Miguel Murta Cardoso, head of retail da Sensei
Opinião

Vingar no retalho de proximidade

Além dos fatores críticos de sucesso comuns a todos os supermercados, como localização, qualidade dos frescos, competitividade ou nível de atendimento, há outros aspetos que ganham relevância na gestão de lojas de proximidade: preço, controlo de quebras e sortido

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Vingar no retalho de proximidade

Além dos fatores críticos de sucesso comuns a todos os supermercados, como localização, qualidade dos frescos, competitividade ou nível de atendimento, há outros aspetos que ganham relevância na gestão de lojas de proximidade: preço, controlo de quebras e sortido

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MMC_SenseiMiguel Murta Cardoso, head of retail da Sensei

O retalho alimentar de proximidade é um modelo de negócio com desafios muito diferentes daqueles que são enfrentados pelas grandes superfícies. As vendas são muito inferiores e, embora as despesas também sejam menores, a redução não é proporcional, tornando o impacto das despesas muito maior nas lojas de pequena dimensão. Isso significa que as lojas de proximidade precisam de adotar uma estratégia diferente para garantir o sucesso.

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Além dos fatores críticos de sucesso comuns a todos os supermercados, como localização do ponto de venda, qualidade dos frescos, competitividade ou nível de atendimento, há outros aspetos que ganham relevância para a gestão de lojas de proximidade e garantir a sua rentabilidade.

Estratégia de preços

Ao nível dos preços, é fulcral que os retalhistas de lojas de proximidade adotem uma estratégia diferente das tradicionais. Os seus preços não podem ser um simples espelho do que praticam nas restantes lojas, tal como é feito na maioria dos casos, mesmo pelos grandes retalhistas.

Tendo em conta os desafios indicados anteriormente ao nível de rentabilidade, torna-se imperativo alcançar melhores resultados através das margens. Porém, o retalhista deve ter muito cuidado com a imagem que passa aos seus clientes, não os afastando com preços exorbitantes. Mas mais importante do que ter preços baixos, é a própria perceção do nosso cliente.

Assim, a sugestão passa por definir um conjunto de produtos que são mais sensíveis a preço e que os clientes têm uma referência em mente. Nesse conjunto de produtos o retalhista tem de assegurar que os consegue vender um pouco mais baratos ou ao mesmo preço que os seus concorrentes. É através deste conjunto de produtos que o retalhista constrói a imagem de preço da sua loja.

Já nos restantes produtos, o retalhista poderá cobrar valores superiores aos da concorrência, conseguindo melhorar os seus resultados sem prejudicar a sua imagem junto dos seus clientes. Desta forma, os clientes ficam satisfeitos porque conseguem comprar os produtos mais recorrentes a um preço muito competitivo e o retalhista consegue obter melhores resultados na restante gama de produtos.

Controlo de quebras

O controlo de quebras também é fundamental para o sucesso das lojas de proximidade.

Em lojas sem secções de atendimento como talho e peixaria, as quebras devem ser mantidas abaixo de 1%. Depois, à medida que se aumenta a participação de frescos, bem como as secções em atendimento, é aceitável que este indicador atinja valores um pouco mais elevados. Mas, mais importante do que o indicador em si, é imprescindível ter conhecimento do mesmo e desenvolver planos de ação para o corrigir. Caso contrário, esta será certamente uma das razões da mediocridade dos resultados do negócio.

Existem diversas formas para manter as quebras sob controlo, sendo que a sugestão pode começar por:

  • Garantir uma correta receção de mercadoria: é um processo burocrático e moroso, que a maioria das pessoas não tem prazer em executar, mas é a única forma de garantir que a mercadoria que dá entrada no stock teórico nos sistemas corresponde ao que realmente entrou na loja e não há “enganos” por parte dos fornecedores.
  • Contagem de inventários recorrente: também é um processo que as pessoas não têm motivação para realizar, e tipicamente têm impactos ao nível das vendas e horários de operação da loja, mas é a única forma de se detetar a tempo possíveis desvios e avaliar situações de furtos recorrentes, má gestão de stocks ou mesmo erros informáticos.
  • Formação e motivação das equipas: para além da formação das equipas para garantir a minimização de desperdícios e o uso correto dos sistemas de gestão de stocks, é muito importante manter as mesmas motivadas e fazer com que se sintam com mentalidade do dono, seja através de prémios de desempenho, seja por bónus de cumprimento de metas, seja por outro tipo de benefícios que possam ser oferecidos às equipas.

