PSVA vai estar em destaque na 7ª Conferência Mundial de Enoturismo
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) vai ser apresentado, entre 22 e 24 de novembro, na 7ª Conferência Mundial de Enoturismo como exemplo de boas práticas da […]
Hipersuper
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) vai ser apresentado, entre 22 e 24 de novembro, na 7ª Conferência Mundial de Enoturismo como exemplo de boas práticas da vitivinicultura.
A convite da Organização Mundial do Turismo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana vai dar a conhecer este programa, criado em 2015 e considerado uma iniciativa pioneira no país no âmbito as boas práticas da vitivinicultura em termos de sustentabilidade.
A Conferência Mundial de Enoturismo decorre entre 22 e 24 de novembro em Logroño, La Rioja, Espanha, com o foco em temas como a inclusão, a sustentabilidade e o enoturismo digital para promover um território mais forte e coeso.
João Barroso, coordenador do PSVA, será orador na sessão ‘Building a Sustainable Future for Wine Tourism – Get Inspired!’ e vai abordar as boas práticas alentejanas que colocam a região no topo mundial do mapa da sustentabilidade.
“É com muito orgulho que encaramos esta oportunidade para mostrarmos o que de melhor se faz no Alentejo neste caminho que é a sustentabilidade. Acabamos de anunciar o PSVA2.0 precisamente por reconhecermos que devemos continuar a elevar a região e as boas práticas, sendo também um reconhecimento de todos os membros e de como o esforço dos produtores tem sido uma alavancagem, não só para o setor como, também, para o enoturismo da região”, sublinha o responsável.
Organizada desde 2016, a Conferência Mundial de Enoturismo é dos mais importantes fóruns internacionais sobre este segmento do turismo, por dar a conhecer a especialistas e profissionais, as tendências, as novas ferramentas e as oportunidades, através da partilha de conhecimentos e experiências.
O PSVA foi renovado este mês com uma versão que eleva o patamar da sustentabilidade e coloca a região do Alentejo como exemplo na implementação de medidas de agricultura sustentável, sendo a certificação deste programa reconhecida a nível mundial. Com 639 membros que cobrem cerca de 60% da região vitivinícola do Alentejo, o programa corresponde a mais de 13 mil hectares, e atualmente já 20 produtores ostentam o selo de produção sustentável.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é responsável pela proteção da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia. É ainda uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos.