João Melo, Meu Super
Distribuição

“O Meu Super continuará a trabalhar para estar mais próximo e envolvido com os consumidores”

Continuar a apoiar as famílias portuguesas através do alargamento da gama de produtos de marca própria, a preços mais competitivos e de qualidade. É assim que João Melo, diretor-geral Meu Super, olha para o futuro. Em conversa com o Hipersuper, lembra que o mercado de retalho alimentar em Portugal é muito competitivo sublinhando que o Meu Super vai continuar a investir para estar mais próximo e envolvido com os clientes através de uma equipa com forte orientação para o franqueado.

Ana Rita Almeida
João Melo, Meu Super
Distribuição

“O Meu Super continuará a trabalhar para estar mais próximo e envolvido com os consumidores”

Continuar a apoiar as famílias portuguesas através do alargamento da gama de produtos de marca própria, a preços mais competitivos e de qualidade. É assim que João Melo, diretor-geral Meu Super, olha para o futuro. Em conversa com o Hipersuper, lembra que o mercado de retalho alimentar em Portugal é muito competitivo sublinhando que o Meu Super vai continuar a investir para estar mais próximo e envolvido com os clientes através de uma equipa com forte orientação para o franqueado.

Sobre o autor
Ana Rita Almeida
Artigos relacionados
Quinta de Chocapalha lança nova colheita de Castelão com assinatura de terroir de Alenquer
Bebidas
Gleba junta-se ao Uber Direct para entregas ultra-rápidas de pão artesanal
Alimentar
Almeida Garrett Wines apresenta novo Pét-Nat Rosé 2024 na Livraria Bertrand
Bebidas
Manpower reforça operação em Portugal com novas áreas de especialização
Retalho
Vitacress lança novas saladas funcionais para reforçar imunidade e combater a fadiga
Alimentar
Celeste celebra o Dia da Mãe com dois lançamentos doces e emotivos
Alimentar
Sumol lança edição limitada de verão com novo sabor a limão e homenagem às praias portuguesas
Bebidas
Coca-Cola entra no segmento de bebidas alcoólicas ready to drink com parcerias estratégicas
Bebidas
Nova gama Barrilário convida à partilha e ao convívio
Bebidas
“A SAGALEXPO é e continuará a ser um palco dedicado exclusivamente à excelência da produção nacional”
Exportação
Alípio Pereira, diretor comercial da SAGALEXPO
PUB

Continuar a apoiar as famílias portuguesas através do alargamento da gama de produtos de marca própria, a preços mais competitivos e de qualidade. É assim que João Melo, diretor-geral Meu Super, olha para o futuro. Em conversa com o Hipersuper, lembra que o mercado de retalho alimentar em Portugal é muito competitivo sublinhando que o Meu Super vai continuar a investir para estar mais próximo e envolvido com os clientes através de uma equipa com forte orientação para o franqueado.

Em 11 anos, a cadeia de supermercados Meu Super, a rede de franchisados da Sonae MC, abriu mais de 300 lojas em todo o país, criando muitos postos de trabalho. Cada loja procura responder às necessidades dos consumidores, com atendimento personalizado, horários alargados e produtos de qualidade. Este formato de proximidade e de conveniência tem garantido ao Meu Super a escolha de muitos consumidores, tendo sido eleito, por exemplo, a marca n.º 1 na categoria ‘Supermercados de Proximidade’ no prémio Escolha do Consumidor 2023, pelo 8º ano consecutivo, e conquistado o Prémio Cinco Estrelas, pelo 6º ano consecutivo.

PUB

João Melo, Meu SuperComeçou a sua carreira por altura da inauguração do primeiro hipermercado em Portugal. Como olha para a evolução do retalho alimentar em Portugal?
Desde a inauguração do primeiro hipermercado em 1985 – o Continente – e que, desde logo revolucionou o mercado e os hábitos de consumo de todos as famílias, temos assistido a um crescimento constante e à diversificação de formatos de lojas, o que tem beneficiado os consumidores.
Hoje em dia, o mercado de retalho alimentar em Portugal é muito competitivo, com muitos players e isto significa que é ainda mais importante estar atento às necessidades dos clientes e a fornecer-lhes produtos e serviços de qualidade, a preços competitivos.
Além disso, há também a crescente preocupação dos consumidores com a sustentabilidade e a saúde, e como tal temos de garantir que os nossos produtos são produzidos de forma responsável e que estamos a oferecer opções equilibradas aos nossos clientes, a preços democráticos.
As lojas de conveniência e proximidade mostraram a sua capacidade de atrair consumidores. O desafio é reter esses consumidores e mantê-los satisfeitos nas lojas Meu Super.
O Meu Super continuará a trabalhar para estar mais próximo e envolvido com os consumidores. Para isso, a par de um ambicioso plano de expansão, asseguramos uma proposta de valor atrativa para os consumidores. Simultaneamente, apoiamos os parceiros de negócio para desenvolverem a performance e excelência das suas lojas, com critérios bem definidos de qualidade e competitividade.