Sortido diferenciado

Por fim, o sortido diferenciado pode ser uma vantagem competitiva para as lojas de proximidade.

Enquanto as grandes cadeias de supermercados têm o seu próprio sortido e pricing, as lojas de proximidade podem beneficiar-se de um sortido direcionado para cada cliente ou bairro, tendo em conta as suas preferências. Infelizmente, muitas cadeias de supermercados que apostam na proximidade gerem essas lojas da mesma forma que gerem as lojas de grande dimensão, o que pode ser um erro estratégico.

Simples alterações de loja para loja como a compota de morango da Dona Isabel, o queijo fresco do Sr. Dinis ou as sobremesas da Dona Amélia podem ser suficientes para o cliente mudar o local das suas compras e fidelizar-se a determinada loja de proximidade.

Qual o desafio?

Por um lado, os grandes retalhistas tipicamente não desenvolvem áreas específicas que se dediquem ao modelo de negócio de proximidade e acabam por tratar esse formato como os formatos de grande dimensão.

Por outro lado, os pequenos retalhistas não têm os recursos humanos nem técnicos para competir nesse mercado. Seja a nível de capacidade de gestão, seja a nível de limitações de sistemas.

Tendo isto em conta e sabendo que o formato de proximidade está em expansão em todo o mundo em detrimento das grandes superfícies, quem tiver a capacidade para dar resposta de forma segmentada a este setor irá ganhar uma vantagem competitiva sobre os concorrentes e garantir a sua rentabilidade a longo prazo.

Como, certamente, já ouviu várias vezes: “o retalho alimentar é um negócio de escala”. Mas, se a proximidade não tem a escala que as grandes superfícies têm, por que haverá de ser tratada da mesma forma?

 

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Sical homenageia mulheres da cafeicultura com edição limitada Café Delas

A Sical acaba de lançar uma nova edição limitada: Sical Café Delas, um tributo às mulheres que trabalham na cadeia de valor do café, desde a plantação ao consumo.

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Esta edição especial da marca de café pertencente à Nestlé, pretende ser um compromisso com a equidade, a inclusão e o empoderamento feminino no setor da cafeicultura.

Com origem no Brasil e composto por grãos 100% Arábica, o Sical Café Delas distingue-se pela sua ligação direta a comunidades de mulheres cafeicultoras, cujo trabalho é reconhecido e valorizado nesta iniciativa. Sob o mote “A força delas. O amor delas. A liberdade delas.”, a marca pretende dar visibilidade ao papel essencial que estas mulheres desempenham, muitas vezes em contextos de desigualdade de oportunidades.

Através de programas de formação técnica, acesso a microcrédito e iniciativas de educação financeira, esta edição limitada tem impacto direto na vida das cafeicultoras. “Com acesso aos recursos certos e com uma voz ativa na liderança, estas mulheres cafeicultoras produzem cafés de excelência e geram um impacto positivo nas suas comunidades, famílias e no futuro da cafeicultura. Este projeto demonstra essa crença e convida os consumidores a apoiar esta causa através da sua escolha de café.”, afirma Teresa Mendes, Diretora Cafés Nestlé Ibéria.

1- Das mulheres cafeicultoras que, no interior do Brasil, plantam os cafeeiros, colhem a cereja e retiram a semente da qual germinará a dedicação… … 2- da Ermelinda Pinho, Especialista de Produto, e que transforma estas sementes em algo maior… … 3 – Tão grande como cada saco de café repleto de histórias, como o de Ana Pinto, Responsável de produção da fábrica do Porto. 4 e 5 – Cada café DELAS traz consigo o conhecimento e devoção de mulheres como a Lurdes Carvalho, responsável pela Academia Barista, e Tania Jorge, Gestora de Sical. 6 – E com a paixão e dedicação da Teresa Mendes, Diretora Cafés Nestlé Ibéria, este café chega cada vez mais longe… …tão longe quanto o talento DELAS — de pessoas como Rita Belo, que torna a cerâmica em obras de arte.

Mas o contributo feminino na cadeia de valor do café não se esgota na origem. Em Portugal, o envolvimento de mulheres é igualmente destacado. Profissionais como Ermelinda Pinho, especialista de produto, Ana Pinto, responsável pela produção na fábrica do Porto, ou Lurdes Carvalho, à frente da Academia Barista, desempenham papéis cruciais na transformação, preparação e formação associadas ao café. A própria liderança da marca está nas mãos de Teresa Mendes e Tania Jorge, gestora da marca Sical.

