Portugal Fresh volta a marcar presença na Fruit Logistica 2024
Na edição deste ano, que decorre até sexta-feira, 25 entidades do setor alimentar nacional garantiram um lugar no stand da Portugal Fresh.

Ana Grácio Pinto
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, volta a marcar presença na Fruit Logistica, em Berlim. Na edição deste ano, que decorre até sexta-feira, 25 entidades do setor alimentar nacional garantiram um lugar no stand da Portugal Fresh.
“A Fruit Logistica continua a ser um dos eventos mais importantes para o setor”, afirmou ao Hipersuper Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, associação que representa cerca de 50% das exportações nacionais de frutas, legumes e flores.
Das 25 entidades portuguesas presentes sob o chapéu da Portugal Fresh, 14 são empresas produtoras e exportadoras de frutas e legumes, que levam já a agenda preenchida com reuniões com atuais clientes para reforço de parcerias, e potenciais compradores de várias geografias mundiais.
O certame internacional espera 63 mil visitantes de 140 países, é uma das estratégias de promoção da Portugal Fresh para aumentar a visibilidade das empresas portuguesas nos mercados externos e impulsionar as exportações.
Alemanha já é o 4º mercado para Portugal
Ao Hipersuper, Gonçalo Santos Andrade recordou que em 2015 Portugal foi o país convidado do certame, o que potenciou a sua projeção “e marcou de forma decisiva a promoção internacional”. “Nesse ano, as exportações para a Alemanha mais do que duplicaram e este mercado passou de 10º para quinto principal comprador de frutas e legumes portugueses”, sublinhou.
Atualmente, a Alemanha é o quarto principal mercado das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, lugar que se mantém estável nos últimos anos. Espanha é o principal comprador, seguido de França e dos Países Baixos. A União Europeia absorve 80% do valor exportado.
O grande objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais, valorizar a produção e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030. Entre janeiro e novembro de 2023 (últimos dados disponíveis), as vendas internacionais ultrapassaram os 2100 milhões de euros. Já em quantidade, as exportações diminuíram cerca de 5%, reflexo também da queda de produção em algumas culturas devido à seca.
É esta a lista das entidades nacionais presentes na Fruit Logistica 2024:
- Kiwicoop
- Vale da Rosa
- Bfruit
- Coopval
- Frutas Classe
- Lusomorango
- Hortapronta
- Green Peas
- Frutas Patrícia Pilar
- Lusopêra
- Granfer
- Luís Vicente
- Triportugal
- Campotec SA
- Crédito Agrícola
- Fepal
- Magos
- Hubel Verde
- Lafpack
- Refcast
- AlgarOrange
- FNOP
- APK
- AHSA
- ANPM