Que balanço faz dos 12 anos de atividade do Meu Super? Qual a importância da insígnia para a estratégia da MC? Como evoluíram os principais indicadores de negócio?
As lojas Meu Super complementam a rede de lojas próprias da MC. Focadas na conveniência e na proximidade, as lojas desta insígnia beneficiam das sinergias de parceria com a marca Continente, através dos produtos de marca própria, do cartão de fidelização e de um plano promocional atraente para os seus clientes. Reforçamos a nossa liderança no segmento de lojas com menos de 400mt2.

Como é que o Meu Super se distingue da concorrência?
Em primeiro lugar, lojas bem localizadas e atrativas para os consumidores. Depois, boa operação de loja, assegurando um atendimento personalizado e diferenciado aos clientes.
A juntar a isso produtos de excelência, com frescos de qualidade e a marca própria Continente em destaque (marca de confiança eleita pelos consumidores sucessivamente, desde 2003); variedade de gama e de marcas disponíveis aos consumidores, alicerçadas num plano promocional dinâmico e competitivo.
Destacamos ainda a possibilidade de os clientes pagarem as compras com o cartão Continente, usufruírem de cupões de desconto e de acumular valor para compras futuras.

João Melo, Meu Super

Onde estão as oportunidades de crescimento?
Queremos continuar a investir na melhoria do nível de serviço e na imagem das lojas Meu Super.
A par de um ambicioso plano de expansão, asseguramos uma proposta de valor atrativa para os clientes e para os nossos parceiros de negócio desenvolverem a performance e qualidade das suas lojas.
O Meu Super continuará a investir para estar mais próximo e envolvido com os clientes através de uma equipa com forte orientação para o franqueado.

Em termos de cobertura geográfica, quais as regiões onde têm vindo a reforçar a vossa presença?
Estamos atualmente em todos os distritos de Portugal Continental, ilha da Madeira e arquipélago dos Açores. Temos ainda 9 lojas em Cabo Verde, que torna a marca um player de retalho alimentar de referência nesse país.

Quantos franqueados têm e qual tem sido a evolução nos últimos anos?
A rede Meu Super tem mais de 250 parceiros de negócio, com uma média de 1,2 lojas por franquiado.

Em 2015 o Cartão Continente chega às lojas Meu Super. Foi (e continua a ser) importante esta ligação?
É muito importante esta ligação. Os clientes podem pagar as compras com o cartão Continente, usufruír de cupões de desconto, acumular valor para compras futuras e beneficiar do valor do ecossistema do Cartão Continente, como por exemplo os descontos com a parceria da Galp ou o plano de saúde da KeppWell´s. Em 2022, mais de 600 mil clientes usaram o cartão Continente nas lojas Meu Super.

Em 2016 entraram em Cabo Verde. Como tem corrido a esta presença?
O Meu Super está atualmente em 3 das 10 ilhas do arquipélago de Cabo Verde – São Vicente, Santiago e Sal, onde pretendem servir a população local com uma oferta diversificada e de qualidade.

Existem planos para outros países, nomeadamente PALOP?
Estamos sempre a avaliar novas localizações que nos permitam levar a nossa marca a mais clientes.

Os supermercados de proximidade são cada vez mais a opção dos consumidores. Quais os produtos mais procurados?
Os consumidores das lojas Meu Super, que conhecemos através da informação do cartão de fidelização, visitam-nos semanalmente, comprando essencialmente produtos frescos. Existem também clientes menos frequentes que compram cabazes de maior dimensão e uma forte procura das nossas marcas Continente.

Recuando um pouco, de que forma a pandemia alterou o desempenho do Meu Super?
A pandemia implicou alterações no perfil do consumidor, nomeadamente, a preferência pelas lojas de conveniência e proximidade, pela sua dimensão e menor distância às áreas de residência. Comprar nas lojas Meu Super é conveniente, confortável devido à proximidade, completo (tem gama e marcas variadas) e competitivo (preços e promoção).
Manter estas características foi fundamental, a par da inclusão de novos motivos de compra no Meu Super, como os serviços de entrega ao domicílio ou a facilidade de utilização de meios de pagamento inovadores.

E de que forma a guerra teve impacto nas operações?
A MC e o Meu Super continuam a acompanhar o tema e a encontrar alternativas, inclusive de compra de mercadorias noutros mercados, por forma a garantir que não haja qualquer falta de produtos nas lojas.
Estamos empenhados em assegurar a estabilidade das cadeias de fornecimento e evitar que os consumidores sejam confrontados com subidas nos preços dos produtos.
Vamos continuar a apoiar as famílias portuguesas através do alargamento da gama de produtos de marca própria, a preços mais competitivos e de qualidade.

