Área de armazenamento industrial ao ar livre está a despontar na Europa
A área de armazenamento industrial ao ar livre irá crescer a um ritmo médio anual de 5% no mercado europeu nos próximos cinco anos, segundo o relatório “Spotlight, The Emergence of Industrial Outdoor Storage in Europe”, da consultora imobiliária Savills

Rita Gonçalves
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
A área de armazenamento industrial ao ar livre irá crescer a um ritmo médio anual de 5% no mercado europeu nos próximos cinco anos, segundo o relatório “Spotlight, The Emergence of Industrial Outdoor Storage in Europe”, da consultora imobiliária Savills.
Este tipo de armazém está localizado, por excelência, em áreas industriais com uma área grande de terreno aberto, destinando-se a empresas de diversos setores de atividade, desde a indústria transformadora, passando pela logística, transportes e construção, até à agricultura.
“Embora o mercado de armazenamento industrial ao ar livre varie de acordo com a localização e seja afetado por diferentes fatores, como a regulamentação local, a conetividade e as condições económicas, continua a existir um potencial inexplorado em toda a Europa”, sublinha a consultora, dando como exemplo uma investigação própria que reuniu dados do registo predial e identificou terrenos definidos como zona industrial (através dos dados UK Land Class 23) para concluir que 510 milhões de metros quadrados podem ser adequados para esta utilização.
“Há uma série de fatores que sugerem que iremos assistir a um maior crescimento neste subsector”, considera Kevin Mofid, head of industrial & logistics research da Savills. “O mais importante será o boom do comércio eletrónico em curso em toda a Europa, sendo que o continente tem percebido a necessidade de espaço adicional, especialmente para gerir as flutuações sazonais. Isto a par dos veículos necessários para a entrega no mesmo dia ou no dia seguinte”, detalha.
Nos EUA, a JP Morgan Global Alternatives e a Zenith IOS formaram uma joint venture, avaliada em 700 milhões de dólares, em fevereiro de 2022, para trabalhar este mercado. Na Europa, a Realterm anunciou, em maio deste ano, a aquisição de quatro instalações de armazenamento industrial ao ar livre.
“O armazenamento industrial ao ar livre representa uma oportunidade interessante em todos os mercados imobiliários europeus e esperamos que o volume de transações aumente substancialmente à medida que os investidores procuram agregar as suas carteiras”, afirma Marcus de Minckwitz, head of EMEA industrial & logistics da Savills, salientando a oferta limitada e o aumento da procura estão a “conduzir a um crescimento dos valores de arrendamento”.