Exportação

A força e a inovação das empresas portuguesas na Alimentaria 2024

São 20 as empresas nacionais que vão participar na Alimentaria 2024 em Barcelona,Espanha, sob o chapéu da PortugalFoods, que promove a inovação e a internacionalização das empresas de todo o agroalimentar português. A associação regista este ano o crescimento de presenças em relação a 2022.

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A força e a inovação das empresas portuguesas na Alimentaria 2024

São 20 as empresas nacionais que vão participar na Alimentaria 2024 em Barcelona,Espanha, sob o chapéu da PortugalFoods, que promove a inovação e a internacionalização das empresas de todo o agroalimentar português. A associação regista este ano o crescimento de presenças em relação a 2022.

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Por Ana Grácio Pinto e Ana Rita Almeida

A Alimentaria arranca esta segunda-feira e são 20 as empresas nacionais que participam nesta feira sob o chapéu da PortugalFoods, que promove a inovação e a internacionalização das empresas de todo o agroalimentar português. A associação regista este ano o crescimento de presenças em relação a 2022. 

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Em 2023, as exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas cresceram cerca de 8%. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), foi para o Peru (91,05%) e para a Mauritânia (61,05%) que as exportações nacionais mais cresceram, a nível global, comparativamente a 2022. Curiosamente, as exportações para países tradicionalmente parceiros como Angola e Itália registaram um abrandamento de, respetivamente, 25,49% e 8,53%. Dentro do mercado da União Europeia, o pódio de crescimento foi ocupado por Eslováquia (35,40%), Irlanda (31,09%) e Polónia (30,20%).

A presença em feiras internacionais, como a Alimentaria 2024, em Barcelona, é, assim, fundamental para as empresas que já exportam ou estejam a iniciar o seu plano de internacionalização. Em ambos os casos, a participação sob o chapéu de associações como a PortugalFoods traduz-se em apoio logístico, maior visibilidade, menos custos.

Cardo Sra do Monte
Desenvolver a marca Cardo Artisanal Goods

Rui Silva, diretor comercial da Cardo Sra do Monte

Rui Silva, diretor comercial da Cardo Sra do Monte

“A PortugalFoods tem sido um parceiro muito importante para o desenvolvimento das empresas portuguesas no setor agroalimentar, a promoção sobre a bandeira Portugalfoods ajuda na promoção do melhor que se faz em Portugal e também na visibilidade que tem para qualquer comprador Internacional”, afirma o diretor comercial da Cardo Sra do Monte, empresa dedicada, predominantemente, aos queijos e enchidos artesanais e regionais portugueses.

Rui Silva defende que as várias ações da associação “vieram consolidar uma marca que tem peso na promoção de Portugal” e acrescenta que uma participação autónoma não daria à empresa “o pusch necessário” para a sua promoção externa.

A Alimentaria 2024 será para Cardo Sra do Monte, um “certame muito interessante” para chegar a novos mercados internacionais e fazer crescer fora de portas a sua marca ‘Cardo Artisanal Goods’. Nos últimos anos, a empresa do concelho de Leiria tem feito grandes investimentos na sua promoção Institucional e no rebranding da marca.

“A Alimentaria serve o mesmo propósito de uma Anuga ou mesmo Sial Paris, mas com o enfoque nos mercados do Magreb, pela sua proximidade e também no conceito de empresas viradas para o trading. Clientes de várias partes do mundo encontram-se neste certame, para procurar novas soluções de produtos mediterrânicos e consolidação de cargas, com produtos de várias partes da Europa. O porto de Barcelona, Sevilha e Lisboa ajudam muito nesse desenvolvimento”, destaca. 

A exportar para EUA e vários mercados de Europa e África, a Cardo Sra do Monte vai dar prioridade este ano ao desenvolvimento da ‘Cardo Artisanal Goods’. “Aproveitando uma lacuna que existe no mercado ao nível dos diferentes queijos que vendemos poderemos apresentar, em vários mercados, queijos artesanais com uma característica inovadora de excelente qualidade e com escala suficiente para estar em mercados de valor acrescentado”, garante Rui Silva.

Atingir o volume de cerca de 25% na exportação num prazo de cinco a sete anos, é um objetivo assumido e, para tal, este ano a empresa vai marcar presença em várias feiras do setor e em missões internacionais.

