Jeremy Schwartz (Kantar): “Produtos sustentáveis são entre 40 a 70% mais caros do que as alternativas. Não é uma estratégia aceitável”
“Pensar fora da caixa já é redundante. Temos de pensar numa caixa ainda maior e explorar as possibilidades da imaginação”, aconselha o chairman da Kantar com o pelouro da sustentabilidade e diversidade

Rita Gonçalves
Campanhas do Continente e da Wells premiadas a nível internacional
RECAPS alarga aos Açores o seu sistema para reciclagem de cápsulas
Carnes Avenida duplamente referenciada no guia TasteAtlas
Auchan abre loja de saúde e bem-estar no Alegro Sintra
Aldi Portugal convida a explorar os sabores da Ásia com nova campanha temática
ZU abre lojas em Setúbal, Ponte de Lima e Barcelos
Mercadona assinala o Dia Internacional do Celíaco com mais de 750 produtos sem glúten
Grupo InPost regista 272 milhões de encomendas no primeiro trimestre
Missão Continente beneficiou diretamente 107.751 pessoas em 2024
Lagoas Park inaugura praça central e galeria comercial
Um total de 80% dos consumidores mundiais quer ter uma vida mais sustentável mas apenas 25% tomam medidas para isso, afirma Jeremy Schwartz, chairman da Kantar com o pelouro da sustentabilidade e diversidade. Como se quebra esta barreira?, perguntou o gestor, que esteve em Lisboa para participar no European Packaging Waste Meeting, promovido pela Sociedade Ponto Verde, para logo dar a resposta: “com lideranças mais fortes nas empresas e nos governos”.
Para esmiuçar o tema, Jeremy Schwartz cita dados da Kantar para a Península Ibérica que estereotipam em três perfis de consumidores a forma como lidamos com a sustentabilidade. Os ativos (35%), os considerantes (54%) e os rejeitores (rejeitam as alterações climáticas) que representam 11% dos consumidores.
Estes números refletem a forma como “fomos treinados para ser obcecados com a conveniência e isto acelerou ainda mais com a transição tecnológica. Fomos formatados para procurar a melhor relação entre custo e conveniência e procuramos conforto em marcas nas quais confiamos, sem ter muito trabalho a tomar decisões”, salienta.
O que impede as pessoas de abraçarem a sustentabilidade? “A razão principal é o preço destes produtos. São entre 40 a 70% mais caros do que as alternativas. Isto não é uma estratégia aceitável para ultrapassar esta barreira”, considera. “A outra é porque não há informação suficiente”. 30% dos consumidores não se sentem bem informados sobre este tema e 25% dizem que não encontram os produtos, o que revela “falta de oferta”.
“As empresas têm obrigação de fazer melhor do que fizeram antes, de serem inovadoras”, afirma o responsável, acrescentando que “uma resposta sustentável não tem de ser mais cara”, dando como exemplo a marca de veículos elétricos Tesla que tem vido a diminuir o preço e a aumentar a quantidade vendida.
“Pensar fora da caixa já é redundante. Temos de pensar numa caixa ainda maior e explorar as possibilidades da imaginação”, termina.