Portugal Fresh leva 50 empresas portuguesas ao Fruit Attraction em Madrid
A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, marca presença na Fruit Attraction, que se realiza em Madrid entre 3 e 5 de outubro. […]

Hipersuper
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, marca presença na Fruit Attraction, que se realiza em Madrid entre 3 e 5 de outubro. O stand da associação será o maior de sempre, com a participação de 50 empresas e associações nacionais que reforçam, assim, a sua aposta nos mercados internacionais.
São esperados 90 mil visitantes profissionais, oriundos de 130 países, nesta que é uma das maiores feiras empresariais deste setor. A presença portuguesa vai ocupar uma área de 640 metros quadrados no hall 8 do certame
Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, destaca o regresso a Madrid “com a convicção de que a valorização da produção nacional é determinante para crescer”. “A presença de 50 empresas e associações mostra que este é um palco importante para contactar com clientes de todo o mundo e apostar não só no crescimento das relações comerciais com os nossos destinos de exportação habituais, como também na diversificação de mercados”, acrescenta.
O responsável defende, porém, que estas iniciativas de promoção “não podem ser os únicos instrumentos de valorização do setor”. “É preciso que o Governo também adote políticas de gestão efetivas, nomeadamente, de recursos fundamentais como a água e apoios mais eficazes. Não podemos continuar a ter medidas que não respondem às necessidades de mercado e que ficam muito aquém das que são adotadas pelos países da latitude sul da Europa, os nossos principais concorrentes”, sublinha.
Num comunicado, a Portugal Fresh refere a importância estratégica do setor agroalimentar para a economia nacional acrescentando que a evolução positiva nas exportações “é o resultado de um trabalho feito pelo setor, cada vez mais moderno e tecnológico, virado para o mercado e com investimento crescente na produção de conhecimento e inovação”.
Com 87 sócios que representam mais de 4500 produtores portugueses, a Portugal Fresh foi criada em dezembro de 2010, com a missão de valorizar a origem “Portugal” e as características dos produtos nacionais, para além de promover as frutas, legumes e flores nos mercados interno e externo.
A associação tem em curso o Projeto Conjunto de Internacionalização 2023/2025 apoiado pelo Portugal 2030 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização), que prevê um investimento global de 1.561.663 de euros, financiado em 48,8% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
As exportações de frutas, legumes e flores atingiram, em 2022, o valor recorde de mais de 2040 milhões de euros. O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas e atingir os 2500 milhões de euros em 2030.