Chábom
Bolo e broas de mel para o ‘mercado da saudade’

A Chábom está implantada na Madeira e produz bolos e broas de mel

A Chábom está implantada na Madeira e produz bolos e broas de mel

“A participação na Alimentaria Barcelona pode ser uma oportunidade valiosa para a nossa empresa uma vez que vai aumentar sua visibilidade, expandir a sua rede de contatos, aprender sobre tendências e inovações, e explorar oportunidades de crescimento e internacionalização”, destaca João Paulo Canas, diretor geral da Chábom.

Fundada em 1983, no Funchal, Ilha da Madeira, a Fábrica Chábom é especializada no fabrico de bolo de mel e de broas de mel, mas o portfólio inclui bombons artesanais, uma gama de chocolates e outra de rebuçados. No certame em Barcelona vai apresentar os seus produtos regionais e tradicionais, com a expetativa de estabelecer contatos com “potenciais parceiros de negócios, distribuidores, fornecedores de matérias-primas e clientes”, refere João Paulo Canas.

A presença sob o chapéu da PortugalFoods e da Invest Madeira é vista pela empresa como uma oportunidade de expansão da rede de contatos internacionais que podem oferecer oportunidades de colaboração e crescimento”.

“Para alem disso a PortugalFoods oferece suporte às empresas que buscam expandir para mercados internacionais, fornecendo informações sobre tendências globais, insights de mercado e apoio na promoção de produtos portugueses no exterior, bem como a Invest Madeira pode oferecer suporte para empresas que desejam estabelecer ou expandir suas operações na Região Autônoma da Madeira, o que pode ser especialmente benéfico para empresa, como a nossa em fase de internacionalização”, sublinha João Paulo Canas.

Fazer chegar os produtos ao chamado ‘mercado da saudade’, que abrange os países com forte comunidade portuguesa, é o principal objetivo de internacionalização, “seja por via da exportação direta ou por parcerias estratégicas de empresas de distribuição nesses mercados”, explica o diretor geral da Chábom. Europa e EUA são o foco inicial, mas a empresa está aberta ao interesse de clientes em outros mercados.

Cafés 5 Quinas
Crescimento da gama e produtos mais sustentáveis

Um novo produto de cápsulas compatíveis Nespresso, em alumínio, um café em grão e moído e uma nova cápsula compatível com máquinas Dolce Gusto “com menos 30% do plástico comparada as cápsulas convencionais, e logo um menor impacto no meio ambiente”, são alguns dos produtos que a Cafés 5 Quinas vai levar à Alimentária, revela Francisco Campos, do departamento de Marketing da empresa. “Estes passos são importantes na consolidação da empresa nos mercados, enquanto parceiro estratégico e de referência. É um momento de viragem, em que o foco nas preocupações ambientais vai traçando o seu caminho e a nossa empresa quer estar na vanguarda”, sublinha.

A Alimentaria Barcelona é considerada uma feira importante para esta empresa que, desde a sua fundação, definiu que o mercado externo terá projeção idêntica ao mercado nacional. “O seu crescimento e consolidação está a ser feito de forma faseada, e o crescimento no mercado espanhol é sem dúvida um passo decisivo nessa estratégia”, assegura Francisco Campos, acrescentando que a empresa olha para cada mercado “com a atenção necessária a adaptar a oferta às suas exigências e especificidades”. “Agora, com o crescimento da gama, e com produtos ambientalmente mais sustentáveis, vamos ao encontro do que sentimos seja o ensejo dos nossos clientes e mercados”, determina.

O responsável refere ainda as vantagens de trabalhar com a PortugalFoods nos mercados externos da empresa. “Sem cada elemento da equipa PortugalFoods nada funcionaria tão bem como funciona, e não dispensamos a ajuda que eles nos dão nestes projetos de internacionalização”, assume, acrescentando que a associação é um “elemento-chave para estar ao ocorrente dos eventos nacionais e internacionais do setor agroalimentar”.

SEL (Salchicharia Estremocense)
Novidades de Porco Preto de Campo

Hugo Calhordas gerente de exportação da SEL

Hugo Calhordas, gerente de exportação da SEL

A exportar para 17 países, a SEL (Salsicharia Estremocense), aponta este ano aos países nórdicos, numa estratégia de diversificação de mercados e de crescimento das suas exportações, que atualmente representam cerca de 10% do volume de faturação.

