Sabor do Ano 2024
Inscrições para o Prémio Sabor do Ano 2024 já estão abertas
Para a próxima edição há novidades e o prémio Sabor do Ano Sustentável surge como uma nova metodologia, “pretendendo dar reconhecimento ao esforço das marcas que trabalham para ajudar os consumidores a adotar uma alimentação sustentável e a fazerem escolhas mais informadas”.
Hipersuper
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
As inscrições para o Prémio Sabor do Ano 2024 estão abertas. A primeira fase é exclusiva para marcas de fabricantes e estão abertas até 31 de agosto. A segunda fase, para as marcas próprias da grande distribuição, arranca a 1 setembro.
Para a edição de 2024, há novidades e o prémio Sabor do Ano Sustentável surge como uma nova metodologia, “pretendendo dar reconhecimento ao esforço das marcas que trabalham para ajudar os consumidores a adotar uma alimentação sustentável e a fazerem escolhas mais informadas”.
“Para a edição de 2024 a metodologia do Sabor do Ano Sustentável foi melhorada e tem como principais critérios: Sabor: Avaliação do sabor mediante a metodologia clássica de avaliação sensorial; Reciclabilidade: Disponibilização ao consumidor de informação adicional (além de ser uma embalagem que irá ser reciclada) sobre a sua reciclabilidade e/ou composição e ODS: Avaliação de práticas em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O nosso objetivo é dar reconhecimento e promover o trabalho de atuação das marcas no negócio sustentável e incentivar o desenvolvimento sustentável, pois considero que as marcas devem ser cada vez mais conscientes e ativas no papel que desempenham no mundo”, sublinha Jordi Bové Solana Diretor Geral Global Quality Ibéria, empresa que representa o Prémio em Portugal.
O Sabor do Ano, representado pela Global Quality Ibéria, é considerado uma referência para os consumidores. Segundo os resultados do estudo de notoriedade efetuado pela ALSFullsense, 91% dos consumidores afirma que é o selo mais adequado a produtos alimentares, 88% escolhe este selo como o que mais chama a atenção, 81% o que mais impacta as suas decisões de compra e 73% como o selo mais sério e transparente, quando comparado a outros seis selos de qualidade existentes no mercado.
Os produtos inscritos no prémio são testados pelos consumidores mediante um exame gustativo sem marca, no laboratório de análise sensorial acreditado – o grupo ALS – que segue um restrito protocolo e garante a imparcialidade da prova.
Cada produto é provado e aprovado por um painel de 80 consumidores selecionados de acordo com os seus hábitos de consumo e avaliado numa escala de 0 a 10, tendo em conta cinco critérios: sabor, aspeto, odor, textura e satisfação global. Para ser premiado o produto tem de obter uma classificação superior a 6 e a nota mais alta entre os produtos concorrentes.