Paulo Batista
Qual o benefício do Kaizen nas indústrias?
Por Paulo Batista, responsável de produção VS Bosch Eletrical Solutions
Hipersuper
Retail Mind vai desenvolver quatro retail parks em Portugal até 2027
Delta Q lança dois novos blends
Rachel Muller é a nova diretora-geral da Nestlé Portugal
Festival do Azeite Novo reúne sete produtores e sete restaurantes em Évora
Eurofirms Foundation assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com nova campanha
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Por Paulo Batista, responsável de produção VS Bosch Eletrical Solutions
Kaizen, geralmente traduzido como melhoria contínua, é uma filosofia de gestão japonesa que revolucionou o setor produtivo do país na década de 1950. Taiichi Ohno, desenvolveu o método Kaizen concentrando-se na eliminação de desperdícios no processo de produção e na sua melhoria contínua. Este método é aplicável a vários tipos de organizações, como por exemplo, indústria, saúde, educação e serviços, sendo extremamente popular em termos de aplicabilidade dado que contribui para maior eficiência, produtividade e qualidade, enquanto minimiza custos e desperdícios.
O método Kaizen:
O método Kaizen centra-se na melhoria contínua de processos e rotinas e baseia-se no facto de que pequenas mudanças contribuem, de forma mais rápida e sustentada, para a melhoria dos resultados. É importante envolver toda a organização no processo de melhoria, reforçando a cooperação e colaboração. O trabalho em equipa promove a partilha de ideias e a criação e implementação de soluções inovadoras que beneficiam toda a organização. O aumento da competência dos colaboradores, através de formação e desenvolvimento contínuo, assume uma importância ainda maior para o sucesso deste método. Por fim, a padronização é, também, um elemento relevante porque garante a manutenção de processos e rotinas padronizadas, permitindo que o standard de trabalho seja claro, visível e transparente. Desta forma os desvios tornam-se mais evidentes, constituindo a base da melhoria contínua que permitirá alcançar elevados níveis de eficiência e qualidade.
Como implementar o método Kaizen?
- Identificar as áreas que necessitam de melhorias: quais são os KPI’s (Key Performance Indicators) ao nível da segurança, qualidade, custo e entrega com maior desvio entre a situação atual e o objetivo da organização? Quais são as áreas de foco que devemos priorizar para o próximo ciclo de melhoria? O uso de ferramentas tais como, value stream mapping e bubble diagrams podem suportar na identificação do processo ou área que necessita de ser alvo de melhoria.
- Analisar a situação atual (go to gemba): recolha de dados através de observações, entrevistas a colaboradores e análises de processo de forma a compreender a situação atual.
- Analise de flutuações de processo e potenciais de melhoria: após observação do processo produtivo e consolidação com dados provenientes dos sistemas de apoio à produção devem ser estudadas as ideias com maior contributo para melhoria pretendida.
- Implementação e estabilização das propostas: as propostas de melhoria são avaliadas tendo em conta o esforço de implementação nomeadamente, no que se refere aos recursos (humanos e financeiros) necessários e duração da atividade. Deve ser considerado igualmente o maior ou menor contributo da melhoria para a área de foco ou KPI.
O método Kaizen é ainda mais importante dentro do contexto atual devido às constantes alterações internas e externas. O mundo BANI – Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible trouxe-nos desafios adicionais, dado que as organizações podem ser afetadas por questões político-militares que ocorram noutras regiões do planeta (frágil), que o futuro é incerto provocando alguma impotência na tomada de decisão (ansiedade), que é necessário implementar várias ações em simultâneo sendo que a lógica causa efeito já não se encaixa perfeitamente (não linear) e por fim que os resultados são incompreensíveis devido aos acontecimentos que podem não ser mais válidos ou estar presentes (incompreensível).
Para fazer face ao mundo BANI é necessária resiliência, agilidade e competitividade. O método Kaizen providencia os fatores chave que as organizações precisam para ultrapassar com sucesso os desafios atuais e futuros, visto que apela à constante procura para fazer melhor, através da otimização dos recursos e focando-se nas áreas com maior contributo para o atingimento de objetivos. As pequenas e contínuas melhorias permitem que seja possível fazer ajustes de forma mais rápida, contribuindo para a adaptação das organizações por forma a garantir o sucesso das mesmas.
A melhoria contínua como parte do DNA de cada um dos colaboradores de uma organização e da própria organização como um todo, permite maior valor acrescentado para o cliente e uma diferenciação perante a concorrência. O Kaizen assegura pequenas e constantes mudanças com vista a grandes resultados.
Paulo Batista
Responsável de produção VS Bosch Eletrical Solutions