Nesse sentido, a Alimentária é vista como “essencial para o crescimento da SEL no mercado internacional, dada a visibilidade que a feira tem” e será palco da apresentação de dois novos produtos da empresa de Estremoz: o ‘Fuet de Porco Preto de Campo’, “único produzido em Portugal, produto destaque no Sabor do Ano de 2024”, e o ‘Guanciale de Porco Preto de Campo’, “desenvolvido em conjunto com parceiros italianos”, apresenta Hugo Calhordas.

A mais-valia da participação sob o ‘chapéu’ da PortugalFoods é, sobretudo, “apresentar Portugal como uma marca forte, enquanto produtos de bens alimentares de elevada qualidade”, acrescenta o gerente de exportação da SEL.

FoodInTech
Divulgar o software Flow Manufacturing

Joana Flores, product owner e Miguel Fernandes, CEO da FoodInTech

Joana Flores, product owner, e Miguel Fernandes, CEO da FoodInTech

A FoodIn Tech apresenta no certame a sua gama de soluções para a indústria e retalho alimentar, com grande destaque para o Flow Manufacturing, um software de gestão industrial e da qualidade que controla todas as etapas do processo produtivo. “São comandos que permitem à empresa produzir melhor, ter o controlo e fazer o reaproveitamento de subprodutos, melhorar o seu desempenho e produtividade, simplesmente por ter um maior conhecimento de toda a produção”, apresenta Joana Flores, product owner da FoodInTech | Flow Tech. 

Com projetos já a decorrer em França, Irlanda, Moçambique e Angola, em 2024, a par da consolidação da presença nos marcados onde já operam, o mercado de Espanha é um grande objetivo. E a Alimentaria pode ser a porta de entrada. “É uma grande feira, a nossa espectativa, para além de encontrar potenciais clientes é também ver o que os nossos pares estão a fazer, porque isso também nos faz evoluir, a todos”, refere Joana Flores.

Yogoody
Gama completa 1.2.3YOG em Barcelona

Anabela Ferreira, CEO da Yogoody

Anabela Ferreira, CEO da Yogoody

Ao certame internacional em Barcelona a Yogoody vai levar a sua gama completa de 1.2.3YOG incluindo o mais recente sabor, ‘Original Wild Berries’. Anabela Ferreira, CEO da empresa considera a Alimentaria uma feira importante por permitir mostrar os produtos na Península Ibérica “e comprovar a aceitação face à inovação” dos seus produtos fora do território nacional. 

A Yogoody, que desenvolveu uma bebida em pó com culturas de iogurte, em alternativa ao iogurte tradicional, sem necessidade de refrigeração e com um prazo de validade mais alargado, está a finalizar a estratégia de entrada no mercado do Reino Unido. Está ainda a trabalhar a entrada no mercado americano e regressou da Gulfood, nos Emirados Árabes Unidos, com “excelentes ligações com potenciais buyers”. Por tudo isso, Anabela Ferreira assume o entusiasmo com o que 2024 deverá trazer à empresa.

Sobre a participação através da PortugalFoods, a empresária sublinha que a associação é um importante suporte na indústria alimentar em Portugal. “Poder contar com todo a ajuda que nos aporta, é excelente para podermos nos focar na concretização de negócio em feira e dar a conhecer os nossos produtos inovadores”, explica, acrescentando que a insígnia Portugal é importante “para mostrar ao mundo, que as empresas portuguesas são cada vez mais fortes e capazes”. “Daí a nossa escolha em ir em associação com a PortugalFoods”, complementa.

Dados do INE revelam que a indústria alimentar e das bebidas é a indústria transformadora que mais contribui para a economia nacional, tanto em volume de negócios – são 22,4 mil milhões de euros – como em valor acrescentado bruto: 3,8 mil milhões de euros. É responsável por mais de 112 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos e tem uma importância fundamental no desenvolvimento do tecido empresarial e no potencial de evolução da autossuficiência alimentar do país.

Leia o Especial Alimentaria publicado na Edição 420  e veja a lista completa das empresas portuguesas que estão presentes com a PortugalFoods


 

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Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito

Este momento marca o início da comunicação oficial da celebração dos 100 anos da Portugália.

Reabriu restaurante da Portugália de Alvalade, agora renovado e adaptado ao novo conceito e imagem da marca.

