Too Good To Go lança plataforma para ajudar retalhistas a gerir excedentes alimentares
A Too Good To Go, empresa de impacto social e líder mundial no combate ao desperdício alimentar, acaba de lançar a Too Good To Go Platform, uma solução modular de […]
Ana Grácio Pinto
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
A Too Good To Go, empresa de impacto social e líder mundial no combate ao desperdício alimentar, acaba de lançar a Too Good To Go Platform, uma solução modular de gestão de excedentes alimentares end-to-end que permite aos retalhistas, desde hipermercados a lojas de conveniência, obter valor a partir do seu inventário em excesso
Em declarações ao Hipersuper, a country manager da Too Good To Go em Portugal, explica que esta plataforma vai permitir “que os retalhistas identifiquem e analisem o seu stock, através de um software modular que rastreia e ajuda a redistribuir os excedentes alimentares”.
O Celeiro é a primeira marca a adotar em Portugal esta nova solução da Too Good To Go. “Todas as lojas do Celeiro já estão a utilizar a nossa Too Good To Go Platform, o que nos deixa orgulhosos, é uma prova de que o conceito funciona. Agora queremos aumentar a sua visibilidade e adquiri mais parceiros”, sublinha Maria Tolentino.
Refira-se que segundo o European Grocery Retailing Institute, os custos associados ao desperdício de alimentos equivalem, em média, a quase 2% das vendas líquidas das cadeias de supermercados, o que quase iguala as suas margens médias.
Gestão end to end
A Too Good To Go Platform utiliza a IA para dar sugestões em loja e, de uma maneira mais eficaz, ajudar os colaboradores do supermercado a tomarem uma decisão sobre o que fazer aos produtos que estão quase no fim da sua validade e redistribuí-los.
Integra cinco módulos num único interface: gestão da data de validade, recomendações, desconto inteligente, marketplace e doações. A escolha por uma solução modular para a plataforma de gestão de excedentes alimentares da Too Good To Go prende-se com o facto de nem todos os parceiros terem necessidade de contratar os cinco módulos.
“A ideia é ter uma solução modular, com cinco módulos diferentes, numa maior aposta no retalho alimentar, que ajude o perceiro a melhorar a sua capacidade de gestão de inventário”, adianta Maria Tolentino em declarações ao Hipersuper, acrescentando que o objetivo é ser ‘pick and choose’. “Cada parceiro percebe quais são os tipos de módulos que fazem sentido na sua operação, escolhe e aplica-os”.
Gestão eficaz da data de validade
Os colaboradores das lojas têm já que fazer uma verificação manual, diária ou semanal, dos produtos em fim de validade, trabalho que consome várias horas de trabalho. O que os algoritmos da Too Good To Go Platform fazem é gerar e apresentar no PDA dos colaboradores da loja, uma shortlist de produtos quase no limite da data de validade, organizada por localização na prateleira, diária ou semanalmente, dependendo do respetivo prazo. As verificações manuais cingem-se a apenas 1% a 7% de todos os produtos, explica a Too Good To Go na apresentação da nova plataforma.
“Desta maneira, em vez do colaborador ter que verificar todas as prateleiras, a Too Good To Go Platform conecta-se diretamente com o PDA e elabora uma lista dos produtos que estão em proximidade de fim de vida e em que local da loja estão. Isto vai ajudar muito a reduzir o trabalho. Estamos a falar de, pelo menos, uma hora por colaborador, por dia, em verilização de produto. E reduz também o erro humano, já que é mais fácil perder um produto que está na prateleira por estar a fazer uma verificação manual”, sublinha Maria Tolentino ao Hipersuper.
Com base nesta informação, entra em campo o segundo módulo: a recomendação. Através do PDA, a Too Good To Go Platform recomenda aos funcionários da loja exatamente o que fazer com um produto que esteja quase no limite da validade, com base em regras e preferências pré-definidas e personalizáveis, adaptadas a cada caso. As regras e recomendações podem ser facilmente definidas, por categoria ou SKU. Essa abordagem sistemática facilita o trabalho do colaborador, enquanto a oferta de múltiplos canais de distribuição garante maior probabilidade de sucesso quanto à disponibilização dos excedentes alimentares.
Quanto às recomendações possíveis, o PDA pode indicar a impressão de um autocolante de desconto inteligente com uma taxa de desconto otimizada; recomendar a criação uma Surprise Bag para vender na app Too Good To Go; doar o produto a uma instituição.
Estas três opções constituem os três outros módulos da plataforma.
Três opções de escoamento
Através da IA, a Too Good To Go Platform processa um vasto conjunto de dados para otimizar os níveis de desconto efetuados próximo do fim do prazo de validade e aplicar taxas de desconto regulares, ao nível de SKU, o que aumenta as receitas obtidas, explica a empresa.
Os colaboradores podem imprimir instantaneamente o autocolante para vender o produto em loja, e os dados de desconto podem ser enviados diretamente para o sistema ERP. Os autocolantes de desconto podem exibir o nome do produto, o novo preço, o valor descontado e incluir um novo código de barras, para facilitar o checkout.
“Os supermercados já têm etiquetas de desconto, mas são difíceis de otimizar e muitas vezes não têm em conta aquele tipo de produto em particular. A Too Good To Go Platform pode promover um desconto inteligente, adequado ao tipo de produto, que pode ser 100% personalizável, o que facilita o trabalho do colaborador em loja e também a compreensão que o cliente pode ter daquela etiqueta”, reforça Maria Tolentino.
Outra opção de escoamento do produto em fim de validade é direcioná-lo para o marketplace da Too Good To Go. Diretamente do respetivo PDA, as equipas em loja podem alocar excedentes alimentares para as Surprise Bags da Too Good To Go, e colocá-los na aplicação, o que permite a compra e recolha dos mesmos por parte de consumidores locais.
“É uma oportunidade de também garantir uma integração da gestão da loja com o nosso marketplace, a aplicação que liga ao utilizafor da Too Good To Go. É mais uma forma de escoar os produtos ao mesmo tempo que traz novos clientes à loja, que ali vão, especificamente, para levantar a Surprise Bag”, destaca a country manager ao Hipersuper.
O quinto módulo destina-se às doações. Através da nova plataforma, os gestores de loja podem fazer o download de arquivos CSV prontos para análise a partir de uma lista de produtos doados, ou então ligar-se via API à sua app de doação de terceira parte ou ERP.
Disponível à escala global, a Too Good To Go Platform suporta a implementação plug-and-play. Oferece, igualmente, opções de integração, o que permite aos retalhistas conectar-se facilmente aos seus sistemas.
A Too Good To Go opera com mais de 150 mil parceiros de negócios ativos e 85 milhões de utilizadores registados em todo o mundo. A Apple premiou recentemente a aplicação da Too Good To Go como uma das melhores do mundo, prova das credenciais tecnológicas da marca.