Consumidores procuram preços mais baixos mas valorizam personalização da experiência de compra
85% dos consumidores procuram ativamente por melhores preços, valorizando experiências personalizadas e uma compensação pela contínua lealdade.
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Em vésperas da Black Friday e com base no Retail Report 2023 e no relatório de Métodos de Pagamento 2023, a Adyen traçou o perfil do consumidor português.
Segundo os dados analisados pela plataforma de tecnologia financeira, o consumidor está focado na poupança, exigência e qualidade de serviço prestado, e pensa muito bem na hora de comprar. A procura por ofertas vantajosas permanece alta, com 85% dos consumidores a procurar ativamente por melhores preços. A maioria (78%) assumiu procurar habitualmente preços mais acessíveis que o normal, sendo que quase um terço (31%) aguarda por períodos mais propícios a descontos mais elevados, o caso da Black Friday e Cyber Monday.
Mas, segundo a Adyen, mais do que procurar por preços mais acessíveis, o consumidor português procura experiências personalizadas e compensação pela contínua lealdade. Os dados indicam que 68% dos consumidores deseja descontos personalizados dos retalhistas a quem compram regularmente e quase metade (48%) espera que estes se lembrem das suas preferências e do seu histórico de compras para uma navegação mais personalizada.
O contexto económico obriga a que as empresas invistam na inovação, personalização e confiança dos seus negócios.
Segundo a mesma análise, em Portugal, o setor está a assistir a uma transformação marcante com 22% das empresas a adotarem tecnologias como experiências omnicanal, inteligência artificial e automatização de marketing, com objetivo de melhorarem a experiência do cliente. A inflação que se tem feito sentir este ano fez com que 46% dos retalhistas escolham oferecer descontos ao longo do ano, enquanto 52% das empresas assume a dificuldade em categorizar os compradores de acordo com as suas necessidades.