Sonae e Bankinter recebem luz verde para concretizar joint venture
Com esta transação, aprovada Comissão Europeia e do Banco de Portugal, os dois grupos passam a deter em partes iguais a empresa Universo.

Rita Gonçalves
Campanhas do Continente e da Wells premiadas a nível internacional
RECAPS alarga aos Açores o seu sistema para reciclagem de cápsulas
Carnes Avenida duplamente referenciada no guia TasteAtlas
Auchan abre loja de saúde e bem-estar no Alegro Sintra
Aldi Portugal convida a explorar os sabores da Ásia com nova campanha temática
ZU abre lojas em Setúbal, Ponte de Lima e Barcelos
Mercadona assinala o Dia Internacional do Celíaco com mais de 750 produtos sem glúten
Grupo InPost regista 272 milhões de encomendas no primeiro trimestre
Missão Continente beneficiou diretamente 107.751 pessoas em 2024
Lagoas Park inaugura praça central e galeria comercial
A Sonae e o Bankinter Consumer Finance receberam luz verde dos reguladores para a concretização da joint venture no mercado de crédito ao consumo. Com esta transação, aprovada pela Comissão Europeia e pelo Banco de Portugal, os dois grupos passam a deter em partes iguais a empresa Universo.
Com esta nova constituição, a Universo ambiciona alcançar a liderança do mercado de crédito ao consumo em Portugal e alavancar o potencial de internacionalização.
“Este acordo com um parceiro da categoria da Sonae permite ao Bankinter Consumer Finance reforçar a sua presença em Portugal, país que consideramos fundamental na estratégia de expansão internacional e no qual temos um historial de mais de cinco anos”, lembra Alfonso Saez, diretor geral do Bankinter Consumer Finance.
João Dolores, CFO (Chief Financial Officer) da Sonae, destaca, por sua vez, que o objetivo da Universo é liderar o crédito ao consumo em Portugal. Esta parceria irá permitir “acelerar o seu crescimento, graças a uma vasta experiência no setor financeiro que potenciará o progresso e a robustez da nossa oferta, tornando-a ainda mais relevante e distintiva”.
Alberto Ramos ocupará a cadeira de chairman na joint-venture, cargo que acumulará com o de country manager do Bankinter Portugal. Luís Filipe Reis assume a função de CEO.
“O acordo celebrado prevê a integração futura das operações da Universo e do negócio de open market do Bankinter Consumer Finance em Portugal, sujeito às necessárias autorizações das entidades competentes”, lê-se em nota de imprensa.