Sonae e Bankinter recebem luz verde para concretizar joint venture
Com esta transação, aprovada Comissão Europeia e do Banco de Portugal, os dois grupos passam a deter em partes iguais a empresa Universo.

Rita Gonçalves
Diogo Barbot: “A inovação é uma prática contínua que nos diferencia no mercado”
Fruit Attraction 2025 reforça crescimento e liderança com nova organização de setores e pavilhões
IKEA lança em Portugal plataforma de compra e venda em segunda mão
Arena Shopping cria um jardim da Páscoa com várias atividades
Nestlé Lindahls Protein lança “Good Move” para inspirar estilo de vida mais ativo
Cerveja Sagres reforça presença em eventos de música em Portugal
CVRTM dá a provar vinhos de Trás-os-Montes em Vilamoura
Parceria Spring GDS e MailAmericas visa e-commerce entre Europa e América Latina
Hipersuper promove debate sobre inovação no packaging do vinho na Empack e Logistics & Automation Porto
UBBO Shopping Resort dinamiza atividades de Páscoa
A Sonae e o Bankinter Consumer Finance receberam luz verde dos reguladores para a concretização da joint venture no mercado de crédito ao consumo. Com esta transação, aprovada pela Comissão Europeia e pelo Banco de Portugal, os dois grupos passam a deter em partes iguais a empresa Universo.
Com esta nova constituição, a Universo ambiciona alcançar a liderança do mercado de crédito ao consumo em Portugal e alavancar o potencial de internacionalização.
“Este acordo com um parceiro da categoria da Sonae permite ao Bankinter Consumer Finance reforçar a sua presença em Portugal, país que consideramos fundamental na estratégia de expansão internacional e no qual temos um historial de mais de cinco anos”, lembra Alfonso Saez, diretor geral do Bankinter Consumer Finance.
João Dolores, CFO (Chief Financial Officer) da Sonae, destaca, por sua vez, que o objetivo da Universo é liderar o crédito ao consumo em Portugal. Esta parceria irá permitir “acelerar o seu crescimento, graças a uma vasta experiência no setor financeiro que potenciará o progresso e a robustez da nossa oferta, tornando-a ainda mais relevante e distintiva”.
Alberto Ramos ocupará a cadeira de chairman na joint-venture, cargo que acumulará com o de country manager do Bankinter Portugal. Luís Filipe Reis assume a função de CEO.
“O acordo celebrado prevê a integração futura das operações da Universo e do negócio de open market do Bankinter Consumer Finance em Portugal, sujeito às necessárias autorizações das entidades competentes”, lê-se em nota de imprensa.