre e é pet Friendly.

Reconhecido pela Sociedade Ponto Verde com a certificação 3R6, é um evento comprometido com a Sustentabilidade. O recinto tem cerca de 250 mil m 2 e estará aberto das 10h30 à 01h00 no sábado, dia 12 de julho, e das 10h30 às 23h00 no domingo, dia 13 de julho.

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Logística

Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional

A organização da Empack e Logistics & Automation Porto defende que o crescimento do comércio eletrónico em Portugal tem ajudado a implementar soluções logísticas mais ágeis e flexíveis. 

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As embalagem e logística portuguesas têm melhorado a eficiência operacional, garantem os especialistas da cimeira nacional que representa toda a cadeia de valor do setor. A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 vai realizar-se na Exponor, de 9 a 10 de abril.

Andrea Iorio, um dos maiores palestrantes internacionais sobre transformação digital, inteligência artificial e inovação, é keynote speaker do programa de conferências que decorre em paralelo. Defende que o setor logístico português “está a passar por uma transformação muito significativa, marcada pela digitalização e automação dos processos”. Uma evolução em que “é notória a adoção de tecnologias avançadas”, como sistemas de gestão de armazéns automatizados e soluções de rastreamento em tempo real, que, por sua vez, “têm melhorado a eficiência operacional global, bem como a imagem que os operadores internacionais possuem do mercado luso”.

“O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável”, afirma Oscar Barranco

Um quadro geral para o qual tem “sido determinante” o crescimento do comércio eletrónico no país, que fomentou a adoção de “soluções logísticas mais ágeis e flexíveis para atender às expectativas dos consumidores”, assegura, por sua vez, Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia e um dos responsáveis pela Empack e Logistics & Automation Porto 2025. Com a 9.ª edição em marcha, a análise de Oscar Barranco reflete a perspetiva de vários especialistas que têm colaborado com a organização do certame. “O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável, impulsionado pela procura de soluções mais sustentáveis e eficientes. As empresas estão a investir em materiais ecológicos e em designs que facilitam a reciclagem e a reutilização, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade”, sublinhou.

Para a edição deste ano, ainda com as inscrições a decorrer, a equipa de trabalho organizativa já assegurou a participação de 82 operadores do setor, “o que, a dois meses da cimeira, significa um crescimento de 17% relativamente à última edição”. O certame receberá a visita de líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem e gestores. Da agenda de atividades complementares da Empack e Logistics & Automation Porto 2025 fazem ainda parte pequenas visitas guiadas, que permitirão aos visitantes conhecer as principais inovações dos expositores presentes.

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Retalho

Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês

Lançado em Portugal pela Eupago em dezembro passado, o método de pagamento instantâneo espanhol representa atualmente cerca de meio milhão de euros da faturação mensal da empresa, com um crescimento de 15% ao dia.

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A solução de pagamento Bizum registou um crescimento de cerca de 2000% no último mês, revelam dados da Eupago, consolidando-se como um método de pagamento amplamente utilizado em Espanha e com cada vez mais popularidade em Portugal.

Lançado em Portugal pela Eupago em dezembro passado, o método de pagamentos instantâneos espanhol, Bizum, representa atualmente cerca de meio milhão de euros da faturação mensal da empresa, com um crescimento de 15% ao dia.

“Estamos entusiasmados com a adesão ao Bizum em Portugal e com o impacto positivo que a nossa estratégia está a ter no comércio digital. O crescimento exponencial deste segundo mês vem reforçar a importância do nosso plano de internacionalização e o seu impacto junto dos comerciantes portugueses, que desta forma veem facilitada a relação com clientes espanhóis”, afirma Telmo Santos, co-CEO da Eupago, em comunicado.

De acordo com a fintech portuguesa, esta evolução destaca o impacto do Bizum na modernização dos pagamentos digitais, pois é uma solução rápida, segura e eficiente para consumidores e comerciantes. Do volume transacionado via Bizum, 75% provém atualmente de comerciantes portugueses, e apenas 25% resulta da crescente adesão no mercado espanhol.

“Com o sucesso do Bizum continuaremos a apostar em soluções inovadoras para os nossos clientes, promovendo a digitalização dos pagamentos. Vamos continuar a ser uma força motriz do crescimento do comércio eletrónico”, promete Telmo Santos.

A empresa mantém o objetivo de atingir um volume anual de transações de mil milhões de euros em Espanha, até 2027, consolidando o seu papel no setor financeiro ibérico.

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Retalho

Auchan lança campanha focada nas suas pessoas

A Auchan acaba de lançar uma nova campanha de Employer Brand, que reforça o compromisso da empresa com os seus atuais e futuros colaboradores, destacando a proposta de valor única da marca empregadora ‘Auchan Respect’.

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Com o objetivo de materializar os pilares da marca, lançada em 2024, a campanha multicanal – OOH, digital e redes sociais – inclui ainda uma webserie de cinco episódios, que retrata a essência de fazer parte da Auchan, mostrando como esses valores se concretizam no dia-a-dia dos colaboradores, através de histórias reais.