A inflação fez cair o número de compras feitas por impulso, tendo aumentado a racionalidade das idas às compras. Sentiram esta mudança no comportamento dos clientes Meu Super?
A inflação tem impacto no comportamento do consumidor, de forma transversal ao mercado, optando mais pelas marcas próprias.

As entregas ao domicílio são um elemento diferenciador?
Os consumidores procuram, cada vez mais, soluções simples e completas para as suas compras, que lhes permitam poupar tempo e esforço.

O Meu Super é Escolha do Consumidor e Cinco Estrelas, entre outros, na categoria de Proximidade há vários anos consecutivos. Este reconhecimento é importante?
É muito importante e um enorme motivo de orgulho que recebemos a distinção de Escolha do Consumidor pelo 8º ano consecutivo e pelo 6º ano consecutivo o prémio Cinco Estrelas, comprovando o reconhecimento e a satisfação dos clientes portugueses pela nossa insígnia. Todos os dias trabalhamos para melhorar o nosso conceito, um serviço de proximidade, que responde às necessidades do consumidor atual através de um serviço completo, eficiente e rápido.

Qual o grande desafio para os próximos tempos?
Mantemos a ambição de expansão para locais em que as lojas Meu Super não estão ainda presentes, continuando a fidelizar e a atrair novos clientes. Queremos acompanhar a inovação no setor e a incluir, permanentemente, novos motivos de compra no Meu Super.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Artigos relacionados
Quinta de Chocapalha lança nova colheita de Castelão com assinatura de terroir de Alenquer
Bebidas
Gleba junta-se ao Uber Direct para entregas ultra-rápidas de pão artesanal
Alimentar
Almeida Garrett Wines apresenta novo Pét-Nat Rosé 2024 na Livraria Bertrand
Bebidas
Manpower reforça operação em Portugal com novas áreas de especialização
Retalho
Vitacress lança novas saladas funcionais para reforçar imunidade e combater a fadiga
Alimentar
Celeste celebra o Dia da Mãe com dois lançamentos doces e emotivos
Alimentar
Sumol lança edição limitada de verão com novo sabor a limão e homenagem às praias portuguesas
Bebidas
Coca-Cola entra no segmento de bebidas alcoólicas ready to drink com parcerias estratégicas
Bebidas
Nova gama Barrilário convida à partilha e ao convívio
Bebidas
Alípio Pereira, diretor comercial da SAGALEXPO
“A SAGALEXPO é e continuará a ser um palco dedicado exclusivamente à excelência da produção nacional”
Exportação
Bebidas

Sumol lança edição limitada de verão com novo sabor a limão e homenagem às praias portuguesas

A Sumol apresenta para o verão de 2025 a edição limitada “Sumol Limão Edição Praias”, um lançamento que celebra a ligação emocional dos portugueses às suas praias, através de um novo sabor a limão e de uma embalagem colecionável que homenageia 46 praias nacionais.

Disponível em lata de 33 cl e garrafa PET de 1,5 L, a nova edição distingue-se pelo design fluido e colorido, evocando elementos como o pôr do sol, o mar e o céu, associados à frescura do limão. A criação desta edição contou com a participação ativa da comunidade de co-criadores da marca e dos colaboradores da Sumol Compal.

Frederico Amores, brand manager de Sumol, refere que “quisemos lançar um novo sabor com uma ideia que fosse muito mais do que só um sabor. É uma homenagem ao nosso património, mas mais do que isso, é uma homenagem ao que vivemos na “nossa praia”. São memórias antigas, são vivências atuais, são encontros e desencontros. Porque, como sabemos, as nossas praias são muito mais do que apenas um lugar no mapa. São parte de nós, do nosso verão”. ​

A campanha de comunicação arranca a 26 de maio e estará presente em televisão, meios digitais, outdoor, pontos de venda e com ativações especiais em várias praias portuguesas. A edição estará disponível em hipers e supermercados, cafés e restaurantes entre maio e setembro, com destaque para uma presença especial no Sumol Summer Fest, na Costa da Caparica, que celebra este ano a sua 15.ª edição.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Coca-Cola entra no segmento de bebidas alcoólicas ready to drink com parcerias estratégicas

A nova linha de produtos inclui as combinações Absolut & Sprite, Bacardi & Coca-Cola e Jack Daniel’s & Coca-Cola, reforçando a presença da marca no canal on-the-go.

Hipersuper

A Coca-Cola entra no segmento de bebidas alcoólicas Ready to Drink (ARTD) em Portugal, através de parcerias com três marcas de referência no universo das bebidas espirituosas: Absolut, Bacardi e Jack Daniel’s.

“Estamos muito entusiasmados por trazer para o mercado português estas novas opções de Alcoholic Ready to Drink, que combinam algumas das marcas mais icónicas do mundo com a experiência e inovação que caracteriza o portefólio da Coca-Cola. Queremos proporcionar aos consumidores a conveniência de desfrutar dos seus cocktails favoritos em qualquer ocasião, mantendo sempre os mais elevados padrões de qualidade”, afirma Filipe Ayash, diretor de operações da Coca-Cola em Portugal.