“A reabertura do restaurante de Alvalade é mais um importante momento na estratégia de transformação da marca Portugália. Mais uma vez demonstra que a marca se consegue modernizar e transportar para os dias de hoje sem perder aquilo que faz da Portugália uma marca única. Representa a harmonia entre a tradição e a modernidade, preservando o legado gastronómico que há mais de um século define a marca. Este momento também assinala o início das comemorações do centenário da Portugália, que será celebrado este ano.”, sublinha José Maria Carvalho Martins, diretor-geral da Portugália.

A arte continua a desempenhar um papel central nos espaços da Portugália. No restaurante de Alvalade, mantém-se o emblemático painel de azulejos de Júlio Pomar, uma obra que ocupa uma das paredes do interior do restaurante. Este painel foi idealizado pelo artista antes do seu falecimento, em maio de 2018, e concretizado pela Fábrica Viúva Lamego, reforçando a ligação da marca à cultura e ao património artístico.

O restaurante está aberto todos os dias das 12 às 23 horas e sextas, sábados e domingos das 12h00 às 00h00.

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Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas

No âmbito da celebração dos seus 70 anos, a Adega de Borba promove, entre abril e setembro, visitas gratuitas às suas instalações.

Para assinalar sete décadas de fundação, a Adega de Borba vai realizar visitas gratuitas e provas de vinhos, que decorrem no primeiro sábado de cada mês, de abril a setembro.

As visitas dão a conhecer ao público a história e os bastidores da produção vitivinícola alentejana e incluem uma prova de vinhos e azeite, mediante reserva prévia. “Com esta ação, a Adega de Borba convida o público a conhecer de perto a sua história, os processos de produção e a qualidade dos seus produtos, numa verdadeira viagem ao coração da enologia alentejana”, convida.

O percurso inicia-se no edifício original da Adega, onde os visitantes poderão explorar espaços como a garrafeira histórica e a cave de estágio em garrafa. Segue-se o edifício mais recente, que integra o centro de vinificação com diferentes tecnologias de fermentação e um imponente espaço dedicado ao envelhecimento em barricas de carvalho francês, americano e português.

A experiência inclui uma prova de três vinhos: Adega de Borba Reserva Branco, Montes Claros Reserva Tinto e Senses (à escolha entre as diferentes monocastas disponíveis). A degustação decorre na sala de provas da Adega de Borba, com vista para a sala de barricas e para o centro de vinificação, e além da prova de um vinho branco e de dois tintos, contempla também o azeite virgem extra da marca, servido com pão regional. A visita termina na loja da Adega, onde os participantes poderão adquirir os produtos degustados e outras referências da Adega de Borba.

As visitas guiadas realizam-se às 11h e às 15h, com capacidade limitada a 50 pessoas por grupo. As reservas devem ser feitas através do email enoturismo@adegaborba.pt ou do telefone 268 891 660.

Fundada em 1955, a Adega de Borba tem 230 viticultores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha distribuídos por 75% de castas tintas e 25% de castas brancas. A par da produção vinícola, a diversificação do negócio sob a sua marca estende-se a produtos como o azeite e vinagre e ao enoturismo.

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Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024

As vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja.

O Grupo Decathlon fechou 2024 com um aumento de 5,2% face a 2023, tendo registado um volume de receitas de 16,2 mil milhões de euros, refere num comunicado onde revela ainda que as vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, “incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja”.

“Medidas rigorosas de controlo de custos mitigaram o impacto da inflação, permitindo que a Decathlon mantivesse o seu dinamismo comercial, ao mesmo tempo que assegurava preços acessíveis para os clientes. A otimização das despesas operacionais continua a ser uma prioridade para 2025, com o objetivo de apoiar o crescimento a longo prazo”, define ainda no comunicado.

Presente em 79 territórios, a Decathlon mantém o foco na expansão internacional. Na Índia, a empresa anunciou um investimento significativo de 100 milhões de euros nos próximos cinco anos para aumentar o número de lojas e melhorar a capacidade de produção. Na Alemanha, planeia investir até 100 milhões de euros até 2027, tanto na abertura de novas lojas como na modernização das já existente. Também a Fundação Decathlon ampliou a sua área de atuação, tendo apoiado, em 2024, “96 novos projetos em 21 países, beneficiando mais de 395 mil pessoas”, destaca a multinacional.

O Grupo, que tem mais de 101.000 colaboradores e 1.750 lojas em todo o mundo, destaca ainda o investimento em sustentabilidade no centro das operações, através, entre outras medidas, do aumento da colaboração com parceiros industriais para descarbonizar processos produtivos e expandir modelos de negócios circulares. “Prolongar a vida útil dos produtos continua a ser uma prioridade, tornando mais fácil para os clientes reutilizarem, repararem e reciclarem o seu equipamento”, assegura.

