AEP na Gulfood com 25 empresas portuguesas
Arrancou esta segunda-feira a Gulfood, feira de referência para toda a região do Médio Oriente, que conta com 25 empresas nacionais do setor da alimentação e bebidas que estão no Dubai com o apoio da AEP que volta a promover, através do projeto BOW – Business on the Way, a participação nacional neste certame.

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A AEP – Associação Empresarial de Portugal e 25 empresas nacionais do setor da alimentação e bebidas estão no Dubai para participar, entre 19 e 23 de fevereiro, na Gulfood, o maior certame mundial e a feira de referência para toda a região do Médio Oriente, sudoeste asiático e continente africano para esta fileira.
“Há 15 edições consecutivas que AEP organiza, através do projeto BOW – Business on the Way, a participação nacional na Gulfood, tendo já apoiado mais de quatro centenas de empresas. Para além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo. Para além da localização estratégica e competitiva do Dubai, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”, sublinha Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP.
Com uma elevada taxa de crescimento nas edições anteriores, o ano passado a Gulfood contou com 5000 expositores provenientes de 125 países e com mais de 134 mil visitantes profissionais de 195 nações. A edição de 2024 estima receber mais de 5500 expositores de 127 países.
Empresas nacionais do setor da alimentação e bebidas na Gulfood 2024
- AMG FOODS
Comércio por grosso de produtos alimentares - ANO 2000
Produtos alimentares - AZCOA – AZEITES DO COA
Azeite, óleos e gorduras alimentares - BY FOODS
Comércio por grosso de chocolate e de produtos de confeitaria - CEREALIS PRODUTOS ALIMENTARES
Fabricação de massas alimentícias, cuscuz e similares - CHOCONASA COMÉRCIO DE REPRESENTAÇOES
Produtos alimentares - CISTER INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTARES
Fabricação de sumos de frutos e de produtos hortícolas - DACSA ATLANTIC
Descasque, branqueamento e outros tratamentos do arroz - EMBRACEMOTION
Gelados artesanais - GLOBALTRIBE
Produtos alimentares e bebidas - JMV-JOSÉ MARIA VIEIRA
Indústria do café e do chá - MENDES GONÇALVES
Fabricação de condimentos e temperos - NASCENTE DIVINA – ÁGUAS DO ALARDO
Águas minerais naturais e de nascente - NOVARROZ – PRODUTOS ALIMENTARES
Produtos alimentares: produção de arroz - OUTEIRINHO TUR. E INDÚSTRIA
Águas minerais naturais e de nascente - PLANETA REGIONAL – COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES
Comércio por grosso de outros produtos alimentares: queijos - PREPARADOS & INSTANTÂNEOS APPYOGURT
Alimentos e suplementos enriquecidos com probióticos, prebióticos, proteínas e vitaminas - QUINTA DE JUGAIS – COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES
Comércio de produtos alimentares – compotas e afins - RECHEIO CASH & CARRY
Comércio por grosso de produtos alimentares – produtos secos, frios e congelados - RIALTO INDÚSTRIA ALIMENTAR
Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação - SABORES DAS QUINAS
Produtos alimentares - VALENTE MARQUES
Indústria de Arroz - VERACRUZ
Descasque e transformação de frutos de casca rija comestíveis - VHUMANA
Comércio de produtos lácteos - VIEIRA DE CASTRO – PRODUTOS ALIMENTARES
Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação
Na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o canal horeca absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do setor.
O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais e nos mercados do GCC ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e estima-se que os serviços de Foodservice atinjam valores elevados nos próximos anos.
Os países do GCC e do Norte de África representam um mercado superior a 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, como é o caso da Turquia, da Arábia Saudita, dos EAU e do Egipto (entre 13% e 15% ano). A região MENA é a maior importadora líquida de produtos alimentares a nível mundial, e por isso apresenta inúmeras oportunidades para as empresas nacionais.
As empresas fazem um balanço positivo das várias participações na Gulfood, apontando como mais valias a dimensão dos mercados, as vastas oportunidades que apresentam e a qualidade dos contactos dos visitantes. As potenciais parcerias foram identificadas na sua maioria com parceiros dos EAU, havendo também contatos com países da região do Golfo Arábico, continente Africano e Asiático.
Fotografia de arquivo www.gulfood.com