Cada referência foi desenvolvida para preservar o perfil original dos cocktails clássicos, mantendo um equilíbrio entre sabor autêntico e qualidade dos ingredientes. A entrada neste segmento representa um marco na diversificação do portefólio da marca, com impacto direto no canal de retalho alimentar e conveniência, onde estas bebidas estarão já disponíveis nos principais pontos de venda do país.

Os novos Absolut & Sprite, Bacardi & Coca-Cola e Jack Daniel’s & Coca-Cola estão disponíveis nos principais pontos de venda em todo o país. Esta aposta insere-se numa tendência global de crescimento do segmento RTD, impulsionado pela procura por conveniência, inovação e experiências premium em formatos práticos. A Coca-Cola responde assim à evolução dos hábitos de consumo, com soluções que conjugam sabores reconhecidos com a facilidade de um produto pronto a beber.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Carvalhelhos reforça compromisso social com impressão em braille nas suas garrafas

A marca transmontana introduziu a impressão em braille nas suas garrafas de água mineral natural, tornando as embalagens mais acessíveis a cidadãos com deficiência visual.

Hipersuper

A Água de Carvalhelhos acaba de dar mais um passo no seu percurso de responsabilidade social e inovação. A marca transmontana introduziu a impressão em braille nas suas garrafas de água mineral natural, tornando as embalagens mais acessíveis a cidadãos com deficiência visual, estimados em mais de 600 mil em Portugal. Completamente cegos serão cerca de 30 mil.

A medida insere-se na recente modernização da linha de produção, que passou a operar exclusivamente com preformas, permitindo maior eficiência e sustentabilidade. O novo sistema possibilita agora a marcação em braille com informações como o nome da marca, o pH7 e a utilização de rPET, garantindo uma leitura tátil para cegos ou pessoas com visão reduzida.

“Trata-se de uma mudança que pode melhorar a qualidade de vida de muitos consumidores e que atende às necessidades especiais de milhares de pessoas. A responsabilidade social é um domínio valorizado pela Carvalhelhos e que, amiúde, ganha reflexos sobretudo regionais. Esta é apenas mais uma medida, desta vez com reflexos nacionais e internacionais, visto que a empresa exporta cerca de 15% da sua produção”, sublinha Gonçalo Magalhães Ferreira, diretor comercial de Mercado Externo e Regiões Autónomas da empresa.

A iniciativa foi apresentada à ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, que reconheceu o impacto positivo deste tipo de avanços para uma sociedade mais inclusiva.

A operar há mais de um século, a Carvalhelhos tem vindo a reforçar o seu posicionamento enquanto marca com preocupações ambientais e sociais. Em dezembro, antecipou em seis anos a meta europeia para a incorporação de 30% de plástico reciclado (rPET) em embalagens PET. Mais recentemente, eliminou a cor das tampas das garrafas com menos de três litros, melhorando a reciclabilidade do plástico, e ajustou a tonalidade das embalagens.

Paralelamente, investiu numa unidade de produção fotovoltaica com 1.125 painéis solares e eletrificou parte da sua frota, o que permitiu reduzir as emissões de CO₂ em cerca de 259 toneladas por ano.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Sical homenageia mulheres da cafeicultura com edição limitada Café Delas

A Sical acaba de lançar uma nova edição limitada: Sical Café Delas, um tributo às mulheres que trabalham na cadeia de valor do café, desde a plantação ao consumo.

Hipersuper

Esta edição especial da marca de café pertencente à Nestlé, pretende ser um compromisso com a equidade, a inclusão e o empoderamento feminino no setor da cafeicultura.

Com origem no Brasil e composto por grãos 100% Arábica, o Sical Café Delas distingue-se pela sua ligação direta a comunidades de mulheres cafeicultoras, cujo trabalho é reconhecido e valorizado nesta iniciativa. Sob o mote “A força delas. O amor delas. A liberdade delas.”, a marca pretende dar visibilidade ao papel essencial que estas mulheres desempenham, muitas vezes em contextos de desigualdade de oportunidades.

Através de programas de formação técnica, acesso a microcrédito e iniciativas de educação financeira, esta edição limitada tem impacto direto na vida das cafeicultoras. “Com acesso aos recursos certos e com uma voz ativa na liderança, estas mulheres cafeicultoras produzem cafés de excelência e geram um impacto positivo nas suas comunidades, famílias e no futuro da cafeicultura. Este projeto demonstra essa crença e convida os consumidores a apoiar esta causa através da sua escolha de café.”, afirma Teresa Mendes, Diretora Cafés Nestlé Ibéria.

