Exposição da Too Good To Go alerta para o desperdício alimentar
“A ideia desta instalação é dar uma imagem visual de toda a torre de investimento, de recursos que não estão a ser aproveitados se desperdiçarmos o topo. E, também, conseguir nos painéis que estão à volta que as pessoas que visitam este espaço ganhem consciência do que é o problema do desperdício alimentar”, sublinha Maria Tolentino, country manager da Too Good To Go Portugal, ao Hipersuper.

Ana Grácio Pinto
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Fotografias Frame It
Está patente na Praça Central do Centro Comercial Colombo até 24 de janeiro e quer alertar e sensibilizar o público para os números alarmantes do desperdício alimentar em Portugal.
Numa iniciativa da Too Good To Go, a exposição ‘Comer Com Consciência’ integra vários painéis informativos à volta de uma torre, uma instalação artística que simboliza os vários recursos utilizados na produção de uma refeição. E que deixam de ter um propósito, quando os pratos são desperdiçados.
A exposição é concebida como uma expressão visual e informativa sobre o desperdício alimentar e o seu impacto e tem na instalação central o seu elemento mais simbólico. A torre é constituída por vários blocos, onde cada um simboliza um recurso natural consumido na produção de uma refeição, com um exemplo de um prato confecionado posicionado no topo da estrutura.

Maria Tolentino, country manager da Too Good To Go Portugal
“Quando pensamos no desperdício de um prato de ‘bacalhau à lagareiro’, pensamos nos alimentos que foram utilizados, como bacalhau, azeite, batatas. Mas há uma série de outros recursos usados na produção desses alimentos e para a confeção do prato em si. Portanto, o objetivo da torre é mostrar que para além dos alimentos que estamos a desperdiçar, estamos a falar também de recursos do planeta que não estão a ter um propósito no final, como a água, o solo…”, realça Maria Tolentino, country manager da Too Good To Go Portugal, em declarações ao Hipersuper.
1.89 milhões de toneladas de alimentos perdidos por ano
Os painéis ao redor divulgam estatísticas e números relevantes sobre o desperdício de alimentos, tanto em Portugal como no mundo inteiro. É ainda disponibilizado um código QR para um questionário sobre desperdício alimentar, onde as pessoas poderão testar os seus conhecimentos, sendo atribuído um prémio aos três participantes mais criativos.
“A ideia desta instalação é dar uma imagem visual de toda a torre de investimento, de recursos que não estão a ser aproveitados se desperdiçarmos o topo. E, também, conseguir nos painéis que estão à volta que as pessoas que visitam este espaço ganhem consciência do que é o problema do desperdício alimentar”, sublinha Maria Tolentino ao Hipersuper.
Em Portugal, a Too Good To Go estima que, anualmente, são perdidos 1.89 milhões de toneladas de alimentos , o equivalente ao peso de 40 navios Titanic. E a maior percentagem de desperdício alimentar não ocorre nas fases de produção e transformação, mas sim nas casas dos consumidores.
Neste contexto, a exposição ‘Comer Com Consciência’ visa, além de informar, “inspirar mudanças significativas nas conceções e atitudes face ao desperdício alimentar”.
Com mais de 85 milhões de utilizadores registados e 150 mil parceiros ativos em 17 países da Europa e da América do Norte, a aplicação Too Good To Go é o mercado número um do mundo para salvar excedente alimentar. Desde o seu lançamento, em 2016, salvou mais de 280 milhões de refeições do desperdício, o equivalente a 770 mil toneladas de CO2e evitadas.
Em Portugal desde outubro de 2019, a app conta já com uma comunidade de mais de 1.8 milhões de utilizadores e mais de 4000 estabelecimentos aderentes. Uma comunidade que já salvou mais de 3.8 milhões de surprise bags um pouco por todo o país, o equivalente à emissão de 9.500 toneladas de CO2e.