Vencedores Sabor do Ano 2024
Foram entregues os Prémios Sabor do Ano 2024
O Estúdio Time Out Market, em Lisboa, recebeu os vencedores do Prémio Sabor do Ano 2024. Foram distinguidos 124 produtos em diversas categorias, de um total de 32 empresas. O setor das Frutas & Legumes volta a ser o mais participado, com 17 produtos premiados, seguindo-se a categoria de Padaria/Pastelaria com 9 produtos vencedores e o setor dos Queijos com 7 produtos distinguidos.

Hipersuper
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Foram entregues os Prémios Sabor do Ano 2024. O Estúdio Time Out Market, em Lisboa, recebeu os vencedores – foram distinguidos 124 produtos em diversas categorias, de um total de 32 empresas – num evento, apresentado por Mónica Jardim, e que contou com a presença de Willy Mansion, criador do Sabor do Ano e presidente da Monadia, e de Jordi Bové Solana, Diretor Geral da Global Quality Ibéria, empresa que representa o Prémio em Portugal.
Na edição deste ano, as Marcas de Fabricante aproximaram-se das Marcas próprias da Distribuição e conseguiram ver 60 produtos premiados do total de 124 referências.
O setor das Frutas & Legumes volta a ser o mais participado, com 17 produtos premiados, seguindo-se a categoria de Padaria/Pastelaria com 9 produtos vencedores e o setor dos Queijos com 7 produtos distinguidos.
Nas Marcas de Distribuição, o Aldi Portugal destaca-se, pelo segundo ano consecutivo, como a empresa com mais produtos de marca própria premiados. Viu 32 produtos premiados, nas mais diversas categorias “Clássico”, “Made in Portugal”, “Bio”, “Sem Glúten”, “Inovação”, e “Kids”.
O Lidl recebe a distinção Sabor do Ano em 20 dos seus produtos e o Intermarché em 11 produtos.
“No Sabor do Ano avaliamos o que realmente importa: o SABOR! Nenhum consumidor compra ou volta a comprar um produto não gostando do seu sabor. Num mercado cada vez mais exigente e seletivo, continuar a ver marcas a acreditarem no potencial do nosso selo, como um prémio de excelência, que impacta verdadeiramente as suas vendas é fantástico. Esta elevada adesão ao prémio, reforça também a confiança que as marcas têm na qualidade dos seus produtos, ao submetê-los a testes, mas também revela a sua capacidade em inovar”, afirma Jordi Bové Solana Diretor Geral Global Quality Ibéria, empresa que representa o Prémio em Portugal.
“Ao receber este reconhecimento, o produto destaca-se da concorrência e torna-se uma opção mais atrativa para os consumidores. Parabéns a todas as marcas que conseguiram obter esta distinção”, acrescenta o responsável do prémio.
Abegoaria, Amorango, Avicasal, Biologic, Cooperativa Agrícola Moura e Barrancos, DHC-Pasta do Dia, Elpozo, Frubis, Frutana, Lacto Serra, Mar Ibérica, Paladares Alentejanos, Princesa Amandine, Queijaria Guilherme, Semillas Fitó, Sweet Fruits e Titi são algumas das marcas que voltam a ver alguns dos seus produtos premiados. A estas juntam-se outras empresas, tais como: Afonso dos Leitões, Aurora, Beirafood, Casa Maria Vitória, Ehrmann, Filmar, Hortícolas Saturnino, Limiano, Marques Filipe, Nufri e SEL.
Os vencedores:
Abegoaria
Afonso dos Leitões
Aldi
Avicasal
Beirafood
Bel Portugal
Biologic
Casa Maria Vitória, LDA
Continente
Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos
DHC Food Experience – Pasta do Dia
Ehrmannn
ElPozo
Fiel
Filmar
Frubis
Frutas Classe
Hortícolas Saturnino
Intermarché
Lacto Serra
Lidl
Mar Ibérica
Marques Filipe
Nufri
Office Total – Aurora
Paladares Alentejanos
Princesa Amandine
Queijaria Guilherme
SEL
Semillas Fitó
Sweet Fruits
Ti-Ti
Os vencedores do Prémio Sabor do Ano vão beneficiar automaticamente do uso do selo durante 13 meses, distinguindo os seus produtos da concorrência.
O Prémio Sabor do Ano é o único que se baseia exclusivamente nas qualidades gustativas dos produtos, colocando o consumidor no centro da metodologia. Através de mais de 10 000 provas cegas, realizadas por consumidores, num laboratório de análise sensorial acreditado – ALS Fullsense -, seguindo um restrito protocolo e a garantia da imparcialidade da prova, foram avaliados cinco critérios: Sabor, Aspeto, Odor, Textura e Satisfação Global.