1- Das mulheres cafeicultoras que, no interior do Brasil, plantam os cafeeiros, colhem a cereja e retiram a semente da qual germinará a dedicação… … 2- da Ermelinda Pinho, Especialista de Produto, e que transforma estas sementes em algo maior… … 3 – Tão grande como cada saco de café repleto de histórias, como o de Ana Pinto, Responsável de produção da fábrica do Porto. 4 e 5 – Cada café DELAS traz consigo o conhecimento e devoção de mulheres como a Lurdes Carvalho, responsável pela Academia Barista, e Tania Jorge, Gestora de Sical. 6 – E com a paixão e dedicação da Teresa Mendes, Diretora Cafés Nestlé Ibéria, este café chega cada vez mais longe… …tão longe quanto o talento DELAS — de pessoas como Rita Belo, que torna a cerâmica em obras de arte.

Mas o contributo feminino na cadeia de valor do café não se esgota na origem. Em Portugal, o envolvimento de mulheres é igualmente destacado. Profissionais como Ermelinda Pinho, especialista de produto, Ana Pinto, responsável pela produção na fábrica do Porto, ou Lurdes Carvalho, à frente da Academia Barista, desempenham papéis cruciais na transformação, preparação e formação associadas ao café. A própria liderança da marca está nas mãos de Teresa Mendes e Tania Jorge, gestora da marca Sical.

Para assinalar esta edição limitada, a Sical uniu-se ao atelier português MB Ceramics, exclusivamente composto por mulheres. Desta colaboração nasceu uma chávena comemorativa, desenhada pela ceramista Rita Belo, como homenagem às mulheres da cafeicultura.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

A celebrar 70 anos Adega de Borba lança Montes Claros Reserva Especial Tinto

A Adega de Borba acaba de apresentar o novo Montes Claros Reserva Especial Tinto 2016. A celebrar 70 anos, a Cooperativa organiza ainda, a 7 de maio, uma conferência.

Hipersuper

Com apenas 2.500 garrafas numeradas, o Montes Claros Reserva Especial Tinto 2016 é uma edição limitada que “presta homenagem ao melhor do Alentejo”, define a Adega de Borba.

Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Syrah e Cabernet Sauvignon, em solos de xisto, este vinho DOC Alentejo é o resultado de um processo rigoroso, que inclui vindima manual, fermentação em lagares de inox com pisa mecânica moderada, estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, seguido de 60 meses de afinamento em garrafa.

“No copo, apresenta cor granada profunda e um aroma intenso a compota, fruta madura e notas de herbáceo doce. Na boca, revela-se suave e elegante, com presença marcada de frutos muito maduros, pimento vermelho, especiarias e cacau. Os taninos vivos com bom volume e equilíbrio, convidam a uma degustação olfato-gustativa atenta, com tempo, para apreciar a elegância de um grande vinho”, apresenta a Cooperativa.
O Montes Claros Reserva Especial Tinto 2016 poderá ser encontrado na Loja da Adega, em Borba, e na Loja Online.

Conferência sobre a organização

No âmbito da comemoração do seu 70º aniversário, a Adega de Borba organiza no próximo dia 7 de maio, uma conferência que pretende promover a reflexão sobre as particularidades da organização cooperativa no setor vitivinícola e os desafios que o Alentejo enfrenta para a valorização da sua Denominação de Origem enquanto marca coletiva.

A conferência vai reunir especialistas do setor vitivinícola e representantes de cooperativas de várias regiões do país.

O evento, aberto ao público e com acesso gratuito, mediante inscrição prévia, decorrerá no auditório da Adega de Borba, no número 25 do Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral, com início às 9h30. Vai reunir especialistas do setor vitivinícola, representantes de cooperativas de várias regiões do país, bem como responsáveis por entidades públicas ligadas à política agrícola e ao desenvolvimento regional.

A manhã será dedicada ao tema ‘Os desafios da organização cooperativa’, num painel com a participação de António Mendes, presidente da Fenadegas, Susana Gaspar, do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), e João Mota Barroso, presidente da Adega Cooperativa de Borba, entre outros. A primeira parte da conferência encerra com uma mesa redonda sobre ‘Os caminhos para o futuro das adegas cooperativas’, moderada por Isabel Martins, da Abilways Portugal, com a participação de dirigentes de adegas cooperativas de várias regiões vitivinícolas.

Durante a tarde, a conferência assinala os 36 anos da demarcação dos vinhos do Alentejo, com destaque para a evolução da região enquanto Denominação de Origem e o papel das instituições na valorização da marca coletiva ‘Alentejo’. Intervêm Joaquim Madeira, Maria Clara Roque do Vale, Francisco Mateus, Alexandre Vaz, Luís Sequeira e Eduardo Diniz, que abordarão temas como a gestão, a identidade territorial e estratégias para gerar mais valor económico e impulsionar o reconhecimento internacional.

A conferência é de acesso gratuito, mas limitada à capacidade do espaço, sendo necessária inscrição prévia, através deste formulário.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Grupo JOM inaugura loja em Felgueiras e lança novo Retail Center com investimento de 5 milhões de euros

Com uma área de venda de 3 070 m², a nova loja será a primeira a entrar em funcionamento no Retail Center Felgueiras, que irá totalizar 7 475 m² de área, dos quais 4 930 m² são destinados a espaços de venda. O novo centro comercial acolherá também outras insígnias, como a Action e a Kik.