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Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril

A Action vai abrir em Abril a 13ª, 14ª e 15ª lojas em Portugal, localizadas, respetivamente, em Ovar, Évora e Sintra.

A Action, discount store de produtos não alimentares, abre a nova loja de Ovar no próximo dia 3 de abril, enquanto as de Évora e Sintra serão inauguradas a 24 de abril. Com estes novos espaços, a insígnia alarga a presença em Portugal.

A marca chega a estas três cidades com a mesma fórmula aplicada nas lojas já abertas: um protfólio de seis mil produtos em 14 categorias – como brinquedos e produtos para a casa, produtos de jardinagem, DIY (‘do it yourself’), alimentação – com o compromisso de preços mais baixos. “A Action oferece uma seleção de 150 novos produtos todas as semanas” e assume que “o preço médio de todos os produtos é inferior a 2 euros”, destaca.

“Estamos muito satisfeitos por abrir as primeiras lojas em Ovar, Évora e Sintra, apenas um ano depois de termos apresentado a nossa primeira loja em Portugal. Os clientes receberam-nos calorosamente e estamos felizes por podermos trazer a fórmula Action para mais perto deles. O nosso sucesso assenta na nossa fórmula forte e no empenho e compromisso das nossas equipas, de que muito nos orgulhamos. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esta conquista: os nossos clientes, os nossos colegas, os nossos fornecedores e todos os que nos apoiaram,” afirma Sofia Mendoça, diretora-geral da Action em Portugal.

A nova loja de Ovar (Next Retail Park) tem 1088 metros quadrados, a de Évora terá 1125 metros quadrados e a de Sintra 1147 metros quadrados. A Action contratou uma equipa de 20 colaboradores para gerir a loja de Ovar, 24 para Évora (R. Armando Antunes da Silva) e 28 para a loja de Sintra ( Rua Do Urano, Rio de Mouro). As lojas estão abertas das 09h às 21hs, de segunda a domingo.

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Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi

Com vantagens como taxa de entrega de 100%, impressão biodegradável e uma frota exclusiva de pombos, a proposta promete revolucionar a comunicação digital.

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Em plena era da inovação tecnológica, a E-goi, plataforma de marketing omnicanal, surpreende hoje com o lançamento da tecnologia “Pidgital“, o primeiro sistema de mensagens inteligentes via pombos-correio do mundo. Uma proposta que combina nostalgia, tecnologia e sustentabilidade.

Entre as vantagens do serviço, a E-goi destaca:

  • Taxa de entrega de 100% (exceto se o pombo se perder)
  • Impressão biodegradável
  • Frota exclusiva de pombos “alimentados com os melhores grãos”
  • Tracking 360º com registos de abertura e leitura
  • Envio otimizado por IA com o algoritmo “Sending Optimisation”
  • Geolocalização em tempo real das rotas dos pombos
  • Testes A/B com dois pombos para análise comparativa
  • Retargeting com um segundo pombo reforçando a comunicação

Fiel à sua reputação de alta entregabilidade, a E-goi garante que o serviço conta com as autenticações clássicas do email marketing: DKIM (para evitar adulterações), SPF (para identificar falsificações) e BIMI (para identificação imediata do remetente).

Saiba mais sobre o Pidigital aqui.

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Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa

A certificação Fair ‘N Green reconhece o compromisso da José Maria da Fonseca com práticas vitivinícolas responsáveis, eficiência energética e inovação ambiental. “Este reconhecimento pelo Fair ‘N Green é a confirmação de que estamos no caminho certo, aliando tradição, inovação e responsabilidade ambiental para garantir um futuro mais sustentável para o setor e para as próximas gerações”, sublinha António Maria Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca.

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A José Maria da Fonseca foi reconhecida como a adega mais sustentável da Europa nos CARLO Business Awards 2024, promovidos pela organização internacional  Fair ‘N Green. A distinção, atribuída no passado dia 16 de março, durante a feira ProWein, em Düsseldorf, distingue a excelência da empresa portuguesa no setor da viticultura sustentável.

Este prémio europeu realça o compromisso contínuo da José Maria da Fonseca com a sustentabilidade, tanto ao nível ambiental como social e económico, premiando a sua estratégia de longo prazo centrada na inovação responsável. A cerimónia decorreu na sequência do painel “Sustentabilidade na Viticultura Europeia”, onde foram discutidas as boas práticas e os desafios do setor.

