Portugal Fresh volta a marcar presença na Fruit Logistica 2024
Na edição deste ano, que decorre até sexta-feira, 25 entidades do setor alimentar nacional garantiram um lugar no stand da Portugal Fresh.
Ana Grácio Pinto
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Delnext oferece o envio de bens essenciais para corporações de bombeiros
Novo Impossible Coffee da Delta chega de São Tomé e Príncipe
Pingo Doce ao lado das corporações de Bombeiros de todo o país
Associações empresariais portuguesas pedem alargamento da implementação do Regulamento Anti Desflorestação
Gallo com nova edição colecionável que homenageia a Portugalidade
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines
Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, volta a marcar presença na Fruit Logistica, em Berlim. Na edição deste ano, que decorre até sexta-feira, 25 entidades do setor alimentar nacional garantiram um lugar no stand da Portugal Fresh.
“A Fruit Logistica continua a ser um dos eventos mais importantes para o setor”, afirmou ao Hipersuper Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, associação que representa cerca de 50% das exportações nacionais de frutas, legumes e flores.
Das 25 entidades portuguesas presentes sob o chapéu da Portugal Fresh, 14 são empresas produtoras e exportadoras de frutas e legumes, que levam já a agenda preenchida com reuniões com atuais clientes para reforço de parcerias, e potenciais compradores de várias geografias mundiais.
O certame internacional espera 63 mil visitantes de 140 países, é uma das estratégias de promoção da Portugal Fresh para aumentar a visibilidade das empresas portuguesas nos mercados externos e impulsionar as exportações.
Alemanha já é o 4º mercado para Portugal
Ao Hipersuper, Gonçalo Santos Andrade recordou que em 2015 Portugal foi o país convidado do certame, o que potenciou a sua projeção “e marcou de forma decisiva a promoção internacional”. “Nesse ano, as exportações para a Alemanha mais do que duplicaram e este mercado passou de 10º para quinto principal comprador de frutas e legumes portugueses”, sublinhou.
Atualmente, a Alemanha é o quarto principal mercado das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, lugar que se mantém estável nos últimos anos. Espanha é o principal comprador, seguido de França e dos Países Baixos. A União Europeia absorve 80% do valor exportado.
O grande objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais, valorizar a produção e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030. Entre janeiro e novembro de 2023 (últimos dados disponíveis), as vendas internacionais ultrapassaram os 2100 milhões de euros. Já em quantidade, as exportações diminuíram cerca de 5%, reflexo também da queda de produção em algumas culturas devido à seca.
É esta a lista das entidades nacionais presentes na Fruit Logistica 2024:
- Kiwicoop
- Vale da Rosa
- Bfruit
- Coopval
- Frutas Classe
- Lusomorango
- Hortapronta
- Green Peas
- Frutas Patrícia Pilar
- Lusopêra
- Granfer
- Luís Vicente
- Triportugal
- Campotec SA
- Crédito Agrícola
- Fepal
- Magos
- Hubel Verde
- Lafpack
- Refcast
- AlgarOrange
- FNOP
- APK
- AHSA
- ANPM