Hipersuper
tagsJOM

O Grupo JOM inaugura, no próximo dia 24 de abril, uma nova unidade em Felgueiras, dando início a uma nova fase do seu plano de expansão nacional. A abertura da loja JOM Felgueiras marca também o arranque oficial do Retail Center Felgueiras, um novo espaço comercial promovido pelo Grupo, que representa um investimento global de cinco milhões de euros.

Com uma área de venda de 3 070 m², a nova loja será a primeira a entrar em funcionamento no Retail Center e disponibiliza uma vasta gama de produtos, incluindo mobiliário, decoração, pequenos eletrodomésticos e soluções de organização. A unidade permitirá a criação de 13 novos postos de trabalho, reforçando o contributo direto do Grupo JOM para a dinamização económica local.

O Retail Center Felgueiras totaliza 7 475 m² de área, dos quais 4 930 m² são destinados a espaços de venda. O novo centro comercial acolherá também outras insígnias, como a Action, a Kik e a Midas, cujas aberturas estão previstas para fases posteriores.

Com um layout funcional e acessível, o espaço foi concebido para responder às exigências dos consumidores atuais, reunindo conveniência, diversidade e qualidade numa só localização, informa a JOM.

Este investimento reforça o compromisso do Grupo JOM com o desenvolvimento económico da região do Tâmega e Sousa e consolida a sua estratégia de proximidade às comunidades locais, valorizando Felgueiras enquanto pólo de dinamismo comercial e empresarial, sublinha ainda em comunicado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal

Com a nova plataforma digital já operacional, a Sumol+Compal passa a contar com uma ferramenta que permite reforçar a transparência, agilidade e eficiência nas negociações com fornecedores, melhorando simultaneamente os fluxos internos e a capacidade de resposta às exigências do mercado.

Hipersuper

A Sumol+Compal concluiu com sucesso a implementação da solução SAP Ariba Sourcing, um passo estratégico na modernização dos seus processos de compras e na consolidação de uma cadeia de abastecimento mais eficiente e colaborativa. O projeto foi conduzido pela Stratesys, multinacional especializada em tecnologias SAP e OpenText.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Sumol+Compal de apostar na inovação como motor de crescimento sustentável e competitivo, refletindo o seu compromisso com a transformação digital dos processos operacionais.

A implementação contou com o envolvimento direto das equipas da Stratesys, da SAP e da própria Sumol+Compal, que trabalharam em estreita colaboração para assegurar uma transição eficaz. “Este projeto é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser um motor de transformação real e impacto concreto no negócio. A confiança da Sumol+Compal na Stratesys para liderar este processo é um motivo de grande orgulho para nós, e o sucesso alcançado reflete o compromisso e a colaboração de todas as equipas envolvidas”, afirma Tiago Lopes Duarte, diretor e partner da Stratesys em Portugal.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Primeiro vinho do Douro da Casa Ermelinda Freitas eleito o melhor tinto no Citadelles Du Vin 2025

De entre 21 países e 433 vinhos inscritos, o vinho Quinta de Canivães DOC Douro ganhou o prémio de melhor vinho tinto da competição.

Hipersuper

A Casa Ermelinda Freitas voltou a ver os seus vinhos reconhecidos com mais uma distinção no Concurso Citadelles Du Vin 2025: conquistou o Prémio Especial – Melhor Vinho Tinto da Competição, 1 medalha de Grande Ouro, 3 Medalhas de Ouro e 2 medalhas de Prata), No total, recebeu 7 medalhas.

De destacar o Prémio Especial atribuído ao vinho Quinta de Canivães DOC Douro 2020, que foi considerado o melhor vinho tinto na competição.

Citadelles du Vin 2025

Prémio Especial 2025:
– Quinta de Canivães DOC Douro 2020

Medalha de Grande Ouro:
– Quinta de Canivães DOC Douro 2020

Medalhas de Ouro:
– Vinha do Torrão Grande Escolha Branco 2023
– Gábia Jovem e Refrescante Ligeiro
– Quinta de Canivães Reserva 2019

Medalhas de Prata:
– Casa Ermelinda Freitas Cabernet Sauvignon Reserva 2023
– Vinha da Valentina Reserva Signature Tinto 2022



Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Continente vai plantar mais de 115 mil árvores para ajudar a reflorestar Portugal

A iniciativa resulta dos projetos Green Cork, promovido pela Quercus com a Missão Continente, e Cadernão, fruto da colaboração entre o Continente e a marca Oxford.

Hipersuper

O Continente está a lança uma nova iniciativa desenvolvida em parceria com a Antarr, que tem por objetivo contribuir para a revalorização de capital natural e para o desenvolvimento de uma floresta produtiva e biodiversa.