Além do reconhecimento institucional, o vinho Periquita Reserva 2022 recebeu o Carlo Wine Award, tornando-se o primeiro vinho certificado  Fair ‘N Green da empresa a ser distinguido. Este selo, que a José Maria da Fonseca detém desde 2022, envolve o cumprimento de cerca de 200 critérios que avaliam o desempenho global de sustentabilidade de um produtor de vinho.

“A adega mais sustentável da Europa é portuguesa e é precisamente a José Maria da Fonseca, o que nos deixa bastante satisfeitos. A sustentabilidade tem sido um pilar na nossa empresa, tanto a nível ambiental, social e económico, sendo essencial na forma como trabalhamos a viticultura e a produção de vinho. Somos uma empresa com 190 anos de história e fomos o primeiro produtor de vinho português a obter a certificação Fair ‘N Green. Um selo de garantia de boas práticas que recebemos desde 2022 e que temos renovado anualmente”, sublinha António Maria Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca.

“Este reconhecimento pelo Fair ‘N Green é a confirmação de que estamos no caminho certo, aliando tradição, inovação e responsabilidade ambiental para garantir um futuro mais sustentável para o setor e para as próximas gerações”, acrescenta.

Com 190 anos de história, a José Maria da Fonseca tem sido pioneira na implementação de normas ambientais e de segurança alimentar no setor. Foi o primeiro produtor de vinho português a obter a certificação Fair ‘N Green, além de ter sido o primeiro no setor a alcançar a norma ISO14001. Na vertente alimentar, a empresa mantém a certificação BRCGS Food, com classificação máxima.

Entre as medidas de sustentabilidade em curso, destaca-se a instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo na Quinta da Bassaqueira, em Vila Nogueira de Azeitão, que assegura uma poupança energética de 38% e evita a emissão anual de 250 toneladas de CO₂ — o equivalente a 55 hectares de floresta ou à retirada de 139 viaturas da estrada.

Outras iniciativas incluem a reutilização de águas residuais tratadas para rega de espaços verdes, o que permite à empresa evitar qualquer descarga da sua ETAR no meio hídrico desde 2007, além de metas anuais de redução de consumo de água e energia.

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Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés

“O Legado do meu Avô – Lições de liderança e gestão” de Rui Miguel Nabeiro já está disponível nas livrarias de todo o País e o valor dos direitos de autor reverte na totalidade para o Coração Delta, a Associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro.

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Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, estreia-se como escritor com o livro “O Legado do meu Avô – Lições de liderança e gestão”, editado pela Ideias de Ler, chancela da Porto Editora. A obra foi apresentada no dia 28 de março, data em que o Comendador Rui Nabeiro celebraria 94 anos, e constitui uma homenagem à sua liderança visionária, que marcou profundamente o tecido empresarial português.

“A memória do meu avô funde-se com a história da Delta. Juntos, estes dois patrimónios representam o nosso maior valor. Como neto e aprendiz do seu trabalho, partilho nas páginas deste livro a forma singular como ele construiu e desenvolveu conceitos de liderança e gestão, com base no seu conhecimento empírico, na sua capacidade de trabalho e, sobretudo, na sua inteligência emocional”, sublinha Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.
“Acreditava no sentido da vida, no propósito das coisas, no valor do ser e do ter. Acreditava no ser humano. Tenho a convicção profunda de que a sua história ainda não terminou, e este livro é um manifesto à sua existência, à sua vida e obra, ao seu património imaterial.” reforça.

O livro revela os princípios e valores que nortearam a criação da Delta Cafés e do Grupo Nabeiro, abordando a forma como esses ensinamentos continuam a ser aplicados por Rui Miguel Nabeiro, numa perspetiva atualizada e adaptada aos desafios contemporâneos.

Entrelaçando vivências pessoais e profissionais, a obra explora temas como liderança com propósito, inovação, proximidade, sustentabilidade e impacto comunitário — pilares que definem a cultura do grupo. Cada capítulo oferece reflexões aplicáveis tanto à gestão empresarial como à vida pessoal, sempre com um foco claro nas pessoas e nas comunidades.