Para assinalar esta edição limitada, a Sical uniu-se ao atelier português MB Ceramics, exclusivamente composto por mulheres. Desta colaboração nasceu uma chávena comemorativa, desenhada pela ceramista Rita Belo, como homenagem às mulheres da cafeicultura.

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ESG

BCSD promove conferência sobre liderança em tempos de mudança

O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável – regressa à Casa da Música, no Porto, no próximo dia 14 de maio, com a conferência “Empresas com Visão – Liderar e agir num mundo em mudança”.

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A iniciativa junta oradores nacionais e internacionais para refletir sobre os desafios e oportunidades das empresas num contexto de transformação acelerada.

Conduzido por Capicua, rapper, letrista e cronista, o encontro será palco de partilha de conhecimento, boas práticas e tendências nos domínios ambiental, social e de governação (ESG), com foco em temas como inovação sustentável, bem-estar no trabalho, desenvolvimento humano e o papel da inteligência artificial na resposta às alterações climáticas.

Entre os oradores confirmados estão Fernanda Torre (CEO da Next Agents e COO do Boards Impact Forum), Madalena Carey (CEO da Happiness Business School), Åsa Jarskog (especialista em Inner Development Goals), Joe Paton (diretor do Programa de Investigação em Neurociências da Fundação Champalimaud) e Paulo Azevedo (chairman da Sonae).

A manhã será dedicada a sessões temáticas sobre inovação para a sustentabilidade, felicidade no trabalho e a importância de investir nos Inner Development Goals (IDG). O impacto potencial da inteligência artificial na mitigação das alterações climáticas será também alvo de análise.

Na segunda parte do dia, o programa inclui a sessão interativa “Relato e transparência”, conduzida por Tiago Carrilho e Daniela Lima, do BCSD Portugal, e uma conferência silenciosa com sessões paralelas dedicadas a vários setores: “Finanças e seguros + Indústria”, “Energia + Retalho” e “Construção + Serviços e tecnologia”.

A conferência constitui uma oportunidade para empresas, PME inovadoras, especialistas, académicos e profissionais trocarem experiências e reforçarem sinergias em torno da sustentabilidade empresarial. A participação pode ser feita em formato presencial ou online, com condições especiais para membros, estudantes e ONG.

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Alimentar

GS1 Portugal vai apresentar os resultados do estudo ‘Tracking de Frescos’

Os resultados apontam caminhos para aumentar a eficiência no abastecimento dos produtos hortofrutícolas, com base nas tendências e desempenho do setor hortofrutícola.

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A GS1 Portugal apresenta, no próximo dia 23, no MARL, em Lisboa, os resultados da 1ª edição do estudo ‘Tracking de Frescos’.
Os resultados do estudo, que conta com a participação colaborativa de vários parceiros e concorrentes, “apontam caminhos para aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento dos produtos hortofrutícolas, com base nas tendências e desempenho do setor hortofrutícola”, informa a GS1.

O estudo ‘Tracking de Frescos’ avalia critérios como: os níveis de reconhecimento das marcas, de serviço nas entregas e de confiança na qualidade; o estado do produto na receção; o cumprimento de requisitos; a inovação; e a procura por melhorar processos. Para além disso, é ainda analisada a relação comercial e as políticas de preços.
Durante o evento de apresentação deste estudo será debatida a revolução que se antevê nos códigos de barras e a transição para códigos bidimensionais, com maior capacidade de armazenamento de dados e menor espaço de impressão.

Em 2024, as exportações de frutas, legumes e flores de Portugal atingiram um valor recorde de 2,5 mil milhões de euros, um aumento de 7,5% face ao ano anterior.

A GS1 refere que o volume das exportações de frutas, legumes e flores de Portugal registou um aumento de 2,4% face a 2023, correspondente a 1.816.807 toneladas de produtos exportados, reflexo do aumento da competitividade do setor. A União Europeia continua a ser o principal destino para as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, com 81% do valor total exportado. Espanha é o maior comprador dos produtos agrícolas portugueses (37,6%), seguida de França (13%), os Países Baixos (9%), Alemanha (7,9%) e Reino Unido (6,8%),

O setor afirma-se como um dos principais drivers da economia nacional: o aumento significativo das exportações contribuiu para a melhoria da balança comercial do país, com uma redução no défice de 40 milhões de euros em comparação com os anos anteriores. Os principais produtos agrícolas de Portugal em exportação são tomate (tomate fresco e tomate para indústria), uvas (uva de mesa e uva para vinho) e azeitona (de mesa e azeitona para azeite).

