IA
Sustentabilidade, IA e bem-estar nas tendências de consumo para 2024
A Inteligência Artificial (IA) é um tema incontornável na lista de tendências para 2024. Segundo o estudo 2024 Consumer Trends, da Euromonitor Internacional, as ferramentas de IA generativa estão a […]
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A Inteligência Artificial (IA) é um tema incontornável na lista de tendências para 2024. Segundo o estudo 2024 Consumer Trends, da Euromonitor Internacional, as ferramentas de IA generativa estão a tornar-se co-criadoras para os consumidores: influenciam as as suas decisões e têm impacto nas interações com as marcas.
Segundo o estudo da Euromonitor International, empresa referência em estudos estratégicos de mercado, em 2023, 42% dos consumidores estava perfeitamente à vontade com os assistentes de voz que proporcionam informação personalizada sobre um produto e sugestões de produtos. “Esta tecnologia será cada vez mais incorporada no nosso quotidiano, pelo que as empresas devem tirar partido da IA generativa para melhorar a personalização e enriquecer a experiência do cliente”, aconselha o estudo.
O bem-estar será outra prioridade no ano que agora começa. No seu dia a dia, “querem deixar de pensar naquilo que os stressa diariamente e precisam “de algum alívio para as suas ansiedades”, destaca o 2024 Consumer Trends, revelando que no ano passado, 55% dos consumidores disseram ter feito compras em lojas que criaram experiências envolventes. Nesse sentido, as marcas que conseguirem incorporar essas ‘distrações’ vão conseguir criar ligações mais fortes com os clientes.
Foco no ambiente
As empresas não vão poder negligenciar as preocupações ambientais em 2024. Segundo o estudo, os consumidores não querem enfrentar a crise climática sozinhos. Têm vindo a tomar medidas para viver de forma sustentável e questionam se as empresas e os governos estão a usar todos os recursos possíveis “para fazerem uma verdadeira diferença”.
No universo dos inquiridos, 64% dos consumidores pretendiam ter um impacto positivo no ambiente através das suas ações quotidianas e 45% dos profissionais afirmaram que a sua empresa planeia investir em certificações para evitar o greenwashing nos próximos cinco anos. E as empresas devem centrar-se na redução de emissões, com transparência total e provas de que estão a adotar praticas responsáveis, indoca o estudo.
As questões políticas e sociais também vão influenciar as atitudes e prioridades dos consumidores em 2024. De facto, 37% dos consumidores acredita que haverá mais distúrbios politicos no seu país nos próximos cinco e 32% já participou ativamente em questões políticas e sociais. Assim, marcas que incorporaram a responsabilidade social desde o início têm uma vantagem, até porque “alguns compradores continuarão a apoiar as marcas que se alinham com os seus valores”.
“As pessoas são mais rápidas a denunciar ou evitar empresas que promovem campanhas de marketing em torno de questões controversas”, alerta o estudo, que aconselha as empresas a abordarem as questões polémicas com cuidado e a manterem-se fiéis ao espírito da marca.
Preocupação com custos vai manter-se
A inflação trouxe uma nova forma de abordar o consumo e incutiu nos consumidores uma nova mentalidade financeira. Tendência que se manterá este ano, com a preocupação com os custos a persistir. Em 2023, 74% dos consumidores esteve preocupado com o aumento do preço nos produtos do dia a dia e 44% preocupou-se em poupar mais dinheiro, revela o 2024 Consumer Trends. Promoções, pacotes económicos e benefícios para além do preço, tais como serviços adicionais, podem ser essenciais para atrair e reter clientes, sublinha o estudo, acrescentando que as empresas precisam aumentar os incentivos e inovar em termos de acessibilidade.
Os consumidores estão ainda a adotar uma abordagem realista em relação aos cuidados pessoais. Preferem soluções fáceis e eficazes que se enquadrem no seu estilo de vida e exijam pouco tempo ou esforço despendido. “Os pragmáticos do bem-estar querem benefícios imediatos sem assumir grandes compromissos”, indica o 2024 Consumer Trends, acrescentando que não esperam mudanças radicais de um dia para o outro, mas querem ver melhorias visíveis, “mesmo que sejam pequenas no início”. “Os consumidores estão empenhados em otimizar o seu corpo e a sua mente. Procurarão produtos de precisão com aplicações simples e eficácia comprovada para resolver os seus problemas”, informa.