A marca de retalho alimentar da MC vai plantar um total de 115.280 árvores, numa iniciativa que resulta dos projetos Green Cork, promovido pela Quercus com a Missão Continente, e Cadernão, campanha de recolha e reciclagem de cadernos fruto da colaboração entre o Continente e a marca Oxford. Em 2024, desão dos clientes Continente a estes dois projetos resultou na recolha e reciclagem de 37 mil toneladas de rolhas de cortiça e 89 toneladas de papel, o que motivou a iniciativa de plantação de árvores.

Assim, para incentivar as pessoas a preferirem sacos reutilizáveis em alternativa aos tradicionais, por cada saco Pl’Antarr comprado nas lojas Continente, será plantada uma árvore em Portugal, informa a marca. “Com uma capacidade de 20 kg, os sacos Pl’Antarr são versáteis e multiusos, o que potencia a sua reutilização, e têm estampadas as frases ‘Empowered by Nature’ ou ‘The Places You’ll Grow’. Estão disponíveis em todas as lojas Continente, com um PVP de 4€”, refere ainda o Continente, numa nota de imprensa.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Distribuição

Estudo Prioridades 2025 da TouchPoint: crescimento da marca própria e polarização do consumo entre preço e experiência são prioridades

A incerteza já não é uma variável ocasional no setor do retalho e grande consumo, mas sim uma constante que exige das empresas uma adaptação contínua. Esta é uma das principais conclusões do estudo Prioridades 2025, desenvolvido pela TouchPoint Consulting, que revela as grandes tendências e estratégias que vão moldar o setor no próximo ano.

Com a inflação, a crise energética e a instabilidade geopolítica a pressionarem o consumo e a redefinir as cadeias de abastecimento, os retalhistas e fabricantes enfrentam desafios cada vez mais complexos. No entanto, também surgem novas oportunidades, impulsionadas pela inovação, pela digitalização e por mudanças nos padrões de comportamento do consumidor.

“O setor do Retalho e do Grande Consumo atravessa um momento de reconfiguração estratégica, impulsionado por um consumidor mais exigente, consciente e polarizado. Os resultados do estudo Prioridades 2025 by TouchPoint, confirmam que temas como o crescimento da marca própria (17% das respostas totais, com particular incidência entre os fabricantes – 21%) e a polarização do consumo entre preço e experiência (12%) deixaram de ser meras tendências: são hoje prioridades estratégicas para marcas e retalhistas”, sublinha Beatriz Mesquita, Marketing & Engagement Lead na TouchPoint Consulting.

“A necessidade de agir com foco, eficiência e inteligência de mercado é evidente. A eficiência promocional (13%), melhorar a disponibilidade de produto na prateleira (11%), a gestão de preços (10%) e a adaptação dos sortidos à realidade das lojas e dos consumidores (10%) surgem como as grandes prioridades para 2025. Estas áreas refletem um alinhamento claro entre indústria e distribuição face à urgência de otimizar margens, responder à pressão promocional e adaptar-se à nova realidade do consumo. Destaca-se ainda o peso crescente da digitalização e da inteligência artificial, apontadas por 13% dos retalhistas como áreas prioritárias. Esta aposta reforça a importância da tecnologia como alavanca para decisões mais ágeis, personalizadas e orientadas por dados. O shopper omnicanal, a procura por conveniência e a gestão de talento são também sinais de que a transformação em curso exige soluções mais integradas, colaborativas e com execução rigorosa”, aponta.
“Em 2025, antecipar, adaptar e agir com detalhe fará toda a diferença. Porque, num mercado cada vez mais exigente, a diferença continua a estar no detalhe”, conclui a responsável.

Marcas próprias em ascensão e a crescente polarização do consumo

O estudo destaca o crescimento das marcas próprias como tendência para 2025. Num contexto de redução do poder de compra, os consumidores continuam a procurar alternativas mais acessíveis, o que impulsiona a aposta dos retalhistas neste segmento. O aumento da qualidade e da diferenciação dos produtos de marca própria tem contribuído para reforçar a fidelização dos clientes, levando a um posicionamento mais competitivo face às marcas tradicionais.

Paralelamente, a polarização do consumo – um fenómeno em que os consumidores oscilam entre a procura do preço mais baixo e a valorização da experiência de compra – mantém-se como um dos principais desafios para o setor. Enquanto uma parte do mercado privilegia produtos acessíveis e essenciais, outra procura inovação, personalização e serviços diferenciados. Este comportamento exige que os retalhistas ofereçam simultaneamente soluções económicas e produtos premium para cobrir ambos os perfis de consumidor.