O prefácio é assinado por João Manuel Nabeiro, chairman do Grupo e filho do fundador, e o livro conta ainda com testemunhos de figuras de relevo da sociedade portuguesa, como António Costa, Paulo Portas, Daniel Proença de Carvalho, Conceição Zagalo, Cristina Amaro, Carlos Coelho, Pedro Cardoso e Francisco Pinto Balsemão, bem como dos administradores do grupo e netos do Comendador, Ivan e Rita Nabeiro.

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Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona

O Grupo Global Quality Iberia realizou, em Barcelona, a cerimónia de entrega dos prémios Top Beleza 2025, Victoria de la Bellezza 2025, Troféu da Casa e Pet Care 2025, Trofeo Del Hogar e Top Mascotas 2025, reconhecendo os produtos mais eficazes, inovadores e de elevada qualidade nos setores da beleza, higiene pessoal, cuidados domésticos e pet care.

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O evento decorreu no prestigiado Hotel El Palace Barcelona 5*GL e reuniu representantes das principais marcas e empresas ibéricas, com o objetivo de celebrar a excelência de um total de 64 produtos distinguidos.

“O Grupo Global Quality Iberia tem como missão destacar e premiar a excelência no mercado ibérico, incentivando as empresas a continuarem a elevar os padrões de qualidade dos seus produtos. O evento reforça o nosso compromisso em reconhecer os produtos que fazem a diferença para os consumidores, para os seus lares e animais de companhia. Em segmentos onde a confiança na eficácia dos produtos é fundamental, estas distinções podem ser decisivas no ato de compra. Estamos extremamente satisfeitos com a edição de 2025. Parabéns a todos os premiados!”, afirma Cátia Fernandes, Country Manager Global Quality Ibéria Portugal.

Todos os produtos premiados foram submetidos a testes de consumo em ambiente doméstico, conduzidos por laboratórios especializados em análise sensorial, sem qualquer referência de marca, garantindo a imparcialidade da avaliação. Os critérios principais foram eficácia, textura, perfume e satisfação global, abrangendo diferentes canais de venda: profissional, farmácia, e-commerce, venda direta e grande distribuição.

Na categoria Top Beleza 2025, foram reconhecidos 33 produtos de marcas portuguesas e espanholas, destacando-se pelo desempenho superior junto dos consumidores.

Em Portugal, foram premiados 27 produtos Top Beleza 2025 das marcas: Avani Profissional, LABELL (Intermarché), LACURA(ALDI), LR HEALTH & BEAUTY, Self Love (Manubela Cabeleireiros), Sesderma, Voir Ibéria e Yves Rocher.

– Avani Profissional: Gama Indian Hair Rebuild (Shampoo, Condicionador, Máscara e Sérum Selador de Pontas);
– Manubela Cabeleireiros: Gama Restore SelfLove (Shampoo, Leave-in e Máscara);
– LACURA (ALDI): Cremes Corporais LACURA® Spa – variedades Celebration e Harmony e Espumas de Duche LACURA® Spa – variedades Celebration, Harmony e Freshness;
– Sesderma: C-VIT 5 Liposomal Serum e Azelac RU Fluido Luminoso SPF50;
– LABELL (Intermarché): Barra de Limpeza Facial Vegan e Gama de Sabonetes Vegan (Lavanda, Manteiga de Karité, Exfoliante de Alperce, Cremoso e Amêndoas Doces);
– LR HEALTH & BEAUTY: Paleta de Sombras LR ZEITGARD Signature e Máscara LR ZEITGARD Intense Effect;
– Voir Ibéria: VOIR Óleo Cabelo Walk in the Sun;
– Yves Rocher: Rotina Lift Pro-Collagène (Sérum Antirrugas Lifting, Creme de Olhos Antirrugas e Antipapos, Creme Antirrugas Preenchimento de Dia e Creme Antirrugas Lifting de Noite).

Em Espanha foram premiados Victoria de la Belleza os produtos:
– Colnatur® Beauty (colagénio para a pele, unhas e cabelo)
– Repavar® Regenerating Lip Oil (óleo de lábios com óleo de rosa mosqueta – 2 tons: natural e rosée)
– Sesderma C-VIT 5 Liposome serum
– Cien HydraIntense (creme para o rosto)
– ENTITY®CLEAN™ Breathable Nail Lacquer 24 FREE (verniz para unhas)

Já nas distinções Troféu da Casa e Pet Care e Top Mascotas, foram avaliados 31 produtos, selecionados com base na eficácia, satisfação global e em critérios adicionais como facilidade de utilização, odor, ergonomia e praticidade, sempre em contexto real de utilização.