Em 2024, as exportações de frutas, legumes e flores de Portugal atingiram um valor recorde de 2,5 mil milhões de euros, um aumento de 7,5% face ao ano anterior.

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I&D

Cofidis lança extensão do Google Chrome que traduz termos financeiros em segundos

A Cofidis pretende assim tornar o discurso financeiro mais inclusivo e acessível, contribuindo para que mais portugueses compreendam os temas que afetam o seu dia a dia económico.

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A Cofidis acaba de lançar uma nova ferramenta digital com o objetivo de simplificar a linguagem financeira e promover a literacia financeira em Portugal. Chama-se Cofidis Traduz e é uma extensão gratuita para o Google Chrome que permite traduzir de forma automática e intuitiva conceitos financeiros e de seguros encontrados durante a navegação na internet.

“Na Cofidis, temos o objetivo de contribuir para a literacia financeira das pessoas, ajudando-as a conhecer melhor os termos financeiros aplicados diariamente e tornando este setor mais informado e mais transparente. A Cofidis Traduz vem reforçar a nossa posição enquanto empresa que contribui para que os consumidores possam tomar decisões mais esclarecidas e conscientes. Estamos comprometidos com a criação de um mundo financeiro mais claro e seguro.”, refere Pavlina Borovkova, diretora Financeira e Jurídica da Cofidis Portugal, em comunicado.

A extensão, já disponível na web store do Google Chrome, funciona de forma simples: ao clicar sobre termos como “IRS”, “Imposto de Selo”, “Bonificação”, “Franquia” ou “Prémio”, surge uma caixa com uma explicação acessível e resumida, permitindo compreender de imediato o significado do conceito, explica a Cofidis.

Com mais de 300 termos identificados, a Cofidis Traduz é mais uma iniciativa da marca para reforçar o seu compromisso com a educação financeira. A ferramenta integra-se com o portal Contas Connosco, possibilitando o acesso direto a um glossário financeiro completo e a conteúdos adicionais sobre finanças pessoais, gestão orçamental e planeamento.

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Bebidas

A celebrar 70 anos Adega de Borba lança Montes Claros Reserva Especial Tinto

A Adega de Borba acaba de apresentar o novo Montes Claros Reserva Especial Tinto 2016. A celebrar 70 anos, a Cooperativa organiza ainda, a 7 de maio, uma conferência.

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Com apenas 2.500 garrafas numeradas, o Montes Claros Reserva Especial Tinto 2016 é uma edição limitada que “presta homenagem ao melhor do Alentejo”, define a Adega de Borba.

Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Syrah e Cabernet Sauvignon, em solos de xisto, este vinho DOC Alentejo é o resultado de um processo rigoroso, que inclui vindima manual, fermentação em lagares de inox com pisa mecânica moderada, estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, seguido de 60 meses de afinamento em garrafa.

“No copo, apresenta cor granada profunda e um aroma intenso a compota, fruta madura e notas de herbáceo doce. Na boca, revela-se suave e elegante, com presença marcada de frutos muito maduros, pimento vermelho, especiarias e cacau. Os taninos vivos com bom volume e equilíbrio, convidam a uma degustação olfato-gustativa atenta, com tempo, para apreciar a elegância de um grande vinho”, apresenta a Cooperativa.
O Montes Claros Reserva Especial Tinto 2016 poderá ser encontrado na Loja da Adega, em Borba, e na Loja Online.

Conferência sobre a organização

No âmbito da comemoração do seu 70º aniversário, a Adega de Borba organiza no próximo dia 7 de maio, uma conferência que pretende promover a reflexão sobre as particularidades da organização cooperativa no setor vitivinícola e os desafios que o Alentejo enfrenta para a valorização da sua Denominação de Origem enquanto marca coletiva.

A conferência vai reunir especialistas do setor vitivinícola e representantes de cooperativas de várias regiões do país.

O evento, aberto ao público e com acesso gratuito, mediante inscrição prévia, decorrerá no auditório da Adega de Borba, no número 25 do Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral, com início às 9h30. Vai reunir especialistas do setor vitivinícola, representantes de cooperativas de várias regiões do país, bem como responsáveis por entidades públicas ligadas à política agrícola e ao desenvolvimento regional.