Omnicanalidade e conveniência: fatores determinantes no futuro do retalho

A consolidação do consumidor omnicanal, que se movimenta entre lojas físicas, plataformas digitais e experiências virtuais, ganha ainda mais força em 2025. O estudo revela que este comportamento já não é uma tendência emergente, mas sim uma realidade estabelecida que obriga as empresas a otimizar a experiência do cliente em todos os pontos de contacto.
As marcas precisam de garantir que a experiência de compra seja fluida e integrada, independentemente do canal escolhido pelo consumidor. Desde a pesquisa e compra online até à recolha em loja ou entrega ao domicílio, o foco está na conveniência e na rapidez do serviço.

Esta procura por maior conveniência reflete-se também na preferência por formatos de proximidade, como supermercados de bairro e lojas de conveniência, que permitem aos consumidores fazer compras rápidas e eficientes. Além disso, as entregas ultrarrápidas e os modelos de subscrição continuam a crescer, reforçando a necessidade de uma logística ágil e de soluções tecnológicas que permitam gerir estoques de forma eficiente.

IA a revolucionar o retalho

A inteligência artificial (IA) está a revolucionar o setor do retalho e a sua influência será ainda mais expressiva em 2025. Desde a automação de processos internos até à personalização da experiência do cliente, a IA está a permitir que as empresas aumentem a eficiência e reduzam custos.

No campo da análise de dados, a IA tem ajudado os retalhistas a compreender melhor os padrões de consumo, a prever a procura e a otimizar estratégias promocionais. A capacidade de antecipar tendências e ajustar preços em tempo real representa uma vantagem competitiva significativa.

Outro aspeto crítico é a melhoria da gestão da cadeia de abastecimento. Com a crescente pressão sobre custos e prazos de entrega, os retalhistas e fabricantes estão a investir em tecnologia para otimizar a logística, minimizar desperdícios e garantir uma maior disponibilidade de produtos nas prateleiras. A eficiência na cadeia de abastecimento tornou-se uma prioridade estratégica para muitas empresas, permitindo uma resposta mais rápida às flutuações da procura e reduzindo o risco de ruturas de stock.

Recrutamento e retenção de talento: um desafio crescente

O mercado de trabalho no setor do retalho continua a enfrentar desafios significativos, sobretudo no que toca ao recrutamento, retenção e gestão de talentos. Em 2025, as empresas terão de adotar novas abordagens para atrair profissionais qualificados e garantir que as suas equipas estejam preparadas para responder às exigências do mercado.
O modelo de trabalho híbrido já é uma realidade em muitas organizações e continuará a consolidar-se no próximo ano. A flexibilidade tornou-se um fator determinante para a satisfação dos colaboradores, o que leva as empresas a repensar as suas políticas de gestão de pessoas.

A formação assume um papel fundamental nesta equação. O estudo revela que 89% dos inquiridos consideram a formação uma prioridade, com destaque para áreas como Business Intelligence, negociação e vendas. Além disso, a digitalização e a automação estão a transformar os perfis profissionais necessários, tornando essencial a capacitação contínua das equipas.

Principais prioridades estratégicas para 2025

A análise da TouchPoint Consulting destaca um conjunto de prioridades estratégicas para o setor em 2025. Entre as mais relevantes estão:
– Aumentar a eficiência promocional e melhorar a gestão de preços, garantindo que as estratégias comerciais se ajustam às novas dinâmicas do mercado;
– Adaptar o sortido à loja e ao consumidor, oferecendo uma gama de produtos mais segmentada e personalizada;
– Melhorar a experiência de compra, apostando em digitalização, inovação e novos formatos de venda;
– Reforçar a colaboração entre fabricantes e retalhistas, promovendo um ecossistema mais integrado e eficiente;
– Investir na inovação, tanto ao nível de produtos como na adoção de novas tecnologias para otimizar processos e melhorar a experiência do consumidor.

A digitalização do negócio e o uso da inteligência artificial são prioridades transversais, indicando que a automação e a análise de dados desempenharão um papel decisivo na transformação do setor. Além disso, a adoção de práticas mais sustentáveis surge como uma preocupação crescente, tanto do lado dos consumidores como das empresas, que procuram reduzir o impacto ambiental das suas operações.

O estudo foi desenvolvido pela TouchPoint Consulting International e teve como objetivo identificar as principais tendências e prioridades estratégicas para o setor do retalho e grande consumo em Portugal em 2025. Através de um inquérito online de natureza quantitativa, realizado em janeiro de 2025, foram recolhidas respostas de profissionais do setor, nomeadamente 55% de fabricantes, 25% de retalhistas e grossistas, 14% de fornecedores de serviços e 6% de outros perfis. O questionário, com uma duração média de três minutos por participante, analisou temas como a influência de tendências macro e micro (incluindo inteligência artificial, marcas próprias, consumo consciente, cadeia de abastecimento e talento), as prioridades estratégicas das empresas (como pricing, digitalização, sortido e eficiência promocional), comparando ainda os dados com os obtidos em 2024. A formação e o desenvolvimento de talento, com destaque para as áreas de Business Intelligence, vendas e negociação, surgem igualmente como eixos centrais da análise.

Dados fornecidos pela TouchPoint Consulting International

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.