Carla Esteves diretora executiva da Unimark e da rede Aqui é Fresco
O Desperdício Alimentar é um problema de todos
Por Carla Esteves, diretora executiva da Unimark e da rede Aqui é Fresco

Hipersuper
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
Por Carla Esteves, diretora executiva da Unimark e da rede Aqui é Fresco
Diminuir o desperdício alimentar é uma prática que o Aqui é Fresco destaca como vetor importante a combater, envolvendo equipa, rede de lojas e associados neste objetivo comum.
A equipa interna da rede Aqui é Fresco, investe parte efetiva do seu tempo de trabalho, na pesquisa de novos parceiros que apresentem ideias inovadoras e na atualização de conhecimentos acerca de boas práticas.
Fruto de um trabalho consistente, que tem vindo a ser desenvolvido e através das suas redes socias, o Aqui é Fresco tem um papel ativo nesta área, com a publicação de várias dicas, nomeadamente, receitas para um desperdício zero, o reaproveitamento, o planeamento atempado das refeições, organização e confeção de vários pratos, aumentar a literacia alimentar e conhecer as melhores formas de aproveitar os alimentos ou levar mais vezes comida para o trabalho, ou escola.
No âmbito da estratégia Desperdício Zero, a Aqui é Fresco desenvolve ainda iniciativas que passam, entre outras, por uma oferta comercial que permite ao cliente, nas suas lojas de proximidade, comprar apenas a quantidade que necessita, ao invés do que acontece nas grandes superfícies, onde as compras por impulso e em grande quantidade, acabam por originar um consumo excessivo e inadequado.
Também a oferta de produtos com desconto, quando a data de validade se aproxima do fim (produtos devidamente identificados), é uma opção válida, e bilateral, ganha o estabelecimento e consequentemente o cliente.
Não nos podemos esquecer que o Desperdício Alimentar é um problema de todos. Por essa razão a Sociedade Aqui é Fresco, através das parcerias existentes, quer com a Too Good To Go, quer com a Unidos Contra o Desperdício, tem contribuído para alertar consciências e introduzir novos hábitos. As perdas e o desperdício alimentar são um problema global e a sua prevenção começa na consciencialização, educação e hábitos familiares.
O movimento Unidos Contra a Desperdício existe desde 2020, fruto da vontade de chamar a atenção para o desperdício alimentar em Portugal e mais importante ainda, encontrar soluções para o minorar, e a Sociedade Aqui é Fresco, entidade parceira deste Movimento, todos os anos, mais concretamente dia 29 de setembro, data em que se assinala o Dia Internacional para a Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, faz questão em marcar presença, consolidando assim esta parceira.
A Too Good To Go chegou a Portugal em 2019, e a Sociedade AEF estabeleceu parceria em 2020, o que já permitiu, através da sua rede de lojas, salvar mais de 13.000 refeições, o que se traduz na redução, em cerca de 32.525 de emissões de Co2 para a atmosfera. O caminho é, pois, alargar a comunidade aderente, incentivando a novas adesões. Cada “Surprise Bag” salva, ou cada refeição não desperdiçada, faz a diferença, poupa-se e cuida-se do planeta!
Também a doação de excedentes à comunidade, como foi o caso da nossa última Convenção AEF e no âmbito da sempre presente responsabilidade social e ambiental, todos os produtos expostos nos cerca de 100 stands, foram doados à Fundação de Armazenistas de Mercearia (FAM) que por sua vez, os distribuiu por aqueles que mais precisam.
Ser solidário, continua a ser parte integrante do nosso ADN.