A manhã será dedicada ao tema ‘Os desafios da organização cooperativa’, num painel com a participação de António Mendes, presidente da Fenadegas, Susana Gaspar, do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), e João Mota Barroso, presidente da Adega Cooperativa de Borba, entre outros. A primeira parte da conferência encerra com uma mesa redonda sobre ‘Os caminhos para o futuro das adegas cooperativas’, moderada por Isabel Martins, da Abilways Portugal, com a participação de dirigentes de adegas cooperativas de várias regiões vitivinícolas.

Durante a tarde, a conferência assinala os 36 anos da demarcação dos vinhos do Alentejo, com destaque para a evolução da região enquanto Denominação de Origem e o papel das instituições na valorização da marca coletiva ‘Alentejo’. Intervêm Joaquim Madeira, Maria Clara Roque do Vale, Francisco Mateus, Alexandre Vaz, Luís Sequeira e Eduardo Diniz, que abordarão temas como a gestão, a identidade territorial e estratégias para gerar mais valor económico e impulsionar o reconhecimento internacional.

A conferência é de acesso gratuito, mas limitada à capacidade do espaço, sendo necessária inscrição prévia, através deste formulário.

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Alimentar

Queijos Santiago volta a marcar presença no Estoril Open 2025 como Official Partner

“Estamos muito entusiasmados por estar presentes na 34º edição do Estoril Open 2025,” afirma Teresa Moniz, marketing & communications manager da Queijos Santiago.

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De 26 de abril a 4 de maio, no Clube de Ténis do Estoril, pelo segundo ano consecutivo, a Queijos Santiago volta a estar no Millennium Estoril Open como patrocinador oficial, marcando presença na área Slice Lounge, com um Cheese Bar.

“Estamos muito entusiasmados por estar presentes na 34º edição do Estoril Open 2025,” afirma Teresa Moniz, marketing & communications manager da marca. “É um evento que se alinha totalmente com a estratégia de marca de fortalecer a sua relação de proximidade com o público através da presença em eventos de prestígio, onde a excelência e a tradição se encontram.”, acrescenta.

No Cheese Bar, os visitantes poderão desfrutar de uma seleção de Queijos Santiago. Esta zona terá um horário diário das 11 às 18:30 horas.

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Retalho

Curso “abc da Gestão por Categorias” regressa a Lisboa com nova abordagem e foco em Inteligência Artificial

Este regresso surge num momento em que o papel da Gestão por Categorias se tem vindo a transformar profundamente, impulsionado pelas potencialidades da Inteligência Artificial e da Generative AI.

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A formação presencial “abc da Gestão por Categorias” está de regresso, nos dias 21 e 22 de maio, em Lisboa. Organizado pela TouchPoint Consulting, o curso volta a reunir profissionais do retalho e do mercado dos produtos de grande consumo, naquela que será a 12.ª edição desta iniciativa.

Com uma abordagem dinâmica e orientada para a ação, a formação propõe-se a capacitar os participantes com ferramentas avançadas e metodologias práticas para a implementação eficaz de projetos de Gestão por Categorias. O programa inclui o estudo de casos reais, focando a análise de dados, a interpretação do comportamento do consumidor e a aplicação de boas práticas no ponto de venda.

Este regresso surge num momento em que o papel da Gestão por Categorias se tem vindo a transformar profundamente, impulsionado pelas potencialidades da Inteligência Artificial e da Generative AI.

Segundo a organização, ao longo da última década, 100% dos participantes recomendaram esta formação, que conta agora com o apoio da APED e da Centromarca.

As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do site da TouchPoint Consulting. Para mais informações, os interessados podem contactar através do email portugal@touchpconsulting.com.

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Retalho

Grupo JOM inaugura loja em Felgueiras e lança novo Retail Center com investimento de 5 milhões de euros

Com uma área de venda de 3 070 m², a nova loja será a primeira a entrar em funcionamento no Retail Center Felgueiras, que irá totalizar 7 475 m² de área, dos quais 4 930 m² são destinados a espaços de venda. O novo centro comercial acolherá também outras insígnias, como a Action e a Kik.