“O ‘Respect’ é a representação da nossa política de pessoas e a essência da nossa cultura empresarial. Antes de mais, reflete a nossa proposta de valor para os colaboradores que já fazem parte da Auchan, reconhecendo o seu talento e o seu papel fundamental na nossa organização. Ao mesmo tempo, queremos atrair novos talentos que se identifiquem com os nossos valores e propósito, inspirando-os a fazer parte de uma empresa que respeita as pessoas em todas as suas dimensões. Porque, para nós, o respeito não se afirma, demonstra-se. É essa mensagem que queremos passar com esta campanha. A ‘Auchan Respect’ reforça o nosso compromisso com todos, mostrando, acima de tudo, o quanto valorizamos as pessoas e o impacto que cada uma tem no nosso sucesso coletivo”, explica Clara Costa, diretora de Pessoas e Sustentabilidade, da Auchan Retail Portugal, em comunicado.

“O nosso CEO começou como estagiário” define o mote da nova campanha, através do exemplo do percurso profissional do CEO da Auchan em Portugal, Pedro Cid, e tem como objetivo consolidar a marca empregadora e o EVP (Employee Value Proposition) da Auchan, tanto interna como externamente.

Já a webserie, de cinco episódios, será transmitida no Youtube e plataformas digitais da marca a partir da próxima semana, concretizando os diferentes pilares da ‘Auchan Respect’, tais como o bem-estar físico e mental, o crescimento, através de diversos percursos formativos e programas de desenvolvimento, o espírito de proximidade e abertura, o modelo de gestão com base na autonomia e responsabilidade, assim com a diversidade e inclusão, um compromisso que reflete a preocupação da retalhista em valorizar experiências, culturas e perspetivas variadas.

 

 

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I&D

Mercadona distinguida com dois prémios de inovação

O Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà distinguiu esta manhã, em Valência, as principais inovações do setor para 2024, destacando dois avanços da Mercadona, um na categoria de produto e outro nos processos operacionais.

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No campo dos produtos, a insígnia foi reconhecida pelo lançamento de um arroz de vegetais cozinhado diretamente na embalagem, um recipiente de alumínio adequado para micro-ondas, desenvolvido em parceria com o fornecedor Platos Tradicionales. Já na vertente dos processos, a cadeia espanhola foi premiada pela adoção do código QR como substituto do tradicional código de barras, uma inovação que promete melhorar a eficiência operacional e a rastreabilidade dos produtos.


Uma revolução no arroz pronto a consumir

O arroz premiado replica um prato tradicional valenciano que, até agora, era difícil de recriar nos produtos de grande consumo. A inovação reside na embalagem metálica, concebida e patenteada pela Platos Tradicionales, que permite cozinhar o arroz diretamente no recipiente, preservando as características organoléticas do prato original. Além disso, a embalagem pode ser levada ao micro-ondas, permitindo que o consumidor aqueça e consuma o produto de forma prática, tornando-o ideal para refeições fora de casa.

Código QR substitui código de barras nos produtos Mercadona

No domínio dos processos, o Observatório reconheceu a Mercadona pela implementação de códigos QR nos seus produtos, tornando-se a primeira cadeia de distribuição a adotar esta tecnologia em grande escala. Desenvolvido em colaboração com a AECOC (Associação de Fabricantes e Distribuidores de Espanha), este sistema oferece uma dupla funcionalidade para o consumidor (o QR direciona para uma página com informações sobre o produto, sugestões de consumo e receitas) e para a empresa (permite integrar informações como data de validade, lote, fornecedor e peso exato, melhorando a rastreabilidade, a segurança alimentar e a eficiência logística).

Atualmente, o código QR já foi implementado nos produtos da secção do talho em Espanha e Portugal, com planos de expansão para as áreas de peixaria e frutas e legumes até 2025.

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ESG

ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único

A ÚNICO – Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único já tem licença para operacionalizar em Portugal. Reúne as empresas que colocam no mercado produtos de tabaco e o Electrão.

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A licença para a gestão do sistema foi publicada no final de 2024, na sequência do processo iniciado junto da Agência Portuguesa do Ambiente, em março de 2023, e vem dar resposta a uma diretiva europeia.  A ÚNICO (Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único) refere que este é “o primeiro sistema de responsabilidade alargada do produtor que irá gerir os resíduos com origem nos produtos de tabaco com filtros”.

A nova associação, sem fins lucrativos, reúne as empresas que colocam no mercado produtos de tabaco – BAT, Imperial Brands Portugal, JTI Portugal, Landewick e Tabaqueira, e o Electrão-Associação de Gestão de Resíduos.
“Tem como missão contribuir para a prevenção de resíduos no espaço público e para a eficiência e eficácia da gestão na limpeza urbana, de forma a reduzir o impacto dos produtos descartáveis com plástico no meio ambiente, especialmente no meio marinho”, destaca num comunicado.

A obrigação de gestão de fim de vida de determinados produtos com plásticos de uso único, que abrangem os produtos de tabaco com filtros que contêm plástico, decorre de uma diretiva europeia, integralmente transposta para legislação nacional. Outros fluxos abrangidos por esta diretiva serão geridos no âmbito de novos sistemas a implementar no futuro. É o caso das redes de pesca, toalhetes e balões, que correspondem aos itens mais encontrados nas praias da União Europeia.
As novas regras incluem também uma forte componente de investigação e desenvolvimento e de educação e sensibilização, com o objetivo de promover comportamentos mais responsáveis por parte dos consumidores, principalmente em relação ao descarte destes produtos, que quando eliminados incorretamente podem ter impactos muito negativos no meio ambiente.

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