Sabor do Ano 2024
Inscrições para o Prémio Sabor do Ano 2024 já estão abertas
Para a próxima edição há novidades e o prémio Sabor do Ano Sustentável surge como uma nova metodologia, “pretendendo dar reconhecimento ao esforço das marcas que trabalham para ajudar os consumidores a adotar uma alimentação sustentável e a fazerem escolhas mais informadas”.
Hipersuper
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
As inscrições para o Prémio Sabor do Ano 2024 estão abertas. A primeira fase é exclusiva para marcas de fabricantes e estão abertas até 31 de agosto. A segunda fase, para as marcas próprias da grande distribuição, arranca a 1 setembro.
Para a edição de 2024, há novidades e o prémio Sabor do Ano Sustentável surge como uma nova metodologia, “pretendendo dar reconhecimento ao esforço das marcas que trabalham para ajudar os consumidores a adotar uma alimentação sustentável e a fazerem escolhas mais informadas”.
“Para a edição de 2024 a metodologia do Sabor do Ano Sustentável foi melhorada e tem como principais critérios: Sabor: Avaliação do sabor mediante a metodologia clássica de avaliação sensorial; Reciclabilidade: Disponibilização ao consumidor de informação adicional (além de ser uma embalagem que irá ser reciclada) sobre a sua reciclabilidade e/ou composição e ODS: Avaliação de práticas em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O nosso objetivo é dar reconhecimento e promover o trabalho de atuação das marcas no negócio sustentável e incentivar o desenvolvimento sustentável, pois considero que as marcas devem ser cada vez mais conscientes e ativas no papel que desempenham no mundo”, sublinha Jordi Bové Solana Diretor Geral Global Quality Ibéria, empresa que representa o Prémio em Portugal.
O Sabor do Ano, representado pela Global Quality Ibéria, é considerado uma referência para os consumidores. Segundo os resultados do estudo de notoriedade efetuado pela ALSFullsense, 91% dos consumidores afirma que é o selo mais adequado a produtos alimentares, 88% escolhe este selo como o que mais chama a atenção, 81% o que mais impacta as suas decisões de compra e 73% como o selo mais sério e transparente, quando comparado a outros seis selos de qualidade existentes no mercado.
Os produtos inscritos no prémio são testados pelos consumidores mediante um exame gustativo sem marca, no laboratório de análise sensorial acreditado – o grupo ALS – que segue um restrito protocolo e garante a imparcialidade da prova.
Cada produto é provado e aprovado por um painel de 80 consumidores selecionados de acordo com os seus hábitos de consumo e avaliado numa escala de 0 a 10, tendo em conta cinco critérios: sabor, aspeto, odor, textura e satisfação global. Para ser premiado o produto tem de obter uma classificação superior a 6 e a nota mais alta entre os produtos concorrentes.