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tagsJOM

O Grupo JOM inaugura, no próximo dia 24 de abril, uma nova unidade em Felgueiras, dando início a uma nova fase do seu plano de expansão nacional. A abertura da loja JOM Felgueiras marca também o arranque oficial do Retail Center Felgueiras, um novo espaço comercial promovido pelo Grupo, que representa um investimento global de cinco milhões de euros.

Com uma área de venda de 3 070 m², a nova loja será a primeira a entrar em funcionamento no Retail Center e disponibiliza uma vasta gama de produtos, incluindo mobiliário, decoração, pequenos eletrodomésticos e soluções de organização. A unidade permitirá a criação de 13 novos postos de trabalho, reforçando o contributo direto do Grupo JOM para a dinamização económica local.

O Retail Center Felgueiras totaliza 7 475 m² de área, dos quais 4 930 m² são destinados a espaços de venda. O novo centro comercial acolherá também outras insígnias, como a Action, a Kik e a Midas, cujas aberturas estão previstas para fases posteriores.

Com um layout funcional e acessível, o espaço foi concebido para responder às exigências dos consumidores atuais, reunindo conveniência, diversidade e qualidade numa só localização, informa a JOM.

Este investimento reforça o compromisso do Grupo JOM com o desenvolvimento económico da região do Tâmega e Sousa e consolida a sua estratégia de proximidade às comunidades locais, valorizando Felgueiras enquanto pólo de dinamismo comercial e empresarial, sublinha ainda em comunicado.

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Retalho

Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada

As distinções estão relacionadas com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora (HappyIndexAtWork) e pelo compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas (WeImpactIndex). 

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A Mondelēz Portugal acaba de receber duas certificações da empresa parceira ChooseMyComapny: a HappyIndexAtWork – relacionada com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora – e a WeImpactIndex – no âmbito do compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas.

A empresa obteve uma classificação “de 90% na recomendação como excelente local para trabalhar”, uma distinção impulsionada “pelos valores de bem-estar, crescimento e responsabilidade social”, destaca num comunicado.

“Na Mondelēz, acreditamos que o sucesso começa com o bem-estar e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estas certificações refletem o nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde cada pessoa pode crescer e sentir-se valorizada. Em 2025, pretendemos estar ainda mais focados na experiência dos colaboradores, garantindo que a Mondelēz continua a ser um local onde o talento e o propósito andam de mãos dadas”, assegura Agustin Corrales Salas, People Lead Iberia.

As certificações atribuídas à Mondelēz refletem também a visão da empresa no sentido de assegurar um futuro estimulante para os seus colaboradores. “Este reconhecimento é um ponto fulcral na nossa jornada para moldar o futuro da Mondelēz, alinhada com a nossa visão de criar uma cultura de crescimento. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e motivadas, é essencial para o sucesso da nossa empresa. Continuaremos a investir nos nossos colaboradores, promovendo um local de trabalho que impulsiona o talento, a inovação e o bem-estar”, destaca Sandra Leal Vera-Cruz, Diretora Geral da Mondelēz Portugal.

Um exemplo é o programa de voluntariado MDLZ Changemakers, uma iniciativa que a Mondelēz assume com responsabilidade há mais de 10 anos. Em 2024, a Mondelez contou com 82 colaboradores que dedicaram 225 horas a ações de voluntariado corporativo.

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Alimentar

Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’

O mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portugal’.

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Museu do Pão e ACIP (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares), organizam o concurso que decorre a 10 de maio, no Museu do Pão, em Seia. “O Pão é um elemento fundamental da dieta alimentar em todo o mundo desde há 12.000 anos e é um tema transversal a qualquer cultura gastronómica. De norte a sul, Portugal não é exceção e tem uma rica diversidade de pães nacionais e regionais com uma já longa história”, apresentam os organizadores.

Assim, o mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portuga’. O evento será apresentado oficialmente a 25 de abril no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pela mão do Chef Hélio Loureiro.

Aos jurados do concurso, todos profissionais da área da panificação e restauração, cabe a missão de eleger o melhor dos melhores nas categorias de trigo, broa, centeio, cereais e inovação. Os jurados vão avaliar critérios tão diversos quanto o sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e o aspeto geral do Pão.

A 10 de maio, no Museu do Pão em Seia, na Serra da Estrela, cada Pão a concurso será avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase escolhe cinco pães que passam à fase final, na qual os cinco selecionados serão avaliados por um outro painel de jurados para finalmente chegar ao grande vencedor, um por categoria, que será anunciado nesse mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições no concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através deste link.

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