Portugal Fresh volta a marcar presença na Fruit Logistica 2024
Na edição deste ano, que decorre até sexta-feira, 25 entidades do setor alimentar nacional garantiram um lugar no stand da Portugal Fresh.

Ana Grácio Pinto
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, volta a marcar presença na Fruit Logistica, em Berlim. Na edição deste ano, que decorre até sexta-feira, 25 entidades do setor alimentar nacional garantiram um lugar no stand da Portugal Fresh.
“A Fruit Logistica continua a ser um dos eventos mais importantes para o setor”, afirmou ao Hipersuper Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, associação que representa cerca de 50% das exportações nacionais de frutas, legumes e flores.
Das 25 entidades portuguesas presentes sob o chapéu da Portugal Fresh, 14 são empresas produtoras e exportadoras de frutas e legumes, que levam já a agenda preenchida com reuniões com atuais clientes para reforço de parcerias, e potenciais compradores de várias geografias mundiais.
O certame internacional espera 63 mil visitantes de 140 países, é uma das estratégias de promoção da Portugal Fresh para aumentar a visibilidade das empresas portuguesas nos mercados externos e impulsionar as exportações.
Alemanha já é o 4º mercado para Portugal
Ao Hipersuper, Gonçalo Santos Andrade recordou que em 2015 Portugal foi o país convidado do certame, o que potenciou a sua projeção “e marcou de forma decisiva a promoção internacional”. “Nesse ano, as exportações para a Alemanha mais do que duplicaram e este mercado passou de 10º para quinto principal comprador de frutas e legumes portugueses”, sublinhou.
Atualmente, a Alemanha é o quarto principal mercado das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, lugar que se mantém estável nos últimos anos. Espanha é o principal comprador, seguido de França e dos Países Baixos. A União Europeia absorve 80% do valor exportado.
O grande objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais, valorizar a produção e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030. Entre janeiro e novembro de 2023 (últimos dados disponíveis), as vendas internacionais ultrapassaram os 2100 milhões de euros. Já em quantidade, as exportações diminuíram cerca de 5%, reflexo também da queda de produção em algumas culturas devido à seca.
É esta a lista das entidades nacionais presentes na Fruit Logistica 2024:
- Kiwicoop
- Vale da Rosa
- Bfruit
- Coopval
- Frutas Classe
- Lusomorango
- Hortapronta
- Green Peas
- Frutas Patrícia Pilar
- Lusopêra
- Granfer
- Luís Vicente
- Triportugal
- Campotec SA
- Crédito Agrícola
- Fepal
- Magos
- Hubel Verde
- Lafpack
- Refcast
- AlgarOrange
- FNOP
- APK
- AHSA
- ANPM