Anuga
PortugalFoods leva 43 empresas à Anuga que arranca amanhã
43 empresas portuguesas vão marcar presença na Anuga, que começa amanhã, em Colónia, na Alemanha. E não são mais porque não há mais espaço. “A elevada procura que registámos é sinónimo da capacidade competitiva do setor nos mercados internacionais” destaca Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods. Veja a lista das empresas…
Hipersuper
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
A procura das empresas nacionais em marcar presença na Anuga, Alemanha, superou a capacidade do stand da PortugalFoods, que irá ocupar um espaço maior no certame de 2023. Entre 7 e 11 de outubro, são mais de 40 as empresas portuguesas que vão dar a conhecer os seus produtos na principal feira internacional do setor alimentar e bebidas.
Quinta de Jugais, Novarroz, Nuts Original, Conservas Portugal Norte, Císter, A Poveira, Água Monchique, Azcôa, Imperial, Nordigal, Casa Mendes Gonçalves, Ramirez, Comtemp, Agroaguiar, Frueat, Amendouro, GrowOut, Necton, Sumol + Compal, Kaffa, GlobalFrut, Mirabaga, Café 5 Quinas, Lusiteca, Conserveira do Sul, Vera Cruz, Valente Marques (Caçarola), Rialto, Lacto Serra, Sense Test, Comifrio, Laticínios do Paiva, Outeirinho, Frangus, By Foods, Bicafé, MORE Colab, Iberopasta, Cardo, Kevago, Casa Grande, New Foods, Plásticos Futura são as 43 empresas nacionais a promover-se no certame, num ano em que as “exportações agroalimentares regressam a valores de crescimento pré-pandemia, consolidando a sua posição como pilar da economia nacional”, como refere a PortugalFoods.
A associação, que promove a inovação e a internacionalização das empresas do setor agroalimentar português, vai ocupar este ano uma área total de 545 metros quadrados num evento que se assume como oportunidade de excelência para a promoção do setor agroalimentar português nos mercados internacionais.
“A elevada procura que registámos é sinónimo da capacidade competitiva do setor nos mercados internacionais. Recordo que foi dos únicos setores da economia nacional que manteve crescimento das exportações durante o período pandémico, tendo contribuído de forma muito significativa para a resiliência da economia nacional”, destaca a diretora executiva da PortugalFoods.
Deolinda Silva lembra, em comunicado, que ao longo dos últimos anos, “o setor não deixou de investir, de incorporar inovação, de criar valor e de se posicionar, pela qualidade e diferenciação, em mercados estratégicos”. “Pelo que chegamos a Anuga2023 num contexto de crescimento e com a certeza de que a indústria nacional está a fazer crescer, de forma muito sustentada, a sua pegada internacional”, assegura.
Setor com exportações de 8,6 mil milhões em 2022
Este ano, estão previstas as visitas do presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Filipe Santos Costa, e da Cônsul-Geral de Portugal em Dusseldorf, Lídia Nabais, no dia 7 de outubro, e da ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, a 10 de outubro.
Adicionalmente, será também nesta feira que a equipa portuguesa vencedora do prémio Ecotrophelia Portugal 2023 irá competir pelo galardão europeu, ao lado de mais de uma dezena de equipas de outros países da Europa.
Em 2019, as exportações do setor agroalimentar rondaram 6,2 mil milhões de euros e no final de 2022, o valor das vendas ao exterior atingiu 8,6 mil milhões.
Cumprindo com o desígnio a que se propôs, de crescimentos médios anuais superiores a cinco por cento na última década, e projetando um crescimento robusto até 2030, está em curso a revisão da estratégia de internacionalização do setor agroalimentar, apresentada às tutelas em 2012.
A presença da PortugalFoods na Feira ANUGA 2023 decorre ao abrigo do Projeto Conjunto de Internacionalização 2023/2024, Go Global, que prevê a organização de 40 iniciativas em duas dezenas de mercados prioritários, cofinanciadas pelo Compete2030, Portugal2030, Algarve 2030, Lisboa2030 e União Europeia no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A última edição de Anuga, em 2021, contou com a participação de cerca de cinco mil expositores e mais de 70 mil visitantes profissionais, provenientes de 169 países.
Empresas portuguesas presentes na Anuga 2023:
1. Quinta de Jugais
2. Novarroz
3. Nuts Original
4. Conservas Portugal Norte
5. Císter
6. A Poveira
7. Água Monchique
8. Azcôa
9. Imperial
10. Nordigal
11. Casa Mendes Gonçalves
12. Ramirez
13. Comtemp
14. Agroaguiar
15. Frueat
16. Amendouro
17. GrowOut
18. Necton
19. Sumol + Compal
20. Kaffa
21. GlobalFrut
22. Mirabaga
23. Café 5 Quinas
24. Lusiteca
25. Conserveira do Sul
26. Vera Cruz
27. Valente Marques (Caçarola)
28. Rialto
29. Lacto Serra
30. Sense Test
31. Comifrio
32. Laticínios do Paiva
33. Outeirinho
34. Frangus
35. By Foods
36. Bicafé
37. More Colab
38. Iberopasta
39. Cardo
40. Kevago
41. Casa Grande
42. New Foods
43. Plásticos Futura