Hipersuper
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
Por José Frazão, CEO Exposalão – promotor da feira SagalExpo– Sabores de Portugal
As exportações portuguesas mostram-nos várias tendências como o interesse crescente do exterior pelas marcas e produtos portugueses e depois a competitividade oferecida pelas empresas nacionais, que estão cada vez mais aptas para responder aos desafios da internacionalização, surpreendendo sempre pela qualidade e prestação do serviço de igual excelência.
Num mercado cada vez mais global que acompanho a cada viagem e visita a feiras internacionais, noto que as empresas portuguesas precisam de estar conscientes das novas tendências, dos mercados emergentes para criar produtos inovadores, que consigam atraiam novos clientes. No universo da internalização, é necessário assegurar que existem condições para apostar na exportação e posteriormente desenvolver redes de distribuição e logística fortes para garantir que os produtos chegam ao destino de forma rápida e eficiente.
Uma tendência importante e que muitas empresas em Portugal descoram é a divulgação, que pode ser feita de muitas formas. Pessoalmente, acredito que a presença em locais que potenciem os valores e qualidade das marcas, nomeadamente, os eventos internacionais e também aqueles que decorrem no contexto português, como a feira SagalExpo, que na última edição, em março de 2023, registou a participação de 95 países e mais de 1000 importadores, é muito importante para qualquer negócio.
O contacto com o contexto empresarial estrangeiro permite às empresas conhecerem de perto cada mercado e as suas particularidades e de que forma podem atender às necessidades específicas de cada país, de acordo com as regras dos mercados onde estão presentes. Este é talvez o maior dos desafios das empresas. Além da vertente económica, as empresas têm de apostar na pesquisa e desenvolvimento de ferramentas, bem como na especialização dos profissionais que a representam para que estes tenham as competências adequadas para fechar negócios e dar relevância à marca que representam.
No campo do investimento há ainda muito caminho a percorrer, embora tenhamos em Portugal projetos de referência que têm merecido atenções. O caminho, a meu ver, passa por investir em tecnologia e a aposta na gestão de qualidade para competir com as empresas de outros países. Nas minhas experiências no exterior, noto sempre a vertente da competitividade e da importância do acrescentar valor aquilo ao serviço ou à marca.
A internacionalização das marcas e produtos portugueses é fundamental para o crescimento e desenvolvimento económico do País. Atualmente, temos muitas marcas nacionais estão a reinventar-se e modernizarem-se, conseguido a atenção de um público mais amplo.
A qualidade dos produtos portugueses é cada vez mais reconhecida internacionalmente, tornando-os altamente competitivos no mercado global. Este reconhecimento deveu-se ao facto de Portugal ter-se tornado no decorrer dos últimos anos um destino turístico popular, com os visitantes a descobrirem as marcas e produtos portugueses durante as suas viagens ao País.
Para o futuro, a promoção da marca Portugal e a melhoria da competitividade vão ser determinantes para prosperar. Quando falamos de Portugal no exterior há sempre a opinião de que somos um País de gente simpática e que gosta de receber, mas a vertente económica não tem conquistado tanta relevância. Acho que é necessário investir em campanhas sustentem a ideia de qualidade e inovação para que estas sejam associadas ao nosso País.