PSVA eleito melhor iniciativa conjunta do setor vitivinícola mundial
O PSVA foi distinguido “pela atenção aos pormenores, equilíbrio e rigor bem como pela habilidade de promover a biodiversidade e, ainda, fortalecer a reputação dos Vinhos do Alentejo à volta de todo o globo”.
Hipersuper
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi distinguido nos prémios V d’Or 2024 na categoria ‘Best Joint Initiative’, que destaca o programa da região alentejana como a melhor iniciativa conjunta do setor vitivinícola mundial.
A cerimónia de entrega dos galardões decorreu em Paris, no dia 11 deste mês e marcou o arranque da Wine Paris & Vinexpo Paris, uma das principais feiras internacionais dedicadas aos vinhos. Os prémios V’Or destacam a excelência dos players do setor em termos de desempenho e desenvolvimento sustentável. São entregues nas categorias: melhor iniciativa coletiva, melhor iniciativa de transmissão, melhores novas soluções para negócios, melhor experiência de marca e melhor marketing ecologicamente responsável.
A organização destacou o PSVA “pela atenção aos pormenores, equilíbrio e rigor bem como pela habilidade de promover a biodiversidade e, ainda, fortalecer a reputação dos Vinhos do Alentejo à volta de todo o globo”.
“A força motriz criada a partir da parceria já de uma década com a Universidade de Évora, aliada com o valor acrescentado que a ANP/WWF Portugal trouxe para a revisão de conteúdos do PSVA2.0, redundou neste reconhecimento, que é muito mais do que um prémio para o Alentejo, é uma força internacional que impacta toda a região e que destaca todos os produtores que adaptaram as suas produções em resposta às alterações climáticas e ao saber fazer melhor”, afirmou João Barroso, coordenador do PSVA.
“É por eles, com eles e para eles que existe um PSVA”, acrescentou.
Iniciativa de desenvolvimento sustentável da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, o PSVA foi lançado em 2015 e congrega quase 650 membros, responsáveis por uma área de produção de 13.521 hectares, o que representa cerca de 60% da área de vinha do Alentejo
Já foi reconhecido internacionalmente com vários prémios como o “’The Drinks Business Green Awards’ e os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, numa iniciativa da Comissão Europeia. Recebeu ainda o título de Embaixador Europeu de Inovação Rural pelo projeto LIAISON, uma parceria europeia de inovação para a produtividade agrícola e sustentabilidade lançada, igualmente, pela Comissão Europeia.
Foto do prémio: Site Vinexposium