Sogrape com 5 milhões de euros para investir em startups disruptivas com soluções inovadoras
Com um capital inicial de 5 milhões de euros, a Sogrape pretende investir em start-ups disruptivas e projetos early-stage, com abordagem positiva nas vertentes ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e com produtos ou modelos de negócio inovadores com potencial de escalabilidade.

Hipersuper
Designer Outlet Algarve vai abrir novas lojas no verão deste ano
Edição 432: Entrevista LTPlabs + Inovação portuguesa + Arroz + Queijos + Charcutaria + Sagalexpo + Barbot + Empack + Logística
Nassrin Majid é a nova diretora-geral da ConsumerChoice
75% das empresas veem agentes de IA como essenciais para ultrapassar a concorrência
Novos Vigor Latte chegam ao mercado
Edição 432 já está disponível em formato digital
Adyen lança ‘tap to pay’ no iPhone em Portugal
Lisbon Bar Show apresentou novidades
Papa Johns continua expansão em Portugal com nova abertura no Barreiro
Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025
A Sogrape está a investir no capital de risco para acelerar a inovação no setor e vai lançar o seu primeiro Fundo de Capital de Risco, Sogrape Ventures. Este é um investimento estratégico que vem fortalecer o compromisso contínuo da empresa com a inovação e será gerido em parceria com a Beta Capital, player de referência na área de Venture Capital em Portugal, tendo como objetivo investir e acelerar o ecossistema de start-ups disruptivas com soluções inovadoras enquadradas na cadeia de valor da indústria do vinho em particular, e das bebidas em geral.
O Fundo de Capital de Risco Sogrape Ventures vem desempenhar um papel estratégico no caminho de inovação que a Sogrape tem vindo a acelerar nos últimos anos. Com um capital inicial de 5 milhões de euros, pretende investir em start-ups disruptivas e projetos early-stage, com abordagem positiva nas vertentes ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e com produtos ou modelos de negócio inovadores com potencial de escalabilidade.
Para este fundo, de âmbito internacional, mas com especial foco nas start-ups portuguesas, a Sogrape conta com a gestora de fundos Beta Capital, player de referência na área de Venture Capital em Portugal, com vasta experiência e uma rede global. O Comité de Investimento do Fundo é composto por quadros da Sogrape e membros independentes com experiência ao nível de capital de risco e agro & foodtech.
Para além do seu investimento monetário, a Sogrape compromete-se a contribuir ativamente com o seu conhecimento, as suas parcerias e relações estabelecidas, bem como com a sua posição enquanto líder do mercado nacional e a sua forte presença internacional.
“Estamos muito otimistas com o lançamento do fundo Sogrape Ventures e com a oportunidade de darmos a inovadores, empreendedores e start-ups o apoio necessário para testar, desenvolver e expandir soluções inovadoras capazes de criar um verdadeiro impacto na indústria do vinho. Este projeto vem dar continuidade ao legado que nasceu do sonho do meu Avô e que tem sido construído ao longo de 80 anos através de várias gerações. Para a nossa família, o vinho, mais do que um negócio, foi sempre uma forma de ser e de estar na vida e este Fundo é mais um passo natural neste sentido”, afirma Fernando da Cunha Guedes, Presidente da Sogrape, em comunicado.
“Acreditamos que a colaboração ativa, aliada ao investimento financeiro, é a chave para a acelerar a inovação, enquanto fonte de transformação e sustentabilidade do nosso negócio que contribui para o crescimento do setor vitivinícola”, acrescenta o líder da maior empresa de vinhos em Portugal.
A Sogrape já se encontra em processo de identificação e análise de start-ups, em Portugal e noutros países, e está igualmente envolvida num ecossistema de iniciativas de inovação aberta e a trabalhar na criação de uma estrutura de venture builder que será lançada em 2024.