
Hipersuper
Aldi reforça aposta na produção nacional com sortido artesanal para a Páscoa
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Por José Frazão, CEO Exposalão – promotor da feira SagalExpo– Sabores de Portugal
As exportações portuguesas mostram-nos várias tendências como o interesse crescente do exterior pelas marcas e produtos portugueses e depois a competitividade oferecida pelas empresas nacionais, que estão cada vez mais aptas para responder aos desafios da internacionalização, surpreendendo sempre pela qualidade e prestação do serviço de igual excelência.
Num mercado cada vez mais global que acompanho a cada viagem e visita a feiras internacionais, noto que as empresas portuguesas precisam de estar conscientes das novas tendências, dos mercados emergentes para criar produtos inovadores, que consigam atraiam novos clientes. No universo da internalização, é necessário assegurar que existem condições para apostar na exportação e posteriormente desenvolver redes de distribuição e logística fortes para garantir que os produtos chegam ao destino de forma rápida e eficiente.
Uma tendência importante e que muitas empresas em Portugal descoram é a divulgação, que pode ser feita de muitas formas. Pessoalmente, acredito que a presença em locais que potenciem os valores e qualidade das marcas, nomeadamente, os eventos internacionais e também aqueles que decorrem no contexto português, como a feira SagalExpo, que na última edição, em março de 2023, registou a participação de 95 países e mais de 1000 importadores, é muito importante para qualquer negócio.
O contacto com o contexto empresarial estrangeiro permite às empresas conhecerem de perto cada mercado e as suas particularidades e de que forma podem atender às necessidades específicas de cada país, de acordo com as regras dos mercados onde estão presentes. Este é talvez o maior dos desafios das empresas. Além da vertente económica, as empresas têm de apostar na pesquisa e desenvolvimento de ferramentas, bem como na especialização dos profissionais que a representam para que estes tenham as competências adequadas para fechar negócios e dar relevância à marca que representam.
No campo do investimento há ainda muito caminho a percorrer, embora tenhamos em Portugal projetos de referência que têm merecido atenções. O caminho, a meu ver, passa por investir em tecnologia e a aposta na gestão de qualidade para competir com as empresas de outros países. Nas minhas experiências no exterior, noto sempre a vertente da competitividade e da importância do acrescentar valor aquilo ao serviço ou à marca.
A internacionalização das marcas e produtos portugueses é fundamental para o crescimento e desenvolvimento económico do País. Atualmente, temos muitas marcas nacionais estão a reinventar-se e modernizarem-se, conseguido a atenção de um público mais amplo.
A qualidade dos produtos portugueses é cada vez mais reconhecida internacionalmente, tornando-os altamente competitivos no mercado global. Este reconhecimento deveu-se ao facto de Portugal ter-se tornado no decorrer dos últimos anos um destino turístico popular, com os visitantes a descobrirem as marcas e produtos portugueses durante as suas viagens ao País.
Para o futuro, a promoção da marca Portugal e a melhoria da competitividade vão ser determinantes para prosperar. Quando falamos de Portugal no exterior há sempre a opinião de que somos um País de gente simpática e que gosta de receber, mas a vertente económica não tem conquistado tanta relevância. Acho que é necessário investir em campanhas sustentem a ideia de qualidade e inovação para que estas sejam associadas ao nosso País.