Em Portugal, os produtos premiados Troféu da Casa foram as Pérolas perfumadas para roupa PORSI variedades: Fresh e Floral do INTERMARCHÉ e em Pet Care, o brinquedo Raiz de Urze – ideal para cães, cachorros e roedores mastigarem em segurança, da ERICAS PET TOYS, que se juntam aos premiados de Espanha:

Premiados Trofeo del Hogar:
– colchão de apoio Base Tapizada Marco Partida da MAXCOLCHON
– gama de amaciadores MAYORDOMO “Sensory Collection” da Romar Global Care
– colchão ECOFLEX da FLEX
– spray anti-bolor PASO da AC MARCA
– gamas de tintas Valon Extramate, Valon Clean e Valacryl da CIN VALENTINE,
– gama de detergentes líquidos multifuncionais para máquinas de lavar loiça Somat da HENKEL
– desentupidores de cozinha e casa de banho SANICENTRO da QUICESA
– gama de detergentes para a roupa em cápsulas Formil do LIDL

O Trofeo del Hogar Top Mascotas 2025 premiou:
– o detergente desinfetante para a roupa de animais de companhia SANICENTRO
– as pastilhas antiparasitas FRONTPRO dos laboratórios
– As areias para gatos ORIGINAL, SMART PELLETS e UNIVERSAL CAT’S BEST da RETTENMAIER IBÉRICA.

Os produtos distinguidos nestas categorias tornam-se, assim, referências de confiança e qualidade no mercado ibérico, reforçando a ligação emocional e funcional com os consumidores.

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Bebidas

Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité

A Super Bock Abadia e a Pedras – com as referências Pedras Regular e Pedras Sabores Limão – foram distinguidas com o International High Quality Trophy, o mais elevado galardão atribuído pelo concurso Monde Selection de La Qualité.

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Este prémio é reservado às marcas que arrecadam medalhas de Grande Ouro ou Ouro durante três anos consecutivos, reforçando o reconhecimento da consistência e excelência dos seus produtos.

No total, o Super Bock Group trouxe para Portugal 11 medalhas – entre Ouro e Grande Ouro – atribuídas às suas marcas de cervejas e águas minerais naturais, reafirmando a sua liderança e qualidade no setor das bebidas.

Nas cervejas, foram atribuídas seis medalhas de Ouro às marcas da Super Bock: Super Bock Original, Super Bock 0.0, Super Bock Stout, Super Bock Sem Glúten, Super Bock Abadia e Super Bock Sky, que, pela primeira vez, é distinguida com Ouro no Monde Selection de La Qualité.

Já Cristal recebeu dois Ouro: Cristal Original, que em 2024 tinha arrecadado Prata; e Cristal Export 8,5%, marca que está apenas disponível no mercado africano.

Super Bock Original é a única cerveja portuguesa a conquistar 47 medalhas de Grande Ouro e Ouro nesta competição, 42 de forma consecutiva.

Nesta edição do concurso, na categoria de águas, a marca Pedras obteve um Grande Ouro e um Ouro que foram atribuídos a Pedras Regular e a Pedras Sabores Limão, respetivamente. A marca Vitalis conquistou novamente a medalha de Ouro.

O Monde Selection de La Qualité é uma entidade independente de prestígio internacional que avalia e reconhece a qualidade de produtos de consumo, valorizando a consistência, inovação e compromisso das marcas com a excelência.

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Não Alimentar

Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal

A direção da unidade de negócio HVAC, da sucursal portuguesa, assumia uma liderança ibérica, e desde o início do ano assume autonomia ibérica, reportando à direção da sucursal nacional.

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A Hisense nomeou Mário David Carvalho para a direção da unidade de negócio Hisense HVAC da Sucursal Portugal, com efeitos desde janeiro de 2025.

“É com muito orgulho, que assumo a liderança desta área de negócio em Portugal, e o desafio de manter o crescimento exponencial que temos tido, ano após ano, através da partilha das melhores práticas e do fornecimento de soluções domésticas e profissionais de climatização. Agradeço também à nossa rede de clientes e parceiros a confiança, garantindo a estes a continuidade da eficácia das nossas soluções. Mantemos a expetativa de proporcionar sempre o melhor investimento e o compromisso de soluções eficientes e ajustadas ao mercado.”, sublinha  Mário David Carvalho, em comunicado.

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