Indústria do papel e cartão pode crescer 21% nos próximos três anos
A indústria do papel e do cartão poderá crescer 21%, para mais de 1,1 mil milhões de euros nos próximos três anos, adianta um relatório recente da Bain & Company.

Hipersuper
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
A indústria do papel e do cartão poderá crescer 21%, para mais de 1,1 mil milhões de euros nos próximos três anos, conclui um relatório recente da Bain & Company, que sublinha também que as empresas deste setor estão atrasadas face a outras empresas em termos de excelência comercial, já que não dão prioridade suficiente à formulação de um plano de vendas adequado.
Historicamente, muitas empresas de papel e cartão têm-se focado na otimização dos seus custos de produção, mas, hoje em dia, os líderes de mercado reconhecem que a implementação de uma estratégia de vendas adequada oferece mais oportunidades de crescimento e vantagens competitivas. De facto, as empresas que priorizem a excelência comercial poderão aumentar o seu EBITDA de 25% a 40%.
Um ponto crucial para o desenho desta estratégia é a gestão adequada dos preços, os quais devem ser ajustados periodicamente e adaptados às necessidades de cada cliente (com correta uma análise dos clientes prioritários). Adicionalmente, devem ser identificados os produtos mais rentáveis, de modo a priorizar a sua venda e produção, o que poderá também resultar numa melhoria da eficiência operacional e na redução de custos logísticos.
“As empresas líderes do setor antecipam-se e reagem às mudanças na procura do mercado, ajustando as suas carteiras de vendas e efetuando desinvestimentos ou encerrando fábricas obsoletas, entre outras ações, quando necessário. Com base na nossa experiência, os vencedores da excelência comercial têm a possibilidade de duplicar as suas receitas e obter vantagens competitivas cruciais”, afirmou Pol Tarragó, Associate Partner da Bain & Company, em comunicado.
“Na Bain & Company, a nossa experiência demonstra que a transformação do potencial das empresas de papel e cartão requer um esforço pluridisciplinar que envolve as áreas comercial, financeira e operacional. Esforços “limitados” conduzem a resultados sub-ótimos e apenas uma abordagem abrangente pode aumentar significativamente o desempenho da empresa em termos de rentabilidade, fluxo de caixa, crescimento e valorização.”, acrescentou Manuel de Soto, Partner da Bain & Company em Madrid.
Segundo detalha a Bain & Company, outras alavancas de criação de valor que aceleram a transformação do potencial das empresas desta indústria podem também incluir um plano de coordenação de toda a organização, a identificação do talento mais adequado ou uma estratégia de redução de emissões.